Apple ilibada num processo de entrega de iMessages ao Android
O iMessages, o serviço de mensagens da Apple, garante aos utilizadores uma forma de comunicação directa, imediata e a custo zero. Mas este sistema não é perfeito, principalmente para quem quer abandonar o iOS.
A impossibilidade de entregar mensagens a outros sistemas valeu à Apple vários processos em tribunal. Mas um deles foi agora decidido, com a razão a ficar do lado da Apple.
O problema da entrega de mensagens do serviço da Apple a outros sistemas fora do seu ecossistema não é novo. Todos os utilizadores que abandonam o iOS deixam de poder receber estas mensagens.
Diversos processos foram colocados contra a Apple, sempre alegando que a empresa privava os utilizadores dessas mensagens por estes terem abandonado o iOS.
Apenas no final de 2014 a Apple disponibilizou aos utilizadores uma forma de abandonar o iMessages a quem já não tinha acesso aos equipamentos com iOS e passou a alertar os utilizadores para que desliguem o serviço antes de abandonarem o iPhone.
Mas os processos não deixaram de correr nos tribunais e as decisões começam a surgir. Um dos casos acabou por ser resolvido, com o juiz a dar razão à Apple, tendo terminado o processo.
Do que se sabe o processo foi terminado porque se provou que os queixosos abandonaram os seus iPhones depois do processo ter tido início, não sendo por isso possível provar se as mensagens foram entregues ao iPhone ou ao Android.
O argumento que sustentava este processo caiu assim por terra. Os queixosos alegavam que a Apple escutava as comunicações e que filtrava as mensagens dirigidas aos equipamentos Android, de forma intencional, privando estes utilizadores de terem acesso às suas mensagens.
Desde que passou alertar os utilizadores para a necessidade de desactivar o serviço iMessages antes de trocar de telefones, a Apple garantiu que este problema desapareceu.
Para além disso, o serviço passou a ser mais consciente da entrega de mensagens e caso não as consiga fazer passou a alertar e a tentar enviá-las como SMS normais.
Este artigo tem mais de um ano
Ficou do lado de quem tem mais dinheiro. Típico.
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Tanta inveja, meu deus.
Processos em que a Apple é condenada:
– Fez-se justiça! É bom ver o sistema a funcionar! Agora não podem defender essa companhia do mal!
Processos em que a Apple é absolvida:
– O sistema é podre! Ganha sempre quem tem dinheiro! As corporações do mal vencem.
Não há como agradar essa gente!
PS: invertam o sentido das respostas se a empresa for o Google.
hum.. Não. Acabaste de acusar as pessoas de serem haters quando tu fazes exatamente o mesmo.
O problema aqui é coisas destas acontecerem, seja qual a empresa que seja.
“porque se provou que os queixosos abandonaram os seus iPhones depois do processo ter tido início, não sendo por isso possível provar se as mensagens foram entregues ao iPhone ou ao Android.”
Fair enough!
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Dois pesos.. duas medidas. Tipico da companhia em questão.
Ilibia de 1 crime, agora tratem dos outros 1001 crimes que faltam processar!
Sabes que “ilibado” significa que se deu como não culpado?
Neste caso a Apple foi ilibada, falta 1001 crimes para a Apple patrocinar mais ilibações!
Isso não era para se dizer :p
Existem outros aplicativos que funcionam em praticamente todas as plataformas móveis, que talvez sejam melhores para quem gosta de trocar de plataforma manter o contacto.
Desculpem. Nunca entendi isto. Seu nunca tive problemas no envio e receção de SMS entre iOS (meu) e android (namorada por exemplo).
Sinceramente não percebo isto. O iMessage não é um sistema de SMS mas sim de mensagens sobre IP (por redes 3G ou 4G). E só funciona entre iOS e se eu quiser. Mas quando tento enviar para um android a mensagem vai na mesma mas a verde. A verde é quando é mesmo SMS da operadora. O azul é do serviço Apple do iMessage. Mas nada disto se compara. Quando não tenho a rede móvel ligado nem o wifi eu só consigo enviar mensagens por SMS da operadora…
É simples. O iMessage regista o teu número de telefone no servidor e escolhe, por ti, se a mensagem é enviada como SMS ou iMessage, dependendo de quem a vai receber. O problema é que os números ficavam presos em servidor, muitas vezes por culpa do cliente que se esquecia de desligar o serviço, mas por vezes também porque aconteciam erros de serviço, e ficava impossibilitado de contactar com pessoas que tivessem iPhone porque o serviço pensava que estava a mandar uma iMessage de um aparelho não compatível.
A Apple teve muitos clientes a ligar por causa disto, especialmente desde o iOS 5 até ao iOS 8, e só lançou a ferramenta para remover os números do servidor, e que nem sempre funciona, quando este processo avançou. Posso-te dizer que contactei com muitas pessoas lesadas por este serviço e muitas delas voltaram a utilizar iOS simplesmente porque precisavam de contactar certas pessoas por mensagem e não conseguiam.
O que o iMessage faz, assim por alto, é roubar o teu número de telefone e tornar-te refém do serviç caso te esqueças de desligar o serviço. Não fico admirado que a Apple tenha ganho o processo, a juíza que o julgou já julgou dezenas de casos da Apple e nunca a condenou. Lobbies.