Empresa criou um sistema que transforma o seu carro a gasolina num elétrico em 8 horas
Imagine que, a preços acessíveis, consegue transformar o seu carro a gasolina num elétrico, com bateria e deixa de depender dos combustíveis fósseis. Será que lhe interessa este negócio? Se sim, saiba que há quem já o faça em apenas 8 horas!
Com um novo sistema que permite a instalação de baterias em até 42 modelos de automóveis convencionais, a start-up e-Revolt acredita que pode reduzir o tempo de conversão para apenas um dia.
O preço de um carro elétrico novo é frequentemente citado como um dos principais fatores que impedem o público em geral de comprar estes carros mais sustentáveis.
Mas e se pudesse manter o seu carro atual e torná-lo num carro elétrico?
A conversão de veículos movidos a combustíveis fósseis em veículos movidos a bateria não é um conceito novo, e o princípio foi mesmo aplicado a carros mais antigos para os trazer para a era moderna.
No entanto, o processo pode ser complexo e as empresas existentes podem demorar meses a efetuar a conversão. Agora, uma empresa alemã tem em mãos tecnologia e método para reduzir o tempo de espera dos clientes para apenas oito horas.
Além do processo ser rápido, a start-up alemã também pode converter até 42 modelos diferentes dos principais fabricantes de automóveis, com um kit de tamanho único para todos.
A forma como a e-Revolt abordou o processo de conversão colocou-a, desde o início, numa trajetória diferente da de outras empresas do sector que procuram aumentar a escala.
Como é que funciona?
Retiram o motor de combustão e têm um quadro que utiliza os pontos do motor antigo. Podem facilmente substituir apenas o motor pelo novo quadro e componentes. E é por isso que são muito mais rápidos que fazer outras propostas que têm de ser desenhadas caso a caso.
A empresa afirma que, em média, demora um dia a concluir o processo, que inclui a remoção do bloco do motor antigo do automóvel e a sua substituição pela tecnologia patenteada da bateria e pela estrutura do motor, bem como a digitalização completa do veículo.
O processo custa entre 12.000 e 15.000 euros.
Embora a velocidade seja fundamental para tornar o processo de conversão escalável, a capacidade de adaptar a produção é o trunfo da e-Revolt. Apesar da configuração atual tenha sido concebida para se adaptar a uma série de modelos de marcas específicas, a equipa afirma que pode responder ao desafio de um cliente que pretenda reequipar um veículo completamente diferente, voltando à prancheta de desenho.
Não existe uma solução única para um determinado veículo ou grupo de veículos.
O prolongamento do ciclo de vida dos veículos de forma sustentável e tendo em conta a economia circular confere a uma PME como a e-Revolt uma capacidade de adaptação que falta à maioria dos grandes fabricantes.
A duração atual da bateria dá aos veículos convertidos da empresa uma autonomia estimada de 250 - 300 km com um único carregamento, mas estão em curso desenvolvimentos para melhorar este desempenho. Para já, o processo poderá custar entre 12 e 15 mil euros.
Este artigo tem mais de um ano
E quem homologa isto para circular?
Qualquer departamento do estado a quem seja atribuída competência, a partir do momento em que os sem vergonhas do lobby automóvel deixarem de ter influência para o impedir. Cada carro de combustão adaptado a eléctrico é um carro a menos que eles vendem. E eles sabem muito bem e estão dispostos a matar e a morrer, se for preciso.
Na mouche meu caro Parabéns
Daqui a pouco chegam os negacionistas da realidade para dizer que isso é tudo mentira.
Boa pergunta…
Tinha que vir o burocrata.
Óbvio que é o IMT. É o mesmo que trata das homologações para os outras conversões, como GPL, GNV, Autovivendas, etc….
É a primeira vez que vejo alguém a chamar uma Autocaravana de vivenda…
O conceito da autocaravana VS autovivenda já existe há muito tempo. recentemente é que se decidiram a considerar tudo como autocaravana
Pensarei no assunto para o meu carro de 25 anos mas bem estimado, a dormir sempre em garagem individual, ainda com menos de 100.000Km e sem um único ruído parasita quando o sistema custar no máximo 3000€ e permitir uma autonomia de pelo menos 500Km… de outro modo, dispenso a conversão.
3000€ dão para muito litro de gasolina. Mais de 1700, e ainda mais se for comprada em Espanha. Mas para a conversão não dá de certeza. Os EVs que homologam autonomias (teóricas) de mais de 500km custam todos mais de 75 mil euros.
Ora aí está, os meus dois requisitos são obviamente impossíveis de atingir. Conversões destas só mesmo para quem tiver dinheiro para torrar.
