Apple lança novo HomePod grande com design refinado e nova cor
Hoje, a Apple anunciou o seu mais recente HomePod de segunda geração. A coluna inteligente de aparência futurista não apenas faz avanços em acústica, mas também está repleto de inovações, desde recursos avançados de Siri e áudio computacional até gestão e automação de dispositivo inteligentes.
Além do novo preço, a empresa de Cupertino recheou a nova coluna com muitas novidades que vão seguramente aliciar o consumidor. Será desta que chega a Portugal?
A nova versão será a sucessora do HomePod original de 2018
A Apple descontinuou o HomePod original em março de 2021 devido a vendas abaixo do esperado. Apesar da descontinuidade, a coluna inteligente de alta qualidade ainda tem muito mercado. E foi seguramente essa a razão da Apple ter agora lançado uma versão muito evoluída.
A empresa de Cupertino anunciou o HomePod de segunda geração, um sucessor do modelo de tamanho. O novo HomePod tem um preço inicial de 349,00 €, recursos domésticos inteligentes aprimorados, sensores de temperatura e humidade e muito mais. O novo HomePod está disponível para encomenda hoje e começará a chegar em 3 de fevereiro.
Novos recursos e detalhes da coluna inteligente
O design do novo HomePod é bastante semelhante ao modelo da geração anterior. A grande mudança é que a superfície de toque na parte superior do HomePod agora ilumina-se de ponta a ponta, semelhante ao HomePod mini.
O HomePod de segunda geração está disponível em duas cores: branco e meia-noite. As imagens fazem com que a cor da meia-noite pareça muito semelhante ao cinza espacial anterior, mas a Apple jura que é uma “nova cor feita com tecido de malha 100% reciclado, com um cabo de alimentação da mesma cor”.
Em termos de especificações, o novo HomePod tem cinco tweeters, o que é inferior aos sete tweeters do HomePod original em tamanho real. É alimentado pelo chip S7, em comparação com o chip A8 no HomePod original e o S5 no HomePod mini. A matriz de microfones também caiu de seis para quatro.
A Apple parece pensar que essas mudanças não terão impacto na qualidade do som:
O HomePod oferece qualidade de áudio incrível, com graves ricos e profundos e altas frequências impressionantes. Um woofer de alta excursão de engenharia personalizada, um motor poderoso que aciona o diafragma de um notável microfone de equalização de graves de 20 mm e um conjunto de cinco tweeters de formação de feixe em torno da base, todos trabalham juntos para obter uma experiência acústica poderosa. O chip S7 é combinado com software e tecnologia de deteção de sistema para oferecer áudio computacional ainda mais avançado que maximiza todo o potencial do seu sistema acústico para uma experiência de audição inovadora.
O novo HomePod suporta reconhecimento de som, que é um recurso também suportado por outros dispositivos da Apple. No HomePod, este recurso pode ouvir alarmes de fumo e monóxido de carbono e enviar uma notificação diretamente para o seu iPhone se um som for identificado.
Este recurso, no entanto, não será lançado até a primavera com uma futura atualização de software.
Suporte Matter
Matter lançado no outono passado, permite que os produtos domésticos inteligentes funcionem através dos ecossistemas, mantendo simultaneamente os mais altos níveis de segurança. A Apple é um membro da Connectivity Standards Alliance, que mantém o padrão Matter, juntamente com outros líderes da indústria.
O HomePod liga e controla acessórios que suportam Matter, e serve como um núcleo doméstico essencial, dando aos utilizadores acesso quando estão fora de casa.
A Apple também adicionou um chip U1 ao HomePod de tamanho normal pela primeira vez. A empresa diz que este chip é usado para recursos de Handoff mais avançados e confiáveis ao transferir músicas do iPhone para o HomePod.
A má notícia é que ainda não é desta que a coluna chega ao mercado nacional.
Este artigo tem mais de um ano
Muito bonita, deve ter uma qualidade sonora boa.
Mas em termos de integração com equipamentos, é para esquecer, tem um portfolio minusculo.
É o calcanhar de aquiles de sistemas fechados, como tudo o que é da apple, a pessoa fica sujeita ao que a empresa oferece.
