Apple e Google retiram Fortnite das lojas de apps após Epic Games ter compras fora destas
Atualização: Depois da Apple a Google resolveu tomar posteriormente a mesma posição e o Fortnite saiu da Play Store
A luta da Epic Games contra a Apple e a Google vem desde o tempo em que o Fortnite foi lançado. Os criadores deste jogo destinado às plataformas móveis procuram a todo o custo contornar as regras de pagamentos que as lojas exigem.
Foram já muitas as ações tomadas para impedir esse suposto aproveitamento e agora a Apple e a Google simplesmente removeram o Fortnite das suas lojas de apps. Tudo terá partido de uma medida da Epic Games que pretendia mais uma vez receber pagamentos diretos, o que vai contra as políticas da AppStore.
Epic Games voltou a desafiar a Apple e a Google
Este novo caso que envolve a Epic Games e o Fortnite teve início quando a criadora do jogo resolveu mais uma vez tentar contornar os pagamentos que devem ser feitos pelas lojas de apps do iOS e do Android. Ou seja, a empresa oferecia um desconto de 20% a quem comprasse diretamente os extras.
Assim, através desta forma indireta de pagamento a Epic Games conseguia contornar as taxas de 30% que a Apple e a Google cobram por cada compra. Naturalmente que esta prática vai contra as regras estabelecidas de compras, e que a Epic tenta há vários anos fazer desaparecer.
Fortnite retirado da App Store e da Play Store
Para reagir a esta tentativa de contornar as suas regras, a Apple e a Google resolveram tomar medidas e simplesmente removeram o Fortnite da App Store e da Play Store. Assim, é agora impossível instalar ou atualizar este jogo, privando então os utilizadores da sua utilização.
Se no caso do Android pode ser contornado, como acontecia até há pouco tempo, no caso do iOS isso não acontece. Apenas através da loja de apps da Apple é possível ter acesso a este jogo, bem como a todas as novidades que foram sendo lançadas.
Ao contrário do Android, acabaram as atualizações no iOS
A Epic Games já reagiu e pede aos seus utilizadores que manifestem o seu desagrado sobre a situação, tentando levar a Apple e a Google a reverter a decisão. Provavelmente estas queixas vão ter pouco impacto e o Fortnite só deverá voltar à App Store e à Play Store depois de removida a alteração que originou a eliminação.
Esta é apenas mais uma medida aplicada no meio da guerra que a Epic Games trava contra a Apple e a Google. Já tem em tribunal uma ação que tenta impedir que estas gigantes cobrem as suas taxas, mas até agora com pouco sucesso.
Nota: O artigo foi atualizado para adicionar a informação de que o Fortnite foi também removido da Play Store da Google e do Android.
Este artigo tem mais de um ano
A App Store não é pública, por isso há que respeitar as políticas da empresa. Se quiserem, tudo bem, senão tirem de la a App… agora virem para aqui impingir novas regras…
Existem outras app que o permitem e no entretanto não são banidas. Isto cheira a ódio da Apple e da Google pela Epic Games. Bem parece-me que quem vai lucrar com isto são as outras apps stores.
Apple-Fortnite = quebra de vendas
Não há nenhuma app na App Store que permita a mesma coisa. As regras aplicam-se a todas as aplicações que vendam bens digitais.
Não te canses Tadeu, ali o Samuel espuma-se todo quando o assunto é Apple.
Serve Warspear online como exemplo, está na google play store mas não é necessário usar a conta google pay para meter dinheiro no jogo.
Falei App Store! Não Play Store!
É permitido haver compras fora das aplicações distribuídas pelas lojas. Compras dentro das aplicações é que têm que seguir estas regras.
Não percas tempo, o cérebro dele não dá para mais, já lhe explicaste duas vezes.
Kindke
*Kindle.
Eles tiveram de tirar o acesso à loja da Amazon, mas se importas os livros da biblioteca da Amazon o efeito é o mesmo.
A regra aplica-se às compras dentro da aplicação. O que se passa fora não é abrangido! E o que a Epic fez foi incluir dentro da aplicação compras evitando a loja
Não sabes o que dizes. Enfim…
A apple ficava com 30% de cada venda (a google nem metade disso cobra). Coitadinhos dos meninos… Os da maçã ficaram aziados com o jogo que mais rende no mundo…
Em que te baseias para tal afirmação ?
Página 7 do processo
“24. The result is that in every in-app transaction for digital content, it is Google, not the app developer, that collects the payment in the first instance. Google then taxes the transaction at an exorbitant 30% rate, remitting the remaining 70% to the developer who actually made the sale. This 30% commission is often ten times higher than the price typically paid for the use of other electronic payment solutions.”
Fonte:
https://cdn.vox-cdn.com/uploads/chorus_asset/file/21759099/file0.243586135368002.pdf
Quando se fala sem conhecimento de causa, fazem-se afirmações no mínimo estúpidas?!!