E se… ou quando as conversões se vierem a tornar realmente acessíveis diria que o mais certo é nessa altura já haver poucos carros a combustão que tenham resistido ao avançar da idade e da ferrugem. Talvez ainda resistam apenas os que se tenham tornado coleccionáveis…
o tesla model 3 custa 40 mil euros e faz 500km (300-650km)
A 60/80 kmh sem ac ou aquecimento sem subidas e só com o condutor conheço uma pessoa que tem um EV Tesla (3) não sei a bateria em kw que quando quer ir ao Algarve com a familia vai com o Diesel para não ter constrangimentos e viajar descansado exactamente o que eu faço com a minha carrinha diesel 2.0 de 2005 e custou 39500€ vou e venho no centro do pais ao Algarve com a familia e no limite de Velocidade de AE 120> carregado e ainda tenho diesel de sobra para circular uns bons km quero ver um EV desses que faz tudoe mais um par de botas mas na realidade é só fumo e tretas enquanto for assim não penso mudar só porque faz (“2/3s ou 5/8s 0/100”) e mostrar á malta que sou rico e estou na moda tenho o meu velhinho confiável diesel dos 8/10s 0/100 e que dure por muitos e bons anos.
Provavelmente ainda não se sente confortável em fazer essa viagem, no entanto vejo muitos mais a fazer o contrário, a vender os diesel e a ir só de electrico.
Qualquer tesla faz centro de pais algarve sem carregar, e na pior das hipóteses faz isso com uma carga de 10 a 15 minutos e não precisa de desligar o ac nem ir a menos de 120 kmh.
Este tipo de alteração não é para veiculos com grande autonomia nem eficiência, é uma maneira de aproveitar um veiculo e dar-lhe outra vida onde pode fazer muitos kms, mas também não estou a ver como lhe metem grande autonomia, já que espaço para baterias não vai haver muito. Bom para casa trabalho e viagens pequenas.
“Qualquer tesla faz centro de pais algarve sem carregar”
Treta, a não ser que considere Alcácer o centro do país. Looolool
Eu moro no centro do pais e faço, e o meu nem é dos que têm mais autonomia, apenas o model 3 SR precisa de uma pequena carga.
Não, segundo alguns sensacionalistas, Alcacer fica à saida do Algarve, ou não se lembra ?
Ainda assim, fazem isso na boa.
O SR+ sai de Alcácer com 95 % e chega a Loulé, 186 kms depois, com 1%. Quer ver o vídeo?
Uma anedota pegada.
Moro em Lisboa mais especificamente alverca e vou de model 3 direto ahah, olha nada mau o SR+ sair de alcacer sem a bateria cheia e ainda chega a loule sem parar é optimo é modelo mais barato da tesla
Uma anedota o quê ?
Venha de lá o video.
https://www.youtube.com/watch?v=-92p1vOjKLE
Aqui tem, chega sobra e nem é preciso usar tudo.
O que é que esse video prova @JL? O homem não mostra nada pá. Só o vejo a ser comido por carroças. Qt tempo terá demorado?
Bom abaixo de 110 andou ele. O resto não se sabe.
É só alucidados lool.
Depois é mentiroso. De que parte de Lisboa é q ele saiu q fica a 280 kms de Tavira?
Pelo aspecto deve ter saido mas é das barracas da margem sul. No minimo ali dos bairros clandestinos de Fernão Ferro. Dass, cada um…
Mostra que você está errado como sempre, ainda não se apercebeu que não vale andar sempre a inventar.
Mostra muitas vezes a velocidade, se preferir coloco aqui os frames onde mostre.
Lá está você com a conversa de miúdo, passam por eles os que iam a mais de 123 kmh, que era aquilo que ele ia.
Lisboa onde ? Quer dizer que prova que faz centro até ao Algarve na Boa.
Mas de que Alcaçer do Sal é perto de Setúbal que é zona sul do país. O centro é… Se têm dedos para escrever então podem ir pesquisar. Só digo mais isto “filas de horas para carregar os teslas em Alcaçer que até gozaram com isso”.
Mas segundo os que gozaram com essas filas, Alcácer do Sal fica à saida do Algarve, isso até está no polígrafo e eles confirmam.
“Mobilidade elétrica em Portugal… Teslas fazem fila de horas para carregarem as baterias à saída do Algarve… Duas horas é o tempo que demora cada carro”.
https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/carros-eletricos-da-tesla-esperam-horas-na-fila-para-carregar-baterias-em-estacao-de-servico-a-caminho-do-algarve
Esqueça, os sensacionalista querem tanto ser sensacionalistas que acabam sempre no ridículo….
1-Não @JL, não há nenhum ponto em Lisboa que diste menos de 300 kms de Tavira. Nem q saia de Campo de Ourique q fica ao lado da ponte.
-Á chegada a viagem acusava no tablet 285 kms.
