Apple coloca cabo “tipo Lightning” nos Vision Pro… e como será na Europa?
A Apple disponibilizou aos seus clientes do EUA um dispositivo que poderá ser um salto no mundo da tecnologia. Falamos nos Apple Vision Pro e na chamada Computação Espacial (Spatial Computing). Aos poucos, os utilizadores que conseguiram já ter nas mãos o equipamento vão descobrindo as novidades tecnológicas. Um dos proprietários deu a saber que o cabo que liga a bateria externa aos óculos usa uma espécie de porta Lightning. Será que a Apple vai desafiar a UE e lançar dessa mesma forma na Europa?
Apple ainda aposta na porta Lightning?
Poderão existir várias razões, desde opções técnicas, até à própria gestão de produto. Quando uma empresa como a Apple fecha acordos de fornecimento de acessórios, peças e partes para os seus produtos, seguramente estima uma quantidade e negoceia aos milhões. Isto permite um fornecimento sem quebras e o preço negociado noutros patamares.
Com a imposição da UE no uso exclusivo de portas USB-C, fora das fronteiras do velho continente, a Apple ainda está a escoar a sua porta Lightning.
E como será na Europa?
A Apple nunca deu indicações nas várias apresentações do produto que teria na sua extremidade de ligação à bateria uma porta Lightning. Aliás, vários dos youtubers que receberam antecipadamente este gadget não deram conta. Esta informação aparece agora pela mão de Ray Wong, da Inverse, que descobriu esta novidade interessante sobre a bateria do Apple Vision Pro.
Segundo ele, o cabo que vai da bateria aos óculos é amovível com uma ferramenta de ejeção do SIM:
l used a SIM card push pin to "unlock" the cable connected to the Apple Vision Pro battery pack. It popped right out. pic.twitter.com/tShScpMlvr
— Ray Wong (@raywongy) January 31, 2024
À primeira vista, o conetor é semelhante ao Lightning, mas mais largo e com pontos de contacto adicionais.
Por que motivo é que este cabo é amovível?
Foi claramente concebido para ser removido com a ferramenta certa, mas a bateria não está permanentemente ligada ao dispositivo de realidade mista. Também não é possível trocar a bateria a quente durante a utilização ativa do Vision Pro e, se fosse possível, bastava retirar o conetor circular do auricular.
Uma vez que se destina a ser removido com alguma facilidade, a resposta está provavelmente relacionada com a manutenção da bateria. Por exemplo, se a bateria deixasse de carregar na sua capacidade máxima ao fim de alguns meses, poderia ser substituída pela Apple sem substituir o cabo.
Mais importante ainda, se o cabo ou a ficha estiver danificada, o cabo pode ser substituído sem necessidade de uma bateria separada. Isso vai ao encontro do que a Apple apregoa em termos ambientais, apenas colide com o que a UE tem assumido.
Agora, como devemos chamar o conetor modificado com aparência de Lightning? Sugestões nos comentários.
Típico da Apple. Um produto bleeding edge.
Resumindo:
– A bateria é carregada (input) por USB-C (porta do lado esquerdo das fotos).
– A bateria fornece carga (output) ao Apple Vision Pro por uma porta que não é USB-C, nem é Lightning – pode-se-lhe chamar “LIghtning largo”.
Daqui resulta claramente que a Apple não quer que se use outra bateria senão a que é fornecida com o Apple Vision Pro (ou vendida separadamente pela Apple). Convém que a Apple esclareça que razões técnicas possam existir para que não se possa usar uma bateria genérica (e por certo mais barata).
Quanto a contrariar a diretiva da UE, houve quem observasse que os dispositivos de AR/VR Não contam da diretiva, que abrange: telemóveis, tabletes, câmaras digitais, auscultadores, altifalantes portáteis, consolas de videojogos portáteis, altifalantes portáveis, teclados, ratos, auscultadores portáteis e aparelhos de navegação portáveis.
A bateria cumpre a diretiva da UE no seu carregamento (por USB-C). Quanto ao output, pode, de facto o dispositivo não estar previsto na diretiva … mas se não contrariar a letra, contraria o espírito. A Apple vai ter que dar uma explicação convincente (que por certo tem, custa-me a crer que tenha sido apanhada de calças na mão numa matéria tão sensível).
“mas se não contrariar a letra, contraria o espírito”????
Mas onde é que isso acontece!?
Seria de esperar que algum aparelho móvel tivesse a ligação interna à bateria através dum cabo USB??? Conheces algum aparelho que faça isso? A alimentação interna dos aparelhos não tem nada a ver com as especificações para a alimentação externa. Os requisitos em termos de regulação de voltagem são muito diferentes.
Tens razão, como escrevi abaixo.
Para não variar ……
Não tem nada haver com os requisitos em termos de regulação de voltagem. Isto é somente para prevenir a utilizacão de baterias de outras marcas. A autonomia é baixa, isto assim obriga o pessoal a comprar bateria deles.
não digas disparates!
O PD do USB não é feito para alimentação interna de componentes. É feito para carregamento de baterias. Se não consegues perceber a diferença, ou é por estupidez ou má vontade.
O vision pro utiliza uma bateria externa, não funciona sem isso. É Basicamente um powerbank.
