Apple Music versão Web “confirma” a oferta de alta fidelidade
Há algum tempo que se faziam notar os indícios de que a Apple estaria a preparar novidades para o Apple Music. Depois das pistas no iOS 14.6 beta 1 e da versão beta da app para Android, agora há "conformações" da chegada de conteúdos HiFi à plataforma de música.
A Apple está a preparar toda a sua linha de áudio para receber a novidade e foi no código-fonte do music.apple.com que, mais uma vez, se encontrou referência à oferta de alta fidelidade.
Apple Music poderá amanhã apresentar novidades
As referências no código-fonte da página do Apple Music são “Lossless”, “Hi-Res Lossless”, “Dolby Atmos” e “Dolby Audio”. Esta presença de Dolby (que já existia na versão beta do iOS 14.6) é interessante e pode sugerir que o áudio espacial será adicionado ao serviço.
Além destas pistas, a Apple publicou agora um teaser "Prepare-se... A música nunca mais será a mesma", diz o anúncio na app de música para no iOS e macOS. Portanto, podemos facilmente adivinhar que o lançamento é mais do que iminente. Isto coincidiria com um rumor recente que evocou uma apresentação para 18 de maio (amanhã, portanto).
Novidades no Apple Music? Será o modo HiFi? pic.twitter.com/r747utr7lw
— Pplware (@pplware) May 17, 2021
O primeiro boato sobre a oferta HiFi da Apple Music data do início do mês. Houve muitos indícios desde então, principalmente com a versão beta do iOS 14.6 e na app do serviço no Android. Só falta a formalização pela Apple.
Também será uma forma de verificar se o rumor sobre o preço é verdadeiro. De acordo com os leaks, a oferta HiFi será integrada às ofertas sem aumento de preço. Isso seria benéfico para utilizadores que teriam um som melhor sem pagar mais.
Por fim, outra dúvida é se a empresa de Cupertino irá lançar também os AirPods 3.
The next dimension of sound is coming.
Announcing #SpatialAudio, featuring #DolbyAtmos. pic.twitter.com/np8UjNusmF
— Apple Music (@AppleMusic) May 17, 2021
Atualização:
O Apple Music Lossless chega em junho para todos os assinantes do Apple Music sem nenhum custo extra. A Apple afirma que também é necessário o iOS 14.6, iPadOS 14.6, macOS 11.4 ou tvOS 14.6 ou posterior, que estão atualmente nas versões.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
O que definem por High Fidelity? OGG, FLAC, MP3@320kbs?
está no texto: “Lossless”, “Hi-Res Lossless”. MP3 não é lossless.
Também estamos curiosos por saber o que vai disponibilizar a Apple para o modo HiFi. Será ALAC? 🙂
Também gostava de saber se vão apresentar ALAC ou WAVE
Tens de pesquisar um pouco sobre formatos digitais.
WAV?
Porque raio é que haveriam de fazer isso?
Enfim…
Já agora: “Dolby Atmos” e “Dolby Audio” não são formatos de audio. 😉
Não, aliás, uma pesquisa rápida percebias que Dolby Atmos é a tecnologia de som surround. Já Dolby Audio é uma tecnologia de compressão de áudio desenvolvida pela Dolby Laboratories. Não mistures estas tecnologias com formatos de áudio.
Não misturei… Apenas informei.
Aaa ok, não tinha percebido.
mas não era dito em lado nenhum que era um formato áudio!
Pois, exatamente…
O Dolby Audio e Atmos têm um conjunto de formatos áudio da Dolby bem identificados, de modo que o que dizes é um não assunto, ainda mais vindo de quem invocou OGG noutro comentário, que também não é um formato áudio (é encapsulamento)!
Bora Spotify é a tua vez agora
Bem, não é certamente com auriculares BT, especialmente airpods que apenas suportam codec AAC, que alguém vai tirar completo partido de formatos hi-res. Se a mensalidade não for a mesma vai andar muita gente a pagar mais pelos tiers de serviço mais elevados sem razão para isso.
Por outro lado, o pessoal com DACs dedicados agradece mais opções de escolha em relação ao Tidal e Amazon Music.
Se houver opção Dolby Atmos os AirPods suportam Spatial Audio o que altera a experiência audio.
Certo, mas isso não são formatos hi-res.
Tecnicamente o Dolby Atmos suporta formato audio lossless, se bem que nem era esse o ponto que quis frisar, mas sim toda a suposta nova oferta que é mencionada para o Apple Music.