Sem duvida que dentro do mesmo ecositema funciona lindamente, mas fica longe e muito longe mesmo da concorrencia como um sistema inteligente para se poder integrar numa casa.
Eu tenho tanto uma coluna da google como da alexa, e mesmo assim com a imensa compatiblidade que oferecem, senti necessidade de ter um servidor Homeassistant para gerir todos os equipamentos da minha casa.
Dito isto, não consigo aconselhar ninguem que queira ter uma casa inteligente a adequirir isto.
Se são clientes que querem boa qualidade se som, comprei colunas com IA assit, grande parte é compatilvel com a alexa ou google.
(existe sound bars da BOSE, Etc com integração)
Mais ou menos… pois o que não faltam são dispositivos com suportes Homekit. É verdade que não tem tanta oferta como outros concorrentes, mas o nível de integração com os ecossistema, até acho que é superior. Basta ver que Homekit é está suportado no iPhone, Mac, Apple Watch, Apple TV e iPad. Tens tudo, de câmaras, a TVs, tomadas, interruptores, diferenciais, campainhas de porta, fechos, um vasto leque de iluminação, máquinas de café, sumos, sei lá… há muita coisa disponível.
Com esta coluna consegue-se ter praticamente tudo, até os produtos Xiaomi, que disponibiliza a gateway com Homekit e daí até ter mil coisas… é um saltinho.
Eu, como utilizador, uso a HomePod como central inteligente para luzes, aquecimento/arrefecimento, sistema de videovigilância, sensores de fumo/monóxido de carbono, sensores de humidade, sensores de movimento, controlo de tomadas… entretenimento, etc etc etc.
O som é muito bom, e capacita a casa não só com automatismos, mas também com gestão de tarefas.
Esta coluna (ou colunas, tenho 3, uma delas mini) são ótimas para emparelhar com a Apple TV, por exemplo, ou com as TVs LG, entre outras marcas.
Portanto, é uma questão de gosto e não de falta de oferta, como dizes. Mas onde te dou razão é na oferta em Portugal, visto que muitas pessoas podem não gostar de comprar online. Online há uma enormidade de dispositivos.
Quem tiver equipamento Apple, e conseguir comprar esta coluna (que há lojas de terceiros que já a vendem) poderá usufruir do ecossistema.
PS: com o FTTT mais a app Atalhos… dá para fazer… mil coisas 😉 até usar serviços dos concorrentes.
Não é este dispositivo que já traz compatibilidade com Matter? Se sim (li noutro site de tecnologia), é talvez a característica mais importante e foi deixada fora do texto. Se não, peço antecipadamente desculpa.
Estava lá bem visível (Matter) – é o que ler mal a notícia num dispositivo que não ajuda…
Victor tu já estás a entrar num patamar, de utilizadores avançados .
Eu que não me considero utilizador avançado uso um servidor homeassintant que tenho compatibilidade a 99% dos produtos.
Mas lá está ou o equipamento suporta oficialmente homekit, ou é o terror par por aquilo a funcionar.
E produtos homekit são muitooo poucos e são normalmente produtos mais caros que os outros.
Deixando de tretas a parte, se conheces bem o mundo da domótica, sabes que até dispositivos que se dizem compatíveis com. O Google e a Alexa, muitas vezes só a APP deles é que faculta as funcionalidades todas.
Podia dar te dezenas de exemplos.
Logo o ideal é usar um servidor como o homeassintant, para interligar a tralha toda sem perder nada ou ainda ganhar.
Não faz sentido no meu ver como utilizador tem uma APP para o aspirador uma para a máquina do sumo, uma para o vídeo porteiro, outra para o CCTV.
Eu tenho um tablet com uma página web que está tá ludo a um click com a planta da casa.
Até para mudar de canal, só preciso na planta da casa que está no tablet carregar na TV e automaticamente abre um comando de TV, com os botões como eu bem entendi de criar.
É outro luxo, e digo te, já tentei para um amigo meu que só tem Apple interligar tudo lá e desisti, funciona mas tem muita perca de informação e o telemóvel dele tem mais apps que sei lá o que.
Como assim?
Os produtos Xiaomi são caros? Aquara por exemplo, são bem baratos.
