PplWare Mobile

Apple confessa porque alterou o sítio do botão de alimentação do Mac Mini M4

                                    
                                

Autor: Rui Neto


  1. Rodrigo says:

    lol primeiro era porque não era preciso desligar, agora é porque não tinham espaço.

    Digam lá a verdade “fizeram merd@ da grossa” porque queriam ser diferentes e como não tinham ideias “bora lá meter o botão no sitio mais difícil de aceder” não contaram é com as críticas da comunidade Apple.

    • Zé Alfa says:

      Pois é, Rodrigo, não estás lá para orientar os gajos. Ainda temos de fazer uma visita guiada à tua fábrica.

    • Pulito says:

      Rodrigo desempregado com 9 ano mas mania que sabe mais que chief engineer de silicon valley. Escreveu estes disparates enquanto palitava os dentes e mandava a mae po alho

      • Croft Lara says:

        Então o que queres dizer é que, enquanto Chief Engineer da Apple, o tipo acerta em todas e o que decidiu está correcto? Pois na história é isso que reza e todos os “gate” da Apple foram treta, portanto, o Chief Engineer de torno é que tinhas razão, os milhões de clientes não. Lolol estás no bom caminho pulito…

  2. LA says:

    Desculpas esfarrapadas. Faz-me lembrar a memoria 8GB do iMac ser mais que suficiente, assim como o tamanho do ecrã ser de 24″ e como a ficha de carga do rato, ser debaixo do rato. É só iluminados, na área de desenvolvimento, dos iMacs e dos Mac Mini.

  3. Mamaki Funini says:

    Faz lembrar o rato que tem a porta usb por baixo, volta Steve, estás perdoado

    • Vítor M. says:

      O rato é verdade, é só parvo. Mas no Mac mini M4 não vejo grande problema. O meu Mac mini M2 tem o botão no canto direito traseiro e raramente vou lá usar o botão. Normalmente saio apenas da frente o ecrã, 5 minutos depois o Mac adormece e o ecrã desliga. Quando volto, mexo no rato e tudo está onde parou. Muito raramente mesmo uso o botão. Se neste a questão do espaço trazia problemas para colocar o botão no mesmo lugar, não vejo problemas em estar na parte de baixo.

      • HPTD says:

        Eu cá desligo sempre. Mesmo suspenso existe sempre mais desgaste dos componentes e a vida útilo do equipamento acaba por diminuir alguma coisa. Além de que, no caso de não se ter uma UPS, existe maior risco de apanhar com uma descarga eléctrica e lá vai á vida. Na Zona onde vivo a rede eléctrica não é muito estável e já tive amigos com esse problema por isso prefiro não arriscar. Cada caso é um caso, na mimha opinião não deixa de ser inusitavel essa localização do botão power…

        • Vítor M. says:

          Qual componente? Não digo que não haja, mas tenho uma das minhas máquinas, um iMac de 2016, ligado SEMPRE, com o software de gestão, e não dou conta de qualquer desgaste. Atenção, não estou a dizer que não há, não sei é como se pode ver esse desgaste. Este meu iMAC (já não tem Fusion Drive nativa, só tem SSD).

          Sobre as descargas elétricas… é verdade, mas nas residências mais antigas. Hoje com os disjuntores e diferenciais modernos, além da estabilidade das redes, ainda há esses casos de descargas? Pergunto.

          Por isso, e por experiência, o botão não é nada de uso corrente.

          • Zé Fonseca A. says:

            O desgaste existe mas não é notório, vai sempre durar mais de uma década a menos que esteja sempre muito quente.
            Desde os G3 que não sei o que é desligar um Mac, só sleep, infelizmente quando passaram para Intel o sleep fazia pior gestão da bateria nos portáteis mas hoje está em níveis aproximados à gestão de PPC

          • Vítor M. says:

            Hoje os M nem aquecem. E, tal como referes, eu muito raramente desligo os Macs. O MacBook Air, fecho-lhe a tampa e siga. Nunca faço um Desligar. O Mac mini abandono-o e ele adormece 🙂 o iMac está sempre ligado, até porque fica com o ecrã desligado e quando acesso remotamente ele liga-se, faço o que tenho a fazer e ele depois adormece. Não sei se vão ter desgaste, mas não noto. Nem no consumo de eletricidade.

          • FernandoS says:

            Boas. Bem, eu tenho formação em electrotecnia e o que apenas quero referir é que qualquer componente em que esteja constantemente a passar corrente eléctica desgasta, podem não notar e até durar muitos anos mas desgasta sempre mais, não significa que não dure muitos anos. Quanto aos disjuntores, sim evitam as descargas electricas, o problema não é esse, são as oscilações de corrente, isso é estraga muitos equipamentos, tenho muitos clientes que os equipamentos estragam essencialmente por causa disso. Na minha humilde opinião o que o HPTD disse não é totalmente descabido:)

          • Vítor M. says:

            Mas se está em modo sleep, passa corrente onde? Aliás, não havendo um disco “mecânico”, quer em modo sleep quer desligado, a corrente que chega ao componente não será a mesma? Atenção, não faço a mínima ideia de como funciona, apenas estou a falar senso comum. Lembro.me que nos Macs antigos que tive, quando entrava em modo sleep desligava o disco, o ecrã e outros componentes. Atualmente isso já nem é considerado, porque o ecrã desliga-se como predefinido, o “disco” não existe e o restante é de baixíssimo consumo. O desgaste, que possa haver, é irrisório, não?
            Como referi, nunca desligo (desde há décadas) as máquinas. Eles desmaiam quando as abandono 😀 e ressuscitam com topo no rato 😀

