Apple diz que o iOS 15 melhora a tecnologia anti-spoofing do Face ID
A tecnologia por detrás do Face ID é um dos tipos de hardware e software mais avançados que alguma vez foi colocado num dispositivo. A câmara TrueDepth capta dados faciais exatos através da projeção e análise de centenas de pontos invisíveis para criar um mapa do rosto do utilizador em profundidade, enquanto capta uma imagem de infravermelhos do rosto. Com o lançamento do iOS 15, a Apple trouxe ainda mais segurança, incluiu melhoramentos na tecnologia anti-spoofing.
Esta nova versão do iOS traz uma correção à tecnologia Face ID. Conforme sabemos, esta robusta medida de segurança está disponível para todos os dispositivos com o sensor TrueDepth: desde o iPhone X até à linha iPhone 12 e iPad Pro de terceira geração.
Antes de mais, o que é o Spoofing?
O Spoofing consiste em esconder a verdadeira identidade do atacante. No caso da identificação facial, é usada uma identidade falsa, uma máscara, uma falsificação do rosto, com o objetivo de enganar o sistema de segurança e, de forma ilegítima, entrar no sistema.
A probabilidade de uma pessoa aleatória olhar para o iPhone ou iPad Pro e desbloqueá-lo através do Face ID é aproximadamente de 1 em 1.000.000 com um único aspeto registado. Contudo, como proteção adicional, o Face ID permite apenas cinco tentativas sem êxito de correspondência antes de solicitar um código.
iOS 15 traz melhorias ao Face ID
O Face ID estabelece correspondências com informação em profundidade, que não se encontra em fotografias impressas ou digitais em 2D. Foi concebido de modo a proteger contra falsificação (spoofing) com recurso à utilização de máscaras ou de outras técnicas através da utilização de redes neuronais "anti-spoofing" sofisticadas.
O Face ID deteta inclusivamente a atenção. Reconhece se os seus olhos estão abertos e se a sua atenção está direcionada para o dispositivo. Isto torna ainda mais difícil para alguém desbloquear o dispositivo sem o seu conhecimento (por exemplo, quando estiver a dormir).
Portanto, os atacantes tentavam ludibriar o sistema de segurança do Face ID recorrendo a modelos 3D do rosto. Foi nesta área que a Apple melhorou o Face ID no iOS 15. A empresa também aborda algumas correções com o Neuronal Engine, CoreML, Siri, Kernel, Preferences, WebKit e muito mais.
Este artigo tem mais de um ano
Devo confessar que já tentei, só por curiosidade, testar várias formas de desbloqueio com outras pessoas, desde colocar os mesmos óculos, dias em que a barba estivesse parecida, fotos (eu sabia que imagens em 2d não dava, mas tinha de testar), e até hoje nada. Ainda que me irrite o facto de continuar a ser preciso deslizar o dedo pelo ecrã após desbloqueio (acho que já podiam fazer isso), até hoje, nesse campo, não tive equipamento que me transmitisse tanta segurança nesse aspeto. Já sei que há haters que arranjam logo cenas a apontar. Não entendo qual a complicação de aceitar que haja quem goste de sistemas operativos para além de Android. Também há quem goste de loiras, eu prefiro morenas. Isso é mau?! (Com o devido respeito pelas “geeks” femininas que por aqui passem, mas acho que há quem apenas perceba comparativos “à gajo”).
O facto de teres que fazer swipe é bom. Senão desbloqueias acidentalmente quando olhas para o ecrã.
Muitas vezes só quero ver as horas ou ler as notificações. Sempre gostei do detalhe de as notificações só mostrarem o texto quando o utilizador olha para o ecrã e a face é reconhecida.
Sim, desse ponto de vista sim. É verdade. Mas há alturas em que efetivamente só me apetecia que passasse logo ao ecrã.
Mas podiam colocar uma opção de ativar ou desativar o swipe, assim o utlizador escolhia o modo.
Parece que o iOS15 também melhorou significativamente a velocidade a que a bateria desaparece…
Isso és tu a inventar, como de costume 😉 Eu tenho-o desde a primeira beta em vários dispositivos, inclusive num X e não tenho esse problema. Depois de ter feito a instalação limpa do iOS 15, que sugiro a todos que façam, os consumos não sofreram nenhuma alteração. Aliás, notei sim que de beta para beta até à versão final, a bateria melhorou no iPhone 8 Plus e iPhone X.
Vítor há algum artigo em que mostre como realizar uma instalação limpa do ios?
O que há está ultrapassado, mas faço um em minutos.
Update: Feito: https://pplware.sapo.pt/apple/como-fazer-uma-instalacao-limpa-do-ios-15-e-ipados-no-seu-iphone-ou-ipad/
Oi? @V.T. Tenho um iPhone 8 e um 11 Pro a correr o iOS 15 e muito sinceramente, no 8 ate parece que melhorou. lol