Apple tem nova patente de ficha magnética que poderá substituir a porta Lightning no iPhone
O MagSafe, tal como apareceu na Apple originalmente, era uma ideia excelente. Em vez de haver um encaixe entre a porta de carregamento e a ficha, havia sim um contacto magnético que prendia a ficha ao dispositivo. A Apple há uns anos deixou de usar o MagSafe nos Macbooks e passou a utilizar essa terminologia no acessório lançado aquando do iPhone 12. Apesar disso, a empresa poderá não ter abandonado o conceito original da tecnologia. Uma nova patente abre uma possibilidade nunca explorada.
A Apple registou uma nova tecnologia que poderá substituir no iPhone a tradicional porta Lightning.
Nos primórdios do MagSafe...
A tecnologia MagSafe não é mais que uma ficha de energia elétrica da Apple introduzida em conjunto com o MacBook Pro em 10 de janeiro de 2006. O MagSafe é ligado através de magnetismo.
Assim, se, por exemplo, alguém tropeçasse no fio de alimentação, facilmente o cabo saía do Mac sem causar qualquer problema. Ao puxar, simplesmente era desconectado não danificando o computador.
Posteriormente, a empresa de Cupertino, no ano 2020, lançou esta tecnologia, mas num conceito "carregamento sem fios" para o iPhone. Apesar disso, foram muitos os rumores que já vaticinaram o próximo passo da marca nesta campo. Segundo o que se "previu" num futuro, a Apple poderá usar o MagSafe com mais poder de carregamento e remover de vez a porta Lightning.
Só que não...
O US Patent & Trademark Office concedeu esta semana uma patente à Apple para um novo conector magnético capaz de transmitir energia ao iPhone. Assim, esta patente poderá atirar por terra os tais rumores que falamos anteriormente.
Conforme relatado pela Patently Apple, a patente mostra um novo tipo de ficha que pode ser comparado ao Smart Connector do iPad e até mesmo ao MagSafe de MacBooks mais antigos. Com base nas ilustrações, este conector substituiria a porta Lightning como uma nova forma de recarregar o iPhone.
A patente recém-concedida à Apple cobre a sua invenção relativa a um conector para um dispositivo acessório capaz de trocar energia e dados com um dispositivo eletrónico. Em particular, a ficha inclui contactos rebaixados que são acionados magneticamente por ímanes associados aos contactos do dispositivo eletrónico.
A patente indica que o novo conector foi projetado para aumentar a resistência à água do iPhone, já que é inteiramente construído com ímanes. Embora pareça improvável que a Apple crie outro conector para os seus dispositivos, isso revela que a empresa realmente está a estudar a possibilidade de substituir ou remover a porta Lightning do iPhone.
E como será esta porta no iPhone 13?
No ano passado, a Apple lançou o MagSafe para iPhone - um novo conector magnético baseado na norma Qi que pode ser ligado à parte de trás do telefone para o carregar. Embora o iPhone 12 ainda tenha uma porta Lightning, os rumores sugerem que modelos futuros podem deixar de ter esta porta "física". Assim, os utilizadores teriam a MagSafe como a única alternativa para carregar o iPhone.
A juntar aos rumores passados, esta semana, o analista confiável Ming-Chi Kuo disse que a Apple manterá a versão Lightning durante um ano, isto é, nos modelos do iPhone 13. Então, quer isso dizer que a empresa de Cupertino poderá até pensar ter um iPhone sem qualquer porta, mas não será para já.
Apesar disso, a Apple já removeu a porta jack 3,5 mm, removeu o botão mecânico Home dos iPhones, equipou os dispositivos com gestos para gerir as funcionalidades, disponibilizou carregamento sem fios, transferência de dados por WiFi... o que falta para deixar de ter portas?
Deixamos a seguir um trabalho muito interessante sobre o MagSafe. Além do compêndio histórico há um esmiuçar da tecnologia para que se perceba um provável futuro magnético para os dispositivos.
Este artigo tem mais de um ano
Continuo com a minha ideia…os cabos de carregamento (pelo menos estes) dos smartphones deveriam ser uniformizados e servirem para “aparelhos” de qualquer marca e modelo! Algumas marcas estão sempre a “inventar” e a “desculpa” é sempre a pegada ecológica…depois deixam de o entregar junto com a compra e obrigam a que o comprador os adquiram à parte! Passado algum tempo apresentam uma “evolução” do mesmo e “obrigam” o consumidor a mais uma compra.. e assim vamos “evoluindo”!
100% de acordo, sempre a inventar m….as!!!
Nem devia de haver discussão.
… Yap!!!
https://i.imgur.com/HWrQC4N.png
O problema é esse para a Apple. A ficha lightning só apareceu porque o consórcio que estava a tratar do USB-C não conseguia um acordo. A Apple queria avançar e tratou de seguir sozinha. O mesmo acontece atualmente. O cabo USB-C é interessante, é verdade, mas era mais interessante a Apple continuar com MagSafe nos Macs, pois com o USB-C tirou uma das melhores proteções de segurança nos Macs. Assim como se levar esta novidade ao iPhone, é um acrescento ao lightning que conhecemos.
