“Alguns ficam aqui durante um ano”: portos belgas atulhados de elétricos chineses
O crescimento da China tem abana(na)do a indústria automóvel, principalmente o mercado que trabalha a mobilidade elétrica. O aumento surpreendente das vendas está, contudo, a entupir os portos belgas, que estão atulhados de carros elétricos chineses, conforme reportado.
As vendas de carros chineses têm aumentado de forma surpreendente e os resultados do país têm suscitado mudanças, especialmente em termos de estratégia e abordagem comercial. Embora a China procure conquistar o mercado europeu de carros elétricos, parece não estar a conseguir "dar vazão" às unidades produzidas.
Afinal, segundo reportado pelo Le Monde, o excesso de capacidade de produção da China está a inundar os portos de Antuérpia e Zeebrugge, na Bélgica.
Nesta manhã, quando o sol iluminou inesperadamente o labirinto de autoestradas que conduzem a este braço remoto do porto de Antuérpia, na Bélgica, um enorme cargueiro da empresa norueguesa Höegh Autoliners descarregou milhares de automóveis num dos terminais da International Car Operators (ICO), uma filial do grupo japonês Nippon Yusen Kaisha.
Começou por contar o Le Monde.
Conforme recordou, juntamente com a sueco-norueguesa Wallenius Wilhelmsen, este é um dos principais operadores do porto de Antuérpia-Bruges, o maior porto automóvel do mundo, por onde transitava a produção de cerca de 40 marcas. Pelo menos, até ao aparecimento das concorrentes chinesas.
Carros, nomeadamente elétricos, chineses entopem portos europeus
Em Calloo, perto de Antuérpia, e em Zeebrugge, na costa do Mar do Norte, os enormes parques de estacionamento podem acolher cerca de 130.000 veículos. No entanto, o espaço é cada vez menor, não estando a ser suficiente para servir de parque de estacionamento.
Isto, porque se juntam carros de todas as marcas, antes de serem, por fim, carregados em camiões provenientes de Itália, do Reino Unido, da Polónia e da Alemanha. Muitas vezes, acumulam-se modelos ainda desconhecidos do grande público.
Segundo mencionado pelo Le Monde, em 2022, 3,4 milhões de veículos passaram pelos dois portos. Desde então, a evolução do mercado e o aparecimento de novos desafios têm obrigado os operadores a adaptarem-se, resolvendo o problema de armazenamento dos veículos que chegam.
São todos chineses. Eu prefiro carros alemães.
Resmungou Rinus De Vries, um camionista holandês, citado pelo jornal francês.
Sobre este problema, também o Quartz noticiou que os portos europeus estão a tornar-se verdadeiros parques de estacionamento, à medida que as fabricantes enfrentam o abrandamento das vendas de carros elétricos, bem como lidam com a logística de gerir os veículos não vendidos e os novos.
Segundo especialistas da indústria, citados pelo mesmo órgão de comunicação, algumas marcas chinesas de carros elétricos já estacionaram as suas unidades em portos europeus durante mais de 18 meses.
Além destes, também um especialista em logística disse, ao Quartz, que muitos dos carros deixados nos portos "estão simplesmente lá" até que sejam vendidos, ou seja, não chegam já com um destino definido.
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vendam mais barato eehe
por 500euritos vou lá buscar 1 ou 2…
Também aceitas trabalhar por 1 euro a hora? Que cromo
+1
Se fosse 500€ a UE metia logo um imposto de 25.000€, por isso nunca poderias comprar um a esse valor.
Não te preocupes é sempre a sair e a entrar e também não tenhas pena dos donos dos portos já que cada dia de parque é bem pago logos os chineses estão a pagar e bem por esse estacionamento.
E os Eurpeus têm vendido muito?
Isso atrapalha e atrasa os processos logísticos de carros europeus que já sem isso são sempre complexos…
Mais do mesmo.
Mas se estão a chegar é porque alguém os está a comprar. Que os idem buscar. Duvido que a china ande de porto em porto a espalhar carros como se fosse um vírus.
Lê o ultimo paragrafo do artigo…
Não devem ser BYD.
Invasão! 🙂 sinceramente carro chinês… não pagaria mais de 15k por um. Prefiro um europeu ou japonês mesmo que mais caro. Por enquanto é essa a minha opinião…
Idem.
Mas o Europeu vem de lá…
aquele carro europeu que vem com componente chinês que passado meio ano deu o berro?
É sempre engraçado ver este pre conceito com muito produto chinês, quando o suposto produto europeu está carregado de taiwan e afins.
