Supercarros 100% elétricos não estão a vender bem, diz CEO da Lamborghini
Apesar da visão dos governos e da disposição das fabricantes em matéria de transição elétrica, a verdade é que os consumidores mandam, e é na sua vontade que reside o potencial sucesso dos modelos eletrificados. Segundo a Lamborghini, por exemplo, os supercarros 100% elétricos não estão a vender bem...
O CEO da Lamborghini, Stephan Winkelmann, afirmou que, embora seja muito cedo para conclusões, os supercarros desportivos totalmente elétricos não estão a vender bem. Embora o desempenho não seja um problema num veículo elétrico, o executivo afirmou que alguns elementos sentimentais, como o som do motor V10 do Huracan, não podem ser replicados.
De facto, pelas caixas de comentários dos nossos artigos, testemunhámos a forma saudosa como leitores mencionam os carros com motor de combustão interna, renegando, por vezes, as alternativas elétricas.
Numa entrevista, Winkelmann afirmou que os supercarros desportivos totalmente elétricos "não são algo que esteja a ser vendido neste momento", dizendo que é preciso esperar para ver se e quando isso vai acontecer, porque ainda é muito cedo.
Apesar dos resultados não estarem a ser bons, o diretor-executivo mantém a esperança de novas oportunidades, "se as coisas mudarem". Mais do que isso, a Lamborghini está aberta à utilização de e-fuels, caso a regulamentação seja melhorada.
À medida que o mercado dos carros elétricos perde força e os subsídios governamentais são retirados, a indústria automóvel de luxo está sob pressão para reduzir as emissões.
De acordo com Winkelmann, a Lamborghini está a reestruturar a sua produção e cadeia de fornecimento para criar modelos com menos 40% de emissões de dióxido de carbono até 2030.
Para um aficionado das corridas e por carros de sonho, o roncar do motor é algo que faz parte. Mesmo imitando o ronco do motor num elétrico, não é a mesma coisa.
Para os aficionados de corridas é o barulho e desenhos pintados de chamas que fazem parecer o carro andar mais depressa…
Partilho da mesma opinião, para quem realmente gosta o som faz parte da experiência.
Ver uma corrida de FE ou Moto E é como comer pão sem sal com manteiga sem sal 🙂 🙂 🙂
Sinceramente… eu pessoalmente não tenho saudades dos sons dos motores a combustão… nem do seus fumos.
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Mas quem compra um supercarro normalmente está a querer fazer uma afirmação, e a ausência de som dificulta um pouco a coisa…
Não só, mas quem não entende a existência de mais estimulo a um sentido (audição) no prazer de condução concerteza não entende o sentido de um supercarro.
Não és entusiasta.
Essa é de martelar os dedos… Comprar um carro elétrico e simular barulho … Triste mesmo… Ahahahah
Penso que não tem muita lógica comprar um supercarro totalmente eléctrico. Eu, pessoalmente, prefiro ouvir o som do motor, do que ficar totalmente silencioso.
É dizer isso a Porsche, o Taycan é o carro mais vendido….
Onde foi buscar essa ideia? A vender mais q o Taycan existem 3 modelos na Porsche (Macan, Cayenne e 911). O Taycan Turbo S é também dos carros com maior desvalorização do mercado pelo que é dos piores investimentos que se pode fazer especialmente se comparares a por ex um Porsche 911GT3 RS que ainda valoriza com facilidade. Comprar um Taycan é pior que um Model S Plaid pois embora não esteja desatualizado custa quase o dobro logo este modelo esta um pouco condenado e a concorrência continua a aparecer (Hyundai IONIQ 5N, etc)
Não é ideia é um facto.
Os seus factos devem ser diferentes dos da Porsche então… Podes fundamentar esse facto com algum tipo de prova? Já agora deixo o documento para fundamentar o q eu digo. https://newsroom.porsche.com/en/2024/company/porsche-deliveries-2023-34942.html
Esse artigo prova o que foi dito atrás, que as vendas do taycan superam outros modelos de Porsche.