Normalizar é interessante, verdade que sim, mas é limitador porque nem todas as marcas têm a mesma velocidade de evoluir.
Lol. Mas qual quê? Apple não mete USB-C porque quer continuar a vender carregadores a parte, já que os tirou da caixa.
Se usa nos Mac porque não usa no iPhone? Tretas..
Magnet tb é uma treta… Só porque desencaixa facilmente.. Oh sorte..
Faziam alguma coisa de jeito e se fizerem carregamto rápido sem fios… Não a lentidão que já tem só para vender capas balúrdios…
Ainda bem que existe Android..
Visão errada a tua. Porque a Apple vende e venderá sempre os acessórios. Se fosse como tu dizes, não tinha há uns anos trocado nos Macbooks para usb-c, nem nos iPads Pro para usb-c 😉 mantinha como estava.
Depois, não percebeste o conceito MagSafe, mas não faz mal.
Quando usas usb-c no teu Android, e ainda bem sim que existe, usas tecnologia desenvolvida também com ajuda da Apple. Contudo, se essa tecnologia quiser evoluir, está dependente de todo o consórcio que investiu para que essa tecnologia exista.
Já no caso da Apple, se quiser evoluir o Lightning, só depende dela mesmo. Não tenhas dúvidas que isso é um grande trunfo. Mas não é de agora, porque a Apple sempre desenvolveu fichas para os seus produtos, como, por exemplo, a ficha de 30 pinos do iPhone até á versão 5, e do iPad até à versão Lightning. Mais lá atrás na história desenvolveu a Firewire… entre outras coisas.
Bom fim de semana.
“Tecnologia desenvolvida também com ajuda da Apple” – Só passando pra lembrar que a poderosa Apple usa telas da Samsung nos iPhones 11 e da Samsung e LG nos aparelhos da linha 12. Que bom que todos se ajudam, mas nem todos enxergam isso…kkk. Abraços, padawan.
Como se tivesse alguma coisa a ver as fichas com os ecrãs 😀
Santa ignorância!
Os carregadores da Apple para o iPhone são USB-c.
Totalmente de acordo.
Com o Vítor.
Depois para assegurar a conectividade dos cabos vai ser preciso ter um oficial da Apple, e já que agora não estão incluídos nos telemóveis é só mais talvez uns 50 € para comprar o cabo.
Saudades do magsafe…
Não entendo a Apple em teimar nao querer usar o USB-C nos Iphones se usa no Ipad e no Mac …..que nóia, nunca vi marca assim, estão com medo do quê ? A segurança é uma coisa que não dura sempre, há sempre pessoas que descobrem com dar a volta, quanto mais limitados são mais perdem. O USB-C é do melhor, carrega, dá para ouvir musica, as transferências são rápidas….. Não consigo perceber porque as inovações deles já foram boas agora não acho nada de especial. Android e windows podem ter muitos defeitos mas não troco por nada da Apple, que marca atrofiada do juizo, para não falar que querem carros electricos mas nao atinam com uma marca, até a Huawei vai ser mais rápida e vai sair se bem de certeza.
em certa parte não os censuro, a apple sempre gostou de ser unica no que faz
Não é por isso, vê o que expliquei em cima.
Aqui já não há problema da pegada de carbono. Deviam todos usar o mesmo cabo. A ue devia obrigar a usar o usb tipo C.
há uns anos atrás diziam que deviam obrigar todos a usar micro-USB…
Já nem me lembrava disso…e o que será depois do usb-c? Isto são cabos a mais, mesmo com a tentativa de uniformização.
as pessoas só estão interessadas em ter ódios de estimação!
Eu tenho Mac e fico super contente de ter quase tudo por USB-C/ TB3, inclusive SSDs de alta velocidade. Outra vantagem é que não interessa que aparelho, se um portátil ou SSD precisar de ser carregado ou conectado, USB-C é universal. Um amigo ou colega com um Dell ou Samsung pode carregar o meu macbook se carregar por USB-C. Ou ter hdmi via USB-C por exemplo. Fora isso é uma catástrofe de adaptadores, cabos, formatos etc.
USB-C all the way
Sabes que o o USB-C começa a ter imensos protocolos, voltando a complicar algo que era suposto simplificar…
O USB-c sempre suportou imensos protocolos, e isso ao, contrário do que afirmas, deveria possibilitar a simplificação já que uma única porta poderia servir para tudo, doutra forma são necessárias portas doutro tipo.
Uma Surface connection?
Numa altura que se pede uniformização de fichas, o que é que a Apple faz?.cria uma nova… LOL
O que foi que a Apple criou?
Se patentiou, é porque criou algo… Mesmo que seja conceptual.
Ó… patenteou algo (e na realidade, ninguém sabe para o que vai servir), mas tu já estás a dizer que o que criou vai contra a uniformização de fichas. 🙂 o que tu fazes para dizer mal 🙂