Hyundai reescreveu a definição de desempenho elétrico com o IONIQ 5 N
Num mundo que caminha para a eletrificação, a Hyundai tinha o sonho de redefinir os limites do alto desempenho 100% elétrico. Essa vontade foi concretizada através do IONIQ 5 N, cuja história foi, agora, partilhada.
Nos corredores movimentados da Hyundai Motor, um sonho estava a tomar forma: um automóvel que iria redefinir os limites do alto desempenho 100% elétrico. Este sonho de eletrificar o Hyundai N foi alimentado por uma equipa central, liderada por visionários como Albert Biermann, consultor técnico executivo do Hyundai Motor Group.
Biermann e a equipa da submarca N imaginaram um automóvel que não só incorporasse a vanguarda da tecnologia elétrica, mas também o espírito de performance que define a gama de modelos da Hyundai N. Era mais do que um projeto, "era uma paixão que alimentava o desejo de criar algo extraordinário no domínio da mobilidade sustentável".
À medida que o sonho ganhava força, ficou evidente que tornar o IONIQ 5 N real exigia mais do que apenas inspiração; exigia um nível de colaboração internacional sem precedentes. Isto marcou o início de um projeto que juntou equipas Hyundai da Europa, Coreia do Sul e Estados Unidos da América, ultrapassando fronteiras geográficas, numa fusão de competências e conhecimentos de todos os cantos do ecossistema da Hyundai.
Como fazer com que um automóvel elétrico tenha um elevado desempenho?
A resposta reside numa mistura de engenharia de precisão, tecnologia de ponta e um compromisso com o desempenho.
O desenvolvimento automóvel da Hyundai centrou-se na otimização de elementos-chave como a aerodinâmica, a suspensão e a entrega de potência, por forma a garantir uma transição perfeita entre a condução quotidiana e os cenários de pista de alto desempenho.
Cada passo nesta jornada é crucial, porque cada automóvel, incluindo o IONIQ 5 N, possui um caráter único.
A chave para o desenvolvimento foi garantir que o IONIQ 5 N pertence verdadeiramente à gama Hyundai N. Para que tal acontecesse, os engenheiros da Hyundai N, ou simplesmente N-gineers, tiveram de integrar os três pilares fundamentais da marca no processo:
- Corner Rascal - Traduz-se num automóvel que oferece um comportamento ágil e uma capacidade de resposta precisa, especialmente nas curvas e em ângulos apertados;
- Racetrack Capability - Centra-se na aptidão dos modelos N para satisfazerem as exigências de uma pista de corrida;
- Everyday Sportscar - Combina o sentido prático da utilização diária com experiências de condução emocionantes.
Um automóvel elétrico inovador com o ADN Hyundai N
Os elétricos não são demasiado pesados para terem um elevado desempenho
Para que o IONIQ 5 N fosse um Corner Rascal, a Hyundai teve de resolver o problema do peso e tamanho elevados, inerentes aos automóveis elétricos. A resposta? Aumentar a rigidez através de soluções dedicadas de hardware, software e controlo, para restaurar a dinâmica necessária e fazer com que o carro se sentisse de novo ágil. No entanto, conseguir uma maior rigidez representava um desafio, mas os engenheiros da N (N- gineers) identificaram as alterações estruturais e tecnológicas necessárias para tornar isso uma realidade.
Em primeiro lugar, a estrutura do veículo de base IONIQ 5 foi melhorada, para obter uma maior rigidez. Os engenheiros da N Sports Car conseguiram-no através da incorporação de 42 pontos de soldadura adicionais, aumentando o comprimento do adesivo em 2,1 metros e reforçando a coluna de direção, para fortalecer as articulações cruciais da carroçaria. Estas melhorias estruturais distinguem o IONIQ 5 N do IONIQ 5 de base, uma vez que não são normalmente encontradas em variantes de alta performance de outros automóveis elétricos da indústria.
