Apple consegue registo de patente para Touch ID e Face ID no ecrã
O Face ID e o Touch ID sempre deram aos utilizadores garantias necessárias para serem a primeira linha de segurança nos pagamentos com dispositivos Apple. Portanto, se o acesso ao dinheiro é um dos motivos maiores para a segurança, estes métodos são atualmente dos melhores. No entanto, a empresa sempre adotou evoluções destas tecnologias, o caso do Touch ID é disso um exemplo, passando de um botão na frente do ecrã para um botão geometricamente diferente na lateral do dispositivo Apple. Ao que parece isto não fica por aqui.
Os primeiros rumores sobre o iPhone 14 sugerem que a Apple planeia alterar o posicionamento das suas tecnologias Touch ID e Face ID para debaixo do ecrã. Segundo uma patente concedida hoje, há duas formas de o fazer.
Patente da Apple mostra tecnologia biométrica debaixo do ecrã
A Apple poderá em breve incorporar o Touch ID e o Face ID debaixo do ecrã. Pelo menos a patente agora concedida à empresa assim o indicia. Apesar de tecnicamente a Apple descrever a forma de o fazer, como mostra a patente, será mais simples o leitor de impressão digital passar para essa fase. Os sensores e câmaras face ID poderão não ser tão simples de recolocar.
Segundo o que é descrito, é colocado um sensor de imagem posicionado abaixo da placa de proteção, adjacente à camada do ecrã. Assim, um dispositivo eletrónico convencional, que incorpora camadas no ecrã e um sensor de imagem, normalmente requer uma cobertura protetora de grande área que se estende para além da periferia dessas camadas no ecrã, de modo a reservar espaço para acomodar o sensor de imagem.
Esta construção convencional aumenta de forma indesejável as margens do ecrã, assim como aumenta a caixa do próprio dispositivo. Contudo, a Apple não especifica como o fará. O foco principal da patente é a incorporação de um sensor de imagem no ecrã de modo a ler uma impressão digital, ou seja, o Touch ID incorporado.
No entanto, a Apple observa que a mesma abordagem pode ser adotada para outras formas de identificação biométrica, incluindo Face ID. Isto é, o dispositivo eletrónico pode implementar imagens através da visualização para qualquer imagem adequada, deteção, agregação de dados, ou para fins de captação de luz, podendo fazer então o reconhecimento facial.
Será possível a Apple ter ambos os sistemas implementados em conjunto?
Ter o Face ID e o Touch ID incorporados no ecrã seria uma forma de manter todos os utilizadores felizes. Além disso, este passo abriria também o Face ID aos ecrãs dos Macs. Já não haveria necessidade dos computadores terem aquela margem no ecrã mais larga para ter câmaras e sensores.
Aliás, a Bloomberg sugeriu recentemente que o Face ID deveria chegar aos Macs dentro de alguns anos. Bom, ter uma câmara debaixo do ecrã poderá não ser para já. Não será simples manter uma imagem nítida com uma câmara debaixo de um ecrã que projeta imagem do dispositivo. Há ainda algumas limitações e as imagens já tentadas por algumas marcas mostraram uma fraca qualidade.
Para já o iPhone trará um notch menor, mas, quem sabe, quando esta tecnologia estiver mais madura, um iPhone, iPad ou Mac poderão trazer leitores biométricos no ecrã.
Este artigo tem mais de um ano
então a apple vai implementar uma uma solução igual à que existe na maioria dos dispositivos android?
o que é que difere para a apple poder patentear?
o que não é dito é que a Apple há muitos anos que anda a patentear tecnologias destas, antes de existir em aparelhos comercializados.
Para dar a patente, que tem a ver com aspetos técnicos, é que será diferente.
Ninguém a dará a dormir.
O dinheiro compra tudo!
TouchID no ecrã? Estou parvo com tamanha evolução! Nunca pensei que fosse possível!
Eu tenho os 2 ao mesmo tempo no mate 20 pro, onde está a diferença ?
O do mate 20 pro, tal como os dos outros androids, não é tão seguro como o da apple, a apple está a trabalhar em 3d quando o resto está a 2d.
