Apple lança o iOS 26.1 e a Siri em português de Portugal chega a todos
Finalmente, a Apple decidiu dar à Siri um dos mais antigos idiomas do planeta, com 900 anos, o português de Portugal. Esta nova versão do iOS 26.1, traz, entre muitas e boas novidades, o Apple Intelligence com mais ferramentas no nosso idioma.
Possivelmente, esta versão do iOS, o iOS 26.1, será a que mudará o sentido de utilidade das recentes novidades Apple, apresentadas na última keynote.
Sim, é verdade que um dos desejos de há mais de uma década, a Siri em português de Portugal, será finalmente consagrado para todos. Contudo, esta é apenas a porta de entrada num mundo Apple Intelligence com muitas novidades. Eis tudo o que precisa de saber sobre as novidades do iOS 26.1.
O que há de novo no iOS 26.1?
O iOS 26 trouxe grandes novidades ao iPhone, com destaque para o novo design Liquid Glass. Já o iOS 26.1 é uma atualização significativamente mais pequena, centrada sobretudo no aperfeiçoamento.
O iOS 26.1 traz um conjunto de pequenos ajustes na interface:
- Na aplicação Telefone, o teclado numérico passa a usar o design Liquid Glass.
- Na aplicação Fotografias, a barra de navegação e o seletor de vídeo têm agora fundos esbatidos, com melhor legibilidade.
- No iPadOS 26.1, a interface de Transferências no Safari passa a surgir como uma janela dedicada ao centro do ecrã. Antes, era um menu suspenso a partir do ícone de transferências.
- Na aplicação Calendário, as cores de fundo dos eventos são agora mostradas a toda a largura.
Melhorias na aplicação Música
Uma das maiores remodelações do iOS 26 foi na aplicação Música, que recebeu o novo visual Liquid Glass e uma reorganização do seu sistema de navegação.
No iOS 26.1, a Apple introduziu uma alteração muito bem-vinda: agora é possível deslizar para a esquerda ou direita na barra “A Reproduzir” na parte inferior da aplicação para alternar facilmente entre músicas. Este acesso rápido é uma excelente melhoria face ao design original do iOS 26.
Apple Intelligence
Como referimos, e como a própria Apple tinha prometido, o Apple Intelligence continua a sua expansão global com o iOS 26.1. Desta vez mais especial para os portugueses.

Nesta versão final, o iOS 26.1 já limou algumas arestas e as duas vozes da Siri já podem ser descarregadas em português de Portugal.
A atualização traz suporte para oito novos idiomas:
- Chinês (tradicional)
- Dinamarquês
- Neerlandês (holandês)
- Norueguês
- Português (Portugal)
- Sueco
- Turco
- Vietnamita
Expansão da tradução em tempo real nos AirPods
A funcionalidade de Tradução em Tempo Real foi lançada em setembro para os AirPods Pro 2, AirPods Pro 3 e AirPods 4, com suporte para inglês (EUA e Reino Unido), francês, alemão, português (Brasil) e espanhol (Espanha).
O iOS 26.1 adiciona suporte para mais cinco idiomas:
- Chinês (mandarim, simplificado)
- Chinês (mandarim, tradicional)
- Italiano
- Japonês
- Coreano
Infelizmente, ainda não está disponível no português de Portugal, mas lá chegará o seu tempo.
Além destas novidades, o código do iOS 26.1 também faz referência ao trabalho da Apple em duas grandes mudanças para o iPhone:
- A Apple está a desenvolver suporte MCP para permitir Inteligência Artificial agentic no Mac, iPhone e iPad.
- O iOS 26.1 sugere que o iPhone poderá ganhar suporte para smartwatches de terceiros.
Alarmes que ganham outra usabilidade
Os alarmes e temporizadores são agora mais difíceis de desligar, graças a um novo gesto “Deslizar para parar”.
Tanto os alarmes como os temporizadores foram atualizados no iOS 26 para utilizarem um novo design, com botões no ecrã muito maiores do que antes.
Agora, no iOS 26.1, a Apple substituiu o botão “Parar” por um novo gesto deslizante que exige um pouco mais de intencionalidade.
Isto deverá tornar mais raros o desligar acidental de alarmes.
iOS 26.1 traz melhorias em áudio e interface
O iOS 26.1 introduz novidades importantes para utilizadores que recorrem a microfones externos. É agora possível ajustar o ganho de entrada diretamente no painel de entrada da Central de controlo, oferecendo maior controlo sobre a qualidade do som.