-Logo o homem ao afirmar que fez desde Lisboa está a mentir.
-Qt à velocidade a q fez o percurso não preciso de frames para nada, basta olhar para o tablet e verificar que recuperou mais de 11% em condução, significa q ele foi abaixo dos 110 recomendado no tablet e o próprio indica isso ao falar na função.
Só para lembrar a cara de pau da Tesla:
Bateria
Standard Range
Autonomia (WLTP)
513 km
Para lembrar tb que a zona centro do país é limitada por s.Pedro do Sul a norte e Lisboa a Sul.
É preciso cuidado com certas afirmações. Já agora de onde são da zona centro? E rectifique que QQ Tesla a sair da zona centro chega ao Algarve com uma carga.
@YAMAHIA, o Sr. sabe que existem duas taviras no Algarve? Uma junto a Faro que fica a 278kms do centro de Lisboa!!!
Ir ao Google antes de acusar só lhe ficava bem… Os donos da verdade, diz que viu mas nunca fez, nem sabe mas viu…
Ninguém o mandou importar um já todo roto standard range…
Mas o que interessa os KMS ? Chegou lá ainda com 24 % de bateria, ou seja, fazia mais mais de 350 KMS no mesmo andamento, portanto QUALQUER TESLA FAZ CENTRO – ALGARVE COM UMA CARGA EM AE E A 123 KMH.
Errado, o que diz o software é que se fosse abaixo de 110 kmh gastava menos 11%.
Eu sou da zona centro e estou a 327 kms de Faro.
Tesla Model 3 long range custa menos de 50.000€ e tem autonomia estimada de perto de 600! Óbvio que é só estimada. Pessoalmente, neste momento nem novo nem convertido, o meu a diesel continua a ser o melhor custo/beneficio.
+1
“O meu LR faz 400 em cidade.”
Acredito!
“Faz Lisboa – Vila Real Santo António a 120/130 sem problemas.”
Também acredito, principalmente se atalhar por IP8 e IC27 mas não faz média final de 120 e muito menos de 130.
“Tesla Model 3 long range custa menos de 50.000€ e tem autonomia estimada de perto de 600! Óbvio que é só estimada…”
Não te deixes enganar. Não é estimada, é mesto treta. E treta premeditada que é o mais grave.
Esse carro a uma media miserável de 103 km/h faz 380kms.
A ME está envolta em mentiras e ninguém defende o pobre do consumidor. Vale tudo.
Onde inventou isso ?
Tem ou não tem e cumpre ou não o wltp com larga margem ?
https://youtu.be/25FksBAQA_U?si=6hlbHcC5RryCm6gh
Diga antes assim: como não consigo engolir as mentiras que disse antes que a me estava a diminuir as vendas, e agora levei com um balde de água fria onde a Tesla foi a marca que mais carros vendeu no último mês (tome, os comprimidos porque este mês vai ser pior, a rodocargo está à pinha), estou mal disposto e tenho de tentar manter o meu rebanho.
Desculpe, mas as únicas mentiras que vejo aqui e da me são as suas.
Não fale do que não sabe, nem desinforme as pessoas.
Um model 3 SR faz menos de 18.5kwh/100kms a 120 cruise control em AE, com 2 adultos e duas crianças, o que permite fazer 300kms com uma carga a 120km/h.
Pessoalmente num Model Y RWD já fiz média de 20.6kwh/100kms, lisboa-coimbra, com a/c ligado e dois adultos e duas crianças a 135km/h cruise control, nunca baixei dessa velocidade. Não sei se já percebeu mas uma marca de electricos foi a mais vendida em Portugal em Novembro. Mas não compre electrico, já começam a ser muitos e qq dia temos de pagar impostos
@JMS, faz 300 kms se for a uma média de 54kms/h.
Já o tinha dito por aqui
https://m.youtube.com/results?sp=mAEA&search_query=O+meu+tesla%2C+lisboa
Novamente a cara de pau da Tesla. É bom não esquecer:
Bateria
Standard Range
Autonomia (WLTP)
513 km
@YAMAHIA, o Sr. sabe que existem duas taviras no Algarve? Uma junto a Faro que fica a 278kms do centro de Lisboa!!!
Ir ao Google antes de acusar só lhe ficava bem… Os donos da verdade, diz que viu mas nunca fez, nem sabe mas viu…
@yamahia, não entendi o seu argumento.
O homem fez 319 KMS com 89% de bateria
A media feitas as contas é de: 71.8 kmh
Sendo que : 319 / 89 * 100 = 358 kms.
Não sei onde foi buscar os 54 kmh.
@JMS explique lá onde é essa Tavira a 278 kms do centro de Lisboa. É apenas uma curiosidade pq considero-me relativamente bo conhecedor da zona.
