AltStore, a primeira loja alternativa oficial à App Store na UE, já está disponível
A abertura do iOS a novas lojas de apps foi uma das maiores mudanças que a União Europeia trouxe com a DMA para o universo da Apple. Estas passam a estar disponíveis para os europeus, que assim veem o leque de apps disponíveis aberto. Este caminho é agora começado: a AltStore, a primeira loja alternativa oficial à App Store na UE, já está disponível.
AltStore já está disponível
Não era segredo que a AltStore iria regressar ao iPhone. Graças às alterações que decorem da Lei dos Mercados Digitais da UE, esta loja alternativa à App Store já pode ser instalada. Isso significa que os utilizadores da UE, agora podem aproveitar o Delta, o lendário emulador de jogos para as diferentes consolas Nintendo.
O AltStore deve ser descarregado da Internet e requer aceitar alguns alertas do iOS. Ainda assim, o processo é muito simples e em alguns passos pode ser instalado num iPhone com o iOS 17.4 instalado. Depois que a AltStore estiver instalada, os utilizadores podem usar o Delta, o lendário emulador de jogos, e o Clip, um gestor de segundo plano para a área de transferência.
Europe’s coolest alternative app marketplace is HERE!
Introducing AltStore PAL — an Apple-approved version of AltStore exclusive to the EU
Download now from our website for just €1.50/year (+ VAT) 🇪🇺 https://t.co/3ZfYbq4QNU pic.twitter.com/D5cbkWhi7l
— AltStore.io (@altstoreio) April 17, 2024
Primeira loja alternativa oficial à App Store na UE
Claro que usar a AltStore não é gratuito. Embora não tenha um preço muito elevado, custa 1,50 euros por ano, mais impostos. Dentro da AltStore existe o Delta, o emulador de jogos para as diferentes consolas Nintendo. Este, ao contrário do iGBA, que foi retirado da App Store, é aprovado pela Apple. Há também o Clip, uma área de transferência disponível para assinatura anual através do Patreon.
A AltStore é a mítica loja de terceiros que existia na época do jailbreak. O Delta, por outro lado, era o aplicativo mais famoso desta loja, mas nunca havia sido autorizado na App Store devido às suas regras.
Apple teve de mudar o iOS e aceitar novas regras
Esta loja é o ponto de partida para as novas mudanças que estão a ser aplicadas na União Europeia. Mas não será o único, já que a Setapp, o conhecido catálogo de apps para Mac, também terá uma alternativa própria à App Store. Este chegará com cerca de 30 aplicações no dia do lançamento.
São momentos de mudança profunda que agora acontecem no ecossistema da Apple e que vão mudar muito do que está acessível aos utilizadores. Espera-se que seja apenas o início de um processo que em breve se alargará a outros mercados. A Apple não tem como escapar e cumpre escrupulosamente estas novas regras.
Alguém sabe se alguma casa de apostas já está a prever quando vão começar os utilizadores a queixar-se de aparelhos lentos, malware instalado e outros “borlas” destas lojas?
Explica-me lá porque é que os aparelhos haveriam ficar lentos ou malware ser instalado se todas a lojas e respetivas apps têm que ter a aprovação da Apple para ser instaladas?
Não te tiro razão nenhuma. Mas agora responde-me a isto pois eu ainda não consegui encontrar essa informação:
– a nova loja teve que ser revista pela Apple. Até aqui tudo bem e correcto.
– as apps da nova loja foram revistas pela Apple tal como as apps da App Store? Se sim, tudo certo. Se não, já está mal.
– e agora outra questão que não vi de todo esclarecida. No referido emulador da Nintendo, onde vão os utilizadores fazer download das ROMs ? Duvido muito que as mesmas passem pelo crivo de segurança da Apple. Neste caso quem garante a segurança desses ficheiros?
Em relação a novas lojas, nada contra (apesar de achar que quisesse um OS mais “aberto, podia sempre optar pelo android), embora ache que a UE está com manias de ditadorzinha por forma a arrecadar mais uns milhões sem fazer rigorosamente nada por isso e com as desculpas que está preocupada com os consumidores.
porque é que és contra a liberdade dos outros?
Que parte do meu comentário anterior é que te levou a dizer isso, tendo em conta que até referi que já existia outros sistema que permitia isto (e nem sequer falei mal dele)? Ou falaste só por falar?
pelo comentário, parece.
ainda bem que és a favor de lojas alternativas no iOS
Isso só demonstra que o problema é do utilizador, ninguém te obriga a instalar as mesmas, o mercado funciona mesmo assim e melhor ainda quando existe mais escolha para o consumidor.
