Revolução na antena: SpaceX revela o novo kit Starlink e diz olá ao WiFi 6
A Starlink apresenta-se cada vez mais como um problema para os operadores tradicionais de internet. E para se tornar "um serviço para todos", a empresa apresenta agora uma nova antena. Esta tem um melhor campo de visão, é mais fina e dispensa o mecanismo de apontamento automático. Além disso, inclui também um router com WiFi 6.
A Starlink, a filial da SpaceX para a Internet por satélite, tem apenas quatro anos, mas nesse curto espaço de tempo conseguiu posicionar-se como uma das empresas mais importantes do sector (embora nem todos estejam satisfeitos com o seu serviço).
Antes do final do ano, e em paralelo com o lançamento de novos satélites, a SpaceX apresentou a terceira geração do kit de instalação Starlink, ou seja, o equipamento que os clientes recebem quando subscrevem o serviço. Eis o que há de novo.
Starlink apresenta uma nova antena e um novo router
Como dissemos, o kit Starlink é composto por vários elementos, mas vamos começar pelo principal: a antena. Esta geração tem algumas alterações interessantes. O prato é agora mais fino, mas também maior. Vejamos as suas dimensões exatas.
Segundo o sítio Web oficial, a largura de 30,3 cm da geração anterior mantém-se igual, mas a altura aumentou de 51,3 cm para 59,4 cm. A espessura da antena também é de apenas 3,97 cm, uma vez que o mecanismo de orientação automática motorizado foi removido.
Este último significa que, ao contrário da antena de segunda geração, os utilizadores terão de orientar a antena manualmente. No entanto, é aqui que a aplicação móvel Starlink entra em ação, fornecendo um guia passo a passo com os parâmetros exatos.
A antena é fornecida com um suporte simples e a possibilidade de a fixar a um mastro externo. A Starlink afirma que isto foi possível, entre outras coisas, porque a antena tem agora um campo de visão 10% melhor do que a geração anterior.
O grau de proteção da antena vai de IP54 a IP67 Tipo 4 e promete funcionar numa gama de temperaturas de -30 °C a 60 °C. A antena foi também concebida para continuar a estar nas melhores condições possíveis para o futuro. Foi igualmente concebida para se manter operacional mesmo com velocidades de vento até 96 km/h.
Um aspeto que não passa despercebido é o consumo de energia. A segunda geração tinha uma gama de 50 a 75 W, enquanto a geração atual se situa na gama de 75-100 W. Estamos perante um consumo de energia mais elevado entre gerações, embora não de forma drástica.
O kit inclui também um router com WiFi 6 (anteriormente WiFi 5), tri-band (anteriormente dual) e duas portas LAN Ethernet com tampa amovível. O kit é compatível com os nós Starlink Gen 2 e Gen 3 Mesh, mas não é compatível com sistemas Mesh de terceiros.
Este artigo tem mais de um ano
Pplware para quando um post sobre o assunto do momento desde ontem?
Remoção de publicidade no X por parte da Apple, UE, Disney, Warner Bros. Discovery, IBM…
Ou fazes parte da carneirada ou senão eles removem a publicidade 🙁
Bom tema. Está na calha.
Não se esqueçam é de apresentar os factos todos.
Nunca, aliás, os artigos são muito completos para cobrir isso mesmo, todos os factos. Já o coloco cá fora.
E uma review do processador ryzen 7940hs da amd nos mini pcs e portáteis? 🙂
100w? Vá lá vai.. 2.4kw/dia
Sabes que ela tem motor e tem funcionalidade de derreter neve até 40 mm / hora e isso deve contar tudo para esses valores médios, mas pelas reviews do pessoal que tem diz que o normal sem a função de neve ligada anda ali nos 1kw/dia.
Wifi6, já existe Wifi7 lol
Estou curioso para saber o quão difícil vai ser orientar isto eu percebo a poupança de custos mas a antiga era muito melhor era ligar na tomada e ela orientava tudo sozinha agora temos de fazer isto manualmente e pela minha experiência noutras antenas é uma chatice
…. andaram, andaram foram fazer o
“mesmo” dos outros. Retiraram o motor…pois e agora ?… agora orientar à mão é uma bela complicação ! Boa Sorte…