Será simples e rápido transferir dados de um smartphone Android antigo para um novo
Comparado com o iOS, a ferramenta para transferir dados de um smartphone Android para um novo está a anos de distância. Não é um processo simples e que a Google tenta melhorar há alguns anos. Um novo passo parece estar a ser preparado, tornando simples e rápido transferir dados de um smartphone Android antigo para um novo.
Apesar de toda a experiência que a Google tem colocado no Android, o processo de transferência de dados entre smartphones não está otimizado. Melhorou ao longo dos anos, mas há ainda muito espaço para melhoria e para otimização.
Hoje podemos transferir dados usando algumas ligações básicas, ligando assim os 2 smartphones entre si, mas com velocidades básicas e bem lentas. Mesmo os backups online têm este problema e são demorados. Tudo poderá mudar em breve, fruto de uma alteração que a Google está a fazer na sua app dedicada.
<string name="transferring_fragment_usb_and_wifi_transferring_title">Copying using cable and Wi-Fi for fastest speed</string> <string name="transferring_fragment_usb_suggestion_title">Want to speed things up?</string>
As 2 strings encontradas na mais recente versão mostram claramente que a Google está a focar-se na velocidade de transferência. Esta será otimizada e poderá passar a usar tanto a ligação por cabo como a ligação Wi-Fi, para assim acelerar a transferência entre os dispositivos Android.
Além disso, a Google parece estar a trabalhar numa opção para “restaurar a qualquer momento”. Esta deverá permitir migrar dados de um dispositivo antigo após configurar um novo smartphone. Agora só é possível migrar arquivos e fotografias para um smartphone novo durante o processo de configuração inicial e não existe forma de transferir dados posteriormente.
Google's working on a way to speed-up data transfers when setting up a new phone and there is a new "Restore anytime" feature.
— AssembleDebug (@AssembleDebug) May 6, 2024
Read - https://t.co/upl3fa8H18#Google #Android pic.twitter.com/o0mUoPuUVA
Do que se sabe, os dados existentes no novo telefone serão misturados com os que já estão no novo smartphones, garantindo que não haja perda de dados. Só se poderá migrar dados de um dispositivo usado antes para copiar dados. Qualquer configuração alterada no novo equipamento não será substituída pelo dispositivo anterior.
Não existe ainda data para a chegada desta novidade, mas deverá ser muito em breve. Espera-se que a Google continue a apostar nesta área e melhore o que o Android oferece. Esta é certamente uma área onde terá de apostar para se poder comparar ao que a concorrência oferece hoje em dia.
xD Não sabem mexer nos telefones e depois vêm lançar “artigos”. Meu querido há muitos anos que o sistema google funciona lindamente, se ligares a tua conta num telefone todos os dados e configurações (se os equipamentos forem da mesma marca) são transferidas sem sequer um toque do utilizador, obviamente que não vai carregar me memoria do telefone com o que estava fora da “cloud” ou “fotos” ou outro serviço qualquer mas e aí a Apple também nunca fez isto né xD Até porque ninguém acede ao Iphone como uma drive. Ora, no caso da samsung e isso é que é concorrência da Apple no caso a Google nem o Android é mas sim o que depois é disponibilizado com os launchers de marcas. Ou seja o meu querido nem sabe quem anda na corrida do ouro e quem anda a vender pás, como é que agora lhe vou explicar que a google/android vende pás e o Pixel/samsungs/Iphone/Xiaomis andam na corrida do ouro. Aqui o caso é que quem anda na corrida do ouro já tinha colocado uns apetrechos nas pás antes da fabricante fingir que está ajudando no processo.
A sério? E se forem modelos diferentes, marcas diferentes e versões do SO diferentes? Ele há cada um…
Olha olha apareceu o homem das calculadoras. Eu continuo a aula.. Meu querido há quantos anos não salva os contactos no SIM? Desde daí que os dados são salvos e são transmitidos e é por isso que a sua mãe deixou de lhe pedir que lhe pusesse os contactos no telefone novo;) (eu não estou a dizer tudo mas a partir daqui se explorares o sistema percebes a referencia). O que não é salvo? Definições de Launcher por razões óbvias ainda assim dentro das marcas são disponibilizados sistemas de backup que funcionam 5 estrelas (samsung por exemplo)ao ponto de passar desde das wifis mensagens, apps, ambiente de trabalho e fundo….. E por fim agora sim respondendo ao comentário.. Ponto 1, google guarda os dados e def da google na cloud e quanto abres a conta noutro telefone tens acesso a tudo. Ponto 2 – As definições sao relativas a um launcher/versao s.o. , na Apple se fosso for grande entre versões certamente que alem dados pouco sobra, concerteza que mesmo após backup a aprensetação do launcher e certas definições não são transmitiveis porque simplesmente não são usadas mais. Então.. Posto isto, volto a dizer: isto é uma não-notícia, não faz sentido e não tem ponta por onde se pegue. E.. Não vale apena puxares pelo ad homen, isso demonstra a falta de argumento/conhecimento/entendimento. Factos são factos e de facto qualquer android faz isto há muitos anos, dúvidas? Não há nem pode haver 😀
O teu mal é confundires smartphones com calculadoras. 😉 e nem precisas recuar ao tempo dos contactos no SIM. Aliás, atualmente muitas pessoas não têm tudo gerido nas contas Google. Usam aplicações de terceiros que nem sempre usam a cloud da Google, usam até espaço no smartphone e outras, como a Samsung, Xiaomi e afins, têm a sua própria cloud. Antigamente e há muitas pessoas com smartphones antigos, o sistema era ainda pior, em termos de utilização centralizada na cloud. O que dizes não faz sentido, mas, lá está, estás a falar de calculadoras.
Depois, mais que as definições do Launcher (que diferem de marca para marca) há ainda os dados gravados localmente. Além disso, muitos utilizadores têm hoje mais fotografias nas suas galarias de imagem do que aquelas que podem guardar nas suas plataformas cloud, como é o caso do Google Fotos que, na conta geral, só permite 15GB. Portanto, poderia estar aqui ainda a dar-te mais meia dúzia de exemplos, mas penso que com estes já percebes o quanto estás errado e ultrapassado.
Se leres esta mensagem até ao fim e aprenderes algo, deixarás de, nessa tua aula, ensinares mal os teus desastrados alunos 😉