PplWare Mobile

Apple coloca cabo “tipo Lightning” nos Vision Pro… e como será na Europa?

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Lol says:

    Típico da Apple. Um produto bleeding edge.

  2. Aves says:

    Resumindo:
    – A bateria é carregada (input) por USB-C (porta do lado esquerdo das fotos).
    – A bateria fornece carga (output) ao Apple Vision Pro por uma porta que não é USB-C, nem é Lightning – pode-se-lhe chamar “LIghtning largo”.
    Daqui resulta claramente que a Apple não quer que se use outra bateria senão a que é fornecida com o Apple Vision Pro (ou vendida separadamente pela Apple). Convém que a Apple esclareça que razões técnicas possam existir para que não se possa usar uma bateria genérica (e por certo mais barata).
    Quanto a contrariar a diretiva da UE, houve quem observasse que os dispositivos de AR/VR Não contam da diretiva, que abrange: telemóveis, tabletes, câmaras digitais, auscultadores, altifalantes portáteis, consolas de videojogos portáteis, altifalantes portáveis, teclados, ratos, auscultadores portáteis e aparelhos de navegação portáveis.
    A bateria cumpre a diretiva da UE no seu carregamento (por USB-C). Quanto ao output, pode, de facto o dispositivo não estar previsto na diretiva … mas se não contrariar a letra, contraria o espírito. A Apple vai ter que dar uma explicação convincente (que por certo tem, custa-me a crer que tenha sido apanhada de calças na mão numa matéria tão sensível).

    • Castro says:

      “mas se não contrariar a letra, contraria o espírito”????
      Mas onde é que isso acontece!?
      Seria de esperar que algum aparelho móvel tivesse a ligação interna à bateria através dum cabo USB??? Conheces algum aparelho que faça isso? A alimentação interna dos aparelhos não tem nada a ver com as especificações para a alimentação externa. Os requisitos em termos de regulação de voltagem são muito diferentes.

      • Aves says:

        Tens razão, como escrevi abaixo.

      • Toni da Adega says:

        Não tem nada haver com os requisitos em termos de regulação de voltagem. Isto é somente para prevenir a utilizacão de baterias de outras marcas. A autonomia é baixa, isto assim obriga o pessoal a comprar bateria deles.

        • Castro says:

          não digas disparates!
          O PD do USB não é feito para alimentação interna de componentes. É feito para carregamento de baterias. Se não consegues perceber a diferença, ou é por estupidez ou má vontade.

          • Toni da Adega says:

            O vision pro utiliza uma bateria externa, não funciona sem isso. É Basicamente um powerbank.
            Tudo o resto é conversa de marketing que o pessoal gosta de comer.

          • Castro says:

            OK! afinal é estupidez e má vontade, tudo ao mesmo tempo.
            Um powerbank alimenta a bateria dum aparelho… ora se aquilo fosse basicamente um powerbank, teria que alimentar outra bateria, coisa que não há no aparelho…

    • SD says:

      o GPTaves no seu melhor!?!?!?!

  3. Castro says:

    mas que tanta confusão…
    Isto não é a porta de carregamento da bateria!

    • Vítor M. says:

      Diz logo na introdução o que é “…o cabo que liga a bateria externa aos óculos usa uma espécie de porta Lightning…”

      • Castro says:

        e no entanto confundem isso com carregamento de bateria, já que em lado nenhum dizem que há um porta de carregamento por USB-c, e põe-se a falar que terá problemas na UE quando o que é UE define é a porta de carregamento…

        • Vítor M. says:

          Misturas um bocado os assuntos. A porta de carregamento da bateria não está em causa, e está bem explicito que existe lá uma USB-C. O que está em causa é a porta de ligação da bateria ao dispositivo, que é uma porta Lightning 😉 tu é que não percebeste. Ninguém está a falar no carregamento da bateria.