Era para Pedras d’El Rey que ia antes de começar com Espanha e ainda este ano lá estive e sinceramente, para além da já citada Pedras, a Ilha de Tavira e a Praia do Barril, não estou a ver nada perto de Faro relacionado com Tavira, a não ser o distrito!
Bom, como digo é apenas curiosidade, pq o caramelo do filme saiu do IC22 para Tavira, dá bem para ver. Aquela Tavira que nunca fica a menos 300 kms de qq ponto de partida de Lisboa cidade.
Estão lá bem mostrados os KMS que o homem fez.
@JL é o próprio que o diz. https://youtu.be/hBDYOQhj7D4?t=982
minuto 16:21, 5 horas e meia para fazer mais coisa menos coisa 300kkms dá uma média de 54 kms/h. Onde vai buscar os 72 ms/h?
O homem nem na A1 a caminho da saida de Alverca ultrapassou os 70, pá. Tal era o pavor de que a bateria não chegasse loooloool
@JL estamos a falar do SR sobre o WLTP e vai buscar o LR? ainda por cima desse macaco tendencioso? Passo!
“Onde inventou isso ?”
Onde fui buscar? Em relação ao LR? Ao mundo real:
O que comentei foi que a uma média miserável de 103 kms/h faz cerca de 380 kms (nc comentei o WLPT aqui) e está certo:
https://www.youtube.com/watch?v=S9Bp0mrO5Gg
Como sabe que ele não parou ou encontrou trânsito e acidentes pelo caminho ?
Qual LR ? O LR do norueguês é para lhe mostrar que fazem are mais que o wltp.
“…rodocargo está à pinha), …
@JL é natural. Enquanto a UE não penalizar devidamente o q vem da China, vamos continuar a assistir a uma luta desigual e á extinção da indústria europeia
Basta tomar como exemplo o id3 mais fraco que custa 50mil, ao lado de um highland a menos de 40mil.
A UE assim o determinou e ha-de colher o q semeou.
É isso, podem começar também a penalizar os a combustão, já que muitos componentes são produzidos lá.
@JL sei. Houve uma paragem de 30 minutos para comer uma bucha no Manjar do Marquês. Esse tempo já está devidamente descontado pelo próprio. Foram 5 horas e meia para o percurso de acordo com o próprio. O q não é de estranhar pp ele meteu-se em trabalhos ao sair em Alverca a sul e ao continuar para Anadia a Norte sempre em nacional. O q não deixa de ser bom para um elektro no q toca aos consumos. Está sp a travar e portanto a regenerar.
Mas já agora diga lá. Onde os buscar os 72 kms/h de média? Estou curioso.
Qt ao macaco da Noruega não conheço o percurso portanto não lhe dou crédito.
Por ex. Qual a altitude de onde saiu? E qual a altitude do destino? Sabe dizer? Pois, há muita forma de matar moscas..
Ele q venha cá fazer o mesmo e voltamos a conversar.
“já que muitos componentes são produzidos lá.”
Quais componentes? Mas os xinos percebem alguma coisa de motores a combustão?
Quer rir-se?
Veja como é montafo o motor do MG a gasolina.
Abraçadeiras de serrilha em plástico. Tudo dito?
Chega ou precisa de mais ?
https://www.google.com/amp/s/exame.com/negocios/audi-aumenta-capacidade-de-producao-na-china-com-nova-fabrica/amp/
Onde fui buscar os 72 kmh ? Está lá no ecra do carro, os KMS e o tempo, conta simples.
Ele não disse em lado nenhum quanto tempo levou, disse que é viagem para demorar 5 a 5:30 pela nacional.
Quanto ao norueguês, faz 600 KMS sempre a descer ?
Dá para enganar o ecrã do carro ? Nao, se consegue diga-me,.curioso porque quando foi para mostrar o seu percurso ao Algarve fez e usou exatamente o mesmo.
Sério @JL Notícia de 2011?
OK esses carros a terem avançado não foram exportados para o espaço UE. O ID3 de lá tb não vem para cá é vendido lá com uma série de downgrades.
Já os Tesla têm que começar a levar toutiçada pq são feitos lá e vêm para cá ou então abrir a vinda dos ID3 de 25000€ vendidos lá qué para isto ficar equilibrado.
Qt ao SR+, Você é mesmo toutiço loool
Quer dizer, sai às 9.30, chega às 15.40H e desconta 30 minutos para comer a bucha, dá quanto? looooloool
O único tempo que o ecrã informa (realmente é muito rudimentar) é desde a última paragem (Pombal_Manjar do Marquês) até Vila Nova de Gaia=153 kms
Mesmo aí a média são 66 kms/h e não 72 como quer fazer passar. E sabe pq aumentou a média que trazia? Pq apanhou ~20 kms de AE à borla depois dos Carvalhos e viu que tinha bateria para chegar aoo destino e deu gás.
