Quantcast
PplWare Mobile

iPhone 13 e iPhone 13 Pro trazem suporte para eSIM duplo pela primeira vez

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Cristina Rodrigues says:

    Agora era acabar com a porta do cartão SIM e por todos os telemoveis com eSIM.

    • Vítor M. says:

      Exato. Até porque já não faz qualquer sentido.

      • AqueleAmigo says:

        Como é que não faz sentido?

        O que não faz sentido nenhum é quereres mudar para um cartão qualquer, a qualquer altura e não poderes fazer no imediato. Ali abres o gaveta e pronto. No futuro como será? Tens que fazer mil e uma cenas no software só para poderes ter os cartões que queres? Eu já nem vou pelo tracking por razões óbvias não é?

        Eu estou verdadeiramente a questionar pq não sei como será o processo de mudar de número, etc.

        Isto para mim a acontecer será um tiro no pé tipo o jack 3.5mm. Há vantagens? Há claro, mas para que mudar o que está bem? Existem coisas realmente importantes a mudar e o SIM na minha opinião, não será uma delas.

        • Vítor M. says:

          Não percebo onde queres chegar. Eu acho que o cartão SIM físico já não faz sentido. Com um eSIM podes usar a conta que te atribuem e podes ter várias contas lá dentro de vários operadores. Podes apagar contas, adicionar outras, como entenderes. Este tipo de tecnologia já poderia existir há mais tempo, aliás, era tirar ideias da rede CDMA que existe nos EUA. Não tão fechada, mas como está agora, com controlo total por parte do utilizador. Menos uma porta no smartphone, menos um custo para a operadora e para o cliente.

          Agora sendo Dual-eSIM, será ainda mais interessante. Podes ter dois números como eSIM e até de operadoras diferentes. Para que se quer o nano SIM? Para nada.

          Sobre o jack 3,5 mm a Apple retirou porque não fazia falta. A sua porta de comunicação tem o que é necessário e o wireless faz o resto. Assim como no futuro a porta de comunicações acabará por desaparecer. Repara hoje com um iPhone e um Mac já não precisas de ligar um cabo ao iPhone. Ele comunica por WiFi com o iTunes integrado no Finder e carrega via MagSafe. Não tarda e a Apple remove de vez a porta lightning e a USB-C.

          • spirit says:

            Boa tarde VitorM.,
            No caso do jack discordo de si porque não é igual , porque no jack voce nao tem a limitação de horas que tem no wireless ou bluetooth e com um bom auscultador o som do jack é muito melhor do que o sem fios.
            No caso do SIM tambem discordo porque com um SIM posso ir para um pais e comprar um cartao e usar a rede do PAIS e as comunicacoes ficarem mais baratas

          • Vítor M. says:

            Sim, é verdade que não estás limitado a horas com wireless, mas podes usar o cabo via Lightning. Além disso, ganhas mobilidade. Retirando a porta 3,5mm continua a ser possível por cabo e por wireless, mesmo usando por cabo via Lightning podemos carregar via carregamento MagSafe.

            No caso do eSIm também podes comprar um cartão, mas é virtual. Adicionas via código QR e já está. Podes adicionar até 5, salvo erro e agora no iPhone 13 poderás ter dois a funcionar em simultâneo. Para que serve o SIM físico? O eSIM é mais simples até.

          • lapizazul says:

            O retirar da porta jack foi apenas mais uma (das várias) formas de obrigarem o cliente a comprar algo que não precisa de forma a aumentar ainda mais os lucros… Tal como o carregador e os inumeros tipos de cabos e dongles desnecessários ao longo dos anos…

          • Vítor M. says:

            Não. A história da Apple mostra que a empresa sempre teve estas ações por forma a pressionar o mercado e a tecnologia a evoluiu. Desde os anos 80 que há muitos exemplos. E, na verdade, a tecnologia dos auscultadores wireless evoluíram.

          • Zé Fonseca A. says:

            Vitor, viajo para muitos países que não suportam eSIM nas suas operadoras.

          • Vítor M. says:

            Pois, pode ser um problema nesses casos. Mas que países são esses que ainda não têm operadores que suportem eSIM? Pergunto só mesmo por curiosidade.

        • ToFerreira says:

          O cartão sim nunca fez sentido. Foi um trambolho impingido aos clientes para facilitar a vida às operadoras.
          A porta jack é mais discutível, mas a tendência futura é ser tudo wireless.

  2. Há cada gajo says:

    Pois, mas equipamentos compativeis com o eSim são só para quem pode, não para quem quer.

  3. Samuel MG says:

    Eu também sou contra o eSIM por razões óbvias como o que foi referido a cerca do tempo de mudança de operadores nos eSIM, o tracking, o poder que a empresa tem de decidir que operador posso usar e a possibilidade da empresa usar o contactos no eSIM para algo menos bom.

  4. Tiago Ferreira says:

    Olhando para esta publicação e após ler os comentários, eu concordo com o Vítor M. mas a única coisa que não é pratico ou que tem um custo extra para o cliente, é só um detalhe. Se tivermos 1 ou 2 eSIM e deixarmos de usar cartões físicos, se por algum motivo tivermos que trocar de iPhone, por exemplo, o nosso ir para reparar, ou comprarmos um novo iPhone, temos que ir novamente à operadora para emitir um novo eSIM porque o cartão virtual só permite ser ativo uma vez no equipamento. Isto é, se tivermos que restaurar o nosso equipamento, formatá-lo ou reinstalar o iOS não tem problema, porque o IMEI não muda, mas se quisermos ativar o eSIM do nosso número num novo iPhone já não dá. Pelo menos foi essa a explicação que a Vodafone me deu a mim, e a emissão de um novo eSIM tem um custo de 2.5€

    • Keyboardcat says:

      Infelizmente certas operadoras vão abusar e tentar extorquir dinheiro aos clientes.

      A minha experiência com eSIM tem sido ótima. Uso a aplicação do operador para instalar o SIM. E posso adiciona-lo a qualquer dispositivo sem qualquer custo (sendo o anterior sempre desativado). Os operadores até incentivam o uso de eSIM visto ter menos custos para eles comparado com o SIM tradicional.

      Mas existe sempre escumalha em certas operadoras hoje em dia.

  5. Celso says:

    Então e as tais chamadas via satélite?

  6. André says:

    Posso ter dois iPhones e trocar o esim de um para o outro como faço com o sim???

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.