Apple prepara-se para superar Samsung pela primeira vez na venda de smartphones
Apesar da Apple dominar o mercado quando se fala em modelos de smartphones mais vendidos, em termos globais, ainda é a Samsung que domina, muito por causa da sua enorme oferta de equipamentos, que abrange as mais variadas gamas de preços. Mas as previsões apontam para mudanças importantes. A Apple poderá ocupar o primeiro lugar do pódio de vendas globais de smartphones pela primeira vez e roubar o lugar à Samsung.
De acordo com dados preliminares da última previsão global de vendas de smartphones da Counterpoint Research, as vendas de 2023 devem cair 6%, para 1,15 mil milhões de unidades, a menor em uma década.
A Ásia surge como um dos principais obstáculos para o crescimento positivo, já que existem muitos fatores que parecem impedir uma recuperação económica na China no início do ano. Além disso, a América do Norte continua a ser um grande entrave à recuperação global, com um primeiro semestre dececionante com quebras de dois dígitos no ano inteiro. Apesar da força no mercado de trabalho e da queda da inflação, os consumidores hesitam em atualizar os seus dispositivos.
“Houve uma dissociação entre o que está a acontecer na economia e os consumidores que compram telefones. Até agora, este ano, houve atualizações reduzidas recordes em todas as operadoras”, disse Jeff Fieldhack, diretor de pesquisa para a América do Norte.
Na China, “a Apple está bem posicionada, pois o segmento premium continua a ganhar mais participação”. Afirma Ethan Qi, Diretor Associado para a China.
O crescimento dos segmentos premium e ultra-premium é uma tendência que está a acontecer a nível global e favorece fornecedores como a Apple, que têm portfólios fortes nos segmentos superiores.
2023 pode até marcar o início de uma nova era para a Apple, como um mercado premium resiliente e uma forte presença nos EUA; dois pesos que poderão ajudá-la a tornar-se na número um do mundo em termos de vendas anuais pela primeira vez.
É o mais próximo que a Apple já esteve do primeiro lugar. Estamos a falar de um spread que representa literalmente alguns dias de vendas. Supondo que a Apple não tenha problemas de produção como aconteceu no ano passado, é realmente um lance neste momento.
Disse Fieldhack.
Este artigo tem mais de um ano
Convém não baralhar as coisas. Nas vendas trimestrais a Apple superou as vendas de Samsung várias vezes no último trimestre do ano. E uma vez ou outra no 1º trimestre.
Em vendas anuais a Apple nunca esteve próxima da Samsung.
O que o estudo diz é, em vendas anuais, 2023, “É o mais próximo que a Apple já esteve do primeiro lugar”. Não diz que a Apple vai superar as vendas da Samsung em número de exemplares (em valor das vendas e em lucros já supera há muitos anos).
😉 recua umas palavras vá “2023 could mark the start of a new era for Apple as a resilient premium market and strong showing in the US could help it become number one globally in terms of annual shipments for the first time ever.”
O estudo diz mesmo que face ao crescimento da Apple nalguns mercados, e a resiliência dos seus números noutros, tendo em conta os números em queda da Samsung, a Apple poderá superar a sua concorrente. Com o lançamento do iPhone 15, a Apple prepara-se, claro, para atingir esse número, da empresa que mais smartphones vende no mundo. Com este último trimestre favorável, será isso que poderemos ver. E o artigo faz jus a esse cenário.
De facto é possível. O mercado dos smartphones está em forte contração. Se a Samsung cair muito e a Apple cair pouco, como já aconteceu nos dois trimestres passados e com as vendas do último trimestre …
E sabes qual é o trimestre mais forte da Apple 😉 que é o que aí vem. Portanto… vamos ver se a Apple consegue este patamar, o da quantidade, visto que, como disseste e bem, em termos de receita e lucro a Apple há anos que se destacou da concorrência.
Nem a propósito.
Ontem estava um colega do trabalho a mexer no seu Aifone 14 Pro Max e pedi para ver aquilo.
Andei a testar as coisas e realmente não vi nada por aí além que justificasse metade do valor pedido por ele, quanto mais o valor absurdo de 1400 paus ou parecido, que foi o que ele pagou.
Depois perguntei quanto tempo dura a bateria e mostrou me um gráfico qualquer em que a bateria durava um dia e tal.
Só depois me disse que na maior parte do tempo estava desligado… Fiquei a olhar para ele a pensar se o deveria mandar para aquele sítio ou não.
Eu até tinha pensado em oferecer à minha esposa o Aifone 15 no aniversário dela e essa ideia esfumou se de imediato.
Com o uso intenso que faz do telefone teria que andar com uma tomada agarrada ao rabo a maior parte do dia.
Só digo o seguinte, mas isso já eu sabia há anos, o departamento de marketing Apple é brilhante.
O telefone é bom, bonito e tal,mas isso justifica uns 600 euros, não mais.
Mas lógico que se podem vender por 1400 não vão vender por 600.
