EUA querem proibir o TikTok, mas FBI e CIA não encontram uma ligação ao Governo chinês
Os Estados Unidos da América (EUA) querem proibir o TikTok a todo o custo e as tentativas para o efeito têm sido frequentes. Apesar de o projeto de lei que prevê uma possível proibição da rede social ter sido aprovado, as agências de inteligência americanas não encontram ligações com o Governo chinês que possam ser uma ameaça à segurança nacional.
O protecionismo e a priorização da segurança nacional são características históricas, quando se fala dos EUA. O país dá corpo a uma das mais relevantes potência mundiais, marcando o passo de muito do que se faz pelo mundo todo.
A batalhar para ocupar o pódio da hegemonia está, porém, a China, cujo investimento e consequente crescimento têm surpreendido.
De facto, por ser um inquestionável sucesso mundial, os EUA temem que o TikTok, a rede social chinesa que proliferou e reúne já mais de mil milhões de utilizadores por mês, esteja a pôr em causa a segurança do país.
Câmara aprova legislação para proibir o TikTok nos EUA, mas falta o Senado
Na semana passada, a Câmara dos EUA aprovou um projeto de legislação intitulado "Lei de Proteção dos Americanos contra Aplicações Controladas por Adversários Estrangeiros".
Conforme vimos aqui, se aprovada, esta permitirá, por meio de entidades como o FBI - Federal Bureau of Investigation e outras agências de inteligência, identificar certas aplicações de redes sociais como ameaças à segurança nacional, se estiverem sob o controlo de rivais estrangeiros, como a China, a Rússia, o Irão e a Coreia do Norte.
Ora, no âmbito desta potencial legislação, o TikTok seria proibido nos EUA, a menos que a empresa que o detém, a chinesa ByteDance, se afastasse da sua liderança.
Esta possível proibição surge, na sequência dos já conhecidos receios relativamente à proximidade da rede social com o Partido Comunista Chinês (PCC) e à possibilidade de os dados pessoais que recolhe sobre os utilizadores americanos serem enviados para um servidor em Pequim.
Segundo o The Intercept, estes receios são, para já, infundados, pois as agências de inteligência dos EUA, como a CIA - Central Intelligence Agency e o FBI, não conseguiram reunir qualquer evidência que prove que o TikTok está ligado ao Governo da China.
A ligação entre o TikTok e o PCC são, até ao momento, potenciais, hipotéticas, conforme reforçado por vários agentes de inteligência dos EUA.
De facto, isto já havia sido defendido pelo próprio CEO do TikTok, em 2023, aquando de longas horas de interrogatório perante os congressistas da Câmara dos Representantes.
Com eleições à porta, o receio dos EUA aumenta
Apesar de se tratar de uma potencial ligação, a aproximação das eleições presidenciais reforça o receio americano.
Na terça-feira, a diretora dos Serviços Secretos Nacionais, Avril Haines, testemunhou perante o Comité de Serviços Secretos da Câmara dos Representantes e foi questionada sobre se a China utilizaria o TikTok para tentar influenciar as eleições presidenciais de 2024 nos EUA:
Não podemos excluir a possibilidade de o PCC o utilizar.
É só paranoia.
Os EUA há muito que deixaram de ser uma democracia e ao invés disso, é agora não só um estado terrorista, como invasor.
Democratico é o ditador chinês certo?
Nos EUA não se pode pode pode proibir esse app que não tem nada de útil, mas no país democrático chinês não há Facebook, Instagram, WhatsApp etc… E a Internet é controlada. Lá há democracia.
Biden a segunda usa o TikTok para fazer campanha, a sexta quer banir o TikTok.
Metam o idoso num lar com cuidados específicos para os problemas que aparenta ter…
Se esse sair vai para lá outro pior. Ou acha que o Trump também é bom da cabeça ?? Claro que não. Hoje em dia os países estão nas mãos de doidos varridos. Qualquer dia, puummm !! Lá vamos todos de vela.