Principalmente o TouchID… É uma tridimensionalidade que até assusta!
Não sei se é sarcasmo ou não…a Internet tem destas coisas.
Mete o dedo contra o ecrã e depois diz-me se é sarcasmo ou ironia…
O do Mate 20 pro é 3d, os sensores são semelhantes ao da Apple, é melhor te informares primeiro
Estes gajos arranjam sempre uma desculpa que quando as observo até fico com o cérebro embrulhado
Ace, no que toca ao fingerprint não é verdade o que dizes.
nem o Face ID, os sensores são praticamente iguais ao do Iphone
Tens razão Pedro, não me tinha apercebido que a Huawei já tinham feitos avanços nesse aspecto.
Devia de ter especificado que estava a referir-me ao faceID
Mentira, quer o Mate 20 Pro, quer o Mate 30 Pro e agora o P40 Pro usam um scan 3d sem recorrer ao notch feio. Passa pela Gsmarena e vê.
Pergunto se faz sentido incluir agora o Touch ID no IPhone, passado já tanto tempo do seu descontínuo através do Home button, uma vez que o Face ID é mais eficaz.
Será para inovar com alguma funcionalidade? Penso que só servirá mesmo para permitir o telefone fazer autenticações, portanto, não vejo grandes vantagens.
O Face ID seria o caminho (e ainda o será) se não fosse a pandemia obrigar as pessoas a cobrir o rosto. Será temporário, esperemos e acreditamos, e o Face ID simplifica tudo. Mas, o Touch ID mostrou nalgumas circunstâncias ainda ser útil. Ser no ecrã é que não é assim tão interessante, do meu ponto de vista. Os dedos permanente a deixar gordura no ecrã, o ter de estar atacar no ecrã para ele desbloquear, não gosto lá muito. No meu S21 nem sempre é o mais prático, prefiro substancialmente o desbloqueio por deteção do rosto.
E se tivessem os dois? A Apple pode fazer algo que simplifica tudo, se incluísse no iPhone o leitor no botão power como o fez no AirPad Air 2020. Pronto, era oi local ideal e satisfazia gregos e troianos.
Mas a Apple quer retirar tudo o que é botão. Por isso tem esta patente e tecnologia e vai tentar remover portas de carregamento, botões de volume, de mute e de power. Tem de colocar o Touch ID nalgum lugar, a querer continuar com a impressão digital. Debaixo do ecrã. Mas a tecnologicamente de amadurecer, sem que com isso deixe o Face ID, este é o mais seguro e a Apple não o vai deixar, bem pelo contrário, quer passar para todos os seus dispositivos Mac.
Concordo em pleno.
E além disso debaixo do ecrã é sempre um risco no caso de dano, aquando quebrados tem de ser substituído o ecrã e o sensor digital.
Pode ser que futuramente tenhamos debaixo do ecrã principal todos botões e sensores existentes no telefone (no caso dos botões com 3D touch ou algo parecido).
Pelo que me parece, esta patente garante à Apple desenvolver o seu sistema. Normalmente não quer dizer que a Apple lance a tecnologia logo nos anos seguintes, por vezes até fica na gaveta por muitos anos. Também não acredito que num futuro próximo a Apple retire do iPhone todos os botões. Eventualmente daqui a dois modelos deverá retirar a porta de carregamento Lightning, mas a tecnologia de carregamento sem fios tem de estar mais madura, mais cuidada para não degradar a bateria, tem de haver ainda alguma evolução, nem que seja do lado dos concorrentes, que a Apple usa, e bem, para ver o mercado a amadurecer e, depois, fazer também, por vezes, muita vezes, fazer melhor.
Por exemplo, a Huawei já havia testado retirar o botão volume e usar no ecrã toda essa dinâmica, mas ainda não está madura a tecnologia, ainda não está melhor que os botões e a Apple nunca arriscaria a colocar se não for um salto para melhor.
Touch ID no ecrã não é interessante porque os dedos deixam gordura no ecrã?? What, como é que usas o telemóvel? Com um rato? Wtf…
Adorei o wallpaper da primeira imagem que ilustra o artigo. Onde o posso obter?
Ferramenta de recorte