Contudo a média geral foi 54 kms/h e já tou a dar de avanço 10 minutos pq na realidade a viagem durou 5.40H e não as 5.30H que ele fala e no qual baseei o cálculo.
Quanto ao macaco da Noruega, não lhe dou crédito nenhum pelos motivos já apresentados.
Eu se fizer a A25 no sentido Gafanha da Nazaré -» Vilar Formoso pra cima faço 22kWh/100 ou mais e no sentido Vilar Formoso-»Gafanha da Nazaré já sou capaz de fazer 11 kWh/100 ou menos. Portanto já está a ver qual a influencia do declive do terreno ou ainda não? Pelo que sem saber de que altitude ele saiu e a que altitude terminou a prova, os resultados não são fiáveis nem são para considerar. Nem que a vaca tussa!
Qt ao meu caso, fiz ida e volta pelo mesmo caminho, portanto não tem que enganar. Tive as mesmas descidas e subidas no conjunto da prova. Não queira comparar o incomparável!!!
Eu já escolhi uma velha para você não dar a desculpa que era para eléctricos, não sei se chegou lá. LOOOL
Foram exportados para onde conhecemos, europa e outros.
Nem todos os teslas vêm de lá, o carro mais vendido na Europa é produzido na Europa.
Não me interessa quanto dá, para mim o conta para estas contas é a velocidade média do veiculo em andamento, e essa é o que está lá bem mostrado no carro, não é assim que você faz ?
Tem razão, a média é mais baixa.
Não interessa o que apanhou, aqui a questão não é a média, é que até mesmo esse consegue o WLTP, não é isso que você reclama ?
Ah agora já é média geral ? então se eu andar 1 hora a 200 kmh, e 3 horas a 30 kmh hora, onde é que gasto mais combustível? ou eletricidade ?
Deve ser por isso que não consegue fazer o wltp em nenhum, já os electricos todos eles fazem facilmente.
Não lhe dá crédito porque não lhe convém, até mesmo este dá porque quer alterar o sentido da questão.
Curioso, porque é o youtuber que mais testes faz e também com mais precisão, até conta os desvios dos conta kms.
E quantos kms são a subir e a descer? quer mesmo comparar com 300 a 700 kms.
E não, não faz, porque não tem uma extensão tão grande a subir, por isso é o que moço do porto faz um troço bem mais pequeno.
E não, é mais uma invenção sua, impossível um carro que faça 22 para um lado e 11 para o outro, e sabe muito bem disso com o carrosev que faz um troço bem mais pequeno. É isso é, ele andou 600 kms sempre a descer. LOOOOOOOOOOOOOL
O criminoso nunca diz que comete o crime. Você mostrou os dados do carro, fez o mesmo que estes. Nada a mais, até os podia ter feito nuns roletes, já que ninguém viu nada do caminho.
O meu LR faz 400 em cidade.
Faz Lisboa – Vila Real Santo António a 120/130 sem problemas.
Calma… Eu com o Long range 2024 vou tentar fazer a N2 toda de um lado ao outro…
@Luis, lool
Já foi feita a n2 com um Mercedes eqs.
Mais um pasteleiro a uma média de 54 kms/h por essas nacionais fora loool
Saiu de 400 m de altitude em Chaves e chegou qs ao nível do mar em Faro. Bom truque.
A EN2 tem 740 kms mas eles apenas fizeram 705 com a desculpa das obras. Boa desculpa.
Bora fazer em sentido invenso? E Já agora o percurso completo?
E com a mentira da praxe bem chapada ” uma carga, ZERO EMISSÕES, toda a N2″
De qq forma o resultado foi deplorável. Com uma bateria de 120 kWh e uma aerodinâmica impar, borra-se todo para fazer 700 kms a pisar ovos.
Então mas o wltp não era a 47 kmh ? agora já se convenceu que afinal os eléctricos são os únicos que o conseguem cumprir ?
LOOOOL sempre ouvi dizer que para Sul era sempre a descer.
Não é 120, é 107 kwh uteis
Mentira onde ? diga la onde ele teve emissões ? Onde está o escape do eqs ?
Está nas centrais termoeléctricas!
Como sabe que foi carregado com centrais termoeléctricas ?
Não sabe que só se tiver escape é que tem emissões ? Ou as refinarias, navios e camiões que transportam combustíveis são eléctricos ?
Então, de onde vem a electricidade?
Mas há mais emissões não se lembra ou está a fazer-se de parvo?
