Telegram volta a queixar-se do WhatsApp: “estão a copiar-nos há 10 anos”
Ainda que o WhatsApp seja a app mais usada, há outras propostas que têm ganho destaque, como o Telegram. As razões são normalmente associadas à sua segurança de base e a todas as novidades que têm trazido. Isso voltou a ser destacado pelo CEO do Telegram, que se queixa que o WhatsApp copia a sua proposta há 10 anos.
Telegram volta a queixar-se do WhatsApp
No mundo sempre presente e competitivo da tecnologia, todas as empresas inspiram-se umas nas outras. Por vezes, com cópias diretas que causam controvérsia e discussão. Ainda assim, no final, algumas acabam por servir de inspiração clara das outras para sobreviver.
Ao focar-se na área das aplicações de mensagens instantâneas, o WhatsApp e o Telegram são dos primeiros que surgem no foco dos utilizadores como os mais usados. O WhatsApp e o Telegram estão presentes há muitos anos e estão disponíveis em praticamente todos os dispositivos móveis.
Apesar de o WhatsApp ser a aplicação mais utilizada no planeta, o Telegram fica para trás com inúmeros utilizadores, consolidando-se como a melhor alternativa do mercado. Certo é que, ao longo dos anos, tanto o WhatsApp como o Telegram têm acrescentado uma infinidade de novidades às respetivas soluções.
Few WhatsApp users realize they’re using a copycat. Over 80% of its features were copied from Telegram — years later. pic.twitter.com/h4Yx5AX3YL
— Pavel Durov (@durov) May 18, 2025
Pavel Durov queixa-se: “estão a copiar-nos há 10 anos”
De modo geral, como nem sempre foi assim, o Telegram tem lançado funcionalidades antes do WhatsApp, incluindo quase todas elas antecipadamente. No entanto, o CEO do Telegram, Pavel Durov, recorreu recentemente à rede social X para deixar claro que a sua aplicação esteve sempre à frente, mesmo durante vários anos. Isto claro, em termos de funcionalidade em comparação com o WhatsApp.
Numa série de infografias publicadas, é possível ver diferentes funcionalidades que o Telegram lançou primeiro. Isto surge também com as datas em que chegaram ao WhatsApp e ficaram disponíveis.
- Fala de canais lançados em 2015 e chegaram ao WhatsApp oito anos depois.
- Da edição de mensagens, que estreou em maio de 2016 no Telegram e chegou ao WhatsApp sete anos depois.
- As sondagens foram lançadas no Telegram em dezembro de 2018 e estrearam quase quatro anos depois no WhatsApp.
- Suporte a vários dispositivos, lançado em agosto de 2013 e quase 10 anos depois no WhatsApp.
- Existem vários exemplos das funcionalidades que o Telegram lançou inicialmente e que o WhatsApp incluiu posteriormente.
Obviamente, esta é uma crítica direta e bem ficada no seu principal concorrente. Esta surge porque acreditam que este tem copiado a maioria das suas características ao longo do tempo.
Telegram é king, digam o que digam! É lydar!
O whatsapp é para o telegram o que a Ucrânia é para a Rússia.
O grande problema do Telegram é a publicidade, a correr, em background. Por agora, o whatsapp ainda não usa disso. 99,999991%, dos utilizadores, do Telegram, nunca perceberam porque é que algumas mensagens, demoram 30 segundos, a serem enviadas, é que só são transferidas, quando a publicidade acaba de correr.
claro que usa, o WhatsApp pertence a META.. os dados são recolhidos, logo o que tu falas aparece anuncios direcionados para ti, tenta falar sobre shampoo durante varias vezes ou sobre um produto eletrónico, vais ver como vai aparecer pub no insta ou no fb horas depois ou até 1-2 dias.
E o telegram, quando copia mensagems encriptadas em grupos?
grupos não são encriptados… o unico encriptado é o chat secreto.
A principal funcionalidade do Telegram ainda não foi copiada, o que é uma pena, a programação de mensagens. Por vezes estou a trabalhar muito antes das 8/9 horas da manhã e também depois das 19/20 horas, e não faz sentido enviar mensagens para os grupos de trabalho a essa hora. Com programação seria muito melhor, pois enviávamos logo as mensagens, mas só caíam a horas decentes.
+1
Ou usa encriptação de ponta a ponta por defeito?
O Durov tem razão. Os gajos do WhatsApp são uns copiões.
O Telegram foi bastante adotado pela suposta segurança e privacidade, assim que isso acabou as pessoas acabam por migrar para outros serviços, e como começaram a perder receita, já começa a doer…