          • Fred says:

            @Vítor M.. Falando em senso comum… para que qualquer equipamento possa ser activado externamente, caso de um acesso por rede, ele tem que ter algum ou alguns dos seus circuitos em actividade, como é evidente. Daqui resulta que a fonte de alimentação está obrigatóriamente ligada e a fornecer energia. O que acontece em modo sleep é a colocação do processador no estado de baixissima velocidade, desligar periféricos, e manutenção de energia nos circuitos de ligação às redes. Quando qualquer um destes recebe um sinal de chamada lança uma chamada ao cpu que o desperta e é reposta a energia em todos os circuitos e feito um “refresh” do último estado do PC. A partir desse momento é retomado o funcionamento normal.
            Ora como é evidente é a fonte de alimentação e mais 2 ou 3 circuitos que estão permanentemente em carga e não todo o PC. O resultado da entrada em modo sleep traduz-se por um consumo mínimo de energia, gerando assim alguma poupança. Quanto ao desgaste dos componentes dirai que estamos na beira de um mito urbano

          • Vítor M. says:

            Era aí que queria chegar. Estamos na beira de um mito urbano. Gracias amigo!

          • says:

            Da minha experiência de vários anos a virar frangos, os PCs e outros equipamentos que ficam sempre ligados têm a mesma ou até mais vida que os que são ligados e desligados todos os dias. A única coisa que terá desgaste adicional será bateria (se for equipamento que a tenha).
            Quanto aos picos de corrente, as fontes de alimentação modernas são bem mais resistentes que as de há uns valentes anos atrás, mas é verdade que pode acontecer.
            Vitor M. Sim, ainda existem “picos” de corrente. Aqui no trabalho temos vários detetados por ano. E como temos sistemas de controlo, sabemos que o problema não é nosso. No edifício maior, o quadro elétrico tem sistema de corte se ocorrer alguma anomalia.
            Num dos outros edifícios chegámos a medir 280V à entrada do quadro elétrico, o que veio explicar porque tínhamos tantas avarias e lâmpadas queimadas.
            Isto para não falar onde morada antes que era o degredo total na zona…

          • Vítor M. says:

            Obrigado Zé pela partilha.

        • Miguel A. says:

          Qual desgaste? Os Macs mais antigos que estavam lá no meu trabalho, são eMacs de 2002. Sempre trabalharam até ficarem descontinuados, não eram desligados, eram usados e abusados. Estão arrumados há 15 anos, e seu eu chegar lá agora, eles ligam normalmente. Isso é uma ideia descabida…

          • FernandoS says:

            Olhe que não é totalmente descabido, lá por os equipamentos estarem a funcionar sempre ligados á X anos não significa que não tenham mais desgaste do que se desligarem ao final di dia. Mas veja o meu comentário mais acima.

      • Croft Lara says:

        O meu Mac Mini M4 base é muito fixe, mas o botão é a coisa mais estupida. E porquê? Porque o senhor lá tem que saber a vida da malta e saber se eu quero por segurança e consumos de energia desligar completamente ou fazer cá à EUA e sempre a queimar carvão. É pouco? É. Mas é assim que eu gosto e desligado não me acedem a ele, e se eu fizer tudo no meu iPhone e só esporadicamente usar o Mac, não preciso dele activo. Mas claro está, o chief engineer é que sabe como devo levar a minha vida…

        • Vítor M. says:

          Mas tem botão. Não percebo o teu comentário. O Mac mini é leve, está seguramente ali à mão, levantar para clicar demora um segundo, tanto quando ir atrás do atual Mac mini desligar! O teu stress é porque não sabes o que estás a dizer ou porque é fixe arranjar algo para dizer mal da Apple? Eu ainda não tenho o Mac mini, estou a tratar disso, mas já o tive na mão e levantar aquilo para o ligar custa tanto como pegar no telefone. Não percebo a tua indignação!!!

  4. Aves says:

    De facto concordo “Nem me lembro da última vez que desliguei [o] Mac”, exceto, enfim uma vez de muito longe em longe, se bloquear.

  5. Nuno says:

    Já estou a ver a UE a obrigar a Apple a reposicionar o botão…

  6. Toni da Adega says:

    Se a Apple afima que na parte inferior traseira é o local ideal, só temos que aceitar. O problema é que o pessoal durante anos teve o botão no local errado e habituou-se a isso

  7. Miguel+M says:

    Desligar: ir ao menu Apple – Shut down
    Ligar: carregar no teclado para o ligar.
    Qual o drama…?!

  8. PTO says:

    Por muito bem que o sistema faça a festão da memória, a verdade é que um equipamento eletrónico em modo sleep continua a gastar energia e a estar sobre tensão elétrica, o que não é ecológico e a longo prazo desgasta os componentes. Ao menos tinham posto o botão na mesma debaixo, mas na parte da frente.

  9. Xanax says:

    Simplesmente a desculpa mais esfarrapada de sempre.
    Já estou a ver os vídeos sobre esta “justificação” e os consequentes memes.
    Tirando quem já inventou alternativas á inutilidade do botão, quem defende esta falha incrível só pode ser mesmo um iSheep.

  10. andy says:

    Uma solução para resolver este handicap é abrir a tampa e desconectar o botão da tampa e deixá-lo pendurado pela lateral.
    Outra solução é mecanismo feito em impressão 3d:
    https://makerworld.com/en/models/744386#profileId-677132

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.