Além disso, esta versão permite personalizar o local onde as gravações de áudio locais são guardadas, tornando a gestão de ficheiros mais flexível.
No capítulo da interface, as melhorias continuam a evoluir. Os títulos das pastas de aplicações passam a estar alinhados à esquerda, assim como os cabeçalhos dentro da app Definições, promovendo uma experiência visual mais consistente.
Outras alterações de interface refletem pequenas atualizações de design que tornam o sistema mais intuitivo.
Notas de lançamento
Novidades Principais desta Atualização de Software
A atualização apresenta uma vasta gama de melhorias no design, novas funcionalidades em várias aplicações e um foco maior na personalização, segurança e saúde.
Design
- O Liquid Glass torna as interações em todo o ios mais agradáveis, refrata e reflete conteúdo em tempo real e permite focar ainda mais a atenção no conteúdo apresentado no ecrã.
- O tempo adaptável no ecrã bloqueado redimensiona-se de forma fluida em função do espaço disponível no ecrã, complementando os objetos das fotografias e adaptando-se à medida que vão aparecendo notificações e atividades em tempo real.
- Os cenários espaciais permitem adicionar um novo efeito 3D aos fundos de ecrã com fotografias, dando-lhes vida quando move o iPhone.
- Os ícones das aplicações têm um aspeto totalmente novo com Liquid Glass e há mais formas de os personalizar com aspetos claros ou escuros atualizados, novos ícones com tonalidades de cor e um novo visual transparente.
- As ilustrações animadas dos álbuns tornam a reprodução de música mais imersiva, com animações em ecrã completo concebidas por artistas em albuns suportados.
Câmara
- O design otimizado facilita o acesso aos modos de captura de fotografia e vídeo, e para aceder aos restantes modos basta passar o dedo.
- As sugestões de limpeza avisam quando a lente está suja para poder tirar fotografias com a maior nitidez possível (iPhone 15 e posterior).
- O novo gesto dos AirPods permite tirar uma fotografia ou começar a gravar vídeo: basta premir a haste dos AirPods 4 e AirPods Pro 2 e modelos posteriores.
Fotografia
- Os separadores distintos para Biblioteca e Coleções facilitam a navegação e é possível aceder à pesquisa em todas as vistas.
- A vista de coleções pode ser personalizada com três opções de disposição diferentes e é fácil comprimir e reordenar as coleções.
- O reconhecimento de eventos, como concertos e eventos desportivos, permite ver informação detalhada sobre um evento e aceder a conteúdo relacionado.
Telefone
- A nova opção de disposição unificada reúne Favoritos, Recentes e Voicemail.
- As chamadas filtradas de números desconhecidos podem ser colocadas numa nova área da lista de chamadas para não incomodarem.
Mensagens
- A filtragem de remetentes desconhecidos ajuda a controlar quem pode entrar em contacto consigo e coloca as mensagens filtradas numa nova área da lista de conversas, para não incomodarem.
- É possível adicionar fundos às conversas para as personalizar, com a opção de usar fundos integrados ou fotografias próprias.
- As sondagens podem ajudar a saber a disponibilidade de todos para um jantar ou a decidir sobre um presente de grupo.
- Os indicadores de digitação em grupos permitem saber exatamente quem está prestes a intervir.
CarPlay
- Um novo design com Liquid Glass ajuda a distinguir cada área de interação do painel e o novo design da barra de separadores facilita a navegação nas aplicações.
- Com o design compacto para chamadas recebidas, é fácil acompanhar as indicações da sua aplicação de navegação favorita.
- Os Tapbacks na aplicação Mensagens permitem-lhe reagir facilmente às mensagens enquanto conduz, por exemplo, com um polegar para cima ou um coração.
- As conversas afixadas aparecem na parte superior da aplicação Mensagens, para facilitar o acesso às conversas mais frequentes.
- As pilhas de widgets encontram-se à esquerda do painel, para poder ver rapidamente as suas aplicações favoritas.
- As atividades em tempo real aparecem automaticamente no painel, o que facilita o acompanhamento de eventos enquanto conduz.