Para que não existam dúvidas, um extrato do artigo:
“The Porsche 911 recorded the largest increase of all model lines in 2023, with an increase of 24 per cent. The 911 was delivered to 50,146 customers worldwide. The Taycan also posted double-digit gains, with 40,629 customers taking delivery of their new car (+17 per cent).
The model with the highest number of deliveries was the Cayenne. Examples of the SUV were delivered to 87,553 customers last year (-8 per cent). The decline compared to 2022 can be explained by the model change – including the staggered launch of the new generation worldwide since the market launch in April, as well as a software update for the hybrid models to ensure the best possible quality. The Porsche Macan was delivered to 87,355 customers and thereby remains at the previous year’s level.”
Exatamente o que o @bromance disse. Pode-se também acrecentar que não só não é o mais vendido, como não é o que as vendas crescem mais.
Não é no ano 2023, foi nos anos anteriores.
LOOOL, esta malta… então se o Taycan subiu e Cayenne (por ex. baixou) e mesmo assim o Cayenne em fim de ciclo, vendeu mais do dobro do Taycan, como é que o Taycan vendeu mais que o Cayenne no ando anterior?! FDX
@JL: nem te dignas a ler as coisas e argumentas até ao fim sem qualquer razão ou fundamento, vives numa ilusão tal que nem aceitas factos, isso é triste amigo
@JL: Em 2022 vendeu 34801 unidades e não foi nem de perto nem de longe o que mais vendeu e em 2021 vendeu 41296 unidades que não chega a ser metade dos Macans ou Cayennes que venderam. Factos.
O Taycan é de facto o modelo mais vendido da Porsche nos últimos tempos.
A desvalorizacao, é verdade que desvaloriza mais que um 911GT3RS mas estás a comprar dois carros completamente diferentes, especialmente quando um deles (Taycan) consegues entrega de um novo em pouco mais de 1 mes, um GT3RS tens de esperar durante meses a fio e provável que não consigas que te seja alocado um carro.
Source:
Tenho 2 Taycan em casa,
Tenho 6 911GT3RS (Várias gerações até a mais recente)
Já aqui deixei o artigo que prova o contrário. Vou deixar novamente: https://newsroom.porsche.com/en/2024/company/porsche-deliveries-2023-34942.html
Podes ter 2 mas é na mesma o 4º modelo que mais vende da Porsche e um dos modelos que mais desvaloriza do mundo pelo que na minha opinião só estás a enterrar dinheiro em pseudo Porsches (electrico) mas felizmente tens ou não tinhas 8 Porsches 🙂
Então um Porsche taycan é a gasolina para ser um pseudo ? Só falta dizer que a Porsche não entende nada de automoveis.
Comparar desvalorização de carros de produção limitada com outros, não acha um pouco infantil ?
Na verdade o Taycan desvaloriza uma brutalidade.
@JL: afinal o Taycan vende ou não mais q os outros e desde que ano? Era um facto que não estás a falar mais, n entendo… Pegas com tudo menos com a tua falta de coerencia. E nem sabes ler portugues, eu disse o oposto do que tu perguntas. E o Taycan tem a produção tao limitada como os outros Porsches e desvaloriza muito mais por ser electrico. São factos. Cumprimentos humildes
Neste momento não vende, já chegou a vender.
Tanto era um facto que assim foi provado, não por mim.
Pego e vou continuar a pegar, nada se alterou.
Então mostre lá um taycan com produção limitada e o valor dele ?
Vendeu qd? Só nos seus sonhos!
Já deixei aí a notícia, queixe-se a eles.
Qual notícia?!
Pois, parece que não apareceu, veja mais abaixo, tem um link curto.
Se é aquela ali abaixo da RA, só prova que nc foi o Porsche mais vendido, longe disso.
Ou perto disso.
