5 razões pelas quais não precisa de comprar o novo iPhone todos os anos
A 29 de junho de 2007, o mundo viu chegar um produto inovador, o iPhone. Desde então, estes ganharam imensa popularidade como produto "premium", e um dispositivo conveniente. Como resultado, a Apple introduz anualmente novos modelos no mercado com muito poucas alterações. Mas se o iPhone que possui atualmente ainda é suficientemente bom, porquê desperdiçar o seu dinheiro com um novo?
Trazemos hoje 5 razões pelas quais não precisa de comprar o novo iPhone todos os anos.
Será que a atualização do seu anterior iPhone para o mais recente vale realmente a pena? Ou será que está apenas a pagar dinheiro adicional para comprar quase a mesma coisa com um nome diferente? Veja as principais razões para não comprar um novo iPhone todos os anos.
1. O seu iPhone provavelmente parecerá o mesmo
A Apple apresenta todos os anos modelos mais recentes, mas sejamos realistas: não há praticamente nenhuma mudança física importante na forma e design de um iPhone. Pode fazer sentido comprar um novo se tiver um modelo com três ou quatro anos, mas não verá quaisquer mudanças significativas se tiver apenas um ano de idade.
Tem um iPhone 7 ou 8, e precisa de o atualizar? Tente ir para o 11 ou modelos superiores que tenham pelo menos um aspeto diferente, e tragam coisas novas para a mesa, como a ausência de um botão Home e o facto de ter reconhecimento facial.
Atualizar o seu iPhone todos os anos só pode trazer mudanças mínimas para o exterior, por isso não há necessidade de stressar sobre o lançamento do iPhone 14 se já possuir um 13.
2. iPhones recebem atualizações durante anos
A Apple compreende que a maioria dos utilizadores de iPhone não atualizam todos os anos para o mais recente dispositivo. Por isso, fabrica smartphones com características semelhantes; características estas que continuam em modelos mais recentes até uma determinada altura.
Também recebe atualizações regulares de segurança, correções de bugs, alterações técnicas, e suporte de software iOS a longo prazo. A Apple assegura o seu apoio a modelos mais antigos do iPhone com as últimas atualizações durante um determinado período de tempo. Assim, não precisa de comprar um novo para desfrutar das últimas correções e funcionalidades.-
Por exemplo, o iOS 16 está disponível para o iPhone 8 e superior, o que é impressionante para um smartphone que foi lançado em 2017. Normalmente, um iPhone recebe todas as atualizações do sistema durante cinco a seis anos.
3. As melhorias de desempenho não são percetíveis
Muitas pessoas compram um iPhone devido à sua capacidade de superar outros smartphones devido à otimização do software da Apple. Comparando a smartphones Android, encontrará menos falhas, mesmo nos modelos mais antigos.
Mesmo os iPhones mais antigos funcionam sem problemas se quiser apenas ir às suas redes sociais, enviar emails, e jogar jogos leves. Mas se é um jogador profissional ou gosta de jogos graficamente pesados, então a atualização para o mais recente modelo de iPhone pode ser uma boa opção.
Desde que o seu iPhone receba atualizações regulares, é provável que não apresente falhas. A menos que queira jogar jogos que exijam um processador mais capaz, a melhoria do desempenho passa despercebida se um utilizador atualiza os seus iPhones todos os anos.
4. Preço total para poucas características novas
Os fãs da Apple antecipam todos os anos um novo iPhone, mas vimos surgir no mercado uma série de smartphones com pouca ou nenhuma diferença. Além disso, também houve muito poucas mudanças nas características gerais, deixando os utilizadores a questionar a necessidade de gastar mais dinheiro quase na mesma coisa.
Considere os modelos: iPhone 12 Pro, 13 Pro, e 14 Pro. Para além do tamanho e cores da câmara, não há absolutamente nada que pareça diferente. Todos estes dispositivos suportam o mais recente iOS 16, reconhecimento facial, memória, tempo da bateria, resistência à água e conectividade.
As alterações incrementais disponíveis nos últimos modelos passam normalmente despercebidas. As pessoas chamam a estes smartphones "à prova de futuro" porque os modelos mais antigos também têm as últimas características, aparência e tecnologia para a experiência perfeita do utilizador.
5. A bateria do seu iPhone é boa para, no mínimo, dois anos
Os modelos recentes do iPhone X em diante têm uma boa duração de bateria (entre 15 a 24 horas), exigindo um carregamento mínimo. Só precisa de carregá-lo uma vez por dia, a menos que jogue jogos pesados ou veja filmes.
O seu smartphone pode oferecer um desempenho máximo normal durante pelo menos dois anos de utilização regular. Depois disso, poderá começar a experienciar um baixo tempo e uma necessidade mais frequente de o carregar.
Se sentir que a bateria do seu iPhone se esgota mais rápido do que antes, tente repor totalmente o dispositivo para eliminar a acumulação desnecessária de ficheiros. Normalmente, isso resolve o problema da rápida drenagem da bateria. E se repor o seu smartphone não funcionar, pode obter a substituição da bateria do seu iPhone por qualquer valor entre entre 49 e 99€, em vez de gastar perto de 1000€ na compra de outro iPhone.
Não se stress para comprar um novo iPhone
Os iPhones são conhecidos pelo seu encanto e elegância, mas a maioria das pessoas prefere este smartphone devido à sua capacidade de viver durante bastante tempo. A Apple lança anualmente novos modelos com características surpreendentemente semelhantes, e os utilizadores ficam confusos sobre se devem ou não atualizar.
