Próximos carros da Peugeot terão um volante quadrado e direção “by-wire”
A inovação tem imperado nos escritórios das fabricantes de automóveis, estando estes a ser parte da evolução tecnológica. Agora, sabe-se que a Peugeot está, também, a preparar uma abordagem arrojada para os próximos anos: volante quadrado e direção "by-wire".
Com a ascensão dos carros elétricos, as fabricantes têm perseguido a inovação, no sentido de reduzir os custos do seu fabrico. Apesar de serem mais fáceis de montar, pela sua simplicidade mecânica, os seus componentes são dispendiosos.
A par da simplicidade, algumas fabricantes têm optado por designs futuristas, pautando os seus carros com elementos mais irreverentes. Após apresentar um concept com linhas muito diferentes das que estamos habituados, no ano passado, a Peugeot disse, agora, que a sua próxima geração de carros, a produzir-se a partir de 2026, inspirar-se-á no volante desse modelo concetual.
Na altura, o Inception apareceu com um volante quadrado chamado "Hypersquare".
Além do volante, a CEO da Peugeot, Linda Jackson, revelou que os próximos modelos chegarão equipados com uma tecnologia inovadora, abandonando a direção física, assegurada por uma coluna mecânica, e adotando um sistema "steer-by-wire".
Conforme explicado, esta tecnologia libertará muito espaço em torno do condutor, ao mesmo tempo que melhorará "o prazer e a agilidade de condução".
A próxima etapa para nós será o Hypersquare. Passámos de um volante pequeno e redondo para uma área muito tecnológica, que se baseia mais numa ideia de videojogo.
Não só acreditamos que é tecnicamente superior, como também está ligado a outra tecnologia, a direção eletrónica, que é importante, porque melhora algo que é absolutamente fundamental para a Peugeot: o prazer de conduzir. É ágil, flexível […], e é isso que queremos criar.
Disse Linda Jackson, acrescentando que os dados mostram que o design interior é uma das principais razões pelas quais os clientes optam pela Peugeot.
Apesar de todos nós gostarmos de ter um carro bonito, ele é bonito por dentro? É prático? É ergonomicamente projetado? Oferece o infoentretenimento certo?
Uma vez que "o interior se torna mais importante do que o exterior", a Peugeot depositará muito esforço nesse campo.
Os futuros 208 (2026) e 2008 (2027), que serão exclusivamente elétricos e terão como base a plataforma STLA Small, já deverão chegar com estas novidades.
Se concretizar os seus planos, a Peugeot será mais uma de entre as várias fabricantes que já escolheram o caminho "by-wire".
Mais uns com ideias idiotas.
Deixem lá estar o volante redondo. Se serve para rodar, deve ser redondo.
Nem mais.
Com Steer-by-wire deixa de ser necessário rodar muito o volante com meia volta podes rodar a direção toda portanto diria que faz mais sentido quadrado
Redondo ou quadrado, deixem o volante ligado às rodas.
Os aviões há muito que usam comandos fly-by-wire, mas têm sistemas redundantes, regras (obrigatórias) de manutenção que nunca mais acabam e uma série de requisitos definidos por entidades reguladoras.
E os carros?
Tanto quanto sei na UE os carros com fly-by-wire serão obrigados a ter redundância do sistema.
Sabe bem ouvir umas piadas a esta hora.
Um avião sem a manutenção em dia não levanta voo. Um carro vai à inspeção de vez em quando.
Depois vinham os travões by-wire…
Então é diferente em quê?
Não queiras comparar uma avião a um carro são coisas completamente diferentes, os carros atualmente têm algum sistema redundante? quantas e quantas colunas de direção partem e não há nenhum sistema redundante, no caso de Steer-by-wire a redundância é muito mais fácil basta que em vez de 1 motor para mexer as rodas tenham 2 não faz sentido continuar a ter a coluna de direção porque isso tiraria todas as vantagens do Steer-by-wire tanto em termos de espaço como rotação de volante dinâmica
Por acaso gosto dos volantes da Peugeot em que a parte de baixo não é redonda.
