Apple e Google multadas em Itália por utilização indevida dos dados dos utilizadores
A posição de domínio no mercado que as empresas com a Apple ou a Google têm, leva-as a serem monitorizadas e avaliadas de forma constante. Tanto a União Europeia como os países que a integram estão de olhos postos nestas empresas.
É precisamente desta monitorização ativa que saiu a mais recente penalização, desta vez em Itália. Tanto a Apple como a Google receberam uma multa de 10 milhões de euros, por utilização indevida dos dados dos utilizadores.
Tanto a Apple como a Google têm acesso a dados dos seus utilizadores de forma clara. Ambas as empresas apregoam que a privacidade é um dos seus pilares e que tudo fazem para o garantir, algo que foi agora contrariado.
A autoridade italiana da concorrência anunciou que está a multar a Apple e a Google por estas usarem os dados dos utilizadores sem a sua autorização. Cada uma destas empresas tem um valor de 10 milhões de euros.
#Antitrust: sanzioni per 20 milioni a #Google e ad #Apple per uso dei dati degli utenti a fini commerciali#datipersonali #tutelaconsumatori #praticheingannevoli #praticheaggressivehttps://t.co/PmtZgURkAG
— Autorità Antitrust (@antitrust_it) November 26, 2021
Do que é revelado, esta multa surge porque tanto a Apple como a Google usam os dados que recolhem dos seus serviços para a sua atividade promocional e económica. Esta recolha supostamente acontece sem que os utilizadores concordem com esta ação.
A autoridade italiana da concorrência indica ainda que as empresas não fornecem informação suficiente e imediata de que os dados dos utilizadores vão ser usados. Há ainda a questão deste processo não ser opcional e não haver forma de o recusar.
O texto da multa declara que é indicado aos utilizadores que os seus dados vão ser usados para melhorar os serviços e a sua experiência de utilização. Algo que fica por provar é a utilização real destes mesmos dados dos utilizadores.
Tanto a Google como a Apple já reagiram a esta multa e a esta posição da autoridade italiana da concorrência. Ambas declaram que respeitam as regras e que os dados que têm dos utilizadores são recolhidos com a devida autorização destes.
Este artigo tem mais de um ano
Looooooooooool , as minhas informações com a Apple estão 100% seguras….só que não, são todos iguais.
Se por seguras entendes que as tuas informações não saem da Apple – sim, estão seguras. As tuas informações não saem da Apple – é o que confirma expressamente expressamente que os dados dos utilizadores não saem da Apple.
Não é isso que está em causa. O que está em causa é a Apple usar essas informações para promover a venda dos seus produtos, serviços e das sua lojas – sem que o utilizador fosse devidamente informado que os seus dados seriam utilizados com essa finalidade.
… confirma expressamente a Autoridade da Concorrência Italiana
Como se o Magalhaes quisesse saber. Ele gosta de trollar e fazer escarnio alheio das big corps e seus utilizadores.
Nada neste mundo é seguro 100% por isso a Apple também não é 100%segura.
Completamente errado , se tivesse o cuidado de ler a notícia original via que a Apple não vende os seus dados a terceiros ao contrário da Google…..” mesmo sem proceder a qualquer transferência de dados a terceiros, a Apple explora diretamente o valor econômico por meio de uma atividade promocional para aumentar a venda de seus produtos e / ou de terceiros por meio de suas plataformas comerciais App Store, iTunes Store e Apple Books . “
Alguns países da Europa e mesmo a União Europeia, quando precisam de graveto é sempre aos mesmos que o vão buscar, Google, Microsoft, Apple é tipo os pais da Europa que dão a mesada 🙂
Não acredito… A Apple vender os dados a terceiros como faz a Google/Alphabet? Algo que se sabe há anos, mas que os utilizadores continuam a negar porque pagam e bem por um producto igual ou muitas vezes inferior á concorrência?
Ainda bem que não acreditas, pois essa crença foste tu que a criaste baseada sabe-se lá no que.
Em informação factual não foi de certeza.
Experimenta ler o artigo antes de comentar.