“Estacionamento mais flexível”: empresas vão criar uma app de pagamento universal
Se a união faz a força, uma série de empresas do Reino Unido juntou-se para criar uma aplicação de pagamento universal, procurando entregar "uma experiência de estacionamento mais flexível".
No Reino Unido, a utilização crescente de aplicações em vez de máquinas estava a frustrar os automobilistas. Conforme reportado pela imprensa britânica, os problemas de conetividade e a complexidade acrescida estavam a causar atrasos nas viagens e a forçar os condutores a escolher outros locais de estacionamento.
Na sequência de críticas generalizadas à fiabilidade e facilidade de utilização das várias aplicações de estacionamento existentes, um grupo de empresas juntou-se para partilhar uma plataforma de pagamento universal.
"One app fits all" para melhorar a experiência de estacionamento
Atualmente, os condutores deparam-se com regras de estacionamento inconsistentes, experiências de utilização complicadas e barreiras desnecessárias a algo que deveria ser simples.
Explicou o Departamento para os Transportes (em inglês, DfT), num comunicado, esclarecendo que a resposta ao problema reside na National Parking Platform (NPP).
A novidade procura reunir os estacionamentos parceiros numa plataforma partilhada, através da qual os condutores podem pagar, utilizando qualquer uma das apps aprovadas.
Desta forma, segundo o DfT, será possível eliminar a confusão de ter várias apps instaladas, reduzir a probabilidade de multas e abrir o mercado de estacionamento a uma concorrência mais justa.

Fonte: British Parking Association (BPA)
A ser gerida pela British Parking Association, a plataforma deverá funcionar "em termos claros para garantir transparência, sustentabilidade e valor público".
Segundo o departamento britânico, o governo assegurará uma monitorização constante, de modo a garantir a conformidade.
Sem calendário para um lançamento mais alargado, a NPP já foi implementada em 10 autarquias locais e já processa mais de 500.000 transações por mês.
Este governo está do lado dos condutores e empenhado em proporcionar a todos um estacionamento mais simples e mais flexível. Congratulo-me com o facto de este fantástico projeto estar a ser assumido pelo setor do estacionamento, sem custos adicionais para os contribuintes.
Aplaudiu Lilian Greenwood, ministra para o Futuro das Estradas, explicando que se trata "de uma infraestrutura pública bem realizada: construída pelo governo, moldada com as autarquias e agora entregue pelo setor que melhor a conhece".
Boa ideia.
Poderiam seguir o mesmo exemplo por cá.
Confesso que raramente as utilizo, porque raramente levo carro para zonas com demasiada circulação e onde terei de pagar parque na rua, mas já aconteceu. Prefiro ir de transportes públicos para essas zonas, por exemplo centro de Lisboa e afins.
Mas lá está, já me aconteceu chegar a um sítio, estacionar o carro, abrir a app de parques de estacionamento que já tinha instalada e depois perceber que aquela não servia para ali e tinha que ser outra.
Acabei por ir à máquina e pagar lá (o que não é um problema, desde que as máquinas dos parques estejam a funcionar bem).
Mas de facto, uma app universal a todas as zonas do país era o ideal e facilitava muito.
Tens a ViaVerde a assumir esse papel.
É cada vez mais usada para esse tipo de transacções e funciona bem.
Sim e não. Se andar com algum carro que não seja meu (acontece várias vezes andar com os carros da empresa e ela não me paga os parquímetros), era muito mais simples com o telemóvel.. E até mesmo prolongar o tempo sem ter de ir inserir moedas..
alex, Sabes que podes escolher outra matricula na app Estacionar da Via Verde? Desde que me lembre essa funcionalidade existe. Antes de confirmares o estacionamento, carregas no lapis e adicionas a matricula que queres.
Essa nao sabia…
A Via Verde não é opção. Obrigam a ter contrato com eles de algum serviço. Uma app tem que ser para TODA a gente: portugueses com via verde, sem, estrangeiros, todos.
a APP via verde é para todos e não necessita de identificador. basta indicar a matricula da viatura que se quer estacionar. é pena só está em algumas cidades de portugal
Problema são as comissões. Maioria das empresas quer 94,9%, de lucro. Ao descontar os impostos e taxas, rende mais ter sistema de pagamentos próprios do que paga 8% a 57% (taxas das empresas de pagamentos digitais, na Europa), de comissão, por receber pagamentos digitais.
Daí que, esta empresa quer 11%, de comissão de processamento. Nalguns países conseguem agrupar as empresas, noutros (como cá) será bem complicado, pois pagarem 11%, de comissão, mais 29%, se for pago em moeda estrangeira (por exemplo: um americano aluga um carro, usa o cartão de crédito digital, a empresa pagará 40%, do valor, só na comissão de processamento), não vai atrair tanta gente.
Um exemplo é o que acontece com a Fertagus-Via Verde. No início, quem usasse a app, tinha 30%, de desconto. Hoje pagam o mesmo, quer usem app ou dinheiro ou cartões (nas máquinas da empresa). E se tiver cartão de crédito, anexo à app, tem de subscrever aquele serviço de 9,99 euros, mensais, para pagar o preço base, do bilhete. Porque as taxas de processamento são altas. Se não paga o cliente, tem de pagar, o operador.
Tem sido aí que as apps aparecem “99,99999% de poupança” , ao cabo de 6 meses, já paga 25%, a mais, do que se pagar, em dinheiro, demorando, mais 20 segundos. E isto se gastar 8000 euros, anuais, com o cartão de crédito/app bancária, senão pode pagar 600 euros de comissão, ao seu banco, pelo processamento desses pagamentos.
Isso de ser intermediário é que rende…
O que é “pagar para estacionar”?
É o que acontece aos otários que insistem em usar o carro em Lisboa e Porto. Fazem muito menos de 10 kms em 45 minutos e engordam toda esta fauna de predadores.
Não perceberam a noticia. O que passa a estar estandardizado são as plataformas que recebem a informação sobre os estacionamentos. As apps podem funcionar todas registando as transações da mesma forma e no mesmo local. Algo que já existe na Holanda há mais de 10 anos.