Faz todo o sentido.
Ai é? E depois como é que os parolos vão dizer ao vizinho “o meu carro é especial, tem volante quadradi e tudo”?
Volante quadrado ?? Mas quem se ajeita e habitua com isso ?? É cada uma, sinceramente. Andam a copiar muitas coisas de filmes de ficção.
Arre, estas no site errado isto é um site de tecnologias e inovação, criticar inovação com o argumento “Mas quem se ajeita e habitua com isso” é só ridículo é mesmo de alguém que não tem nada para fazer e disser. ….. eras um poeta.
Para mim o prazer de dirigir esta entre ter poder ter escolha de allternar entre o modo automatico e o modo 100% manual sem qualquer tipo de assisstencia ao condutor. As vezes é interessante usar o automatico, mas mais importante ainda que isso é poder usar o modo 100% manual/esportivo pois assim teremos nossa unica e coisa que nos resta como humanos, a liberdade ou a liberdade de dirigir
Concordo, justificas com argumentos validos.
Pelo visto estamos indo em direcao a filmes distopicos como o O Demolidor de sylvester stallone, aonde o Stalloni ficou revoltadissimo com esses carros autonomos e automaticos. Eu me importo com a liberdade em geral, de ter o prazer de dirigir de forma 100% manual sem intervencao. Carros a combustao nao pode ficar no passado, nao pode ser proibidos de vender como quiseram atualmente para 2035. Tem alguma coisa de errado nisso. Daqui a pouco iremos proibir a conducao manual igual no filme por ser perigosa demais para si e para os outros. Enfim, futuro esta cabuloso
Ninguém vai proibir carros a combustão.
O que me parece é que você só vê o seu umbigo, se este não lhe serve, compre um que não tenha este dispositivo, agora não queira impor os seus gostos aos outros.
Serio mesmo JL? Para um bom entendendor, poucas palavras bastam. Estou criticando o futuro. Pelo visto voce nao entendeu o contexto do que quero dizer. Tu chama isso de assitencia de direcao ativada de seguranca e direcao como ser “Experiente em Pilotagem”? Tudo é piloto RAIZ ou nao? Ja se foi o tempo que verdadeiros pilotos profissionais nao tinham assisstencia de direcao e cheio de frescuras no carro, como Ayrton Senna e outros de sua epoca… Nutelas vcs sao, geracao Nutelas
Para um bom entendedor já entendemos que é contra aquilo que você não quer, e depois inventa leis que não existem, portanto não respeita a opção dos outros.
Está criticando o futuro mas devia estar era a criticar o seu conhecimento, já que algumas dos argumentos não se verificam, ninguém vai proibir o motor a combustão em 2035, por exemplo.
Mas compra um carro para levar a família em segurança ou para ir pilotar para a pista ? É que são 2 coisas bem diferentes.
Somos nutelas ? Secalhar barramos os guiadores para ficarem mais bonitos ?
E não, no nosso tempo não compramos carros sem assistência de direção para ir para a pista com o Ayrton Senna.
Tive um delirio psicotico aqui desinformatico, estou tomando meus remedios. Desconsidere tudo isso que eu disse, pois as IAs exploram toda a fraqueza humana de querer expor desnecessariamente qualquer nossa e alheia, talvez exentricamente ipara impor a propria opiniao. Como “brigas de EGO” de ambos. Enfim, o embate publico de qualquer assunto é totalmente desnecessario, e quem se beneficiara disso tudo serao os robos e as IAs que usara contra nós ainda algum dia
Ia’s?
Não viu que quem está a querer impor é você, todas a novas tecnologias são bem vindas, se não servirem os propósitos ou as pessoas não gostarem e não aprovarem, o mercado trata de desaparecer com elas, é como o Nutella, é tão bom que ninguém se precisa preocupar com ele (eu entendi a referência a ele, só que acho o seu significado preconceituoso e até ofensivo).
Deixe lá, a malta que não gosta de novas tecnologias sempre foram os últimos a aderir, tanto que até à internet vêem.
