AirPods Pro da Apple com Cancelamento Ativo de Ruído – Primeiras impressões
A Apple tem estado muito ativa no capítulo do som. Equipou a sua coluna inteligente, HomePod, com várias novas funcionalidades e afinou o sistema operativo audioOS. Este tem agora mais recursos e lançou um novo produto para a linha de auscultadores. Assim, com mais tecnologia, principalmente com a famosa funcionalidade Cancelamento Ativo de Ruído, foram lançados no dia 30 de outubro os AirPods Pro.
São esses que temos em análise desde essa altura e que vamos deixar agora algumas considerações.
AirPods Pro e o Cancelamento ativo de ruído
Começamos por perceber que a Apple mudou a forma dos AirPods. Desde a primeira versão que conhecemos a forma sólida do corpo do auscultador e usamos os toques para interagir. Isso tudo mudou.
Em primeiro lugar, a Apple equipou os AirPods Pro com o fantástico recurso: Cancelamento ativo de ruído. Depois, se antes o som era bom, sem ser excelente, diga-se, hoje temos um salto na qualidade dos graves e agudos. Muito se deve ao novo processador H1 que foi desenvolvido para estes auscultadores, mas também graças ao facto de estarmos mergulhados somente no que estamos a ouvir no canal auditivo.
Segundo a Apple, os AirPods Pro são os únicos auscultadores com Cancelamento ativo de ruído que se adaptam continuamente ao formato do ouvido e ao ajuste das pontas, bloqueando o som à sua volta para que se ouça apenas o que importa. Bom, que se nota uma diferença grande nota, mas também notamos essa diferença quando testamos os Sony WH-1000XM3, os Bose Noise Cancelling Headphones 700 ou os da mesma gama, os Sony WF-1000XM3.
Apesar de não ser uma novidade no mercado, estamos perante uns auscultadores que se batem com os melhores em muitos dos argumentos.
O hype que a Apple criou no segmento dos auscultadores
Claro que a Apple não inventou os auscultadores sem fios. Contudo, tendo em conta o poder de fazer mudar os comportamentos, foi a empresa que deu uma luz nova a este mercado. Assim, desde os primeiros AirPods, os utilizadores têm facilidade de utilização e flexibilidade em emparelhar com vários dispositivos. Comportamentos que simplificam a vida e têm nestes últimos carregamentos também sem fios.
Os novos AirPods Pro recolhem tudo isso do passado e acrescentam novas tecnologias.
Design que mudou
Realmente o design mudou. Estão agora mais pequenos e mais discretos. Contudo, a necessidade de vedar o canal auditivo trouxe as pontas macias e flexíveis em silicone. Pessoalmente não gosto muito desta membrana, porque nos auscultadores sem o cancelamento de ruído, faziam um vácuo sonoro incomodativo, amplificavam ruídos. Os AirPods anteriores tinham essa vantagem, encaixavam bem no ouvido sem o vedar totalmente.
Os atuais requisitos obrigam a que o canal auditivo esteja vedado. Mas agora temos perceção do que nos envolve e podemos gerir esse silêncio, além de termos um sistema de ventilação, que funciona! Apesar disso tudo, é importante escolher bem as pontas de silicone, se não torna-se incomodativo usar os auscultadores por algum período de tempo.
Ajustar para melhor desempenho
Já falamos no conforto, mas tecnicamente a Apple quer que estejam bem seguros e aplicados ao ouvido. Para isso traz um teste que devemos fazer para perceber se estamos a usar o equipamento corretamente. Para fazer esse teste, pode ir a Definições > Bluetooth dentro escolha os AirPods Pro e clique no símbolo para saltar para outras opções.
Dentro veja as imagens a seguir:
A partir daqui terá a certeza que os encaixes estão corretos para a tecnologia fazer magia. Assim, se porventura os resultados não estiverem certos, troquem as pontas.
A Apple envia dentro da caixa dos novos AirPods mais dois conjuntos. Estes têm tamanhos diferentes aos que estão já encaixados nos auscultadores.
Caixa de carregamentos está também diferente
Quando usamos o conjunto, ao contrário de outros, usar e transportar é algo fácil. Se falamos nos auscultadores, agora referimos que a caixa de transporte e carregamento dos AirPods está igualmente fácil de usar. Pese o facto de ser agora mais larga, é também mais baixa e não perdeu a usabilidade. Cabe, por exemplo (como a uso) no bolso pequeno direito das calças de ganga.
Traz também aquele “encaixe” na tampa com o fecho magnético.
E o som?
Por método, é preciso tempo, experiências para opinar sobre a qualidade do som. Contudo, nesta primeira abordagem fica bem vincado um som "sem esforço". A qualidade melhorou face ao que tínhamos antes, mesmo com a segunda versão dos AirPods.