”
-A Emissions Analytics realiza testes independentes em carros, incluindo de sistemas de escape e emissões de pneus. A empresa compilou dados que confirmam que a poluição de partículas dos pneus superou significativamente a dos escapamentos.”
É poluem mais os pneus que os escapes.
E então num bisonte de 2,5 tons é emissões a triplicar.
https://www.dw.com/pt-br/pneus-o-item-poluidor-menos-conhecido-dos-carros-el%C3%A9tricos/a-66214053
Não sabe de onde vem a electricidade ? Curioso, porque a maioria vem de renováveis, e sim, não teve emissões nenhumas desse aspecto, sendo que nos outros também não a consideram, portanto é uma questão de igualdade.
Sobre os pneus, não os vejo a dizerem que os eléctricos são piores, apenas os vejo a fazer uma comparação absurds de um Tesla model y com um Kia Niro. Hahahahaha, porque não compararam um BMW X5 com um Renault zoe ? Loooool
Misturarem CO2 com partículas é apenas absurdo.
Não amigo.
Comparam um Golf E com um Golf a combustão.
São só mais quase meia tonelada a gastar pneu. Poluição mais gravosa que a do escape.
Portando tem emissões
A maior parte da electricidade consumida em PT é de fonte fóssil. Não venha tomar a parte(um ou 2 meses favoráveis ) pelo todo (10 ou 11 restaurantes meses do ano)
Novamente… portanto tem emissoes
Mentiras e mentiras a reboque da ME
Então mas 4 kilos de pneu é mais que algumas toneladas de CO2, kgs de nox, SOx e tudo mais ?
Eu não vi esse relatorio a dizer isso vi um jornalista a dar opinião.
A maior parte da electricidade em Portugal é de fonte renovável.
Não é preciso ir aos 2 últimos meses, é preciso é não considerar apenas um fornecedor como você faz.
Mentiras não, verdades daquilo que foi um século de fraudes, falácias e mentiras nos a combustão, foi preciso virem estes para considerarem poluição nos pneus, e ainda andam com a falacia que só poluem nos escapes.
25 anos com menos de 100.000 kms, mais vale ires para um EV, uma vez que esse carro não só é utilizado para ir às compras ao domingo
Tem razão, não é só para ir às compras. É também para dar uns passeios e ir uma vez por outra até à terrinha… média de quase 4000 km por ano.
Claro que precisa da devida manutenção e nota-se bem a idade em certos pormenores como o tecido dos forros das portas a descolar e outras coisinhas assim do género que são da praxe para um carro desta idade mas de resto ainda estou satisfeito. Pode não ser muito potente nem ter muito binário por ser apenas um 1.6 bastante básico mas é espaçoso e, se necessário, transporta bem 5 pessoas de modo confortável.
Um EV… bem, não há como não pensar no assunto (pelo menos como curiosidade) mas não me parece que seja já para os próximos anos. Para as viagens até à terrinha é necessário aquele mais um bocadinho de autonomia que os EV ainda tardam em ter, isto além do preço ainda exorbitante para a maioria deles e especialmente para os que têm um pouco mais de… habitabilidade.
Comprar um EV para fazer 4000km ano? 4000km ano, num diesel económico, dá cerca de 400€ ano em combustível por ano (até pode ser menos). Em 25 anos… 10.000€ em combustível. Depois também há as manutenções, claro. Comprar um EV para essa utilização é para gastar mto dinheiro na compra e não ter rentabilidade. Em 25 anos as baterias já foram mais que uma vez à vida e a cada troca de baterias vai seguramente um valor próximo dos 25 anos de combustível. Depois há ainda que somar trocas de motores elétrico (pois existe motor), gastos em eletricidade, etc etc.
Troca de motor eléctrico ? não entendi.
E troca de bateria porquê ?
No geral concordo, para fazer 4000 kms ano mais vale um a gasolina, electrico é para fazer kms.
Basta pesquisar por Tesla 1,9 milhões de km. Nesses 1,9 milhões o Tesla mudou 4 vezes de baterias e levou 13 motores. Já agora, aproveito para sugerir pesquisar o preço dos motores dos elétricos. E tudo isso aconteceu a alguém que cumpriu à risca os cuidados com o carro ao ponto de não passar os 100km/h. Além disso as coisas não avariam apenas com uso. Avariam também com a falta de uso daí as baterias terem x km de garantia ou x anos de garantia (o que acontecer primeiro). Convém também lembrar que um elétrico tem por exemplo 160.000km em garantia ou 8 anos (o que acontecer primeiro), logo, se comprar um elétrico para 4000km ano ao fim de 32.000 km (8anos) já acabou a garantia das baterias.
Sim uma bateria degrada-se com o tempo. Não é apenas com uso e kms.