Mapas
- Os itinerários preferidos melhoram as suas deslocações frequentes ao aprenderem os itinerários que faz entre locais que visita regularmente, como o trajeto de casa para o trabalho.
Música
- Graças à tradução e pronúncia das letras, é mais fácil acompanhar as suas músicas favoritas e compreender o seu significado, mesmo que não saiba o idioma.
- AutoMix efetua transições entre músicas sem interrupções, como um DJ, ajustando o tempo e o ritmo para proporcionar uma experiência de reprodução contínua.
- Afixe músicas, albuns, listas de reprodução e muito mais na parte superior da biblioteca para poder reproduzi-los de forma rápida e fácil.
Carteira
- Os cartões de embarque atualizados dão-lhe mais acesso a informação relevante e atempada sobre os voos e aeroportos, bem como acesso rápido às funcionalidades da aplicação da companhia aérea.
- As opções de financiamento por prestações do seu banco ou fornecedor do cartão (para compras com cartão de crédito e débito) estão disponíveis no iPhone quando paga com o Apple Pay em lojas físicas.
Apple Games
- A nova aplicação é um destino central para jogos no iPhone, onde pode retomar os jogos que adora, descobrir novos favoritos e jogar com amigos de novas formas.
- Desafie amigos, acompanhe as pontuações em tempo real e veja o que os seus amigos andam a jogar.
- Aceda a toda a biblioteca de jogos, incluindo as descargas novas e antigas da App Store e do Apple Arcade, e inicie-os sempre que quiser.
- As recomendações de novos jogos são baseadas nos jogos que mais gosta de jogar.
Proteger as crianças online
- Os pedidos de comunicação permitem que as crianças enviem pedidos aos pais quando querem poder comunicar com novos números de telefone.
- Converta facilmente as contas existentes em contas para crianças para tirar o máximo partido de todas as proteções de segurança disponíveis para crianças.
- As experiências adequadas à idade nas aplicações dão aos pais a opção de permitir que as crianças partilhem a respetiva faixa etária com aplicações de terceiros, para poderem aceder a conteúdos e funcionalidades adequados à respetiva faixa etária.
- A funcionalidade Segurança na comunicação foi alargada para intervir quando é detetada nudez em chamadas FaceTime em direto e para desfocar nudez em álbuns partilhados na aplicação Fotografias.
Acessibilidade
- Os rótulos nutricionais de acessibilidade nas páginas de produtos da App Store indicam se funcionalidades de acessibilidade, como o VoiceOver, o controlo por voz e as legendas, estão disponíveis em aplicações e jogos antes de os descarregar.
- O leitor de acessibilidade facilita a leitura do texto em qualquer aplicação, oferecendo novas formas de personalizar o texto com diversas opções de tipo de letra, cor e espaçamento, assim como suporte para conteúdo enunciado.
- O acesso braille ajuda a tomar notas, ler documentos, abrir aplicações e efetuar várias outras tarefas com facilidade através da linha braille ligada.
Outros
- A aplicação Pré-visualização, nova no iPhone, é dedicada à visualização e edição de ficheiros PDF, com funcionalidades poderosas como o autopreenchimento, um digitalizador de documentos e opções de exportação.
- O FaceTime tem uma página de início renovada que inclui cartazes de contacto personalizados para as chamadas recentes e mensagens de vídeo que são reproduzidas à medida que se desloca no ecrã.
- A captura local grava o áudio e vídeo de alta qualidade do iPhone durante qualquer chamada de videoconferência, permitindo-lhe produzir entrevistas ou podcasts com gravações mais nítidas.
- O seletor de entrada de áudio na central de controlo facilita a escolha do microfone adequado para cada aplicação, incluindo na web.
- O tempo estimado de carregamento indica quanto tempo demorará a carregar o iPhone.
- O consumo adaptável aprende com o seu uso habitual da bateria e, nos dias de maior consumo, faz ajustes automáticos para ajudar a prolongar a duração da bateria ao longo do dia (iPhone 15 Pro e modelos posteriores).
- A experiência de registo da tensão arterial na aplicação Saúde pode enviar-lhe lembretes para medir a tensão arterial com um medidor de terceiros e criar um relatório em PDF para o seu prestador de cuidados de saúde.