Diz me uma coisa má que o Trump tenha feito na sua governação
… A começar pela forma como lidou com a pandemia
Luís, eu vou dizer uma coisa má que ele fez.
Deixa cá ver, deixa me pensar…humm, uma coisa má, deixa me pensar bem, ahaan, calma, eu vou encontrar uma coisa má…
Olha, posso voltar cá amanhã para acabar a resposta?
É que não encontrei nada de mal nele.
Mas eu sei que ele fez coisas terríveis, só não consigo encontrar nenhuma agora.
Não gosto do Trump mas de facto ele ajudou a economia, travou a emigração ilegal, e não fez nenhum guerra o que é contra natura para qualquer presidente Americano.
Luís és ignorante até ao tutano, o trump saiu do acordo de paris, algo que afecta o mundo inteiro, só isso seria o suficiente para repudiar o criminoso que é o trump.
Estás a chamar de ignorante os outros mas não te vejo a mencionares o facto de que ele foi Presidente dos EUA, não da merdaleja! O acordo de Paris foi caro e ineficaz, desperdiçou o dinheiro dos contribuintes. A retirada é uma demonstração de liderança e revelou-se ser boa para a competitividade energética americana. Eles sabem muito bem para o que tem servido as alterações climáticas no cenário macroeconómico mas a carneirada nãio consegue ver a transversalidade da coisa! Qualquer indivíduo com 2 dedos de testa que não coma gelados com ela, vê bem o presidente-fantoche que é o Joe Bidé!
gipsy89 não enganas ninguem…
Ask NSA
Nunca instalei tinham que me dar cem mil euros para instalar…
Nem eu.
Todos sabemos que se te dessem 20€ instalavas
É claro que a China utilizará o TikTok para influenciar os EUA e o resto do mundo de forma a enfraquecê-los, por algum motivo não permitem o TikTok dentro do país, mas para o resto do mundo já serve perfeitamente.
Não precisam de influenciar directamente e explicitamente em quem votar, basta influenciar o tipo de coisas que as pessoas vêm para as fazer inclinarem-se a votar de determinada maneira que se não vissem certos conteúdos talvez não lhes desse para esse lado… e mesmo que não influenciem em quem vão votar podem tentar influenciar a não se reproduzirem, abortarem, não se casarem, separem-se e por aí em diante que no final de contas afecta o país de forma ainda pior que muitas vezes certas políticas públicas… ajudando a China a tornar-se a maior potência em 2050 que é alegadamente o plano deles…. embora aparentemente alguns de fora digam que também a China esteja com um problema de falta de pessoas a nascer para manter o número de pessoas e que poderá cair a pique o número de pessoas nas próximas décadas.
Aiiii trapalhões
Tik tok… Está-se acabar a posição dominante dos USA em todas as frentes… Por isso estão com medo.
Resumindo, se a CIA e o FBI não encontram relação entre TikTok e o governo chinês, lá está, isso é uma ameaça, porque está tão bem escondida que não encontram.
Não é que não haja relação, eles é que não a encontram.
Topam a cena?
Brilhante….
Os congressistas sempre alegaram que esta aplicação é uma ameaça à segurança nacional. Muitos deles até perguntaram no ano passado se o TikTok, ao se conectar ao Wi-Fi de suas casas, teria acesso à internet residencial. Essa pergunta demonstra o quanto eles entendem de tecnologia. Mesmo que o FBI ou a CIA não tenham conseguido reunir evidências que comprovem que o TikTok está vinculado ao Governo da China, os congressistas continuam a insistir nessa narrativa. O mais ridículo é que o próprio presidente americano utiliza essa aplicação para a campanha eleitoral, mas proibiu sua utilização por funcionários públicos, militares, etc., alegando questões de segurança nacional. É uma situação bastante curiosa.
Uma vez usei o TikTok e ao entrar na minha WiFi um frango assado que tinha no frigorífico desapareceu.
Não sei se foi disso ou não, mas é coincidência a mais.
Algum chinês comeu o meu frango.
Morri… hahaha