          Se clicares em cima da imagem que tem a bateria com o cabo ligado, na descrição da imagem até descreve a porta USB-C 😉

          • Castro says:

            lol! se “está bem explicito que existe lá uma USB-C”, porque carga de água é que no artigo não aparece nada a dizer que existe um porta USB-c?? Qualquer coisa não bate certo…

          • Vítor M. says:

            Hoje estás um pouco distraído 😉 eu já referi que o artigo não tem a ver com o cabo de carregador 😉 que alimenta a bateria. Diz no artigo que é que o cabo que liga a bateria externa aos óculos. Percebeste? Depois, como referi, tens uma imagem onde se pode ver a porta USB-C e nessa imagem tens a descrição. 😀

          • Castro says:

            e no entanto o artigo passa a vida a dar a entender que será um problema na Europa, chegando a falar em ” imposição da UE no uso exclusivo de portas USB-C,”… A “imposição” da UE aplica-se ao carregamento de aparelhos, coisa que não tem nada a ver com este cabo.

          • Vítor M. says:

            Se este cabo leva energia ao dispositivo, e faz parte da bateria, poderá estar incluído no que é considerado carregador. Assim como num smartphone, tens o adaptador de corrente e só depois tens o cabo. Nessa tua ideia, o cabo não tinha de ser USB-C, já que o adaptador de corrente é. Até porque, nesta nova regra da UE, são abrangidos telemóveis, tabletes, câmaras digitais, auscultadores, altifalantes portáteis, consolas de videojogos portáteis, altifalantes portáveis, teclados, ratos, auscultadores portáteis, e aparelhos de navegação portáveis. Alguns destes padecem do mesmo, o cabo que sai do adaptador de corrente e liga ao dispositivo tem a mesma função do cabo que sai da fonte de alimentação dos Vision Pro (a bateria) e leva energia aos óculos.

          • Castro says:

            e assim mostras toda a tua confusão.
            A lei aplica-se ao carregamento de baterias de aparelhos móveis. Aquele cabo não carrega nenhuma bateria, é o cabo que sai da bateria para alimentar os componentes electrónicos do aparelho..

          • Vítor M. says:

            Não há confusão nenhuma. Aquele cabo alimenta o dispositivo. Mas mais que isso, que é um ponto de referência no artigo, é a porta tipo Lightning. E a razão da Apple a usar em vez de outro tipo de ficha.

          • Castro says:

            a confusão é mais do que óbvio dado o teu comentário, ao vires falar de regras da UE que nada têm a ver com a função daquele cabo!

          • Vítor M. says:

            Estás confuso porque não percebeste. Não há confusão nenhuma. Até tem umas imagens para perceberes graficamente. Se o cabo é de alimentação e o dispositivo está “eventualmente” na lista, não vejo porque te faz confusão.

          • Castro says:

            meu caro, a confusão é toda tua.
            A legislação europeia é sobre carregamento de aparelhos móveis, ou seja a a ligação do aparelho a uma tomada para que seja feito o carregamento da sua bateria.
            Ora, não é assim tão complicado de ver que aquilo não é o cabo para carregamento do aparelho. É, para todos os efeitos, um componente integral do aparelho. Se o removeres o aparelho simplesmente não funciona, tal como acontece com qualquer outro cabo que liga a bateria aos componentes dum aparelho móvel.

    • Aves says:

      Certo. Se a bateria fosse interna (dentro Apple Vision Pro) cumpria a diretiva – a porta de carregamento era USB-C. A bateria é externa, por razões de “engenharia” – a diretiva continua a ser cumprida. Em todo o caso, a Apple por certo há de explicar o que torna a bateria tão especial.

  4. Maria+Albertina says:

    Como este aparelho só vai esgotar porque vão-se produzir muito poucas unidades e muitos dos conhecidos YouTubers e jornais não falam nada nem deles, acho que vai ser um GRANDE flop da Apple. Que cabo ou bateria traz já não vai interessar a ninguém…

    • Vítor M. says:

      Todos os grandes falam dele nos EUA e fora dele, olha o pplware, um dos grandes a falar. Depois, como é normal, o impacto na Europa, China e Oceânia, ainda não se fez sentir… se não saiu ainda fora de fronteiras, como podes afirmar que vai ser um flop? Aaa já sei, foi um amigo que te disse 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.