Em termos práticos, e se formos à raiz do assunto, como estás a referir, então para experimentares qualidade Audiófila não podes usar uns auscultadores, sejam eles quais forem.
Além disso, exige-se um nível de equipamento que não é de todo compatível com streaming de música. Tens razão quando referes que os auscultadores com BT ficam aquém do que é exigido para música com qualidade HiFi, as temos de estender a muito mais se quisermos avaliar com rigor.
“Em termos práticos, e se formos à raiz do assunto, como estás a referir, então para experimentares qualidade Audiófila não podes usar uns auscultadores, sejam eles quais forem. ” Não faço ideia de como chegaste a essa conclusão com base naquilo que escrevi. Auriculares BT têm implicações limitações distintas de auriculares por cabo.
“Além disso, exige-se um nível de equipamento que não é de todo compatível com streaming de música. ” – Streaming apenas significa transmissão e decoding em tempo real. Desde que o formato o permita e haja largura de banda suficiente claro que pode pode ser usado usado numa experiencia audiofila. Há imensa gente que acede remotamente à biblioteca de musica que tem no seu NAS. Serviços como amazon music unlimited e Tidal já oferecem música em formato hi-res com butrates elevadas à bastante tempo.
Com Bluetooth isso é irrelevante.
Abc
Ia comprar os airpods max será q vale apena?
Penso que Apple vai lançar qualidade de CD no Apple music que é muito bom para uma boa audição de música com bons auscultadores com fio.
Spotify também, já era sem tempo.
Tenho Deezer hifi que é com codec FLAC 16 bit e na minha opinião fale apena pagar 10.50€ paga ouvir música em boa qualidade.
Já foi anunciado! Diferentes formatos lossless sendo que não se paga mais por isso, ou seja em Portugal será cerca de 7 euros
Falsa saber se Spotify hifi vem para Portugal que dúvido, porque sempre que lançam novidades nunca chega a Portugal como letras das músicas.
https://www.apple.com/newsroom/2021/05/apple-music-announces-spatial-audio-and-lossless-audio/
Podem parar com especulações
Abc
Ok já li notícias é qualidade de cd e superior muito bom, mas qualidade de áudio é praticamente a mesma da qualidade de cd para cima é todo bom.
Uma coisa te garanto. A qualidade de cd é “perfeita”, no sentido de captar todas as ondas sonoras que o ser humano consegue ouvir, entre os 20Hz e os 20.000Hz. O teorema de Nyquist-Shannon prova-o.
Por isso é que os cds têm uma amostragem de 44,1Khz, e os 16bit permitem uma gama dinâmica de áudio de 96 decibéis (tenta ouvir música durante alguns minutos a 96 decibéis e depois experimenta redução permanente da função auditiva).
E usando dither, a gama dinâmica perceptível pode aumentar: “The perceived dynamic range of 16-bit audio can be 120 dB or more with noise-shaped dither, taking advantage of the frequency response of the human ear” Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Audio_bit_depth#Dither
Será desta que largo o Tidal ? 😀
Agora só falta voltar a pôr a entrada de áudio 3.5mm no iPhone para ouvir música em alta resolução.
ter entrada áudio de 3.5mm num iPhone não implica capacidade para alta resolução, nem é obrigatório. O que é preciso é um bom DAC, coisa que dificilmente se encontra num smartphone, daí ser bem melhor usar uma saída digital.
Todos os smartphones têm dac, um externo maior de melhor qualidade é melhor mas com auscultadores música de alta resolução só auscultadores com fio .
Ok liga os auscultadores ao dac externo mas para andar na rua não é prático como ligar diretamente no iPhone.
Não disse que um smartphone não tem DAC, disse que para tirar o devido proveito de ficheiros de alta resolução é preciso um bom DAC. A porta lightning permite ligar auscultadores com um bom DAC incorporado, faz parte das especificações audio do iPhone.
Existem muitos dacs perfeitamente portáteis para usares num iPhone quando estás na rua
Eu uso este no meu iPhone: HiBy FC3
Excelente som e do tamanho de uma pilha, todo em alumínio escovado e pesa apenas 9 gramas.
Podes ver o preço e especificações aqui: https://store.hiby.com/products/hiby-fc3
O problema é que são 69 dólares adicionais sem incluir os portes…
Não são 69 dólares, são 56 euros e eu comprei dois (com 1 mês de diferença) e não paguei portes em nenhum deles.
Além disso, em minha opinião, quem tem dinheiro para comprar um iPhone não deve ter problema em gastar 56 euros.