Apple reduz taxa de comissão da App Store para 15% num novo programa
A Apple ouve o mercado e quanto mais "barulho" o mercado fizer, mais incomoda a gigante de Cupertino. Como tal, após muitas críticas surgidas ao redor da contenda com a EPIC Games, a empresa parece querer agora estimular as pequenas empresas de programadores. Como tal, a Apple anunciou hoje uma mudança notável na sua estrutura de comissões da App Store.
A empresa está a lançar o Programa para Pequenos Negócios da App Store. Assim, a comissão da App Store será colocada nos 15% para programadores que ganharam até 1 milhão de dólares em receitas durante o ano anterior.
A Apple diz que os programadores que ganham até 1 milhão de dólares num ano civil estão qualificados para este novo programa da App Store para pequenas empresas. Segundo a gigante de Cupertino, o número de 1 milhão é baseado na pós-comissão. Isso significa que os programadores estão qualificados para o programa sempre que os seus rendimentos, após pagarem à Apple, não excedam 1 milhão.
Por exemplo, se um programador ganhar menos de 1 milhão de dólares em ganhos pós-comissão através da App Store em 2020, ele será elegível para o programa em 2021. Então, se os seus ganhos pós-comissão excederem 1 milhão em julho de 2021, tornarão-se inelegíveis para o programa efetivo naquela data, e a taxa de comissão padrão aplica-se para o restante do ano.
Finalmente, se o negócio de um programador cair abaixo do limite de 1 milhão de dólares num ano civil futuro, ele poderá requalificar-se para o programa no ano seguinte.
Apple baixa de 30% para 15% para programadores pequenos
Isso também tem implicações para as aplicações de assinatura. Atualmente, a Apple cobra uma comissão de 30% no primeiro ano de uma assinatura na app. Contudo, a comissão é reduzida para 15% se o cliente continuar a sua assinatura além desse período.
Agora, para programadores qualificados para o Programa de Pequenos Negócios da App Store, a Apple está a reduzir a taxa de comissão para o primeiro ano de uma assinatura para 15%. Todos os anos subsequentes também permanecem em 15%.
Num comunicado, o CEO da Apple, Tim Cook, enfatiza que a App Store gerou milhões de novos empregos em apoio à economia global:
As pequenas empresas são a espinha dorsal da economia global e o coração da inovação e das oportunidades em comunidades em todo o mundo. Estamos a lançar este programa para ajudar os proprietários de pequenas empresas a escrever o próximo capítulo de criatividade e prosperidade na App Store e para construir o tipo de aplicação de qualidade que os nossos clientes amam.
A App Store tem sido um motor de crescimento económico como nenhum outro, criando milhões de novos empregos e um caminho para o empreendedorismo acessível a qualquer pessoa com uma grande ideia. O nosso novo programa leva este progresso adiante - ajudando os programadores a financiar os seus pequenos negócios, assumir riscos com novas ideias, expandir as suas equipas e a continuar a fazer aplicações que enriquecem a vida das pessoas .
Disse Tim Cook no comunicado.
Uma alteração profunda na política de comissões App Store
Conforme podemos perceber, o anúncio de hoje é uma alteração notável na taxa de comissão da App Store. Até hoje, a Apple manteve-se firme e nunca quis cortar aos 30% cobrados das compras na App Store e nas compras na app. Contudo, praticava apenas os 15% no segundo ano de uma assinatura recorrente.
A mudança ocorre no momento em que a Apple enfrenta um crescente escrutínio antitrust sobre o modelo de negócios da App Store.
Epic e Spotify criticam Apple
A medida parece que não agradou a todos. Apesar de ir beneficiar milhares de programadores, o novo programa já recebeu críticas da Epic Games e Spotify. Obviamente que estas empresas não poderão participar do Small Business Program por faturarem mais de 1 milhão de dólares.
Segundo referiu Tim Sweeney, CEO da EPIC, ao The Verge “isso seria algo a comemorar se não fosse um movimento calculado da Apple para dividir os criadores de aplicações e preservar o seu monopólio sobre as lojas e pagamentos, novamente a quebrar a promessa de tratar todos os programadores de forma igual”.
Tim Sweeney refere que a Apple estará a tentar “remover os críticos suficientes para que possam escapar impunes com o seu bloqueio à concorrência e com a sua taxa de 30% sobre a maioria das compras in-app”.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Assim é justo. A google deve ser a próxima.
Devo dizer que fui dos que concordei que a taxa era demasiado alta efectivamente por trabalhar para e com pequenas empresas e perceber o quanto isso afecta até a decisão de colocar uma certa aplicação na(s) store(s) só posso dar o braço a torcer e de facto congratular a Apple pela iniciativa. Nem todas facturam milhões infelizmente.
Esperemos que outros sigam a iniciativa, especialmente a Google.
Boa, assim se ajuda os mais pequenos.
Excelente iniciativa Apple. Parabéns!!
E assim lixaram a EPIC que queria ter regime especial por ser GIGANTE e assim vê a apple contrair as ideias da EPIC e com isto reconquistar a simpatia dos DEVs, que na sua grande maioria são pequenas empresas.
Boa jogada Apple.