@JL: já pus os dados de 2021, 2022 e 2023. Em 2020, o primeiro ano em q começou a ser vendido vendeu 20000 unidades vs 92000 cayennes. Aceita os factos, aceita que estás errado. Links da própria porsche, não tens qualquer argumento válido a não ser quereres espalhar boatos e desinformação. Link: https://newsroom.porsche.com/en/2021/company/porsche-deliveries-2020-worldwide-23368.html
Eu aceito qualquer facto, só relatei o que li, e quem postou os números não costuma falhar.
Não estou a dizer que a Porsche está a mentir.
É comprar e vender
… 🙂
O Taycan nunca foi, nem é, o Porsche mais vendido
Por acaso até foi, sem considerar os SUV:
https://encr.pw/MruMr
Portanto…nunca foi o Porsche mais vendido.
Qual foi a parte que não percebeste ?
Foi, excluindo os suv.
Pereces um garoto.
Ou então é doença grave.
Pareces um garoto, isso deve ser doença.
O Taycan é o carro mais vendido do mundo excluindo todos os carros que vendem mais do que ele. Factos! /s
Tenta ser um pouco mais humilde e normal
Não disse isso em lado nenhum, segui apenas o que a notícia disse.
Óbvio que não é o mais vendido.
Está visto…
Julgo que a PORSCHE poderá estar a dar vários tiros nos pés, nomeadamente nos desportivos…
O novo 718 (Boxster e Cayman) supostamente passará totalmente a eléctrico e o 911 com a introdução de uma variante híbrida, embora e apenas a funcionar como “boost” para os turbos… a mim não me parece que seja este o único caminho…
Para o 911 que tem no seu maior mercado, o mercado Chines, talvez resulte, mas para o segundo mercado que é o Norte Americano não me parece… mas como é só uma variante, talvez…
Em relação ao novo 718, este ainda não saiu e já está a dar um passo atrás, pois a maioria destes são vendidos no mercado Americano com predominância no Norte Americano e estes mercados não estão a querer nada com os eléctricos…
Qual o passo atrás?… dizia-se que iria sair em 2024, depois em 2025 e agora já se fala em 2026, sendo que a informação era para substituir na totalidade o actual 718 e agora à excepção do mercado da EU, que até já acabou (Junho 2024), o actual e o novo irão coexistir, não adiantando a marca até quando… só, que irão coexistir!
A minha esperança e confiança é que a PORSCHE é conhecida como uma marca que sabe “ler” os interesses dos clientes e a exemplos do passado, sebe reconhecer os erros e voltar atrás… mais recentemente (2016/2017) e aquando do lançamento do actual 718, a marca apenas equipava este modelo com os motores turbo de 2.0 e 2.5 Lts. e o resultado foi que não vendeu nesses mercados… arrepiou caminho e reintroduzir o motor atmosférico de 4Lts. e passou a vender novamente…
A não esquecer, que a PORSCHE é a marca que mais está a investir nos combustíveis sintéticos, pelo que não acredito que desista completamente dos motores a combustão. Ainda de salientar que a F1 já em 2026 irá passar a utilizar estes combustíveis e com isso a tecnologia passará a ser mais viável…
Na generalidade o mercado ainda não sabe o que será, ninguém consegue garantir qual a “tecnologia” que irá vingar, ou seja, as marcas ainda andam a “apalpar o terreno”, pelo que o futuro é extremamente incerto… no meu entendimento irão coexistir vários tipos de tecnologias e não só a eléctrica como querem fazer passar…
A Porsche já disse várias vezes que só vai ter um carro a usar combustíveis sintéticos, é o único que será a combustão após 2035.
Também não se esperava outra coisa, com a capacidade de produção e custo que eles têm, só mesmo os endinheirados o podem consumir.
Nem na UE isso vai acontecer, qt mais no resto do mundo.
A Porsche não sabe o que diz ?
