PplWare Mobile

Apple lança o iOS 26.1 e a Siri em português de Portugal chega a todos

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Max says:

    “O design Liquid Glass do iOS 26 tornou-se uma inovação significativa, mas não agradou a todos. A versão 26.1 adicionou, portanto, uma opção que pode ser encontrada em Definições → Ecrã e Brilho → Liquid Glass. Há duas opções disponíveis: “Transparente” (deixa ver o conteúdo por baixo) e “Matizado” (aumenta o contraste e melhora a legibilidade em todo o sistema).”
    Não me estava a entender grande coisa com o Liquid Glass, passei para o “Liquid Glass Matizado”.

    • Joao says:

      O matizado também não muda muito, eu prefiro o “Reduzir Transparências” nas acessibelidades. Contudo, este “Liquid Glass” continua a parecer, mesmo com a opção “Matizado”, um tema chinoca inacabado de uma playstore.

    • Carlos says:

      Penso que neste aspecto não há nenhuma inovação. Este grafismo é uma aberração…

      • Max says:

        Não gostas – não uses. Os que não gostavam por aí além, que era o meu caso. têm agora duas opções.

        • Joao says:

          O problema é esse, eu não gosto, tinha atualização automática e agora não posso voltar ao 18.7.1. Pedi no suporte solução e não há. Por isso não se pode aplicar o “Não gostas – não uses”.

          • Max says:

            Se, nas Definições / Acessibilidade:
            – Em Tamanho do texto e visualização ativares reduzir transparência
            – Em Movimento ativares reduzir movimento
            deves ficar com a interface que pretendes

  2. Norberto Beleza says:

    O ios 26.1 é uma tentativa da apple chegar aos calcanhares do android 16 mas não conseguiu. O meu samsung ja tem IA e em portugues de Portugal ha 3 anos, a apple nao

    • Manuel says:

      Incrível ! Chama-se a isso: poder de escolha.

      • Rui Borges says:

        Errado manelito, chama se a isso falta de literacia financeira e burrice. A maioria das pessoas nao e informada, basta ver as pessoas que entram numa worten e nem sabem o que e uma 5070 ti da nvidia….ou dizem coisas como mais ram pc mais rapido… Ios e tao mau que nem permite acesso a musica e fotos no file explorer porque nao tem, nem permite importar uma musica sem sincronizar a biblioteca inteira com um pc

        • Zé Fonseca A. says:

          estamos em 2025, já ninguém sincroniza musicas, a malta começou a usar serviços de streaming ainda nem sequer existiam smartphones capacitativos.
          iOS é bom por outros motivos que não flexibilidade para o consumidor, para isso a google criou o android e abriu ao mundo

        • Manuel says:

          O que tem um pc, uma gráfica ou a literacia financeira a ver com aquilo que escrevi ? E 2m 2025 há assim tanta gente a sincronizar músicas no android ? Não me digas que o Spotify não corre no teu Xiaomi …

  3. Daniel says:

    Já instalei e a apple intelligence functiona em PtPt e com região na Alemanha.

    • Rui Borges says:

      Regiao alemanha para que? A regiao e Portugal, se estas na alemanha devias era aprender a falar alemao ou ate te olham de lado

    • Max says:

      Para efeitos da aplicação pela Apple das regras da UE (Lei dos Mercados Digitais) o que conta é se o pais pertence à UE (“região UE”).
      Há as versões iOS-global (que já tinha Apple Intelligence) e iOS-UE (que não tinha e passou a ter).

  4. Gonçalo says:

    Não percebi foi se os HomePod também ganharam as novas linguagens e se isso significa um potencial lançamento no nosso mercado (finalmente). Tecnicamente as novas linguagens foram para o Apple Intelligence, que os HomePod não suportam…

  5. Jorge Silva says:

    Com o IOS 26.1 já passa a ser possível definir a Siri em PT-PT nos HomePod mini e HomePod 1.ª e 2.ª Geração?

