Apple prepara-se para lançar iPhones sem slot de cartão SIM
Seguramente já lhe passou pela cabeça esta questão "se existe a tecnologia eSIM, qual a razão de ainda existirem cartões SIM físicos?". Há vantagens para as operadoras e, eventualmente, para os utilizadores, que ainda possam justificar este cartão num formato físico de plástico. Contudo, esta tecnologia tende a desaparecer e dar lugar de facto aos SIM eletrónicos.
A Apple tem iPhones sem cartão SIM, os que usam a rede CDMA. No entanto, é muito específico e pouco popular no mundo. Agora, segundo alguns rumores, poderá remover mesmo o slot de cartão SIM para a tecnologia GSM.
iPhone 2022 sem cartão SIM
Segundo informações chegadas de forma anónima ao site MacRumors, a Apple estará já a dar indicações às principais operadoras dos EUA para se prepararem para o lançamento de smartphones eSIM até setembro de 2022. O canal refere que o informador partilhou um documento, aparentemente legítimo, onde estava delineado o calendário para esta iniciativa.
Deixa-se, contudo, a ressalva de que o documento não menciona especificamente a Apple ou o iPhone.
Como parte da transição, algumas operadoras americanas irão alegadamente começar a oferecer modelos selecionados do iPhone 13 sem um cartão nano-SIM na caixa no segundo trimestre de 2022. Os modelos do iPhone 13 vendidos nas Lojas Apple ou no Apple.com já não possuem um cartão nano-SIM na caixa, sendo os utilizadores tipicamente capazes de ativar um plano móvel através do eSIM ligando o iPhone, ligando-se a uma rede Wi-Fi, e seguindo as instruções no ecrã, conforme mostramos aqui.
No entanto, esta indicação poderá dar já uma pista importante para o que virá de novo no iPhone 14.
iPhone 14 poderá já não trazer slot de cartão SIM
Esta informação que baliza uma ação com os equipamentos atuais até setembro de 2022, poderá indiciar que o próximo iPhone já não terá o slot de cartão SIM. Possivelmente não serão todos os modelos do iPhone 14, até porque alguns mercados ainda não estarão preparados para tal alteração.
Neste caminho, eventualmente no iPhone 15, o slot seja removido em todos os modelos e seja uma opção do passado, tal como aconteceu com a porta jack 3,5 mm.
Um eSIM é um SIM digital que permite aos utilizadores ativar um plano de comunicações móveis sem terem de usar um cartão SIM (um nano-SIM). Vale a pena notar que o serviço eSIM não está disponível em todos os países, pelo que os iPhones com um slot de cartão SIM deverão permanecer disponíveis nalguns mercados.
No entanto, a adoção está a expandir-se rapidamente, com mais de 100 operadoras a oferecer o serviço eSIM em todo o mundo e muitas outras a planear implementar o suporte em 2022.
Conforme demos a conhecer, os modelos iPhone 13 já suportam múltiplos perfis eSIM, permitindo aos utilizadores subscrever vários planos móveis digitalmente e alternar entre eles. Portanto, esta funcionalidade poderá abrir o caminho para a remoção do slot do cartão SIM em determinados países.
Um iPhone sem portas nem botões
Caminhamos a passos largos para a Apple mais ano, menos ano, poder lançar um iPhone sem portas ou botões. Com um multitoque cada vez mais funcional, com a assistente de voz mais precisa, com a leitura biométrica da face mais tentacular, o smartphone poderá ser "mais limpo" de certos elementos. Aliás, com o carregamento rápido por indução e com as comunicações feitas por WiFi (que estão cada vez mais rápidos), a utilidade da porta lightning já foi igualmente questionada.
Lembrar-se-ão certamente do antigo chefe de design da Apple, Jony Ive, ter imaginado em 2016 um iPhone que seria "uma única placa de vidro". Esta remoção do slot do cartão SIM poderá ser mais um passo em direção a um design sem "entalhes" e outras protuberâncias. Além de um aspeto mais limpo, melhoraria a resistência à água e mesmo à sujidade.
Este artigo tem mais de um ano
Isso neste tempos ainda é muito cedo, eu ainda gosto do cartão embora dos mais pequenitos….
Acho que lançarem-se já de imediato para essa forma…..vão eprder bastante
A MEO já suporta o esim.
Exato, aliás, todas as operadoras já suportam.
O mundo não é so europa e EUA, Rússia e China…
Mas a apple é que sabe
Nem mais.
Será que todas as operadoras do mundo estão preparadas para esta alteração.
O futuro será este, até porque o SIM já é um dispositivo pré-histórico.
Peratnte a módica quantia de .. por mês?
Isso já depende do teu pacote contratado com a operadora.
Dual sim em stand by da jeito
Suportar até suporta, o que é certo e que estou à 1 ano à espera que resolvam a activação do esim no iPhone 12… 6 esims depois ninguém consegue por o esim a funcionar, curioso é que o iPhone 12 foi fornecido pela MEO. Curiosamente no iPhone 11 funcionava perfeitamente.
Esim quando funciona é top… o problema e que quando não funciona, ninguém parece capaz de resolver uma operação “simples” (segundo os inúmeros assistentes com quem falei).
Fica aqui o relato.
Faz o upgrade para o 13 facil…
Nao sei porque andas a complicar.
Eu tenho um Iphone 12 com cartão esim da MEO 5G a trabalhar perfeitamente e a ativação entre o pedido e ter ficado a funcionar forma horas.