Acrescentar só que a Apple fica com 40% de cada venda..
Onde foste buscar esses 40% ?!
https://www.apple.com/ios/app-store/principles-practices/
Mas tu achas que a Apple precisa do Fortnite para fazer dinheiro? LOL
És um cromo!
Isso é mentira:
Atenção que o pagamento de comissão por usar plataformas de distribuição não é algo exclusivo da Apple. Muito pelo contrário, até mesmo a própria Epic tem comissões, mas disso nem pia:
– PlayStation: 30%
– Xbox: 30% de comissão
– Nintendo: 30%
– Steam: 30% até de 10 milhões; 25% entre 10 e 50 milhões; 20% acima de 50 milhões de dólares
– Epic Games: 12%.
Portanto, este esquema de vitimização da Epic não e mais que uma manobra para levar os utilizadores distraídos a criar pressão na Apple. 😉
O problema será a seguir, é que além da Apple, outras empresas vão colocar em causa a continuidade deste e de outros jogos da Epic nas suas plataformas.
Posso estar enganado, mas a Epic está a cavar o seu próprio buraco!
A aplicação ebay, Amazon, olx e outras do género também permite receber pagamentos fora da loja
Boa comparação.
A app mensagens também
e essas compras podem ser usados no iPhone (são conteúdos digitais)?
Acho que isto apenas se trata de ganancia… Tanto a Apple como a Google têm a certeza que a Epic Games agora vai ajustar as apps para os pagamentos serem apenas apple store e play store. A google pode estar a ser burra, visto que há outras formas de instalar .apks.
A meu ver é exagerado os 30% que as app stores levam. Quais os custos de manterem servidores e as equipas de revisão e colocação das apss que justifiquem tais valores elevados? Os programadores são os que menos lucram certamente.
Só há 2 lojas de apps “oficiais” da qual tem o domínio absoluto e que impõe as condições de utilização, quanto a mim isto é concentração de domínio de mercado, ou mais parecido com um oligopólio.
Por tanto, tem de haver intervenção dos reguladores ou as app stores tem de alterar as condições para dar mais liberdade aos programadores e baixarem os custos de manterem uma app na store.
“Quais os custos de manterem servidores e as equipas de revisão e colocação das apss que justifiquem tais valores elevados?”
Aparentemente deves ter a resposta para a tua pergunta, considerando que mesmo antes de a fazeres disseste que os 30% são exagerados.
Ok, diz lá. Estamos à espera que reveles esses custos.
Então?
Ainda bem. Menos lixo quer numa quer na outra loja…
“A culpa não é nossa de não querermos pagar taxas às lojas. Desrespeitámos as regras só para meter mais dinheiro ao bolso.”
Realmente… que grande lição que uma empresa passa aos mais jovens.
A Netflix é o maior exemplo e a app continua na loja da apple.
Nope , a Netflix continua a cumprir as regras. Não podes é diretamente dentro da app enviar para o exterior e “fugir” ao pagamento. Se só disponibilizares assinaturas fora da loja sem iap não infringe.
Abc
Acho que existe um pouco de confusão em relação a isto.
Todos os developers ao se registarem na app store e play store sabe à partida o que o espera e aceita os termos e condições. Se as taxas são altas ou baixas, não me cabe a mim decidir, as lojas são de empresas, elas fazem o que quiserem.
Quanto a apps que tem serviços pagos e não os fazem na app (ex. Spotify, Netflix) essas apps em lugar algum falam em pagamentos ou preços ou dão links para pagamentos externos dentro da app. Eu próprio já desenvolvi apps com serviços premium e para fugir às taxas das lojas fizemos isso, a opção premium existe na aplicação mas com uma compra na web, e em lado nenhum da app refere sites para pagamentos ou o que quer que seja.
Quanto a apps tipo amazon, olx e outras são apps de produtos e não serviço, as regras são diferentes, dai poderem ter pagamentos na app que não os das lojas.
Deviam mesmo era acabar com todos estes gamers. Precisamos mais homens alpha neste mundo e menos soyboys.
há outras lojas para sacar o fortnite: a AppGallery e Galaxy Store.
Este modelo de negócio da Google e da Apple é uma chuliçe total. Tem lógica o pagamento de comissões na venda do jogo, mas itens do jogo ? Imagine-se isso aplicado ao mercado automóvel, se quisesses mudar de pneus ou escovas só podia ser na marca. Ridiculo.
Infelizmente o monopólio de mercado tem destas coisas.
Por essa lógica facilmente as lojas deixariam de ganhar dinheiro com os jogos e muitas outras aplicações, bastava os jogos apenas venderem “itens” (que é o que boa parte deles já faz)
É bani-los das lojas e pronto, assunto arrumado.
As regras estão lá, se querem meter lá aplicações e jogos têm de as respeitar. Se não gostam ou não concordam, não metem lá nada.