Estão todos a olhar para o obvio em vez de olhar para o mais importante.
A grande questão é que querem desligar o volante das rodas e isto não é inovação, mas sim “PERIGO”.
“Desligar” não será bem o termo, mas sim, a estrutura física/mecânica que ia do volante até as rodas seria “quebrada” logo no volante .
A coluna de direção física desaparece.
Claro que ouvir falar de formula E. A muito tempo. É aquilo que eu disse, para um bom entendedor 1 pingo é letra.
Bom entendedor ? Do que entendi só por saber que tem um motor eléctrico já não gosta, tanto que disse que já não gosta de F1 porque são híbridos.
Qual é o perigo ? não estou a entender ?
O perigo é que um pequeno atraso na eletronica que gere a direção, pode mandar um carro à parede
A electrónica tem atrasos ? É da multitarefa do sistema ? Looooool
Já está desligada do acelerador e dos travões…
Só falta mesmo a direção.
Eu nao testei, entao nao posso criticar ainda. Mas nao fico surpreso se estamos regredindo em vez de melhorar. Obviamente sou do tipo que o prazer de dirigir sempre sera o modo manual ou melhor modo esportivo, desativando todo e qualquet tipo de assistencia de conducao automatica. Sentiremos falta do modo manual no futuro, da liberdade de dirigir sem nenhuma IA atrapalhando. Enfim tenho medo dessas “evolucoes”
Medo porquê? Os carros de F1 já usam esse tipo de volantes
Nao gosto mais de F1. Atualmente é hibrido. Em um futuro proximo nem combustao sera mais. Ou seja, perdeu as origens, perdeu a raiz. Ja viu ao vivo o barulho dos motores V10 a 20mil RPM? Nao tem mais… Nao volta mais atras
Isso não tem nada a ver com ser perigoso…
Tudo o que não presta tende a desaparecer…
A f1 não é barulho, velocidade e tempo volta e atualmente estes carros são os mais rápidos da história é assim que funciona, não vamos ficar agarrados ao passado com carros lentos só porque fazem barulho gostas de barulho metes uns fones a F1 não é barulho
Qual é o prazer de assistir ao vivo na arquibancada uma corrida 100% eletrica? Nao tem graca… Em 15-20 anos, nao me surpreendo mais se a F1 passar para 100% eletrico ja
Já ouviu falar do campeonato da Formula E?!
Que eu saiba os volantes dos F1 continuam ligados a uma coluna de direção que por sua vez liga ás rodas
Estás enganado. Não há ligação directa do volante com as rodas, usam um sistema de direcção eléctrico by-wire.
Lógico que tem que ser um sistema fiável para não te espetares na primeira curva e o ideal será ter algum feedpack para ‘sentires’ a estrada.
feedback*
O da Toyota tem.
Com Steer-by-wire faz mais sentido
Parece coisa de crianca “pilotar com joysticks” igual o submergivel da OceanGate que implodiu kkk. Entendo perfeitamente que aumenta a seguranca e a flexibilidade nas personalizacoes de modo de dirigir, como suave, normal e esportivo no volante por exemplo. Mas eu ainda nunca testei para saber se é melhor que o modo manual e provavelmente nao irei gostar. De qualquer forma, para um bom piloto que aprecie o modo manual e “velho de rastelo” antigo de dirigir… eu prefiro desativar todo o tipo de automacao/assistencia/de direcao e IAs e seguranca quando for ligar no modo esportivo. Sinceramente nao sei se isso sera uma “evolucao” no prazer de dirigir 100% manual
Mas a condução tira-lhe prazer só porque saber que não tem uma coloca de ferro ligada às rodas ?
Em que carro é que tem a desativação da assistência na direção do carro ? e onde dá ou tira prazer de condução ?