E eu até sou apologista de um mercado europeu mais fechado e autónomo, estes comentários populistas ” não daria mais de 15k” é que são mesmo de rir
Taiwan ,é um país independente eda China ,Comunista faz uns 100 anos! Aliás Taiwan nunca esteve sobre domínio comunista. Antes do fim da 2 Guerra Mundial, foi colónia japonesa por 50 anos. Taiwan é a 20 economia do mundo. Existe uma diferença entre um carro europeu , americano ou japonês ser produzido na China, e um carro ser de marca chinesa. Na China tens quase 100 marcas de carros elétricos, é normal que as pessoas ainda tenham desconfiança entre uma marca de carro com história e uma recente, que nem sabes acerca da qualidade, fiabilidade, segurança, etc. A China faz dumping, dá apoios económicos , beneficios fiscais aos construtores de carros eléctricos, chineses, que assim conseguem vender a baixos preços. ,
Noticia de ultima hora: Taiwan é uma província da China.
Uma observação nteligente, que está no cerne do desafio/problema do regime comunista chinês, que há várias dezenas de anos tem desafiado o mundo (África, onde tem retirado as matérias primas e subjugado as democracias a aceitar as condições do Comunistas; na America Latina tem posto em prática a mesma estratégia; na Europa e EUA, onde tem comprado tudo e execido espionagm económica e científica, com vista a dminar o mund0). Tudo se destina a dominar e governando o mundo de forma autocrata.
“Alguns ficam aqui durante um ano”
1 ano a apanhar salitre… Podem ficar com eles.
Os carros que apanham salitre, geralmente são importados para Portugal e vendidos em segunda mão…
Mas é só no Inverno lool.
Ps não comprei nenhum importado em 2ª mão, se é q há aí alguma indireta subliminar.
Sim, no inverno onde colocam SAL na estrada para derreter o gelo…
Parece que na Serra da Estrela tb já metem. Depois há os carros a sério e os outros.
Claro que há que cuidar da máquina. Quem vive nestes sítios convém fazer uma lavagem de estrada no fim do Inverno ou início da Primavera.
A diferença é para aqueles desgraçados que estão estacionados nos portos (não é só nesses focados neste artigo, Roterdão tb está à pinha).
A humidade nocturna, carregada de salitre, entranha-se por toda a carroçaria desses carros.
Basta analisar o parque de vilas piscatórias deste nosso PT. Td podre, com especial enfoque nas marcas francesas e italianas, carros com pouco mais de 5 ou 7 anos. Esses chineses ainda são piores que italianos e franceses!
Se fosse um BMW, Mercedes ou Audi vindo da alemanha já era mel 😀
Isto faz-me lembrar a manobra que fez os contentores subirem de preço… Acumulas no ponto A e secas no ponto B depois é ver o preço a subir e deixar sair lentamente o “stock”… Ou seja, se os parques estiverem entupidos, não entram (nem saem) de mais nenhuma marca… e se precisares vais ter de “gramar” com os chineses que são os únicos com stock para entrega “imediata”…
Eu não me importava nada de ficar com um Lucid Air Sapphire por €40.000…
Se houver por aí um, eu fico com ele.
todas as marcas estao com problemas de excesso de stocks dos eletricos, no caso chines colocam em portos europeus para não pagarem futuras taxas de importação que vao ser impostas pois estes ja ca estão “dentro”
Elétricos, e nova praga mundial. O mundo está cada vez mais poluído.
enfim acho uma hipocrisia a Europa falar direitos humanos de paz e deixas estes chineses destruir o tecido empresarial europeu. Se eu mandasse cada produto chino tinha de pagar para circular no espaço económico europeu…
Comentário do joao, “escrito no telelé Made In China, designed in California”. lol
mas quando é a airbus a vender avioes na china já não ha problemas
Se soubesses a quantidade de coisas “made in china” que tens e outras que usas diariamente, tinhas era ficado caladinho.
A china num mundo perfeito deveria esportar no minimo 10x mais que o japão………. e 20x mais que a coreia do sul………
A decisão política de forçar a mobilidade automóvel por um só caminho foi e será sempre um erro. Não é isso que o mercado e os consumidores querem, nem daqui a 10 anos teremos um parque automóvel perto de ser 100% elétrico. É por isso que a venda de elétricos está a diminuir a cada mês e vai diminuir ainda mais, enquanto em sentido inverso a venda de híbridos e híbridos plug-in não pára de crescer.
E os construtores, que investiram milhares de milhões em produção de elétricos começam eles mesmos a questionar a viabilidade desta abordagem forçada pelos políticos. Penso que a própria UE terá de repensar não só prazos como alternativas a uma europa só com carros elétricos.
A festa dos elétricos foi engraçada, mas a verdade é que começou a acabar a partir do momento em que os governos cortaram os subsídios.
Acho bem os governos não estarem a dar subsídios a quem pode pagar muitas dezenas de milhares de euros por um carro.
Toda a gente fala e critica mas já alguém se deu ao trabalho de fazer uma analize bem feita as fotos da publicação…. Algo não bate certo… Mais uma não notícia