A decisão de o fazer produz benefícios tangíveis para o condutor. Conceber o IONIQ 5 N de forma a ser mais rígido melhora o desempenho e a direção de condução nos limites. A estrutura melhorada e os reforços localizados específicos minimizam ainda mais as torções e as deformações da carroçaria, permitindo um melhor equilíbrio durante a aceleração, a travagem e as curvas a alta velocidade. Com mais precisão e previsibilidade, os condutores podem maximizar o seu potencial, enquanto efetuam manobras bruscas em curva.
O maior desafio durante o desenvolvimento da viatura foi a renovação dos sistemas de controlo do IONIQ 5 N, para melhorar os seus níveis de condução, especialmente a sua afinação para a tração integral. Os sistemas, incluindo o Diferencial Eletrónico de Deslizamento Limitado (e-LSD) e o Controlo Eletrónico de Estabilidade (ESC), entre outros, comunicam entre si para permitir as capacidades de fazer curvas e a vetorização do binário do modelo. Por exemplo, o ESC Normal pode proporcionar diversão em pista, e o ESC Sport proporciona ao condutor ainda mais agilidade e liberdade ao volante.
O IONIQ 5 N também introduz uma dinâmica dianteira e traseira específica, bem como um novo sistema de suspensão, para melhorar a resposta às exigências da estrada. A Suspensão Controlada Eletronicamente (ECS) atualizada adapta de forma inteligente a força de amortecimento às condições de condução do momento. Ao conduzir em autoestradas, o ECS proporciona definições mais suaves para o máximo conforto. No entanto, a suspensão torna-se mais rígida, quando deteta condições de condução mais exigentes.
Para fazer face aos desafios colocados pelo elevado peso do IONIQ 5 N, existem também os Eixos de Tração Integrados (IDA), a Direção Assistida por Motor Montada na Cremalheira (N R-MDPS) e pneus especificamente desenvolvidos. Estes sistemas asseguram em conjunto um desempenho ótimo em curva, evitando a subviragem excessiva e assegurando um equilíbrio de condução neutro.
Pronto para a pista de corridas e para a estrada
O IONIQ 5 N não só incorpora o espírito da condução de alta performance, como também defende o pilar Hyundai N de Everyday Sportscar (Carro Desportivo para o Dia-a-Dia). Para isso, para além das tecnologias que melhoram o desempenho, os especialistas da Hyundai tiveram de garantir que o IONIQ 5 N também oferece caraterísticas práticas.
Um dos fatores que contribui para alcançar este equilíbrio entre desportividade e sentido prático é a autonomia 100% elétrica do IONIQ 5 N. O modelo de alta performance pode fazer até 448 quilómetros (de acordo com a norma WLTP), o que tranquiliza os proprietários de automóveis que possam sentir ansiedade em relação à autonomia - o receio de que a bateria fique sem energia quando se conduz um automóvel elétrico, antes de chegar ao destino ou a uma estação de carregamento.
Com base na Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP), que é a mesma arquitetura utilizada no IONIQ 5 e no IONIQ 6, os engenheiros da N equiparam o IONIQ 5 N com capacidades de carregamento semelhantes. Com o desenvolvimento do condicionamento da bateria N para tempos de carregamento rápidos, o modelo pode ser carregado de 10% a 80% em apenas 18 minutos. Isto significa menos tempo passado no posto de carregamento e mais tempo a desfrutar a estrada ou a pista de corridas.
Para além do carregamento ultrarrápido, o IONIQ 5 N foi equipado com a prática tecnologia Plug & Charge. Esta funcionalidade assegura uma operação de carregamento prática e sem problemas: os condutores podem simplesmente conectar o seu automóvel e carregar sem uma aplicação ou cartão de carregamento.
À medida que o panorama dos automóveis elétricos continua a mudar, o IONIQ 5 N, como carro desportivo elétrico, continua a ser uma excelente escolha para a condução diária, oferecendo fiabilidade, comodidade e funcionalidade.