- O novo separador Treino na aplicação Fitness permite registar treinos e ver métricas como ritmo e distância, e ainda mais se tiver um monitor de frequência cardíaca compatível, como os AirPods Pro 3. Se tiver um Apple Watch, pode aproveitar o ecrã maior ao usar funcionalidades como a criação de um treino personalizado.
- A temperatura adaptável ajusta automaticamente o termóstato à sua temperatura preferida quando está a caminho de casa e ajusta-se para poupar energia quando sai de casa ou vai de férias.
- As opções personalizadas de adiamento permitem ajustar o tempo de adiamento do alarme, com opções entre 1 e 15 minutos.
- O histórico de palavras-passe fornece uma linha temporal das alterações efetuadas a uma conta na aplicação Palavras-passe, incluindo um histórico das palavras-passe anteriores e das palavras-passe fortes geradas.
- A aplicação Notas permite importar e exportar ficheiros com formatação Markdown.
Portanto...
Como se vê, o iOS 26.1 é uma atualização importante para o iPhone. Se ainda não atualizou para o iOS 26, o iOS 26.1 será uma excelente oportunidade para o fazer, já que é, em geral, mais estável e refinado do que a versão inicial do iOS 26.
Como é hábito, junto com o iOS 26.1, a Apple lançou também o iPadOS 26.1, watchOS 26.1, macOS Tahoe 26.1, tvOS 26.1, visionOS 26.1 e HomePod 26.1.

























“O design Liquid Glass do iOS 26 tornou-se uma inovação significativa, mas não agradou a todos. A versão 26.1 adicionou, portanto, uma opção que pode ser encontrada em Definições → Ecrã e Brilho → Liquid Glass. Há duas opções disponíveis: “Transparente” (deixa ver o conteúdo por baixo) e “Matizado” (aumenta o contraste e melhora a legibilidade em todo o sistema).”
Não me estava a entender grande coisa com o Liquid Glass, passei para o “Liquid Glass Matizado”.
O matizado também não muda muito, eu prefiro o “Reduzir Transparências” nas acessibelidades. Contudo, este “Liquid Glass” continua a parecer, mesmo com a opção “Matizado”, um tema chinoca inacabado de uma playstore.
Penso que neste aspecto não há nenhuma inovação. Este grafismo é uma aberração…
Não gostas – não uses. Os que não gostavam por aí além, que era o meu caso. têm agora duas opções.
O problema é esse, eu não gosto, tinha atualização automática e agora não posso voltar ao 18.7.1. Pedi no suporte solução e não há. Por isso não se pode aplicar o “Não gostas – não uses”.
Se, nas Definições / Acessibilidade:
– Em Tamanho do texto e visualização ativares reduzir transparência
– Em Movimento ativares reduzir movimento
deves ficar com a interface que pretendes
O ios 26.1 é uma tentativa da apple chegar aos calcanhares do android 16 mas não conseguiu. O meu samsung ja tem IA e em portugues de Portugal ha 3 anos, a apple nao
Incrível ! Chama-se a isso: poder de escolha.
Errado manelito, chama se a isso falta de literacia financeira e burrice. A maioria das pessoas nao e informada, basta ver as pessoas que entram numa worten e nem sabem o que e uma 5070 ti da nvidia….ou dizem coisas como mais ram pc mais rapido… Ios e tao mau que nem permite acesso a musica e fotos no file explorer porque nao tem, nem permite importar uma musica sem sincronizar a biblioteca inteira com um pc
estamos em 2025, já ninguém sincroniza musicas, a malta começou a usar serviços de streaming ainda nem sequer existiam smartphones capacitativos.
iOS é bom por outros motivos que não flexibilidade para o consumidor, para isso a google criou o android e abriu ao mundo
Ai Zé Zé…a tua inocência comove-me….
O que tem um pc, uma gráfica ou a literacia financeira a ver com aquilo que escrevi ? E 2m 2025 há assim tanta gente a sincronizar músicas no android ? Não me digas que o Spotify não corre no teu Xiaomi …
Já instalei e a apple intelligence functiona em PtPt e com região na Alemanha.
Regiao alemanha para que? A regiao e Portugal, se estas na alemanha devias era aprender a falar alemao ou ate te olham de lado
Para efeitos da aplicação pela Apple das regras da UE (Lei dos Mercados Digitais) o que conta é se o pais pertence à UE (“região UE”).