Voce nao entende absolutamente nada. As marcas que eu vi ate agora BYD e GWM da para tirar desativar a assistencia na direcao parcialmente. Obvio que o excesso de automacao tira o prazer de dirigir. Justamente isso, todos os carros ja deveriam ter opcao de desativar completamente essas inferencias e intervencao na conducao e seguranca na direcao. Mas algumas brands nao deixam essa opcao. So falta isso virar lei e proibir completamente qualquer tipo de desativacao. E voce ira ficar feliz sendo um Nutella que “acha” que sabe dirigir de forma Raiz como foi o Ayrton Senna e afins de sua mesma epoca
Mas em qual testou e tirou prazer de conduzir ? Dá prazer de conduzir ter uma direção pesada ?
O que é um Nutella ? É alguém que se borra com esse produto para se bronzear ?
O Airton Senna apesar de ter sido um Iglo para muita gente, morreu dentro de um carro que não fez a curva, será que foi porque não ter assistência na direção ?
Nao ha como ter embate com voce. Agua e oleo nao se mistura. Alguem tem que desistir. Prefiro desistir e pouco importa isso para mim. E que voce fique com a razao
Pode ter debate, desde que não use preconceito, como chamar coisa de crianças e outros argumentos, além disso estamos a falar de automóveis para uso pessoal e não de desportos.
O óleo não se dilui na água, mas o problema é grave quando a água e o óleo se misturam…
lol
Peugeot? Não, obrigado.
Pensei mais que a Peugeot andasse preocupada em resolver os problemas dos seus motores que atualmente são mais sucata que outra coisa.
Os de combustão… são todos.
Esses mesmo, desde adblue, a maravilhas de engenharia de correias embebidas em óleo, que devem ter saído da cabeça do engenheiro que quer os volantes assim.
Bom para chamar a atenção nas notícias mas péssimo na prática.
Vai fazer reset à “memória muscular” e provocar acidentes, especialmente em cenários que precisam duma reação rápida e precisa.
Numa reacção rapida diria que é muito melhor porque com meia volta rodas tudo enquanto que nos volantes tradicionais tens de andar a cruzar braços
+1
Com Steer-by-wire consegues girar as rodas todas sem teres que dar uma volta de 180º no volante…
Engraçado é entrar num “charuto com asas” e à mais de 20 anos já serem Fly-By-Wire
Não compare as regras e requisitos de redundância e segurança de um avião, com o que se passa nos automóveis
Foi mera ironia, e sei bem dos requisitos da aviação vs automoveis/condutores
Steer-by-wire vai entrar em acção independentemente da forma do volante mas com Steer-by-wire deixa de fazer sentido o volante ser redondo porque com meia volta podemos roda a direção toda
Bem podem ficar com o carro.
Volante quadrado é uma imbecilidade.
Ah e tal um tablet no meio do carro, pois…. Ah e tal um volante estranho, pois é Toyota e Peugeot e outras… Loooool
Mto iluminado contra a inovaçao/diferenciaçao … mas de certeza que mtos ja usaram IA. À frente numas coisas, retrogrados noutras … go figures.
Começando pelo Mestre Interespacialalalalalalalalalaalal………..
Eu sou pelo joystick, ando ha’ anos a dizer isto, o volante tornou-se arcaico.
Quadrado?! Bem eu vejo ali um retângulo, sei lá!
Para os que falam em perigo, já iram os volantes da F1?
*viram
Achas comparável ?
Enquanto não tiverem um volante como o do KITT, não estou interessado.
Volante quadrado já existe desde 1973: Austin Allegro. Por alguma razão ninguém mais copiou essa piroseira.
O primeiro carro a ser comercializado com um sistema “Steer-by-Wire” foi o Infiniti Q50 de 2013.
Foi o primeiro mas apenas nos primeiros modelos sendo que depois passou para um sistema Eletro-hidráulico.
Julgo que esse carro continuava a ter a coluna de direção como redundância ou seja não tinha literalmente nenhuma vantagem em ser Steer-by-Wire
tenho um carro “evoluido” com todos os sistemas de segurança ativa, passiva, caixa automatica. Mas de vez vez em quando peço a minha Maria o fiat 500. vamos trocar de carro que hoje apetece-me conduzir.
Ridículo. Ideia idiota. Falta do que fazer. Querem reinventar a roda.