Esse será o último mercado onde os eléctricos vão chegar, até já usem combustíveis sintéticos, têm dinheiro para os pagar…
Entretanto nos carros de luxo:
https://www.euronews.com/business/2024/01/08/rolls-royce-sees-record-sales-as-demand-for-all-electric-car-grows
Faz sentido no segmento de luxo pelo silencio.
Já me fartei de escrever, mas escrevo mais uma vez…. o eléctrico não pode ser solução única, têm de deixar o mercado fluir com naturalidade, as tentativas de condicionar só fazem mal aos electricos.
Porque se realmente forem melhores e se adaptarem melhor a todos os mercados e situações irá vencer, tal como a netflix venceu o as lojas de aluguer, ou o CD venceu o vinlyl, etc.
Não precisam de desaparecer, apenas serão menos usados.
As tentativas da UE e USA em forçar carros eléctricos para mim só têm a ver com o interesse de alguém muito poderoso que tem algo a ganhar com isso. (não faço ideia quem)
Hum, então quer dizer que as tentativas de contrariar a corrente também é por interesse de alguém ?
Quem é que está a tentar contrariar?
Os possíveis clientes que não querem comprar?
Tem muitos a tentar, fica aqui um link com isso.
https://pt.euronews.com/green/2024/04/30/teorias-da-conspiracao-passaram-da-covid-19-para-o-clima-que-impacto-podem-ter-nas-eleicoe
Quais não querem comprar ? Ele supercarros eléctricos que a Lamborghini não tem para venda ?
Qual teorias de conspiração? Chamam a isso liberdade de expressão /s
Ahah esses vão haver sempre, e contra tudo e todas as visões de qualquer situação
“Os possíveis clientes que não querem comprar?”
Com esta frase queria apenas referir o facto de os clientes serem do “contra” e electricos não estarem a vender como esperavam inicialmente.
Sem dúvida!
Mas como eles podem querer algo que a lambo não tem ?
Outra vez a missa @JL?
Já lhe expliquei que isso é discurso próprio de quem sente estar a perder o poleiro e procura um bode expiatório.
Quem ? O CEO da Lambo ?
Sim, também acho que sim.
O que é que o CEO da Lambo tem a ver com essa missiva da euronews?
Pois, eu também não entendi o que você disse.
Não entendeu? Fdx…quem mandou escrever esse artigo vai perder as próximas eleições para o parlamento europeu e a principal causa de a imposição cega e prepotente nos elektros.
Então mas são os americanos que estão a concorrer às eleições europeias ? E também aquelas instituições referidas ?
Eu gosto muito da última parte: só vão atrasar o inevitável…
Americanos? Olhe, serve para os 2 lados. Mas tb a Califórnia não é a america. A maioria dos estados não foi em grups.
Claro que não, Califórnia é México, toda a gente sabe disso.
Eram todos Spectre elektros
“Rolls-Royce has seen sales soar to another record level on continued demand for its luxury models and sales driven by its new all-electric Spectre model”
Qts Spectre elektros venderam, 1 ou 2?
Se venderam um ou 2, então venderam mais que todos os outros.
No global a RR vendeu 6300 carros em 2023! Como é que 1 ou 2 são mais que todos os outros?
São eles que dizem, não sou eu, você é que disse 1 ou 2.
Mas enfim, a negação nunca acaba.
An All-Electric Rolls-Royce Spectre Just Sold for More Than Double Its Retail Price at Auction
https://uk.finance.yahoo.com/news/electric-rolls-royce-spectre-just-130000429.html
Toda a produção do Rolls-Royce Spectre está esgotada desde 2023 até ao ano 2025…
“While the hugely popular Wraith and Dawn models ceased production as planned in 2023, the year was most notable for the start of production and sales of Rolls-Royce Spectre, with the very first client deliveries taking place in the autumn. Following its triumphant public reveal in October 2022, the first all-electric Rolls-Royce in history has attracted enormous interest, particularly among younger clients; this demand has translated into orders extending into 2025, laying a firm foundation for the marque’s bold, all-electric future. (…)”
https://www.press.rolls-roycemotorcars.com/rolls-royce-motor-cars-pressclub/article/detail/T0438978EN/rolls-royce-motor-cars-in-2023:-a-year-of-success?language=en
Óh @Realista era um leilão de caridade. Não sabemos se a motivação para entregar esse dinheiro era a arrastadeira ou a vontade de ajudar as criancinhas.
