Apple: iOS 14.4 apresentará um aviso nos iPhones com câmaras não originais
A Apple preza bastante a utilização de componentes oficiais, ao ponto de já ter tentado "bloquear" as reparações não autorizadas. No passado, a empresa ativou alertas para que um dispositivo Apple recebesse um componente "não homologado". Agora, a empresa volta a pressionar o mercado ao colocar um aviso no iOS 14.4 para informar que as câmaras existentes no iPhone não são originais.
Este alerta foi descoberto na análise detalhada à 4.ª versão beta do iOS 14.4 que foi disponibilizado esta semana aos programadores.
Se a câmara não for genuína, o iOS 14.4 vai alertar
Na segunda versão beta do iOS 14.4 disponibilizada aos programadores esta semana foi descoberto um código que indica que a Apple apresentará um novo aviso nos iPhones que tiveram as suas câmaras reparadas ou substituídas por componentes de reposição em vez de componentes genuínos da Apple.
Não foi possível verificar se este iPhone tem uma câmara genuína da Apple.
Mensagem que pode ser lida e que aparecerá aos utilizadores visados nas versões futuras.
Conforme acontece com um aviso semelhante para os ecrãs não originais do iPhone, a mensagem provavelmente aparecerá na app Definições -> Geral -> Informações. Além disso, este aviso também poderá aparecer como uma notificação no ecrã de bloqueio durante um curto período.
Para proteger quem compra um iPhone usado ou recondicionado
O aviso semelhante ao do ecrã não afeta a capacidade de usar o iPhone ou o ecrã de nenhuma forma. Assim, espera-se um comportamento idêntico para a câmara. Este tipo de aviso tem como objetivo alertar o utilizador, quer para o equipamento que está a usar, quer para o resultado que vai receber.
Aliás, até quando a bateria não é genuína a Apple exibe uma mensagem semelhante. Isso também não afeta o desempenho do equipamento, apenas alerta quem usa. No caso da bateria não ser a adequada, o iOS desativa o recurso de integridade da bateria que exibe a capacidade máxima restante da bateria.
A mensagem da câmara não original provavelmente direcionará os utilizadores a um futuro documento de suporte da Apple. Este irá enfatizar a importância das reparações do iPhone por técnicos autorizados recorrendo a peças genuínas da Apple. A iFixit levou a cabo alguns testes e ainda não estará ativo o alerta, mas acredita-se que numa versão final estará disponível.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Mesmo sendo uma questão discutível, pelo menos vai proteger que compra no mercado de usados.
Assim a malta fica a saber que tem uma camera melhor que a de origem…
Isto é uma palhaçada, se eles não vendem as peças e não reparam a maioria das avarias, apenas substituem o telefone, para quê estes avisos?
Pq continuam a pensar só no mal?Porque não pensam antes (desde que não interfira com o desempenho claro) se pode ser um alerta para quem manda reparar pelo menos saber se ta a pagar peças originais ou não? È que isso acontece muito que pagar gato por lebre … e desculpem ai sim faz todo o sentido usar esta ferramenta
Mesmo com componentes originais aparecem os avisos, esses avisos aparecem sempre que se tente arranjar o iPhone fora de um centro autorizado Apple, caso os componentes sejam originais ou não é indiferente!
Nao e verdade, com os componentes originais nunca surge este aviso, isso e garantido. O problema e que material original so atraves da Apple ou reparadores certificados pela propria Apple, qq outro local de reparacao nunca usa pecas originais.
Garantistes com toda a certeza algumas mentiras que lês-te na internet e que tu pensas que sejam verdade, mostrado extrema ignorância e como não percebes nado sobre o assunto, falaste só mesmo por falar!
Os componentes a partir do iphone 11 não podem ser substituídos fora de um serviço autorizado apple, nada, nem display nem camearas nem bateria! Porque tem o numero de serie do componente escrito no sysconif da nand e a apple decidiu que se o numero de serie no coincide com o que esta escrito no sysconfig aparece o erro indiferente da peça ser original ou não, para alterar o sysconifg do iphone XR para cima que esta encriptado FORA de um serviço apple é preciso remover a nand e reprogrammar e ainda pagar a encriptação apos a modificação, um procedimento extremamente chato e demorado! No futuro vai ser possível escrever o numero de serie em componentes NÃO originais como já é possível em algumas baterias, mas em originais não!
Muitos locais de reparação usam o etradersupply que é apenas um de muitos que vendem componentes originais.
Essa notícia nem é do iOs 14, a notícia já saiu à + de 2 meses, sobre os iPhone 12 apresentarem esses avisos, os anteriores não têm esse problema