A maioria dos construtores não confia que dure mais q 8 anos. A única excepção é a Toyota que confia que dura 10 anos mas só confia se analisar a bateria a cada 15 000 kms ou a cada ano ( o q ocorrer primeiro)
Mas não levou 13 motores, levou 13 intervenções de motor, ou cada vez que mudam uma correia ou algo de desgaste num motor é considerada uma troca de motor ?
Sei muito bem o preço deles, se quiser até lhe posso enviar o que está no site de peças do fabricante, 3900 euros.
A garantia serve para cobrir defeitos de fabrico ou neste caso degradação prematura, que nem foi o que aconteceu, foi avaria e por isso foi substituída 2 delas, apenas levou uma por uso.
O mesmo acontece num a combustão, chega ao fim dos anos de garantia mesmo sem kms e acabou.
@yamaha, errado, confia, mas as manutenções terão de ser feitas sempre nos concessionários deles, senão a garantia acaba, não vale pena vir com a história do 1 ano, porque isso não é verdade.
Aliás, isto aplica-se a qualquer marca e a qualquer carro.
@yamaha já agora, com o plano de manutenções e preços que eles têm para os eléctricos, nem estou a ver quem ia a outro lado, já que um plano para 5 anos custa metade do que custa um plano para um aygo a combustão.
Não é combustível… É impostos nele… iUC, etc
Isso é um Model S de primeira geração. Além disso há muita malta com Model S com mais 600k kms sem nuca mudar nada.
As baterias não são todas iguais, as baterias LFP que equipam os teslas mais fracos têm o dobro dos ciclos de durabilidade e aguentam mais carregamentos a 100% sem grandes cuidados… Informem-se antes de mandar papaias. EV para fazer 4000Kms? está tudo doido. Um EV é para quem faz muitos kms sem ter de fazer mais de 200kms por dia e pode carregar em casa. Qt aquela viagem que acontece uma vez por ano para ir à terra ou de férias, que mais faz parar uma vez ou até duas, a maior parte de vós já anda a 120 na AE e para em todas as estações e apeadeiros…
Podiam fazer as LFP ou as famosas “M3P” nos Long Range e deixar as de grande poder de descarga nos performance… Por exemplo 86kw… Eu prefiro um Dual motor porque é mais estável por exemplo com chuva e quando começa a regenerar… E com neve melhor…
Já tinha lido algures que em França existe uma empresa que faz essa conversão mas não sei para que valores. Por outro lado fico apreensivo se tal alteração é permitida em Portugal…
Lógico que não
Mas quem é que te disse que não é permitido em Portugal? Informa-te antes de induzir as pessoas em erro. Claro que é permitido. O processo no IMT é o mesmo de conversão de carros para GPL.
Por acaso gostava de saber apenas por curiosidade porque não tenho posses monetárias para o efeito (o que não impede de querer saber das coisas) de quanto custaria reconverter um Honda Civic de 1995 da série MA9 em “eléctrico”. Na volta deve sair mais em conta um Dacia Spring (sei que nada tem a ver os modelos referidos mas por uma questão de €€€, seria interessante saber)…
Já desse os anos 90 os franceses faziam isso em Clios…. Existiu portugueses a importar…
É permitido sim, tanto que já existem vários a circular.
Lógico que sim. Ver link’s acima. E ver também no site IMT o processo de conversão.
Já contactei uma das empresas, só mesmo para saber a possibilidade de conversão, e por ora, para a minha viatura, não existe kit compatível. Esperemos.
Será legal se a empresa homolgar a alteração, mas não será fácil.
É fácil sim senhor. O IMT faz isso sem problemas. Não critiquem só por criticar.
Vai ser como “This CHEAP Conversion Kit Can Turn ANY Car Electric!” no canal Fully Charged Show. Faliu, não sei se foi as grandes marcas que puxaram o tapete ou era só um esquema.
O preço de um Sandero. E aindo sobra 3000€ para gasosa.
Se é ao preço de um Sandero, porque não se vendem só Sandero ?
Quem, os gajos do Kit? Mais valia. 15000€ para ficar limitado a idas ao café, passo.
Vai tomar o café longe. Loool
E as ruas continuam a ser as mesmas. Quando estão congestionadas, não há elétrico que te salve.
Há, motas, no meu caso, elétrica.
Se for para fazer “avarias” como muito motociclistas fazem, e melhor ter cuidado na estrada… 😉
Concordo, mas já ganhei juízo.
Boa…
Mas não queima euros de gota 🙂 parado a fazer farturas… Para os políticos andarem feitos magnatas com o imposto de abastecer o carro
Bom dia, apenas faltou ver onde colocaram as baterias, mas de resto ainda prefiro o meu de Corolla de 98.
Pois… também pensei nisso. Será que as colocam no lugar do depósito de combustível? Ou será que fazem como na conversão para GPL e metem na bagageira ou então no espaço reservado para o pneu sobresselente?