Sobre a App, de novo a app Casa funciona com isso tudo integrado. Por isso acho muito prático o homekit. E não preciso de mais nada. Conheces a app Casa?
Produtos da Xiaomi!!!
Do que foste falar, é que tenho alguns aqui em casa.
Se for por WiFi, até que a integração não é de todo péssima. Mas desses funções na mesma
Se for ” sem fios” bluetooth, uiii esquece que tristeza.
Tenho aqui uns sensores de água, de temperatura e humidade que posso te oferecer.
Sem dúvida barato, mas não é a experiência de domótica que se queira ter. Lá está não dá para fazer uma integração absoluta.
Tenho equipamento da sonoff, outra muito bons, mas integração de sensores e botões esquece.
Até a porcaria do aspirador!!!
Consegues mandar ele ligar e desligar e por a carregar.
Mais que isso já fostes… Não tens feedback do aparelho se está ligado ou desligado, etc
Tens de ir a APP do próprio aparelho.
TV igual, liga, desliga aumenta o som, abre o Netflix,etc
Mas mais uma vez não tens o feedback da TV. ( Aliás tens diz se está on ou off)
Mais uma vez, queres mais dados, tens de ter a APP.
Um exemplo muito simples, eu quando abro o Netflix em casa, seja por voz, seja pegar o comando da TV, automaticamente tenho um cenário programado para alterar as luzes de casa.
Tu na tua provavelmente só consegues isso se for por voz, não o consegues com o comando, pois a TV não dá o feedback que está aberto o Netflix na TV, logo o cenário pré programado nunca vai funcionar sem ser por voz.
E podia estar aqui o dia todo…
De longe que é o pior sistema de assistência de casa é da Apple e nem é preciso muito para se perceber isso.
Espera lá… agora os baratos que podemos usar no homekit, como tens noutras marcas para a Google ou Amazon.. não prestam? Há muitos e de variada qualidade como para outra plataforma qualquer. Eu disse isso já. Não tens em tanta quantidade, mas tens que chegue, e com Wi-Fi.
Sobre as TVs, tens até TVs com homekit, que já permitem alguma gestão, apesar de não ser por aí além em opções como um comando.
Sobre os cenários, podes criar automatismos, e ao ligares a TV podes mudar todo o cenário de luzes. Isso é fácil. Nem precisa por voz, podes até criar cenários variados, ligar os LEDs, fechar os estores, ligar o aquecimento, ativar as HomePod e n de outras coisas. Tudo na app Casa.
Percebo que não conheces o homekit, mas ainda não vi nos teus exemplos nada que não seja simples fazer. Aliás, basta eu entrar numa zona para todo um cenário se ativar. Posso inclusive recorrer à app atalhos e criar nnnn de coisas que automatizam o processo de domótica. Pesquisa um pouco sobre homekit e vais ficar surpreso com as possibilidades 😉
Não vai chegar a Portugal enquanto não houver reconhecimento de voz de português de Portugal.
Talvez em 2030…
Pois, mas não faz sentido a Apple estar a procrastinar. Se o assistente de voz da Acessibilidade é muito bom e em português de Portugal, não se entende porque não fizeram a adaptação tal como fizeram para o português do Brasil. Não faz grande sentido.
Provavelmente acham que o tuga sabe demasiado bem imitar o sotaque brasileiro.
Nada contra, mas percebe-me melhor em inglês.
Em termos de lingua, a Alexa da 10 a 0 a concorrência.
A Google também só tem PT-Br, funciona bem, mas não gosto.
E quando tens 2 contas associadas uma em inglês e outra em português como eu, é para esquecer….ou falas em Português e ele não entende e responde em inglês ou vise versa
Alexa nisso é melhor para comandos por voz, e é a interface que uso para comandos por voz porque é de longe a melhor
Boas..
Ok, isso já referi que, para mim, é uma falha. Prefiro até usar o inglês, porque me percebe melhor (nada contra o pt-BR).
Mas eu tenho uma definida e funciona muito bem. Não me revejo nesse problema.
A Alexa deixa a desejar em termos de ecossistema, que é uma ponte importante. Também ao nível de performance, nos smartphones, a Alexa é a pior dos 3 assistentes. Tem umas coisas boas, mas no conjunto, fica atrás da Siri. O Google Assistant domina.