Os grupos propulsores elétricos têm lugar nas pistas de corrida
Para ajudar o IONIQ 5 N a estar à altura do pilar Capacidade em Pista de Corrida, os engenheiros do N tiveram de tornar o IONIQ 5 mais rápido, mais potente e mais feroz. Como primeiro passo, a mesma bateria de 84 kWh do automóvel de base foi cuidadosamente afinada para atingir uma performance de topo. No entanto, ao contrário do carro de base, o IONIQ 5 N distingue-se pelos motores de alto desempenho na frente e na traseira que funcionam a umas espantosas 21.000 rpm.
Além disso, os engenheiros da N aplicaram um inversor de duas fases, com maior eficiência energética, para uma maior potência de saída. Com ele, o IONIQ 5 N debita uns impressionantes 650 cv com o N Grin Boost ativado, impulsionando o automóvel dos zero aos 100 km/h em apenas 3,4 segundos e atingindo uma velocidade máxima de 260 km/h. Com a potência mais elevada entre os modelos baseados na Plataforma Modular Global Elétrica e a velocidade máxima mais rápida da atual gama Hyundai, o IONIQ 5 N surge como uma presença impressionante tanto na estrada como na pista de corridas.
Para gerir o elevado peso de um automóvel elétrico de alta performance totalmente equipado, os engenheiros da N dotaram o IONIQ 5 N com o sistema de travagem mais potente da Hyundai até à data. O sistema de travagem N-tuned oferece uma maior capacidade de resistência ao aquecimento, bem como discos maiores, mais leves e com fluxo de ar otimizado. O sistema inclui a função N Brake Regen com uma força de desaceleração máxima de 0,6 G.
Os condutores beneficiam do sistema não só pelo desempenho ótimo de travagem, mesmo em condições de condução intensas, mas também pelas transições impercetíveis entre o N Brake Regen e os travões hidráulicos.
A condução de alto desempenho exige não só potência, mas também resistência. Para responder a esta necessidade, foi desenvolvido um sistema avançado de gestão térmica da bateria. Equipado com uma área de arrefecimento alargada, um arrefecedor de óleo do motor melhorado e um refrigerador de bateria, o sistema de arrefecimento foi concebido para otimizar o potencial da bateria.
O modelo inclui dois modos N Race específicos: Endurance, que dá ênfase a uma explosão imediata de potência total e é ideal para voltas a quente, e Sprint, que dá prioridade à autonomia para períodos mais longos e é ideal para uma condução não competitiva em pista.
Com este feito, os engenheiros do Hyundai N estabeleceram um novo padrão para a gestão térmica, especialmente para lidar com as exigentes condições das pistas de corrida.
Este sistema sofisticado não só é resistente à perda de energia relacionada com o calor, como também está programado para funcionar de forma eficiente. Os engenheiros da N desenvolveram o Pré-condicionamento da Bateria N, para assegurar que a bateria funciona a uma temperatura ótima.
Na sua essência, o IONIQ 5 N é uma maravilha da engenharia - um automóvel elétrico de alta performance para os amantes da gasolina, concebido por amantes da gasolina.
Com um grupo motopropulsor que ruge com intensidade, travões com potência controlada pelo condutor e um sistema de gestão de calor da bateria de última geração, para todas as condições de condução, o automóvel oferece um desempenho que ultrapassa os limites da excelência dos automóveis elétricos. Indo além da sua Capacidade em Pista de Corrida, o IONIQ 5 N eleva a fasquia, relativamente ao que os automóveis elétricos de alta performance podem alcançar.
Testar o IONIQ 5 N
A Hyundai submeteu voluntariamente o IONIQ 5 N a testes no "Supertest" da revista automóvel alemã Sport Auto. Conhecida por realizar testes e análises exaustivas de automóveis desportivos de alto desempenho, a Sport Auto leva os veículos selecionados a várias pistas de corridas e estradas exigentes, para avaliar as suas capacidades em termos de aceleração, velocidade máxima, comportamento, travagem e desempenho dinâmico geral.
Este foi o primeiro "Superteste" de sempre da Sport Auto efetuado a um automóvel elétrico. Após a formidável prestação do IONIQ 5 N no exigente circuito de Nürburgring-Nordschleife, na Alemanha, a publicação elogiou as caraterísticas do modelo, incluindo a aceleração rápida, a vetorização precisa do binário e um sistema de arrefecimento avançado - todos elementos que os engenheiros do N visaram ativamente durante o desenvolvimento do carro.