Certamente, digo eu, não ficarão naquela caixinha minúscula que fica do lado direito da gaiola verde (ver vídeo). Certamente tal caixinha deve estar reservada para outros componentes essenciais ao funcionamento do motor eléctrico e restante sistema eléctrico.
Seja como for, parece que poucas serão as baterias a conseguirem instalar pelo que a autonomia dever ser mesmo sofrível.
se o processo custa até 15.000 euros, mais vale comprarmos um carro eletrico já novo, saído do Stand!!!
Por mais uns eurinhos….
Se uma pessoa tiver a sorte de ter um carro clássico e que lhe interesse, gasta isso e mais uns euritos na conversão…
Tipo um Mustang como o do Steve Mqueen… 😉
Conheço quem gastou 30 mil na conversão de um UMM, cá em Portugal.
Ora aí está um excelente exemplo.
Dinheiro deitado no kixo.
Dinheiro bem aproveitado, deixe lá o homem tem mais umm a combustão e a funcionar, e se quiser algum também tenho um vizinho que tem alguns.
Não seja “inbejoso”…
Será que o IMT autoriza a homologação desta conversão? A Re-Volt passará algum tipo de documento ou ficha de homologação para o processo ser possível? E os nossos engenheiros estarão á altura deste desafio sem entrar por burocracias desnecessárias? Ficam as dúvidas no ar…
Sim, autoriza, e há regras para isso. Há empresas que já o fazem em Portugal.
Pode dizer uma ?
Evolution SBC, CS-auto, Intermundos, NTA.
E o q fazem os moradores com baterias em zonas extra frias a falharem?
Pois é…
Mas spr houve kit de conversão… o problema é a conexão do novo motor ao veio de transmissão e sabendo de antemão qual, tem solução para todas as opções
Qual a novidade?
– a solução não é para todos
– a conversão destina-se principalmente a quem não pode/quer comprar um veículo novo e anda em cidade.
– ainda não faz sentido económico, é muito dinheiro quando em breve teremos M2 e M3 de baixa gama e até os MG por 20-25K (carros novos e baterias maiores). Quando baixem a uns saudáveis 7 K parece -me uma excelente solução.
As baterias que falham em zonas frias são a dos a combustão, as tradicionais baterias de chumbo acido.
Esses eram caros devido às muitas alterações necessárias, este resolve esse problema, já que esta solução apenas necessita de ligar o motor e caixa redutora que este sistema tem às rodas rodas por semi-eixos.
É uma boa solução, pena a lei portuguesa ainda estar um pouco antiquada, resta saber se as novidades que estavam no forno vêm solucionar esse problema.
Não sei se alguém pensou nisto…
Faz a conversão para elétrico, mas o carro continua a ser antigo e está conversão para elétrico não valoriza a viatura.
Aliás podemos restaurar o carro todo como naqueles programas como se vêem na televisão e não vale de nada para o valor comercial.
Segundo a lei dos seguros em Portugal que se seguem pelo valor comercial da viatura, numa colisão o carro vai para o abate….
E lá se vai o investimento.
Segundo a lei dos seguros, a viatura deve ser reparada/restaurada à condição anterior ao acidente, o valor da viatura é na altura avaliado por uma idêntica.
Já se passou comigo, tenho uma viatura elétrica com 26 anos, apesar de ser de origem, não avaliaram pelo valor das viaturas idênticas a combustível, mas sim pelas de mercado do mesmo modelo, tendo levado uma reparação de cerca de 5000 euros e foi paga pelo seguro.
Será o futuro do meu velhinho a GPL? Por 15mil euros claro que não mas se baixar para valores mais amigáveis é uma opção
Ate os carros ja viraram trans….
Mas isto é alguma vez um bom negócio? 15k€ por 300km, teóricos. Querem um BEV comprem um, não inventem. O Tesla 3 é uma boa opção, mais barato o Dacia Spring.
Esses 300 kms , se forem 150 já é muito lool
Toda a gente pensa que o carro eléctrico é para poupar quando devia ver que é para controle de tudo, já não falar na pegada ecológica que faz como os ditos climáticos gostam de dizer
Ah sim, então vão controlar o quê?
Então prove lá essa pegada ecológica senhor ambientalista?
Isto da para por no meu Opel Corsa de 89 ?
Teoricamente é uma boa ideia… MAS por 15mil euros já há Renault’s Zoe e Leafs usados em bom estado e não é preciso andar com homologações…
A caixa de metal que se encaixa no pontos de fixação do motor é que pode ser uma mais valia, se tivermos um elétrico acidentado e fazer transplante desse para o ex-térmico é que pode ser uma ideia vantajosa.