Idem! Desisti da ideia por razões iguaizinhas!! Na Meo, pois!
a meo suporta esim ms os esim 5g para iphone 13 estão a dar barraca e não se consegue adicionar o plano.
a meo tem dito que o assunto vai ficar resolvido na data x, depois na data y e a última era a 6 de dezembro. a verdade é que há dois dias o problema ainda não estava resolvido…
para além de que se eu quiser colocar num iphone sem slot um cartão de um país para o qual estou a viajar não posso. e o mundo não se resume aos países europeus e aos eua.
ridículo!
A Meo suporta sim… só é pena a meo não saber muito bem o que fazer com ele. Além de esgotado. Além de os colaboradores não fazerem ideia como funciona etc etc …
A anos que na América existe iphones sem slot SIM.
Prova o que dizes…
CDMA/VERIZON…
googla antes de…
antigamente os telemoveis la nao tinham sim enquanto que na europa todos utilizavam. Finalmente la viraram-se para o cartão sim.
Confirmo
Pelo menos desde 2014 ….
Ter tem, precisam é de mais informação.
É que o Esim não pode mudar de operadora durante 3 a 5 anos e depende do acesso às redes por parte das operadoras.
Pelo evolução que se verifica, o normal num futuro próximo é smartphones, completamente estanques, sem entradas e sem botões fisícos.
O problema de deixarem de ter entradas fisicas é quando alguma coisa avaria.
Nao ha plano B.
Carregamento wireless avaria, ficas sem nada, pisa papeis.
Botão de ligar avaria, chapeu pisa papeis
Bug no SO… pisa papeis
Wifi avaria, acabou se a net
Bluetooth avaria, nao ha musica para ninguem.
Etc, etc
Com pelo menos uma porta fisica sempre consegues contornar muitos problemas pelo menos ate teres um equipamento de substituição, ou ate o poderes reparar.
A porta ate podia ser ” lacrada” com uns parafusos e ser estanque, para ser so usada em caso de SOS ou para o proprio representante da marca.
Mas tem de ter um input fisico.
Se ao menos existissem reparações..
Querias fazer como nos portateis antigos, com porta dvi, vga, hdmi, usb 1.1, 2.0, firewire, ltp1.. É só acrescentar mais 1kg ao peso e uns cms de espessura..
Esse será o tempo descartável em que se pagam 6000 euros por um telemóvel e por 2 anos de serviço de internet.
Ja so uso ESIM com o meu
O problema dos esim é quando se precisa de mudar o cartão para outro smartphone
Claro exemplo muito simples, o teu telefone cai parte se todo.
Na gaveta la de casa tens um telefone antigo, é so mudar o sim e segues a vida.
Com o esim…. pois ja não é bem assim.
Isto é tudo muito bonito, mas quando da para o torto é que sentimos a falta do básico.
O sim físico é um problema para os fabricantes, tal como a entrafa jack, etc.
Ocupada espaço precioso, e é mais uma dispesa .
Sim para o fabricante, custa 20 cêntimos, mas 20centimos vezes milhões é muita coisa. E s ciência ests em reduzir os custos ao máximo, principalmente quando se fala de produção aos milhões, 20/40cent por unidade é muito dinheiro ao fim do ano
A diferença é que um iPhone sem portas e sem sim’s custa uns 1100 euros e o meu Redmi Note 9S que AINDA tem a porta 3,5mm, dual sim e ainda infravermelhos pra poder desligar a tv em que aparece as senhas sempre que vou à seg social lolol, custou me apenas 180 eur
“infravermelhos pra poder desligar a tv em que aparece as senhas sempre que vou à seg social lolol” Pináculo da maturidade.
Mais uma vez volto a dizer que estava claramente a brincar…eu não tenho mais nada pra fazer do que lá ir desligar as TVs…
Pois…. Compreendo de facto a mentalidade de quem vai para a segurança social desligar os monitores … está td dito acerca do seu comentário. 😉
Claramente que eu estava a brincar, não acha? É só naquela de…ah e tal, esta coisa do infravermelhos só serve mesmo pra isso de facto! Mas está lá…caso o comando da minha TV se estrague por exemplo
Isso na MEO é simples, na app myMeo podes activar a 2a via noutro smartphone. Na NOS já só se consegue não já com activação de novo cartão com portabilidade, eu deparei-me com esse problema. Com a Vodafone nem se quer funcionou no S20-5G
Mais um motivo para NÃO ter um iPhone.
Se não tivesses colocao o “não” em Caps Lock eu não teria conseguido lê-lo. Obrigado.
deixa estar que outros fabricantes seguem a Apple que nem carneirinhos. Basta ver o que aconteceu com o Jack 3.5mm ou mesmo inicialmente com as baterias seladas dentro dos telemóveis.
Lembras-te quando dava para simplesmente trocar uma bateria vazia por uma carregada e seguir com o teu dia? eu lembro-me.
Os bacanos da maçã são muito espertos…futuramente se quiseres mudar para iPhone,tens antes de passar na tua operadora pra dizer “oh fazavor, eu quero trocar de sim para esim….”, Entretanto fazem te a passagem dos teus serviços do sim tradicional para o esim…muito bem…estás com o teu iPhone a funcionar…um dia que o iPhone avarie e tenha de ir pra reparação r precisares de usar um telefone velhote enquanto o teu iPhone está na reparação, lá vais ter de ir à tua operadora para passar os serviços para o sim tradicional pra poderes continuar a trabalhar…entretanto, chega te o teu iPhone de volta, e lá vais tu à operadora para pedir novamente para migrar pra esim de novo…obrigado Apple.