Alterações no serviço Mapas da Apple estão a tirar utilizadores ao Google Maps
A Apple tem melhorado substancialmente os seus mapas e acrescentado funcionalidades de grande valor para os utilizadores. Segundo um relatório, estas melhorias estão a conseguir trazer de volta utilizadores do iPhone para o Apple Maps em vez do Google Maps.
Durante muito tempo, o Mapas da Apple era uma confusão. Aliás, seguramente estarão lembrados que até o CEO da empresa, Tim Cook, pediu desculpas pela fraca qualidade. A plataforma apresentava resultados erráticos, imagens sem grande detalhe o que levou muitos utilizadores a, depois de iniciarem o seu iPhone, instalar o Google Maps.
Agora, as coisas melhoraram finalmente e os proprietários de iPhone começam a apreciar as mudanças que a Apple fez na sua aplicação de mapas, de acordo com um relatório do Wall Street Journal.
O Google Maps costumava ser a aplicação de mapas predefinida no iPhone e no iPad, mas isso mudou depois de o iOS 6 ter sido anunciado. O Mapas da Apple tinha muitos erros, incluindo etiquetas mal colocadas para pontos de referência e empresas e estradas em falta nas cidades. A experiência do utilizador era tão má que chegava a envergonhar a gigante de Cupertino.
Possivelmente esse foi o ponto de viragem. A empresa começou a desenvolver um trabalho fantástico nos Mapas e hoje já se bate lado a lado com o Google Maps em muitas funcionalidades basilares.
Design e fiabilidade são atualmente um trunfo nos Mapas da Apple
Alterações como um design atrativo, direções claras para os transportes públicos, rotas mais rápidas e uma melhor gestão da imprevisibilidade das rotas, estão a mudar a imagem da aplicação. Muitos utilizadores hoje já não abrem o Google Maps e deixam-se guiar pelas informações que o Mapas oferece. Mais ainda porque funciona num ecossistema muito completo.
Alguns utilizadores assíduos do Google Maps partilharam a sua opinião e ficaram surpresos com os resultados que obtiveram, quando a app Mapas da Apple foi utilizada num aeroporto. A aplicação foi capaz de detetar que estava no aeroporto e recomendou lojas e restaurantes no seu terminal.
Os utilizadores notaram que a plataforma da Apple está, em muitos casos, mais clara na informação que oferece do que o Google Maps. Aliás, comparando atualmente lado a lado as duas plataformas no que toca às informações de localização, ambas estão muito parecidas, com os trajetos muito idênticos e até com informações de trânsito a ombrear uma com a outra. Já para não falar em alertas de radares, entre outros motivos de interesse para o condutor, por exemplo.
Aliás, alguns dos utilizadores acham mesmo que o serviço da Apple, quando mostra as estradas permite uma melhor compreensão, isto porque os da Google estão cada vez mais carregados de pontos de interesse, que prejudicam a análise da rota.
App nativa é um grande trunfo para a Apple
Embora o iPhone traga nativamente o Mapas da Apple, a maioria dos utilizadores de imediato descarregava o Google Maps como alternativa. Contudo, o Mapas está mais integrado no iOS e os serviços que necessitam de direção utilizam o Apple Maps.
No Apple Watch, quando utilizamos a app Mapas a conduzir, permite perceber as informações através dos toque hápticos, o que ajuda os condutores a mudar de direção, sem ter de distrair a atenção da condução. Assim como muitas aplicações de terceiros hoje já não trazem o Google Maps, creditando confiança nos mapas que a Apple disponibiliza.
Mas atenção, a maioria dos utilizadores a conduzir ainda prefere o Google Maps. E o serviço da gigante das pesquisas ainda é o melhor do mercado. A verdade, contudo, é que o fosso entre os dois serviços é hoje infinitamente menor, o que dá à Apple um grande crédito sobre o seu esforço dos últimos anos.
No iOS 17, a Apple voltou a aproximar o seu serviço ao da Google e trouxe, entre outras coisas, a possibilidade do utilizador usar mapas em offline. Um trunfo que era da Google e que em breve cai por terra. Mas há mais, algumas novidades aparecerão com o lançamento final.