Há melhorias em vários aspetos, principalmente na definição do palco sonoro e no ataque aos graves. Para testar coloquei um tema que pode já ajudar a perceber a mistura dos altos, médios e baixos: Enya - “Orinoco Flow”.
Claro que estou mal habituado, até porque ultimamente tenho usado os Bose Noise Cancelling Headphones 700 e estes headphones têm o melhor dos dois mundos: excelente cancelamento de ruído e fantástica qualidade sonora. Apesar disso, estou impressionado com o balanço geral do som do AirPods Pro.
Na análise "à séria" haveremos de colocar em disputa alguns temas para avaliar os altos, médios e baixos, a velocidade do ataque aos graves e separação de frequências (entre outras coisas importantes).
E o Cancelamento de ruído?
Muito bom. Até se não quisermos estar a ouvir música, os AirPods Pro fecham-nos no nosso mundo. Embora sejam pequenos earbuds, estes funcionam como uma espécie de cápsula insonorizada onde tudo à volta está em "mute". Assim sendo, em qualquer momento, podemos ativar o Cancelamento Ativo de Ruído.
De alertar que se estivermos num meio onde o som exterior é importante (como a caminhar na rua no meio do “trânsito”), então convém usar o Modo Transparência. Nesse modo ouvimos o que se passa à nossa volta, mas com um filtro de calmaria.
Para já, no entanto, aponto como aspeto negativo o desaparecido o método de toque para ativar algumas ações. Agora essas funcionalidades são ativadas apertando os auscultadores. Caso não queiramos mexer nos auscultadores, então a Siri faz: “Hey Siri, turn on/off noise cancelling” or “Turn on/off transparency mode”.
Portanto, a Apple aumenta a sua oferta e traz uma excelente funcionalidade aos AirPods... que continuam a subir de preço!
Este artigo tem mais de um ano
Em primeiro lugar acho que o design melhorou um bocado, principalmente por serem menos extensos exteriormente. Acho que vão dar menos aquela ideia que transmitiam que eram uns headphones cujo fio tinha sido cortado. E o uso da borracha que é o melhor isolante de som que se pode ter de forma ‘natural’ é também bem vindo principalmente porque a correr certamente este modelo irá saltar ou escorregar menos da orelha.
ANC é sempre bem vindo, apesar de ser uma funcionalidade melhor para usar indoor do que outdoor, afinal de contas não queremos pessoas a andar nos passeios ou a correr, isoladas do som envolvente pois é naturalmente um perigo a pessoa perder a noção a partir do som, do que se passa a sua volta (seja alguem a chamar, sons de veículos, sons de alertas, etc). E neste campo para usar em espaço interior, provavelmente em autonomia e conforto, um headset a sério como o Vitor indicou no artigo (Os Bose, Sony e outros) são mais adequados. Não vejo que o ANC neste tipo de dispositivos mais ”portateis e leves” seja assim tão util ou usado, do que em situações que um verdadeiro headset completo não possa ser usado. (bibliotecas, escritório, erc)
Por ultimo e como nota, seria interessante falar a nível de microfone como ficou este modelo, dado ter então um corpo mais compacto. Como é que a pessoa do outro lado nos ouve quando parados, num ambiente com barulho ou em corrida (por causa do ruído do vento também)
Sim, o aspeto ficou mais “discreto”. No que toca ao ANC, a Apple, assim como os outros, colocaram, um opção intermédia, Transparência. Isto é, mesmo com algum efeito de redução ativo, não deixamos de ouvir o que está em volta. Podemos sempre usar com o ANC desligado também (mas o som não será tão bom).
É verdade que os BOSE ou os Sony, os modelos closed-back, podem permitir um “ambiente” mais amplo, mas em termos de ANC estes vão surpreender. Mas claro, não vão chegar aos outros pela “falta de espaço” a cobrir a orelha.
Na questão do microfone, ainda não consigo dizer se está melhor ou pior que os anteriores. mas na análise já terei uma ideia clara. Esse ponto que referiste, quando estamos ao vento, quero perceber bem como irá atuar esta nova tecnologia da Apple.
Boa noite Vitor M.
Já testou a questão do microfone quando estamos ao vento? Poderia dar o seu feed-back .
Não olhando aos preços acha que seria compensatório fazer o upgrade dos AirPods da 1ª geração para estes AirPods pro?
Obrigado e Bom Trabalho
Pelo mesmo preço que os bose, acho que não deixa muitas dúvidas na escolha.
Se a Apple pusesse isso a 100 euros, batiam recordes de vendas.
Comprei-os. Adoro.
Tenho uns Bose QC35 e agora comprei os AirPods Pro…, vou dizer-vos uma coisa, não ficam nada atrás dos Bose. São espectaculares.