Loolll @Realista mas qts Spectre elektros venderam?
Isto de dizer que têm intenções de compra até 2025 já parece a Xiaomi. Mas este, ao menos disseram q eram 100mil, embora já vá em 44 mil looolool
Voltando ao leilão. Pensamento do gajo q deu o carro para leilão:
-“FDX estou farto deisto. Vou mas é tentar impingir esta m* ali no leilãode caridade pós miúdos, a minha comissão é ⅓ do q dei por ele. Assim não perco tudo e fico bem visto” Looolooolool
Dinheiro para sintécticos?
Isso mais uns tempos e vai ser quase oferecido.
Ainda bem, quer dizer que na altura a electricidade é paga por quem é produz ou até de borla.
Mas eu gostava de saber na história, quando é que uma energia ou combustível esteve mais caro e baixou ? Loooool
Em repúblicas ocidentais ávidas por impostos é difícil.
Já em certas repúblicas federais presidencialistas e monarquias, o litro do combustível está mais barato que a água da torneira! Lolol
Quais ? As mais a Norte ? Por isso pagarem muito mais impostos que nos, isto aqui é o Paraíso.
Mas já agora, qual são mesmo os supercarros eléctricos que a lambo tem à venda ?
Este ano vou trocar um o meu velhinho Seat Ibiza a diesel do ano de 2000… estou indeciso entre o Jeep Avenger, o Kia Stonic, o Seat Arona e o VW T-Rock, a gasolina claro, EVs estão fora da equação.
Eu comprava na Holanda o Hunday co…..
É com K…
É uma K especial, com K…
A culpa é dos imperialistas americanos que permitem que haja pessoas com dinheiro para compras gasolina á grande!
Quem realmente gosta de conduzir e sentir o carro, um eléctrico ainda n faz sentido. Estão os magnatas a poluir os céus a torto e a direito e o povo é que paga
Porquê? Porque tem mais potência e até faz barulho ?
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“De facto, pelas caixas de comentários dos nossos artigos, testemunhámos a forma saudosa como leitores mencionam os carros com motor de combustão interna, renegando, por vezes, as alternativas elétricas.”
Verdade, no entanto o grande entrave para aquisição de elétricos é em primeiro o preço pois comer e ambiente as pessoas obviamente que escolherão comer.
Em segundo será a infraestrutura, nem todos têm casa com garagem ou moram em locais com poucos ou nenhum carregadores.
As pessoas não são contra os elétricos, no entanto ninguém vai comprar algo que não pode carregar.
Baixem os preços dos e criem tecnologia que faça os carros carregar em menos de 5 minutos e os elétricos vão explodir (nas vendas) e apostem em infraestrutura (exemplo, carregar nos postes de eletricidade ou algo mais acessível).
Até lá o grosso das pessoas não vai embarcar na loucura dos elétricos.
Sugiro criar um cadastro de poluição do género, se tens carro a combustão fica no cadastro e não poderás deslocar-te para o trabalho a mais de 4km do local de residência. Não aceitavam contratar quem polui muito com deslocações e davam prioridade a quem tem carro electrico ou vai de transporte publico.
Diz-me que és de lisboa ou porto sem me dizeres que és de lisboa ou porto.
Em relação ao teu comentário nem vale a pena comentar ou dizer nada. Ganha um pouco mais de experiencia de vida e maturidade e depois vem falar com a gente grande?
ditadura a esta hora?
Ditadura é aqueles que menos poluem serem os mais afectados pelas alterações climáticas, isto a nivel mundial.
