A Apple sepultou definitivamente a Touch Bar dos seus computadores MacBook Pro
Em outubro de 2016, a Apple lançou uma atualização dos seus computadores MacBooks e trouxe uma novidade, a Touch Bar. No início ainda se deu o benefício da dúvida a esta área que prometia ser importante e indispensável ao ponto de equipar os computadores mais "Pro" da empresa. No entanto, depressa se percebeu a inutilidade desta grande inovação da gigante de Cupertino. O tempo passou, a barra foi sendo esquecida e ontem o que restava dessa ferramenta desapareceu.
Uma ferramenta que não deixa saudade no MacBook Pro
Uma das principais novidades apresentadas no evento da Apple do dia 27 de outubro de 2016 foi a inclusão no MacBook Pro da Touch Bar. Apareceu assim um pequeno ecrã OLED, na parte superior do teclado, que poderia ser personalizado consoante a aplicação que estivéssemos a utilizar.
O pequeno ecrã era fabricado com tecnologia OLED, possuindo uma resolução de 2170 x 60 pixeis e um ângulo de visão de 45º.
Esta barra estava dividida em 3 partes distintas responsáveis por diferentes tipos de atalhos. A primeira, chamada "System button", era uma área de 128 pixeis onde eram apresentadas constantemente as teclas Escape, OK e Cancel. A segunda, intitulada "Botões de Aplicações", tinha uma dimensão mínima de 1370 pixeis e era a zona de apresentação de diferentes funções e atalhos das aplicações em uso. Por último, a "Control Strip", que era uma área com um máximo de 608 pixeis, com os atalhos de controlo de volume e brilho.
Do lado direito do "Control Strip", já fora da Touch Bar, podemos encontrar o Touch ID, que permite desbloquear o Mac com uma simples leitura de impressão digital.
Esta barra era especial, de tal forma que a Apple desenvolveu o processador T1, um novo chip ARM desenhado pela Apple e fabricado pela TSMC, criado para assegurar o funcionamento da Touch Bar.
Touch Bar morreu
A Apple anunciou a sua nova linha de MacBook Pro durante o evento "Scary Fast", com versões M3 do MacBook Pro de 14 e 16 polegadas, e uma nova cor, o Preto sideral. No entanto, falamos da Touch Bar no passado, porque houve um modelo que ficou de fora das novidades: o MacBook Pro de 13 polegadas - se tentar comprar um no site Apple.com, já não o encontrará. Exatamente isso, o portátil com a Touch Bar desapareceu!
A Apple não anunciou oficialmente que o Pro de 13 polegadas iria ser retirado, mas parece que foi. Não apenas saiu da loja, como as especificações foram movidas de "Portáteis atuais" para "Mais portáteis" na página Comparar modelos de Mac.
Preenchendo a sua posição na linha, está o MacBook Pro de 14 polegadas, que agora custa 2049 euros, mas tem um chip M3. Este preço é um pouco mais caro do que os 1629 euros, valor de venda do modelo de 13 polegadas. Contudo, convém perceber que esta diferença, de cerca de 400 euros, está em extras – o dobro do armazenamento, um ecrã HDR ProMotion, HDMI, slot SDXC e um design mais recente.
Infelizmente, para comprar o mais barato dos MacBook Pro terá de desembolsar 2049 euros e não terá disponível a tal nova cor Preto sideral. Esta só está disponível para os modelos M3 Pro e M3 Max. O MacBook Pro M3 de 14 polegadas ainda vem em Cinzento sideral e Prateado.
Este artigo tem mais de um ano
A Touch Bar, dos modelos de 2016 a 2022, é uma inutilidade? Não me parece, habituei-me perfeitamente. Agora é ver como foi substituída.
Sim, além de inútil ainda retirou algumas teclas que são importantes, como o Escape permanente. Dificultou o acesso aos Fs e a sua utilização nas fotografias e até com o Final Cut torna-se dispensável por manifesta inoperância. E por isso a Apple retirou-a. E não deixa saudades 😉 Claro, há sempre que goste, e é válido como qualquer outra coisa.