O "Superteste" destacou particularmente a capacidade de resposta, o comportamento e a agilidade do modelo, apesar do seu elevado peso, marcando um passo em frente no que diz respeito às capacidades de desempenho dos automóveis elétricos.
Com o IONIQ 5 N, a Hyundai conseguiu desenvolver um automóvel de alto desempenho que supera as desvantagens de um grupo motopropulsor 100% elétrico. Com um tempo de volta de 7m45,59s, o IONIQ 5 N afirmou-se como o modelo Hyundai de produção em série mais rápido de sempre a ser conduzido no Nordschleife.
No entanto, os objetivos dos engenheiros da N não se baseiam em tempos de volta; eles aspiram a desenvolver carros que os clientes possam desfrutar em dias de pista, em qualquer pista do mundo. Foi exatamente esta a sua ambição quando completaram uma façanha exigente em Nürburgring - dar duas voltas completas, recarregar e dar mais duas voltas. Este desafio, baseado nas condições do mundo real, está perfeitamente alinhado com as voltas de condução práticas.
Durante a fase de desenvolvimento abrangente, o IONIQ 5 N foi submetido a milhares de quilómetros de testes. À semelhança de outros modelos N, o IONIQ 5 N foi conduzido durante 10.000 quilómetros em Nürburgring. Além disso, o modelo foi testado durante 2000 quilómetros no Circuito Internacional da Coreia, em Yeongam.
À medida que a poeira assenta em Nordschleife, o IONIQ 5 N é um testemunho do compromisso da Hyundai para com a eletrificação da alta performance. No final, o sonho que começou nos corredores movimentados do Hyundai Motor Europe Technical Center, tornou-se uma realidade que ecoa pelas voltas e reviravoltas de uma pista de corridas. O IONIQ 5 N reescreve as regras do que um automóvel elétrico pode fazer.
Eu gostava era que a Hyundai reescrevesse a definição do preço dos carros elétricos! Isso é que eu lhes dava valor!
A coisa mais estúpida num carro elétrico é simular barulho de motor nas colunas… É o mesmo que ir a dar ao pedal e a gritar como um F1….
E quando se encontra isso num a combustão, então é mesmo de rir.
O barulho? Claro que saca um sorriso… Nada como um V8 a puxar…
A puxar ou a fazer barulho ? Motores a combustão são bons é a fazer barulho, a puxar nem isso, muitos deles até já lhes metem um eléctrico para o ajudar a ter força.
Seu argumento é valido somente para essa epoca de transicao atual. Daqui a 60-100 anos, qualquer barulho simulado, sera uma forma de lembrar o que ja foi bom um dia e nao volta mais. Nostalgico, mesmo que seja som simulado. Receba isso como se fosse uma pequena lembranca do que ja foi. Sem mais
Oh, pois claro que é uma coisa estúpida… Agora, pense lá um bocadinho fora do seu umbigo. Para um cego que anda na rua, dá jeito que os carros elétricos façam algum barulho. Não sei se está a entender porquê…
“…uma façanha exigente em Nürburgring – dar duas voltas completas, recarregar e dar mais duas voltas. ”
LOL portanto tem bateria para 40 KMS.
E ? É assim tão diferente de um a combustão, ou pensa que naquelas condições continuam a fazer 1000 KMS ? Looooll
Olhe, um F1 faz 300 kms+ com um depósito. Dava para 20 voltas a Nurburgring.
Td a ver, são só 10x’s mais lool
Não, não faz, faz reabastecimentos.
Isso acabou em 2010!
E para mim nem pneus trocavam, mas OK!
É verdade, desconhecia, já não ligo a desportos onde ganha o que tiver mais dinheiro, isso inclui futebol e outros….
Ainda assim são 110 litros.
“O IONIQ 5 N reescreve as regras do que um automóvel elétrico pode fazer”
Para quem não conheça o Porsche Taycan TRirbo GT…
https://www.youtube.com/watch?v=MTh0hEwH1Do