Só espero que não de barraca como os outros…. O meu avariou nem 2 anos tinha…
Tenho 3 e o primeiro chegou em 2018 em nada de avarias.
Tenho 2 normais e 6 pequenos, o normal digamos deu o famoso pisca – e + a placa mãe berrou! Tenho mais de 120 dispositivos ligados no homekit e isto da muito jeito, só é pena não se arranjar em Portugal!!
120? Como?
Tendo! Só na entrada de casa tenho 10 imagine só o resto 🙂 tenho tudo ligado ao homekit tudo 🙂
Deve ser um pato com luzes individuais ligadas ao homekit em vez de ligar o interruptor. So na sala tenho 10 leds e todos ligados a 2 interruptores. Na alexa so tenho 2 interruptores ligadas a echo, muito melhor a não se que a pessoa queira ter controlo de cada lampada individualmente. Mas nesse caso e mais util num candeeiro de quarto ou sala para reduzir a luz enquanto se le ou alterar a cor. No meu caso tenho luzes led com speaker para passar spotify pela casa toda em musica ambiente e depois o homepod para musica mais alta
Eu tenho 2 homepods e tenho 8 homepods mini
120 dispositivos??
Que router é que tens?
Eu com 35 dispositivos ligados por WiFi, já começava a ter problemas. ( Router da operadora)
Entretanto comecei a usar aparelho zigbee, para não sub carregar o router.
Neste momento, estou a ponderar seriamente livrar me grande parte dos equipamentos sem fios, e usar por cabo.
Tirado algumas excepções como o caso do mini controladores que estão dentro de eletrodomésticos móveis, quero por tudo por fio.
O router falha, ou avaria e já foste, não há quase redondancia nenhuma aparelhos WiFi.
Tenho eero wifi mesh, ele divide por os hubs os dispositivos 🙂 se quiserem posso fazer um vídeo com os dispositivos bem como o eero.
A garantia de 2 anos da Apple é muito boa. Não pediste para trocar?
Problema disso é que estou em Portugal e eles não recebem nada que não seja vendido cá….
Os HomePod seja o “grande” seja o mini não existem oficialmente à venda em PT, contudo nesta página do site da Apple (em PT) está lá… é só erro na tradução do site ou podemos esperar algo mais
https://www.apple.com/pt/shop/smart-home/accessories Está aqui explicitamente escrito “Comprar o HomePod mini”. comentários?
Nenhum. É 100% erro, a página de comprar nem existe.
Mas de facto o Nuno viu algo interessante, que seguramente resulta na adaptação das páginas a cada idioma que depois não limpou o que não está disponível em Portugal. De facto é um erro. A página de compra não existe.
Nunca houve à venda n percebo o espanto
Tenho 2 homepod de 1 geração, quando tiver à venda na apple.es vou compra-lo.
Já está desde ontem. 😉 Entrega dia 3 de fevereiro.
Já vi que sim, vou mandar vir 1 de cada mês
Janeiro e Fevereiro? /s
Enviam para Portugal ?
Não tenho de ir a Espanha
Vou buscar a Espanha
existem lojas (sem ser o site offical apple.es) em ES que entregam em PT no dia seguinte (ou em poucos dias)
Comprei lá o meu Homepod mini. Posso por aqui o nome se nao for contra as regras.
Agradecemos 🙂
até hoje não tive problemas na macnificos. Os produtos são enviados via seur. Não vendem só Apple. Tenho um Logitech craft (com layout ES) que penso nunca foi posto à venda em PT e veio de lá sem problemas, isto para dizer que a embalagem do teclado embora não seja enorme também não é pequenina e chegou cá.
Eu prefiro ser da Apple e n gastar mais que o valor dele, pois em portugal põem o preço do mini muito mais caro que o normal.
Eu conheço a macnificos e comprei lá o meu HomePod , eu gosto de ir a Espanha pois vivo perto da fronteira por isso.
Eu não gosto disso , prefiro no site da apple.es, em espanha gosto muito de ir lá e aproveito e vou levantar a uma papelaria.