App Tracking Transparency da Apple: só 4% deram o OK para serem seguidos pelas apps
Era este número que o Facebook, assim como outras empresas tinham receio. Isto é, 96% dos utilizadores do iOS 14.5 solicitaram às aplicações que deixassem de seguir as suas atividades. Portanto, este recurso da Apple que saiu recentemente está de facto a mostrar que os utilizadores gostaram do sistema App Tracking Transparency (Seguimento).
Num estudo agora apresentado pela empresa Flurry, são apresentados números muito expressivos sobre privacidade no iOS.
App Tracking Transparency vai ter impacto na publicidade
De acordo com novos dados da empresa de análise de aplicações Flurry, apenas 4% dos utilizadores do iPhone nos Estados Unidos optaram pelo seguimento das aplicações desde que a Apple lançou o sistema App Tracking Transparency como parte do iOS 14.5. Este número sobe um pouco quando se consideram os utilizadores internacionais - 11% dos utilizadores em todo o mundo permitem que as aplicações os monitorizem.
Até agora, as aplicações podiam contar com o Identifier for Advertiser (IDFA) da Apple para seguir os utilizadores para fins de segmentação e publicidade. Com o lançamento do iOS 14.5 esta semana, as aplicações móveis agora precisam solicitar aos utilizadores que atualizaram para o iOS 14.5 permissão para recolher dados de seguimento. Com taxas de aceitação baixas, como era esperado.
O Flurry Analytics, de propriedade da Verizon Media, é usado em mais de 1 milhão de apps móveis, fornecendo insights agregados em 2 mil milhões de dispositivos móveis por mês. Para este relatório, a Flurry atualizará todos os dias da semana às 10h do horário padrão do Pacífico a taxa de aceitação diária, bem como a parcela de utilizadores que as aplicações não podem pedir para seguimento (status 'restrito'), tanto nos EUA quanto no mundo, para manter o utilizador informado sobre o lançamento do iOS de maior impacto no setor até hoje.
Utilizador quer travar publicidade no iOS
O sistema App Tracking Transparency, lançado com o iOS 14.5, é o novo recurso de privacidade da Apple que exige que as aplicações solicitem permissão para "vigiar" o utilizador.
Esta opção, que vem ativada de forma nativa, pode ser desligada pelo utilizador: Definições > Privacidade > Seguimento > desligar a opção Permitir pedidos de seguimento das aplicações.
Aqui será desligada a opção para todos. Se o utilizador apenas quiser nalguns, à medida que vão sendo solicitados, ele pode desligar individualmente neste menu ou no pop up que é apresentado na app.
À medida que mais proprietários de iPhone atualizam para o iOS 14.5, começaremos a entender melhor a quantidade média de utilizadores que optam ou não pelo seguimento das apps. Assim, estes primeiros números mostram uma realidade provisória, mas muito assertiva face ao que vai acontecer.
A grande maioria das pessoas quer mais privacidade, quer ter confiança nalgum sistema.
Este artigo tem mais de um ano
finalmente uma razão para mudar para iOS
5*
Não esquecer que já vem por defeito não ser seguido nas definições.
n n vem, pelo menos no meu nao vinha
Na verdade vem, já que é a pessoa que tem que autorizar cada aplicação – sem autorização a app não pode aceder ao IDFA nem tem o direito a fazer tracking entre aplicações. Não confundas com a definição sobre fazer a pergunta.
E os que deram nem sabia o que estavam a fazer
Não é seguimento das Apps é seguimento entre apps! Uma app continua a poder seguir dentro da app…
A ultima tentativa da Apple em controlar todos os seus utilizadores foram os AirTags!
Minha nossa senhora…
comentário de quem nem pensa no que diz…
Hehehe… tipo… ora deixa lá ver como vou dizer mal 😀
É sexta à noite. Siga.
no android tens o proprio do android a perguntar gostou da sua visita ao {inserir aqui nome da loja/lugar}
Ainda bem que a Facebook já disse que tinha alternativas e aparentemente já as estão a utilizar, e assim ainda irão beneficiar mais que os outros dado a sua posição privilegiada de estar em “todo o lado”.
Não deixa de ser estranho tanta pompa e circunstância de uma coisa que foi a própria Apple a lá meter em primeiro lugar e que não era necessário.
? poderias explicar melhor tudo o que disseste?
Microsoft OneDrive, Intuit’s Mint, Nike, Spotify, The Washington Post and The Weather Channel continuam a enviar data para terceiros com o conhecimento da Apple. Mais grave (por assim dizer) é que existem apps a enviar data para outras apps dentro do telefone que por sua vez continuam a transmitir para terceiros, especialmente apps de comida, desporto, apostas, jornais, etc, etc. Á partida é tudo muito bonito, mas a realidade é outra…
essa tua invenção já tem patente?
Ora nem mais. Não existe total privacidade online, especialmente se usas um telefone. Mas há quem acredite no Pai Natal…
O Itunes contacta 6 serviços de publicidade, a cada 2 horas. 2 deles são fora dos dados da Apple. Sendo que não é possível remover essa autorização à App. Curiosamente é possível de faze-lo, se se usar um browser diferente (opera ou chrome) em que se bloqueie a opção de seguir por terceiros, quando se está a navegar dentro do Itunes e se vai adicionar um cartão para pagar algo, aparecem os avisos que “não é possível pagar devido a um erro”. A única solução é reactivar o tracking de terceiros e reload ao site do itunes… mas, quem pagará 3000 euros por um foldable a pensar que é o primeiro do mercado, não se importa.
a imaginação das pessoas realmente não tem limites!
Curiosidade: abram as permissões do Itunes e do Fit nas aplicações. A hipótese de não ser seguido não está lá.
Contactei a Apple, a resposta é que “a empresa já assegura a privacidade dos seus clientes e as apps não necessitam desse tipo de autorização”.
Mais interessante é que o Iphone envia relatórios, de 6 em 6 horas, com dados dos histórico do Safari (que passou a sempre activo desde o 14.1) para “análise estatística”.
#Protegemos os nossos clientes da invasão de privacidade por terceiros mas, já aumentámos em 6700% o que cobramos aos que queiram anunciar produtos e serviços pela nossa plataforma de anúncios.#
Qual plataforma é essa de anúncios ?
Abc