Sim a indústria elektra é de longe a mais poluidora.
Dito por um ambientalista. Loooooo
Ainda há duvidas?
Não há dúvida nenhuma que os a combustão são mais poluentes, só falta dizer que o negacionista como você está certo e todos estão errados. Looool
Tenho carro elétrico bem como a combustão e sinceramente nunca tinha visto tanta parvoíce num só comentário.
O que tem de acontecer é que o governo tem de primeiro criar leis e obrigar a que todas as casas novas tenham painéis solares e carregador para carro elétrico, depois disso criar meios para que todas as casas e prédios tenham painéis solares instalados e assim torná-los menos dependentes da grid.
A seguir, é instalar carregadores em todo o lado, incluindo estacionamentos na rua onde possas estacionar e ao invés de pagares por estacionamento, pagas pelo carregamento.
Outras medidas como carros mais poluentes não poderem circular em centros de cidades e assim já existem e devem de continuar a propagar.
Representas um nicho de 1% dos carros e queres tomar conta de todos os lugares de estacionamento. Está certo.
Hão -de chegar longe com esse tipo de mentalidade. Vai-te curar pá.
Se pagarem, qual é a diferença ?
Os carros a combustão não podem estacionar o de ha carregadores.
Os lugares têm q estar ali as moscas à espera q chegue um elektro. Por x’s nc chega. Entretanto a malta q precisava de estacionar por 5 minutos p beber um café desistiu e foi beber a casa.
Acha bem?
https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrZl07zJKwf78QdERQA
Mas está preocupado com0.0001% de lugares que dão usados como carregadores ?
Isto para quem diz que tem garagem. Loooool
Acho, acho muito bem, são bem mais úteis à sociedade do que um lugar para tomar café, o café que compre lugares e dê essa regalia aos seus clientes, do que usar o espaço público .
Existem pessoas contra, e são fáceis de encontrar.
Sim, é preciso a tecnologia continuar a evoluir, felizmente já se viu que é uma tecnologia que evolui a uma velocidade elevada.
Isso e ir mal vestido!
As pessoas têm que se mentalizar que o mercado dá para todos…existe espaço para todos…electricos, gasoleo, gasolina, hibridos, hidrogenio…não nos podemos cingir apenas a um “combustivel”…isso é totalmente impossível!
Nem mais, já estávamos fartos de ser sempre o mesmo combustível, agora finalmente existem vários.
A RIMAC diz o mesmo.
https://www.razaoautomovel.com/noticias/industria-futuro-rimac-vendas-eletrico-nevera/
Pois, com um carro de 2 milhões de euros. Loooool
E o GMA T50 com motor aspirado, caixa manual e preço a bem acima dos 3 milhões? Será que esgotam? Looooooooooooooooollllllllllllllllllllllllllllll
Aspirador ? Provavelmente não.
Não? Lol, nao percebes mesmo nada da coisa pois não?
Eu percebo.
Nem Teslas a 35K querem. O Musk está sempre a cortar o preço por haver pouca procura.
Ainda bem que considera os teslas supercarros, o meu dia ficou melhor. LOOOOOL
Claro, ninguém quer elétricos.
Eu quero, e os mercados também, só que querem mais baratos.
Não é só a questão do preço. O propósito de um carro é liberdade de deslocamento e emancipação a quem os tem. Um elektro, limitado como é, é mais símbolo de amarração.
Para mim limitados são os a combustão. Só limitações, nem em casa dão para abastecer.
Calado
Sim, mais vale se não tem nada dizer.
Caladinho
Estou a ver que sim.
Como alguém que usa um elétrico como daily e faz viagens grandes regularmente (500+km) , gostava de perceber onde estão as limitações.
Quem quer um super carro elétrico, que não tem o som habitual de v10 , v12 , v8, que é isso que dá prazer em conduzir um super carro….
E quantos já conduziu ?