    • Vítor M. says:

      Não, o HomePod ainda tem uma gestão de idiomas à parte da Siri. Ainda não saiu o português no HomePod. Tem muito a ver com a estratégia da Apple em colocar nalguns mercados este seu produto.

  6. Zé Fonseca A. says:

    “Apple Inteligence and some Siri features are not available when language is set to Portuguese (Portugal)

    Voice recognition content will no longer be available.

    Raise to Speak on Apple Watch will also not be available.”

    Ya, acho que vou ficar em inglês para sempre

    • Max says:

      O reconhecimento de voz (“Voice Recognition”) quando se altera a língua (idioma) do Siri fica disponível após se dizer umas quantas frases indicadas pelo Siri.
      Já quanto à opção “Raise to Speak”, em inglês, ou “Levantar para falar” quando o idioma é “Português (Brasil) desaparece quando se altera para “Português (Portugal)” – o que não faz sentido, tem aspeto de bug ou de uma coisa feita à pressa.
      A mim não me faz diferença, quase não uso o Siri. Praticamente só uso para ativar apps (se me lembrar do nome delas) sem ter que as procurar.
      Valia a pena fazer um post a perguntar para que é que agora cada um usa o Siri, já com Apple Intelligence.

      • Zé Fonseca A. says:

        Eu uso Siri apenas a conduzir ou quando tenho as mãos ocupadas, leitura de mensagens e e-mails, assim como escrever alguns replies, gestão de música, alternar entre aplicações, com Apple Intelligence agora também uso para perguntar coisas ou pesquisar que faria manualmente. Faço tudo em inglês desde que existe Siri, nunca senti necessidade da troca da linguagem, principalmente desde que me consegue ler mensagens em PT mesmo com a Siri em inglês, lê em PT, e eu respondo em inglês, quem fala comigo já sabe que estou a usar Siri por isso é levam com respostas em inglês, igual com e-mails, mas 90% dos e-mails que troco são inglês por isso menos impacto tem

  7. Zé Nabo says:

    A Pior coisa que fiz foi actualizar o meu Iphone 12 para o Ios 26… Ficou SUPER LENTO.

    Quanto ao SIRI… à anos que já devia ter portugues de Portugal.

    • Max says:

      Os iPhones de “fim da linha”, ou seja, os últimos a ainda ter atualização, sempre se queixaram de lentidão na atualização para a última versão “major (XY.0)”. Mas ultimamente, tirando um período inicial que todos os iPhones sofrem, enquanto “digerem” a nova versão, não me tenho apercebido do SUPER LENTO. Nos fóruns, de certeza, que aparecem muitas queixas, como em cada nova versão. Ms vê lá o que dizem e quais as soluções.
      Mas, já agora, usavas o SIRI para quê, que te prejudicava estar em PT-BR?

  8. MaxPlutonitix says:

    Português de Portugal? o português utilizado é uma vergonha e um insulto aos portugueses. De português de portugal não tem nada.

    • Pedro Soares says:

      E brasileiro, portugal e uma colonia europeia não tem interesse

    • Max says:

      Dá lá exemplos.

      • Rui says:

        No próprio site da Apple, tem um vídeo, que se selecionar a legenda: português (Portugal). Apresenta Você, e outros vocábulos, todos em Brasileiro.

        • antonio says:

          Podes colar o endereço da página em que esse vídeo está disponível?

        • Max says:

          Por acaso, acho pouca graça a que me tratem por tu sem me conhecerem de lado nenhum (já as tias de Cascais é que usam você até para se dirigir aos filhos). “Você” é um vocábulo tanto brasileiro como português e PALOP.
          E estás a dar um exemplo de legendagem automática de um vídeo.
          Mas não me admirava nada que o Siri tivesse colado uma camada de PT-PT em cima de PT-BR. É o que acontece por exemplo no ChatGPT em PT-PT – escavando, nem é preciso muito, nota-se.

          • Rike says:

            Basicamente o o pt-pt só apareceu no iPadOS e no iOS.
            Apple Watch, Apple TV e HomePod não foram contenplados.
            Uma pena que Apple não invista mais na smart home que está a anos luz dos outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.