Consumidor de Aifone faz me lembrar consumidor de Land Rover,. caríssimos e uma bela mer…
😀 esse teu diálogo parece entre um mudo e um que não sabe falar. Um mostra um gráfico, que, para o caso da autonomia, não serve, pois apenas dá o tempo de utilização das aplicações e uma informação complementar que nada tem a ver com a autonomia. O outro não faz ideia do potencial que hoje um smartphone premium, como o iPhone tem e manda umas bitaitadas 😉
Eu ajudo-te:
O iPhone Pro Max tem hoje das baterias com mais autonomia no segmento premium, tem o SoC mais rápido do mercado, deixando a concorrência ainda longe. Possui um dos melhores ecrãs do mercado. Em resumo, tem um hardware invejável. Para por isto tudo a rolar, traz vários sistemas em cima do SO. O Face ID é o melhor sistema atualmente no segmento da segurança mobile. Traz, por exemplo, um sistema de SOS Emergência via Satélite que é único no mundo e que a concorrência ainda não sabe quando terá. Assim como o sistema Deteção de Acidente, que apenas a Google o tem parecido no seu Pixel.
Como mais recente, o 14 Pro Max conta com a última versão do iOS, um sistema operativo que conta com aplicações e serviços topo, no momento, como o Apple Pay, Encontrar, o Safari, Apple Music, Carteira, App Store, Mapas, entre outros serviços e plataformas.
Além disso, tem os serviços Google, onde a qualidade é superior, assim como as suas aplicações.
Permite, por exemplo, ter uma ligação ao Apple Watch, o melhor smartwatch do mercado. Assim em grosso modo, tens depois as melhores aplicações que possas necessitar disponíveis.
Com o iPhone podes ter, por exemplo, os AirTags, que não têm atualmente concorrente.
Ainda dizes que não vale? Não vale se não souberes dar valor, mas isso também é a essência do mercado, uns podem e querem (e precisam). Outros não, para esses existem alternativas.
O valer ou não, é outro assunto. Pode não valer para ti, como tipo de utilizador. Mas não uses argumentos ridículos para tentares justificar a razão de não o teres. Diz apenas… não serve para mim (até porque um tamanho nunca serviu toda a agente)… 🙂
A Huawei tem isso via satélite do seu mate 50 pro e do p60 pro como pode dizer isso nao vejo nada de especial do IPhone 14 pro max por outras palavras ele tem a pior câmara de sempre pior autonomia de bateria muitos andam a reclamar sober isso Apple vai para 1 lugar das vendas nao vai nao porque ate mesmo o iPhone 15 pro max vai ser outro que vai ter problemas das câmaras como HDR modo nocturno.. ok IOS é bom mas muitos tem tido problemas do IOS 17 ate mesmo do IOS 16
Não tem nada. Só tem comunicação unidirecional e só funciona na China (quando funciona, segundo parede).
O iPhone 14 Pro Max tem o melhor ecrã do mercado, o melhor SoC do mercado, bateria ao nível dos melhores do segmento premium e tem das melhores câmaras. É atualmente o premium mais vendido 😉 por exemplo.
Melhor câmara nao tem ate mesmo os YouTubers dizem isso o ecra é da Samsung basta ver os resultados que a noite meu deus so barulho que tem agora sim CPU bem isso pode ser verdade sao os melhores mas sera melhor do que snapdragon acho que nao..
Tenho de concordar contigo em relação aos iPhones, não em relação aos Land Rover… A minha mulher comprou o 14 e relamente não dava mais de 350/400€ por aquilo e os 600€ que referes também concordo, mas deviam ser todos o smartphones topo de gama, de todas as marcas… Isso dos topo de gama agora serem (gama média) e os topos de gama atuais (serem os premium) e só uma forma de embelezar e mandar areia para os olhos dos consumidores face a realidade simples… Gama de entrada, Gama média/intermediários e Gama alta/ topos de gama. O resto é música!
Os iPhones são maus? Não, valem o dinheiro que pedem? Nem metade, A malta compra? Yup, Enquanto continuarem a vender vão baixar os preços? Nop… Agora cada um sabe de si e tem as suas opções é simples!
Sem ser fanboy de marca nenhum, o Google Pixel 7 dá 100 a 0 ao iPhone 14 da minha mulher e custa metade, se formos para o 7 Pro então… Quis experimentar Apple está arrependida já quer vender :D!
Esse conceito de ser tudo no mesmo plano é um pouco antiquado 😉 porque há quem queira e possa comprar algo melhor, quer seja para se servir melhor, quer seja para ter um investimento com mais garantias (ou até mesmo para se destacar). Nessa tua lógica, os telefones de 400 euros não serão caros? 😉 ou chegaste a esse valor por alguma fórmula?
Olha bem para o que um iPhone oferece ao utilizador (assim como um Samsung de topo ou Xiaomi ou Google, se bem que estes oferecem menos) e vê se os de 400 euros trazem essas tecnologias. Claro que não. Para ti então os Mercedes tinham de custar o mesmo que um Fiat? Afinal têm ambos 4 rodas, portas, motor e bancos para os passageiros.