Se o consumidor quisesse mais escolha, tinha sempre o android, que já permitia fazer tudo isto.
o consumidor precisa também de ser protegido. E isso viu-se com a explosão da adopção de browsers: https://pplware.sapo.pt/apple/novos-utilizadores-do-opera-no-iphone-nao-param-de-crescer-na-europa/
Direitos são sempre bons. E incentivos à concorrência de mercado ainda mais
Mas tu achas mesmo que isso tem a ver com as pessoas acharem que não podiam instalar outros?! Tem é a ver com o facto de aparecer uma janela de escolhas de browser ao início e o pessoal instalar um dos primeiros que aparece na lista. Principalmente aquele pessoal que pouco percebe o que está a fazer e que só vai fazer asneiras com as tais lojas de terceiros.
A única pessoa que vejo a queixar-se de algo, pareces ser tu…
Se esta medida não te influência em nada, porque estás incomodado?!
Primeiro: “influencia” e não “infuência”.
Segundo: porque quero! Assim como outros se queixavam porque queriam isto, não me posso queixar porque não quero?
Terceiro: pareço ser o único? Saíste agora da toca?
Comentários de fanboy que vem com uns aninhos de atraso…
Nunca hei-de perceber pessoal que critica a Apple só por ser a Apple que só por não ser a forma como a Apple faz as coisas automaticamente é um problema. Há anos que uso os dois dispositivos e é me difícil largar o Android por haver certas aplicações que só por apk se arranjam. Isso quer dizer automaticamente que tenho o telemóvel lento e cheio de vírus? Não e verifico regularmente…
Mas mesmo que estivesse a escolha tem sempre de ser do consumidor. Eu pago por um produto e a empresa a quem eu já dei o dinheiro e no caso dos mais recentes não é assim tão pouco ainda limita o uso que eu dou ao telemóvel? Para si faz todo o sentido pra mim não faz sentido nenhum.
Se a Apple depois limpa-se as mãos em termos de reparações concordo completamente, foi erro do consumidor ele é que tem de assumir mas este tem de ser livre de por o que quiser no telemóvel
Finalmente, boas notícias!
Experimentaram? O post diz que “o processo é muito simples e em alguns passos pode ser instalado num iPhone com o iOS 17.4 instalado”. O que eu li foi gente a queixar-se que pagou (1,50€ + IVA, o valor da subscrição anual) mas não conseguiu instalar nada e aonde é que se pode pedir o reembolso e anular a subscrição.
Isto só é bom para os utilizadores de iPhone que o usam apenas para mostrar e quando precisam de ligar para um número vão consultar um papel amarrotado na carteira… daqui a algum tempo vão ter um emulador de Android instalado! Os iPhones com Apps alternativas deviam simplesmente aquecer até rebentar!
A uinca forma de prevenir esses casos é fazer com que seja possivel qualquer pessoa possa auditar e controlar o que cada um tem instalado no iPhone.
Incrivel
Eheheh
Pago e não se pode instalar ipas como no alstore normal. Nada de apps cracked logo não interessa. Quem usa alstore e para apps com modds e piratas
a app store ainda nem saiu, e já sabes para o que é. lol
Sim, mas agora em português sff
Não, obrigado! Por aqui só se aceitam apps instaladas através da App Store e que usem o WebKit.
ahah
quando o pessoal escolhe propositadamente um webengine inferior e limitado: o Webkit
A pagar? Vão ter sorte, vão.
isto nao tira escolhas ao consumidor, o consumidor pode continuar a usar a loja da apple além de poder escolher outra lojas
Ainda não percebi porque as pessoas estão a defender os direitos da Apple em vez dos direitos dos utilizadores…
Pelo contrário, só estamos a olhar pela segurança dos utilizadores que optam pelo iOS. Penso que maioritariamente (e no meu caso idem), é uma das razões pela opção pelo sistema Apple, a segurança.
Se o sistema Apple é seguro então não há nada a recear.
E os utilizadores que se sabem manter seguros num sistema “aberto”, não tem direitos?! Até parece que a malta que tem Android/Windows/Linux, é hackeada a cada app/programa que instala.
Alguem sabe o que acontece caso não se queira instalar?
O iPhone explode, somos banidos de utilizar o aparelho ou será que somos perseguidos e presos pelas autoridades?
Por mim iam todos de cana!
como é que posso dar um thumbs up a este gajo!
Paypal ou MBway
Os aficionados da maçã mordida, estão com receio da perda de status… olhem só, o equipamento das elites a tornar-se vulgar…
Infelizmente já se tornou vulgar. Odeio pobres.
Não vale a pena generalizar. É apenas um tipo muito especifico de utilizador de dispositivos apple muito vocal que acha que a maneira e razões pelo qual usa um dispositivo apple é que são “as correctas” e/ou que todos os outros utilizadores apple pensam da mesma maneira.
Primeira loja alternativa? E a Aptoide?