Microsoft volta a insistir e quer que todos acabem a usar o Edge e não o Chrome
São bem conhecidas a campanhas da Microsoft para tentar levar os utilizadores do Windows a optar pelos seus serviços e as suas aplicações. Um dos principais alvos destas ações é o Chrome da Google, dada a sua importância. Este browser está agora no centro de uma nova ação, que quer que todos acabem a usar o Edge e não o Chrome.
São muitas as ações que a Microsoft já tomou para procurar que o Edge seja o browser por omissão no Windows. A empresa já alterou as definições para as tornar mais complicada sou impossíveis de mudar, bem como lançou campanhas para tentar convencer os utilizadores a mudar do Chrome para a sua proposta.
A gigante do software volta agora ao ataque e tem uma nova campanha a decorrer para procurar a mudança neste campo. Novos pop-ups estão a ser mostrados a quem usa o Chrome no Windows e quer que estes simplesmente abandonem o browser da Google e abracem a proposta que vem de base no Windows.
Curiosamente, há algo que pouco lógico e comum que salta à vista neste novo pop-up da Microsoft. Conforme é descrito por alguns utilizadores, este é em muito similar ao que alguns malwares usam para apresentar publicidade aos utilizadores, tentando-os enganar.
A Microsoft já reagiu a esta sua novidade e aos comentários dos utilizadores sobre a sua chegada. Revelou que esta notificação pretende alertar para as qualidades do Edge e que os utilizadores podem simplesmente rejeitar a sua apresentação e até a mudança de browser.
Quem aceitar esta nova opção que o pop-up apresenta acaba por ver as definições alteradas e o Edge rapidamente se torma o browser padrão. Tal como se esperava, os utilizadores não estão satisfeitos com esta ação da Microsoft e já o mostraram.
Claro que todos sabem que esta não é a primeira tentativa que a Microsoft faz para promover o Edge. As suas ações têm sido muito variadas e até muito inteligentes. Uma das mais recentes levou este browser a importar os separadores do Chrome sem a autorização dos utilizadores.
Se não for pela qualidade, novidade e criatividade do Edge (e isso é difícil, tendo em conta a concorrência cada vez maior…), por imposição através de estratégias dúbias, não vão conseguir impor-se. Eu não uso o Edge, mas não tenho nada contra ele, em relação ao explorer até melhorou muito!
O Edge consegue ser mais poluente que o petróleo nunca vão conseguir pela força !
Uso não porque sou obrigado, mas porque acabei por gostar de certas funcionalidades que o Edge tem sem necessidade de instalar addons. Também é mais “leve” que o Chrome. Mas mesmo assim, o melhor browser para mim foi o Opera antes de mudarem o motor para o Chromium… E sem esquecer o fantástico Netscape Navigator que foi sem querer dúvida a base de inspiração dos browsers modernos
Já agora, eu utilizo o vivaldi já à algum tempo. Alguma coisa que invalide este browser dos corredores mais mainstream? porque quase ninguém conhece isto?
Até parece que a google não faz o mesmo, tendo pop-ups para instalar o chrome quando se está a usar outro browser qualquer.
Pois, queres comparar entre teres um Browser sistematicamente a ser-te forçado a usar mudando as configurações do sistema operativo com um pop up publicitário, claramente a mesma coisa…
Eu uso Firefox para….
Eu uso o Chromium para navegação geral e jogos e tenho o Falkon para quando é necessário usar uma ligação segura.
Ja ha algum tempo atras que comecei a usar o Waterfox.
porque é que o modo de leitura do edge não funciona no pplware ? apenas aparece o titulo e uns anúncios , quero fugir ao fundo branco do pplware e não dá , vou ao windows latest ou engaget e dá…estranho.
Mesmo. Em que sistema operativo?
w11 , 23h2 versão 22631.3155 edge versão 22.0.2365.92
correção , versão do edge 122.0.2365.92 , voltei a testar e continua na mesma , se o pplware tivesse um modo escuro como o windows latest or o mozilla mdn ou w3schools não usaria o modo de leitura.
Testei e de facto há algum problema. Mas já estamos em cima do assunto, Obrigado leo teu feedback.