Este artigo tem mais de um ano
Qual qual é o site para aceder ao Apple Maps? A pois não existe….Apenas disponível através da app…
por acaso até podes aceder ao Maps através dum browser em qualquer sistema. Existem sites que usam o Maps da Apple para mostrar a localização, embora seja bastante limitado naquilo que permite fazer.
“trouxe, entre outras coisas, a possibilidade do utilizador usar mapas em offline.”
Epá estamos em meados de 2023. Nem sei se ria ou se chore.
*entre outras coisas, a possibilidade do utilizador usar mapas em offline. Um trunfo que era da Google e que em breve cai por terra* – o Google Maps vai deixar de usar mapas 0ffline, é isso?
Deixa de ter exclusivo, é isso. Se antes alguém precisava desse recurso, usava o Google Maps, agora passa a ter nativamente. É mais isso.
Eu já tinha mapas offline no meu saudoso Lumia em 2013 com o Here maps, não era só exclusivo da Google isso
true story, aliás o here maps ja fazia muito mais que a google na altura, ao ligares a camara ele assinalava o caminho e edifícios em live
O Google só trouxe muito depois mapas offline. E ainda hoje não é capaz de delimitar fronteiras.
Em PT não avisa do excesso de velocidade.
Continuo a usar o Mapas do Windows que tem isso tudo há mais de uma década.
Se tivesse que usar um Android ou iOS, seria a HereWeGo a eleita, como é lógico.
maspas offline são trunfo da google em relação a….?
é que o HereMaps (actualmente HereWeGo) nesse ponto continua a ser a melhor app. Já me deu bastante jeito em latitudes com pouca ou nenhuma rede, e por isso está sempre instalada.
De resto Waze para condução e Googlemaps para tudo o resto.
Qd tiver um iphone logo experimento os mapas da apple.
O Mapas da Apple era de ir às lágrimas….tão mau que era, fiquei reticente de voltar a tentar…
Vou dar uma segunda oportunidade…
A Siri é que parece que está morta e bem morta…
Para condução uso (quase sempre) o WAZE. Na minha opinião, acho que neste momento não há alternativa melhor. Vamos ver o que é que a Google faz com a app até porque o “ideal” era passarem todas as funcionalidades para o GMaps.
Em relação ao tópico, cada vez mais me vejo a usar o Apple Maps, principalmente a caminhar em cidades maiores. Estive recentemente em Paris e o Apple Maps foi 5*!
O Google Maps já me fez cada uma de morrer, em percursos de férias, fora de centros urbanos e arredores.
Só um exemplo, fui passar uns dias em Porto Antigo na margem esquerda do Douro.
—Em Passinhos diz para sair das estradas municipais, boas, embora um percurso um pouco mais longo, para seguir pela Rua da Cepa , uma calçada de paralelos grandes e irregulares, interminável.
-Para ir à Praia do Espadanedo, na margem esquerda do Douro a jusante da Barragem do Carrapatelo, mandou-me por uma estrada onde mal passava um carro, só rezava para não me cruzar com alguém que estivesse a usar o Google Maps para subir. Ao lado num percurso um pouco mais longo, como comprovei à volta, há uma boa estrada.
Cruzem o percurso do Google Maps com o Waze ou outro. Se não for igual prefiram o indicado pelo Waze (ou o Mapas da Apple).
Se for eu a conduzir, uso o Waze. Em todas outras situações uso o Google Maps.
Já tinha reparado nas melhorias por acaso, gostei de, ao contrário das outras apps, quando o ecrã bloqueia o mapa continuar a aparecer no ecrã bloqueado, nas outras não consigo isso, por isso ultimamente só tenho usado o mapas que aliás está muito bem integrado com o Watch! Bom trabalho maçã!
Para condução nem pensar. Nada, na minha opinião bate o Waze. Uma coisa que tenho notado é os limites de velocidade errados por exemplo. Na A5, o radar ao pé do estádio nacional tem um limite de 120km/h e aparece com 100km/h