Apple lança iOS 12.5.5 com atualizações de segurança para iPhones e iPads antigos
A Apple não deixa para trás equipamentos mais antigos abandonados à sua sorte. Apesar dos iPhones anteriores ao iPhone 6S não terem o sistema operativo mais recente, o iOS 15, a Apple mantém estes dispositivos com atualizações de segurança, dado que ainda existem milhões de iPhone nesta condição.
Assim, a Apple lançou agora iOS 12.5.5 para iPhones e iPads mais antigos com "atualizações de segurança importantes".
Depois de ter lançado o iOS 15 ao público em geral e o iOS 15.1 beta para programadores, a empresa de Cupertino lançou agora A Apple o iOS 12.5.5 para modelos mais antigos de iPhone e iPad hoje. A empresa diz que a atualização inclui melhorias e correções de segurança notáveis e é recomendada para todos os utilizadores.
Segundo a empresa, esta atualização está disponível para o iPad Air, o iPad mini 2 e o iPad mini 3, bem como a 6.ª geração do iPod touch, iPhone 5s, iPhone 6 e iPhone 6 Plus. Todos estes dispositivos deixaram de ser compatíveis com o iOS 13, mas a Apple continuou a atualizá-los com importantes correções de segurança desde então.
A Apple já havia lançado o iOS 12.5.4 em junho com correções de segurança para vulnerabilidades do WebKit, entre outros problemas.
Então quais são as correções?
CoreGraphics
- Disponível para: iPhone 5s, iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPad Air, iPad mini 2, iPad mini 3, e iPod touch (6.ª geração)
- Impacto: O processamento de um PDF maliciosamente trabalhado pode levar à execução arbitrária de códigos. A Apple está ciente de um relatório de que esta questão pode ter sido ativamente explorada.
- Descrição: Um excesso de número inteiro foi abordado com uma melhor validação de entrada.
- CVE-2021-30860: The Citizen Lab
WebKit
- Disponível para: iPhone 5s, iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPad Air, iPad mini 2, iPad mini 3, e iPod touch (6,ª geração)
- Impacto: O processamento de conteúdo maliciosamente criado na web pode levar à execução arbitrária de códigos. A Apple está ciente de um relatório de que esta questão pode ter sido ativamente explorada.
- Descrição: Uma utilização após problema livre foi abordada com uma melhor gestão da memória.
- CVE-2021-30858: um investigador anónimo
XNU
- Disponível para: iPhone 5s, iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPad Air, iPad mini 2, iPad mini 3, e iPod touch (6ª geração)
- Impacto: Uma aplicação maliciosa pode ser capaz de executar código arbitrário com privilégios de kernel. A Apple está ciente de relatos de que existe uma exploração para esta questão na natureza.
- Descrição: Uma questão de confusão de tipo foi abordada com um melhor tratamento estatal. CVE-2021-30869: Erye Hernandez do Google Threat Analysis Group, Clément Lecigne do Google Threat Analysis Group, e Ian Beer do Google Project Zero
Estas atualizações são muito importantes. Logo que as possa fazer, não hesite. Vá a Definições > Geral > Atualização de software. Depois fica com o seu gadget Apple atualizado e seguro.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Fico lixado porque ando há uns dias a tentar perceber se o meu Samsung com menos de um ano tem a nova versão do android e estes gajos tem a papinha feita para actualizar telemóveis com mais de 8 anos… Eu sei que estas deste artigo são só actualizações de segurança, mas porra…
Faz como eu, compra um smartphone com Android One que por sua vez não traz bloatwares como a Samsung faz e tens 3 anos de updates garantidos.
Tenho um Nokia 8.1 (de 2018) e continuo a receber mensalmente updates de segurança. Os novos Nokias (ex. X20) têm 4 anos de updates garantidos
João, um comentário assim não faz sentido:
A) de que preço é o teu Samsung? Porque comparares uma marca (Apple) que só vende premium com uma marca que vende de todo o tipo…
B) o Samsung S9+ (3.5 anos) cá de casa continua a receber updates de segurança e funciona 5 estrelas. O meu S20 Ultra 5G (1.5 anos) obviamente recebe todo o tipo de updates. E é com estes que deves de comparar porque foram os equivalentes aos iPhones na sua época.
A Samsung é no mundo Android uma marca exemplar nesse aspecto, ainda que não esteja ao nível da Apple; por outro lado a garantia standard de 2 anos vem incluída em todos (Apple apenas 1 ano, vendedor tem que dar 1 ano extra) e a substituição de peças após 1 ano é bem mais em conta que na Apple.
Portanto há que comparar muitos pontos aqui. Eu tenho produtos da dias marcas e posso dizer que NUNCA tive que substituir um Samsung (e já tive muitos) e NUNCA tive que substituir um produto Apple. Mas já tive que substituir a bateria de iPhones (e amigos meus após 2 anos todos referem perda massiva de bateria) e só tive que comprar uma extra para um SIII após vários anos. Até o ainda cá em casa S8 tem a bateria ainda em razoável estado (75-80%).
O iPhone SE tem um preço que é considerado de média gama, e recebe todas as atualizações também.
o que dizes também não faz muito sentido!
A Apple tem iPhones que não são premium (ex: iPhone SE) e não é por isso que deixam de ter suporte, para além de que a Samsung chega a vender aparelhos mais caros do que os iPhone e não é por isso que melhora o tempo de suporte – continua a ser uns 4 anos no máximo enquanto a Apple já vai nos 8-9 anos.
E se fosse por uma questão de custos, a Samsung tem o luxo de poder investir menos no desenvolvimento de software já que é outra empresa que desenvolve o sistema e lança muitos dos updates (Google), para a qual não paga.
A razão é a “desorganização” no desenvolvimento de hardware e software. Não o faz a pensar no suporte a longo prazo, o seu objectivo é antes vender. A Samsung dispersa o seu hardware com demasiada variedade de componentes o que também dificulta o lançamento de updates a tempo e horas.
É engraçado, realmente a Samsung não desenvolve de raiz o SO dos seus smartphones e é uma empresa que não fabrica só topos de gama, mas tem sim smartphones de todas as gamas e mesmo assim consegue fazer um ou dois, ou três topos de gama muito melhores do que quaisquer iPhones além de inovar realmente e não como a Apple faz que só atira areia para os olhos dos seus “exemplares” clientes! É obra!!!
tanta inovação e não é capaz de garantir actualizações para todos os seus clientes…
@Tadeu, nem a Apple garante actualizações para todos os seus clientes, ou seja, das duas uma, ou não percebes nada disto ou então não percebes mesmo nada disto!
V.T., really? Não fazia ideia que a Apple tinha políticas diferenciadas entre clientes? Qual é o aparelho da Apple que perde suporte passados 2 anos?
Completamente de acordo Estradiol. A Samsung em termos de actualizações é a melhor no mundo Android e de longe, tanto na rapidez como na duração das tais actualizações ao longo do tempo. Tenho um S10 que tem 2.5 anos e está actualizado a tempo e a horas.
Quem compra android fica sem suporte e obsoleto passado 6 meses. Nao admira que toda a gente esteja a comprar o iphone 13 e 12 e até o 11. Em Portugal o smartphone mais vendido foi o iphone 12 e o segundo mais vendido 11. As pessoas preferem um iphone 8 recondicionado a um xiaomi novo deste ano