Agora, se me disseres que muitos utilizadores compram os equipamentos e não sabem, querem, ou conseguem tirar o proveito de todo o potencial? Bom, isso sempre aconteceu e sempre acontecerá, num iPhone, num Mercedes, na Bimby, num robô de aspiração, num computador ou qualquer outro gadget. Ninguém usa a 100%. Mas isso não pode ser a fórmula de classificar o preço do dispositivo 😉 é assim que meio estranha essa visão.
O querer vender… também é normal. Nem todas as pessoas sabem (conseguem) tirar proveito, pode ser demais para o que ela precisa. e fez uma má compra. Uma medida não serve a todos.
Acho que não leste nada do meu comentário, ou se leste não entendes-te nada!
“…Permite, por exemplo, ter uma ligação ao Apple Watch, o melhor smartphone do mercado…”. Aqui acho que era smartwatch. Bom, ligaçao aos watchs, consegue-se ja em quase qq gama (funcionalidades depende ate mais da gama do watch). Depois aparece a contradiçao, em relaçao ao que se critica. Ser o melhor pa ti, nao quer dizer que seja o melhor para outros. P ex para mim, e para o meu tipo de uso. sao os Garmin. Depois, pq é mais forte que o racional, la aparece sempre, pelo meio, a mania do status e do poder e jactancia pacóvios; “..ha quem possa…”, “..uns podem…”. Se formos p ai, n faltam marcas, nomedamente as mais ligadas a performance, onde esse tipo de “nao argumento”, seria ainda mais valido. A garmin é um bom exemplo
Mas não sou eu que digo 😉 atenção. É a quota de mercado. Qual contradição qual quê. Isso sim é argumento pacóvio, o achismo. Não vás por aí.
Porque é a verdade é mesmo essa. Eu queria um determinado carro, mas lá por não o conseguir comprar, não ando a arranjar argumentos sem nexo para justificar não o ter 😉 a honestidade assim o obriga, sabes? 😉
Agora, o não poder ter pode ser de variada ordem. Não só a falta de poder de compra, como tu imaginaste logo, pode ser porque existe noção do que pode fazer falta ou não, do que compromete outras escolhas ou simplesmente uma não compra porque não é adequado.
Percebeste?
Se o iPhone 14 pro max é tao bom porque ele é tao mau em fotografia o xiaomi 13 ultra ate mesmo s23 ultra dá-lhe um baile eu ja vi vários vídeos que o s23 ultra ate mesmo xiaomi 13 ultra é mais rápido abrir apps do que o iPhone pesso desculpa mas quem compra iPhone as pessoas sabem que eles tem a pior câmara de sempre
Baile em que? Vê os benchmarks 😉
Parque ver os testes da benchmark que ninguém quer saber disso mas ei que ha muitos fãs da Apple vao ver mas como digo um amigo meu teve um iPhone 14 pro teve duas vezes ir a casa porque a bateria inchou como ele diz ate eu os iPhones em câmara sao fracos
🙂 um amigo teu? A bateria inchou? Já não fazem iPhones com Android como antigamente 😀
Deixa-te disso.
Disso o que você diz mas ele nao ia me mentir mas ja agora o iPhone 14 pro max tem melhor ecra! Sim pos olhos que so tem 480 PWM que isso so faz mal os olhos ja. As marcas chinesas dao um baile o iPhone o xiaomi 13 ultra tem 1920 PWM agora o iPhone vai ter.. isso nao
Faz mal aos olhos? Disparate. Procura sobre Super Retina XDR:
XDR, que significa Extreme Dynamic Range. é, na prática, uma evolução do High Dynamic Range (HDR) usado nos iPhones anteriores. A tecnologia traz um novo sistema de gestão de tons e cores, o True Tone, que ajusta as cores de acordo com o ambiente., para proteção ocular.
Esta tecnologia, refinado no iPhone 14 Pro e Pro Max, proporciona mais qualidade assim como maior eficiência de energia.
The iPhone 14 Pro Max offers the best smartphone display on the market, according to DisplayMate’s annual Display Technology Shoot-Out. Earning the “DisplayMate Best Smartphone Display Award” with an A+ Display Performance grade, the iPhone 14 Pro Max replaces last year’s winner, the iPhone 13 Pro Max.
Eles podem dizer o que quiserem mas para mim ecra do iPhone tem uma frequência de 480 PWM que faz mal os olhos ate o s23 ultra é igual tem so 240 PWM os YouTubers fazem isso ate eles dizem um smartphone tao caro ainda tem frequência muito baixa do que as marcas chinesas eu acho que ha um honor que tem 3840 PWM o melhor para protecção os nossos olhos ok que compreendo que você tem um iPhone tem de falar bem ele mas ele ja perdeu a licença de melhor ecra agora quem esta é o honor magic 5 pro..