Os Fs (F1, F2, …) aparecem na Touch Bar premindo a tecla “fn”, uma coisa terrivelmente difícil 😉
Não é difícil, apenas não faz sentido, aliás, podes usar N de configurações e nada é difícil, apenas inútil a barra e olha que tenho no meu MacBook Pro de 2016 😉 e sei perfeitamente que o que é útil é imensamente menos do que é inútil 😉
Poupa uma linha para F1, F2, …F12, que se se fizer questão disso até podem ficar pré-definidas – e por aplicação.
A TouchBar tem “infinitas” opções. Cada um acaba por a personalizar … mas o que é inútil para uns é útil para outros.
Quando apareceu era o supra sumo da inovação e tecnologia, agora como removeu já não tem utilidade. Hehehehe
A Apple é que define as opiniões acerca dos produtos. É a Apple que diz se é bom ou não o utilizador só tem que aceitar .
Exacto, como o pastor, ele manda as ovelhas obedecem. Os fanáticos funcionam assim
+1 na altura “uma revolução e todos vão querer copiar”. Agora “ahhh é inútil…”
Podes crer, incrível mais um flop da Apple. Este ano o novo iPhone está a ser a mesma coisa… Mas só falam daquilo que lhes interessa e quando interessa
Eu também me habituei perfeitamente a levantar-me do sofá para ligar/desligar a tv, mudar de canal ou aumentar/diminuir o som.
Mas melhor me habituei aos comandos remotos quanto tive a peimeira tv com um.
nunca devia ter existido
Acho que deviam recuperar todos os comentários que aqui se fizeram sobre a Touch Bar, só para o pessoal se rir e também para um certo gozo pessoal, não o posso negar …
Tenho um pro de 13 M1 com Touch Bar de 2021 e acho muito útil, agora se é para criticar, que se critique o tamanho do teclado do de 16 que é fora do contexto para o espaço que sobra à volta do mesmo.
Ter sede de inovar e querer ser diferente dá nisto! Podia ter resultado!
Tenho 1 com touch bar e nunca usei tal coisa, só atrapalha. Devo ser old school
Pertences ao grupo dos que nem sabe o que é a Touch Bar. É impossível não usar. Por exemplo, não aumentas e diminuis o som ou aumentas o brilho. Fazes isso onde?
https://support.apple.com/pt-pt/guide/mac-help/mchlbfd5b039/mac
Aves, é tão útil que a Apple já não vai usar.
Com pessoal que usa a Touch Bar e não sabe que a está a usar, talvez seja preferível. Para quem queira gastar algum tempo a aprender a utilizar e personalizar é útil. O que eu vejo é a Apple a poupar uns trocos.
Epa..uso apenas o brilho e o som. O resto da bonecada e dos atalhos nao uso.
Pk? Pk nao sinto necessidade. Sao gostos.
Compreendo que comercialmente não era algo procurado, mas não é por isso que deixava de funcional para alguns. Aos quem aqui condenam o touchbar por nunca terem utilizado e por isso dizem que não presta, da mesma forma, fica aqui meu apelo:
– retirar o trackpad – eu só utilizo um rato, pois é muito mais preciso e menos cansativo
– retira a bateria – eu só uso com ele ligado a corrente – só acrescenta espaço e peso
Eu só uso trackpad, não uso rato, nunca precisei de um rato num Mac, mesmo quando uso em secretaria uso trackpad, também o rato da Apple é medíocre.
Bateria é o que mais uso, voos de 13h sem ter de carregar o portátil, sair de casa para uma jornada de trabalho e nunca ter de o carregar, já a touchbar é inútil, uso atalhos para tudo, launchers, comandos, automatismos, odeio tirar as mãos do teclado, isso é cena de miúdos que navegam nas social media e têm tempo para andar com os dedos em cenas que demoraram horas a configurar, já uso portáteis Mac desde os G3, andava eu na faculdade e gostavam de gozar comigo porque era o único com Mac, depois a bateria durava 3h e tinha eMacs e o pessoal já chorava de inveja
Na verdade era uma inovação bastante brega e com falta de propósito