Tudo o resto é conversa de marketing que o pessoal gosta de comer.
OK! afinal é estupidez e má vontade, tudo ao mesmo tempo.
Um powerbank alimenta a bateria dum aparelho… ora se aquilo fosse basicamente um powerbank, teria que alimentar outra bateria, coisa que não há no aparelho…
o GPTaves no seu melhor!?!?!?!
mas que tanta confusão…
Isto não é a porta de carregamento da bateria!
Diz logo na introdução o que é “…o cabo que liga a bateria externa aos óculos usa uma espécie de porta Lightning…”
e no entanto confundem isso com carregamento de bateria, já que em lado nenhum dizem que há um porta de carregamento por USB-c, e põe-se a falar que terá problemas na UE quando o que é UE define é a porta de carregamento…
Misturas um bocado os assuntos. A porta de carregamento da bateria não está em causa, e está bem explicito que existe lá uma USB-C. O que está em causa é a porta de ligação da bateria ao dispositivo, que é uma porta Lightning 😉 tu é que não percebeste. Ninguém está a falar no carregamento da bateria.
Se clicares em cima da imagem que tem a bateria com o cabo ligado, na descrição da imagem até descreve a porta USB-C 😉
lol! se “está bem explicito que existe lá uma USB-C”, porque carga de água é que no artigo não aparece nada a dizer que existe um porta USB-c?? Qualquer coisa não bate certo…
Hoje estás um pouco distraído 😉 eu já referi que o artigo não tem a ver com o cabo de carregador 😉 que alimenta a bateria. Diz no artigo que é que o cabo que liga a bateria externa aos óculos. Percebeste? Depois, como referi, tens uma imagem onde se pode ver a porta USB-C e nessa imagem tens a descrição. 😀
e no entanto o artigo passa a vida a dar a entender que será um problema na Europa, chegando a falar em ” imposição da UE no uso exclusivo de portas USB-C,”… A “imposição” da UE aplica-se ao carregamento de aparelhos, coisa que não tem nada a ver com este cabo.
Se este cabo leva energia ao dispositivo, e faz parte da bateria, poderá estar incluído no que é considerado carregador. Assim como num smartphone, tens o adaptador de corrente e só depois tens o cabo. Nessa tua ideia, o cabo não tinha de ser USB-C, já que o adaptador de corrente é. Até porque, nesta nova regra da UE, são abrangidos telemóveis, tabletes, câmaras digitais, auscultadores, altifalantes portáteis, consolas de videojogos portáteis, altifalantes portáveis, teclados, ratos, auscultadores portáteis, e aparelhos de navegação portáveis. Alguns destes padecem do mesmo, o cabo que sai do adaptador de corrente e liga ao dispositivo tem a mesma função do cabo que sai da fonte de alimentação dos Vision Pro (a bateria) e leva energia aos óculos.
e assim mostras toda a tua confusão.
A lei aplica-se ao carregamento de baterias de aparelhos móveis. Aquele cabo não carrega nenhuma bateria, é o cabo que sai da bateria para alimentar os componentes electrónicos do aparelho..
Não há confusão nenhuma. Aquele cabo alimenta o dispositivo. Mas mais que isso, que é um ponto de referência no artigo, é a porta tipo Lightning. E a razão da Apple a usar em vez de outro tipo de ficha.
a confusão é mais do que óbvio dado o teu comentário, ao vires falar de regras da UE que nada têm a ver com a função daquele cabo!
Estás confuso porque não percebeste. Não há confusão nenhuma. Até tem umas imagens para perceberes graficamente. Se o cabo é de alimentação e o dispositivo está “eventualmente” na lista, não vejo porque te faz confusão.
meu caro, a confusão é toda tua.
A legislação europeia é sobre carregamento de aparelhos móveis, ou seja a a ligação do aparelho a uma tomada para que seja feito o carregamento da sua bateria.
Ora, não é assim tão complicado de ver que aquilo não é o cabo para carregamento do aparelho. É, para todos os efeitos, um componente integral do aparelho. Se o removeres o aparelho simplesmente não funciona, tal como acontece com qualquer outro cabo que liga a bateria aos componentes dum aparelho móvel.
Certo. Se a bateria fosse interna (dentro Apple Vision Pro) cumpria a diretiva – a porta de carregamento era USB-C. A bateria é externa, por razões de “engenharia” – a diretiva continua a ser cumprida. Em todo o caso, a Apple por certo há de explicar o que torna a bateria tão especial.
??? Mas que engenharia!? Carregamento de baterias é uma coisa muito diferente de alimentação de componentes dum circuito electrónico…
O que quis dizer com “engenharia” foi que a bateria não cabia dentro do Vision Pro 🙂
Como este aparelho só vai esgotar porque vão-se produzir muito poucas unidades e muitos dos conhecidos YouTubers e jornais não falam nada nem deles, acho que vai ser um GRANDE flop da Apple. Que cabo ou bateria traz já não vai interessar a ninguém…
Todos os grandes falam dele nos EUA e fora dele, olha o pplware, um dos grandes a falar. Depois, como é normal, o impacto na Europa, China e Oceânia, ainda não se fez sentir… se não saiu ainda fora de fronteiras, como podes afirmar que vai ser um flop? Aaa já sei, foi um amigo que te disse 😉