Se o seu iPhone tem uma câmara excelente, recebe atualizações iOS, e tem uma boa duração da bateria, a atualização pode ser apenas um desperdício de dinheiro. Além disso, olhe para as características e veja se está de acordo com as do seu modelo atual. Desta forma, não terá de se preocupar com uma atualização dispendiosa.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Ao contrario dos androids como a samsung que nem o note 10 de 1400 euros tem o android 13. No iphone ate o 8 tem ios 16, e super fluido com otima camera logo não e preciso mudar pelo menos 5 anos sem perder a boa experiencia
Vê-se que não fazes ideia do que falas.
Super quê??? E de repente bateste com a cabeça na parede e acordaste… LOL.
Só mesmo tu para preferires um iPhone 8 a um Samsung Galaxy Note 10. Há com cada um!
What? Quem é que compra um iPhone novo todos os anos?
O título devia de ser: 5 razões pelas quais não precisa de comprar o novo iPhone todos os 2 ou 3 anos.
Há quem compre todos os anos o novo iPhone. Aliás, a Apple tem mesmo uma campanha de troca. Deixas o anterior e levas o novo. São milhões que o fazem todos os anos. Há quem compre todos os anos um smartphone novo, mais moderno. Há quem compre todo os anos um carro novo… o dinheiro tem de girar…
Vítor M, podes dar mais algum detalhe onde podemos fazer essa troca? É site, zona física?
É que parece-me uma ideia interessante.
Um desses sites é este: https://www.apple.com/shop/trade-in
Essa campanha nunca esteve ativa em PT… é certo que certos revendedores autorizados da maçã já tiveram campanhas semelhantes e com boas condições de troca, atualmente desconheço a existência de tais campanhas em PT. O meu iPhone 11 PRO Max foi adquirido em janeiro de 2020, numa dessas campanhas e aplico as razões 2 e 5 para nao fazer upgrade anual (tal como no Mac onde o meu iMac 27” Retina Late 2015 ainda funciona perfeitamente embora nao vá levar a nova versão…)
Sim, eu estava a falar do mercado americano. Cá não há essa campanha, nem há em todos os países.
Indivíduos doentes (e a médio prazo na bancarrota) trocam anualmente de iPhone e carro. O dinheiro tem que girar assim para os accionistas ficarem contentes.
Se calhar não, até porque temos visto uma classe alta cada vez mais alta e uma classe baixa cada vez mais baixa. Logo, quem troca todos os anos, seguramente não serão as pessoas de classe baixa, eventualmente media alta e alta, por isso, o que dizes não faz muito sentido. O mercado americano tem uma forma diferente de operar.
No resto do mundo, não sendo muito diferente, as classes são diferentes no que toca ao consumo. Tens de olhar caso a caso.
Sobre o doente, eu diria que pode haver pessoas que sejam consumidoras compulsivas, não duvido, mas para outros a doença será mais ao nível da consumição do não ter. Por isso, não critico quem queira comprar nem recrimino quem não ache que isso seja necessário. Até porque sabemos que está empregando no ser humano atualmente o consumismo, como tu, por exemplo, o fazes com as coisas que gostas e precisas (vestuário, calçado, serviços de entretenimento, etc…) o que poderá ser na mesma medida, mas não tem nada de errado. Tudo depende do que cada um tem na carteira.
Isso revela falta de mundo. Mta gente troca telefone ,casa, carros e mt mais….são os custos de ficar a vegetar anos e anos neste retângulo…..
È verdade Por mim vou-me contentando em trocar de mulher Isso sim Dá um gozo do caraças Vários Tipos, Modelos, Feitios È cá uma rodagem .. Carro tem 20 anos e anda è como o dono Tem muitos mais e vai durar iphone Dura e está para durar Poupança acima de tudo .
A isto se chama Iphonolico lol
Em tenho android há 5 anos e não troco o meu telemovel nem Android por nada.
Se tiveres um xiaomi médio/alto podes trocar todos os anos por um quarto do preço… Fica a dica
O título deveria ser porque não trocar de smartphone todos os anos. Pois isso é válido para qualquer marca. Mas hoje em dia, e com responsabilidade ambiental deveríamos manter os smartphones no mínimo 3 anos (que é o tempo da garantia).
Dou-lhe toda a razão.Olhe,eu tenho um Xiaomi Redmi Note 5,comprado em Julho de 2018,por isso tem mais de 4 anos de uso.O meu PC Desktop(nunca tive um PC Portátil),foi comprado também no mês de Julho mas do ano de 2015,já há mais de 7 anos.Eu bem queria comprar quer um smartphone quer um PC Desktop dos novos(até porque queria usar o Windows 11),mas vida de teso não dá.É preciso guito para isso e eu não tenho centenas de euros para gastar.Tomara eu para comer quanto mais para isto.
E quem faz colecção ?? Kkkk… 🙂
Eu se tivesse dinheiro até trocava todos os anos, mas era para beneficiar a família.
Todos usamos iPhones (influência minha), mas tudo modelos antigos recondicionados. Tenho 5 pessoas à espera de um iPhone “novo” 🙂
E eu a pensar que tinha que trocar todos os anos… Obrigado pela notícia
Excelente artigo.
Subscrevo na íntegra.
Já agora quem fala mal do iPhone, certamente não sabe do que fala.
Os outros não sabem. Mas tu sabes porque és o mais “esperto”
Acho que a diferença é que ele um iPhone …
(O meu tem 7 anos, acredito que há Androids melhores … quanto ao SO, não).
Nem iPhone nem nenhum, não percebo o porquê de ser sempre esta marca a visada!
Quem no seu perfeito juizo troca de iPhones todos os anos se pode ter tudo e algo mais num Galaxy S?
“Normalmente, um iPhone recebe todas as atualizações do sistema durante cinco a seis anos.”
Isto devia ser a regra para todos os smartphones. Apesar de não ter iPhone, reconheço que é algo que diferencia, pela positiva, a Apple.