Há as versões iOS-global (que já tinha Apple Intelligence) e iOS-UE (que não tinha e passou a ter).
Não percebi foi se os HomePod também ganharam as novas linguagens e se isso significa um potencial lançamento no nosso mercado (finalmente). Tecnicamente as novas linguagens foram para o Apple Intelligence, que os HomePod não suportam…
homepods ainda são um produto mediocre, a siri para multimedia e home é uma autentica sopeira
Com o IOS 26.1 já passa a ser possível definir a Siri em PT-PT nos HomePod mini e HomePod 1.ª e 2.ª Geração?
Não, o HomePod ainda tem uma gestão de idiomas à parte da Siri. Ainda não saiu o português no HomePod. Tem muito a ver com a estratégia da Apple em colocar nalguns mercados este seu produto.
“Apple Inteligence and some Siri features are not available when language is set to Portuguese (Portugal)
Voice recognition content will no longer be available.
Raise to Speak on Apple Watch will also not be available.”
Ya, acho que vou ficar em inglês para sempre
O reconhecimento de voz (“Voice Recognition”) quando se altera a língua (idioma) do Siri fica disponível após se dizer umas quantas frases indicadas pelo Siri.
Já quanto à opção “Raise to Speak”, em inglês, ou “Levantar para falar” quando o idioma é “Português (Brasil) desaparece quando se altera para “Português (Portugal)” – o que não faz sentido, tem aspeto de bug ou de uma coisa feita à pressa.
A mim não me faz diferença, quase não uso o Siri. Praticamente só uso para ativar apps (se me lembrar do nome delas) sem ter que as procurar.
Valia a pena fazer um post a perguntar para que é que agora cada um usa o Siri, já com Apple Intelligence.
Eu uso Siri apenas a conduzir ou quando tenho as mãos ocupadas, leitura de mensagens e e-mails, assim como escrever alguns replies, gestão de música, alternar entre aplicações, com Apple Intelligence agora também uso para perguntar coisas ou pesquisar que faria manualmente. Faço tudo em inglês desde que existe Siri, nunca senti necessidade da troca da linguagem, principalmente desde que me consegue ler mensagens em PT mesmo com a Siri em inglês, lê em PT, e eu respondo em inglês, quem fala comigo já sabe que estou a usar Siri por isso é levam com respostas em inglês, igual com e-mails, mas 90% dos e-mails que troco são inglês por isso menos impacto tem
A Pior coisa que fiz foi actualizar o meu Iphone 12 para o Ios 26… Ficou SUPER LENTO.
Quanto ao SIRI… à anos que já devia ter portugues de Portugal.
Os iPhones de “fim da linha”, ou seja, os últimos a ainda ter atualização, sempre se queixaram de lentidão na atualização para a última versão “major (XY.0)”. Mas ultimamente, tirando um período inicial que todos os iPhones sofrem, enquanto “digerem” a nova versão, não me tenho apercebido do SUPER LENTO. Nos fóruns, de certeza, que aparecem muitas queixas, como em cada nova versão. Ms vê lá o que dizem e quais as soluções.
Mas, já agora, usavas o SIRI para quê, que te prejudicava estar em PT-BR?
Português de Portugal? o português utilizado é uma vergonha e um insulto aos portugueses. De português de portugal não tem nada.
E brasileiro, portugal e uma colonia europeia não tem interesse
Dá lá exemplos.
No próprio site da Apple, tem um vídeo, que se selecionar a legenda: português (Portugal). Apresenta Você, e outros vocábulos, todos em Brasileiro.
Podes colar o endereço da página em que esse vídeo está disponível?
Por acaso, acho pouca graça a que me tratem por tu sem me conhecerem de lado nenhum (já as tias de Cascais é que usam você até para se dirigir aos filhos). “Você” é um vocábulo tanto brasileiro como português e PALOP.
E estás a dar um exemplo de legendagem automática de um vídeo.
Mas não me admirava nada que o Siri tivesse colado uma camada de PT-PT em cima de PT-BR. É o que acontece por exemplo no ChatGPT em PT-PT – escavando, nem é preciso muito, nota-se.
Basicamente o o pt-pt só apareceu no iPadOS e no iOS.
Apple Watch, Apple TV e HomePod não foram contenplados.
Uma pena que Apple não invista mais na smart home que está a anos luz dos outros.