Apple poderá lançar iPad dobrável no 1.º trimestre de 2024
A criação de um dispositivo dobrável no portfólio da Apple é algo que tem vindo a ser explorado há já alguns anos. Historicamente, sabe-se que a Apple não tem propriamente o interesse em ser a primeira a colocar certas tecnologias no mercado, mas quando as lança têm que já ser consistentes para responder às exigências da sua comunidade.
O segmento do iPad, apresar de ser de oferecer elevado desempenho, não tem trazido grandes novidades... e este ano a situação não deverá ser muito diferente. Contudo, o arrancar de 2024 poderá trazer grandes novidades, inclusivamente, o tão aguardado iPad dobrável.
Ainda que as informações sejam escassas, existem vários indícios que levam os analistas do mercado da Apple a apontar o possível lançamento de um dispositivo dobrável em 2024.
Inicialmente, a proposta seria para um smartphone, contudo, adensam-se as previsões para que este dispositivo seja um iPad. Algo que, aliás, já está a ser falado há alguns meses.
Agora, Ming-Chi Kuo usou o Twitter para deixar algumas ideias relacionadas com o futuro do iPad dentro da Apple, segundo as suas investigações.
Novo iPad da Apple só em 2024?
Segundo a informação partilhada por Kuo, a Apple não deverá apresentar novidades para o iPad num futuro muito próximo. "Pode não haver novos lançamentos de iPad nos próximos 9 a 12 meses". Com esta informação, podemos esperar que possa haver alguma novidade perto do Natal, mas sem grande relevância.
É ainda indicado que o modelo que venha a receber novidades seja o iPad Mini. Assim, as vendas do iPad poderão mesmo vir a sofrer um declínio de 10 a 15% ao ano, em 2023.
(3/3)
Anjie Technology will be the new beneficiary of the all-new design foldable iPad. There may be no new iPad releases in the next 9-12 months as the iPad mini refresh is more likely to begin mass production in 1Q24.— 郭明錤 (Ming-Chi Kuo) (@mingchikuo) January 30, 2023
iPad dobrável entra em produção em massa no 1.º trimestre de 2024
Já sobre o iPad dobrável, as informações parecem ser mais concretas. Um produto que será revolucionário para o mercado e para a própria Apple, poderá começar a ser produzido em massa no primeiro trimestre de 2024, o que deverá alavancar as vendas dos produtos iPad, mais do que compensando do declínio de vendas de 2023.
A Anjie Technology será a fabricante responsável pelo design do iPad que deverá ser lançado com um suporte em fibra de carbono, tornando a estrutura mais leve e resistente.
(5/5)
My latest survey indicates that the foldable iPad will feature a carbon fiber kickstand. Carbon fiber material will make the kickstand lighter and more durable.— 郭明錤 (Ming-Chi Kuo) (@mingchikuo) January 30, 2023
Portanto, se esperava um smartphone dobrável vindo da Apple em breve, poderá ter que esperar ainda mais. O primeiro dispositivo dobrável deverá ser um iPad, que irá revolucionar o mercado.
Este artigo tem mais de um ano
Apple sempre atrasada! Não será mais assim?
Eu há uns tempos vi uns comentários do Vitor a justificar que a Apple não tinha este tipo de ecrãs porque a penetração no mercado era baixa. Não sendo bruxo, ainda vou ler aqui que “agora é que vai ser, porque a Apple vai impulsionar este mercado e vai trazer inovação a estes produtos”.
O teu problema é não conseguires ler direito, eu nunca falei no ecrã dobrável no iPad 😀 A Apple atualmente no iPhone não tem este tipo de ecrãs como prioridade. Caso contrário já os tinha lançado. Naturalmente. No caso dos iPad, também não sei se nos próximos ano o lançará, mas poderá ser até o primeiro dispositivo a receber. Aliás, se tu percebesses alguma coisa do mundo da tecnologia 🙂 verias que a Apple normalmente coloca certas tecnologias primeiro em dispositivos que não sãos os seus principais. Por exemplo, a Apple colocou no iPad há uns anos a porta USB-C, assim como colocou nos MacBooks. Mas ainda não colocou no iPhone. Nos iPads também já lançou o suporte para a Apple Pencil. Quem sabe se um dia não dá suporte no iPhone?
Portanto, não me admirava nada que no iPad aparecesse o primeiro ecrã dobrável da marca. Mas isso não é nada de anormal, só temos de conhecer um pouco da história da tecnologia e da Apple em particular. Tu desconheces, depois só dizes disparates 😉
PS: apesar disso, não parece que esse seja um mercado que faça falta à Apple, até porque as outras marcas pouco conseguiram de tração. basta ver os números da Samsung de 2022… perdeu 6,3 mil milhões de euros de lucros face a 2021. Tens de ler mais jovem.