Combustíveis fósseis não rendem o suficiente? Esta petrolífera entregou-se aos carros elétricos
Os carros elétricos estão a apalpar terreno, penetrando o mercado, cuidadosa e paulatinamente, e protagonizando uma transição menos agressiva do que se previa. Ainda assim, agora, há até petrolíferas a dedicarem-se ao negócio.
Há umas semanas, vimos que a Shell, gigante do petróleo, inaugurava uma das maiores centrais de carregamento para carros elétricos do mundo, com capacidade para servir vários milhares de carros por dia.
Agora, sabe-se que ela não está sozinha, preparando-se também a ExxonMobil para integrar o negócio dos carros elétricos. Contrariamente à Shell, que abriu uma estação de carregamento, a americana vai dedicar-se àquele que é o ouro mais desejável, neste momento, o branco.
A ExxonMobil vai ingressar no negócio da extração de lítio com a intenção de se tornar um fornecedor líder em 2030. Conforme partilhou, sob a marca Mobil Lithium, a partir de 2027, irá "contribuir para a segurança energética, apoiar a produção e avançar nos objetivos da política climática dos EUA".
Os trabalhos necessários para a primeira fase de produção, na América do Norte, já arrancaram, numa área com importantes depósitos de lítio localizada a sudoeste do Arkansas.
O sul do Arkansas é a capital energética abrangente do nosso estado, produzindo petróleo, gás natural e, agora, graças a investimentos como a ExxonMobil e a sua combinação de competências e escala, lítio.
A minha administração apoia uma estratégia energética que inclua todos os itens acima e que garanta empregos bons e bem remunerados para os residentes do Arkansas, e continuaremos a cortar impostos e a reduzir a burocracia para que isso aconteça.
Disse a governadora do Arkansas, Sarah Huckabee Sanders.
No início deste ano, a ExxonMobil adquiriu os direitos de 48.562 hectares da formação Smackover, considerada uma das fontes de lítio mais férteis do seu tipo na América do Norte.
O lítio é essencial para a transição energética e a ExxonMobil tem um papel de liderança a desempenhar na preparação do caminho para a eletrificação.
Este projeto histórico aplica décadas de experiência da ExxonMobil para desbloquear vastos fornecimentos de lítio norte-americano com muito menos impacto ambiental do que as operações mineiras tradicionais.
Explicou Dan Ammann, presidente da ExxonMobil Low Carbon Solutions.
Este artigo tem mais de um ano
A verdade sobre o Hidrogénio?
https ://www.motor24.pt/noticias/localidade-francesa-de-pau-desiste-de-autocarros-a-hidrogenio/1620196/
Ele realmente só existe devido a fundos, quando se tem que pagar do bolso ninguém o quer.
Nem mais.
Hidrogênio como é usado agora não tem jeito nenhum, um carro elétrico a hidrogênio.
Talvez uma combustão de hidrogênio faça mais sentido, aliás faz de certeza que um sistema ” híbrido “.
Para ser elétrico que seja totalmente elétrico a baterias.
Ou então a combustão, só.
Agora os mistos que nem é carne nem é peixe, só é bom para o mecânico e para o vendedor
É a única possibilidade, a alternativa é ainda mais estranha e sem sentido.
Faz mais porquê ? gasta mais e tem menos autonomia ?
Ah é uma questão “ai jesus não faz fogo” ?
A questão è os custos de fábrico, o peso e a manutenção.
Só o facto de teres um motor elétrico uma bateria, uma célula que energia, isso tudo faz o carro extremamente caroo.
A a nível de manutenção esquece….
Não é por não fazer fogo é porque é muito melhor que um a hidrogênio elétrico em todos os sentidos.
Não é tão eficiente, verdade mas isso é pelo facto de ser um motor a combustão
Muito mais caro é um motor a combustão, pior quando trabalha a hidrogênio que nem 10 mil kms fazem sem derreterem w cabeça.
Essas coisas têm manutenção ?
Melhor como ? Um carro que nem 200 Kms de autonomia faz a gastar quase 200 euros para o fazer, dura menos de 10 mil kms.
Então mas querem hidrogenio nesses para quê? A gasolina e gasóleo não está caro o suficiente ?
não, brincas…. uma tendência de mercado global mais do que anunciada há anos, iam dormir à sombra da bananeira. estiveram este tempo todo a trabalhar nisso, obviamente
agarrem-se que vêm aí os negacionistas (e super entendidos) da electrificação lol
Será que são os mesmos negacionistas das alterações climáticas, covid, etc?
A base é sempre a mesma: teorias da conspiração ou distorção da realidade.
A falta de visão a médio e longo prazo da Humanidade vai-nos tramar a todos no futuro a nivel climático e não só, os negacionistas no fundo não são verdadeiros negacionistas mas apenas gente que vê vantagem politica a curso prazo, criar o caos para acabar com a democracia.
Ou seja, continuam a ser negacionistas. lol
Se a carga de impostos fossem iguais na compra de um carro.
Se a carga de impostos fossem iguais na altura de pôr a carregar (60%).
Se a carga de impostos fossem iguais no imposto anual.
Aposto que a conversa de falta de visão era ao contrário….
Agora é óbvio que batem palmas aos elétricos..
Mas as condições são diferentes…
Não da para comprar o incomparável
Essa diferença sempre existiu entre os a gasolina e os diesel, por isso terem níveis de aceitação diferente.
Vender carregamentos ao preço de gasolina para a mesma distância é um chorudo negócio. Burros são eles se não aproveitam.
Esperemos que sim que eu vou já investir ali num parque de estacionamento cheio de painéis solares para vender carregamentos a metade do preço, quem vai adorar vão ser as empresas das renováveis vão vender painéis solares para casas como pãezinhos quentes
Para isso são precisos painéis a cobrir quase a cidade toda. E pagá-los. Se for só no parque de estacionamento, para carregar carros é como quem enche uma piscina olímpica com um cálice de bagaço. Com uma boa eólica já se consegue alguma coisa.
Não interessa, cada painel solar ou energia renovável que meter é menos uns cêntimos que pago à rede, aí no meio de uma localidade com algumas empresas arranja-se aí um descampado que não se possa construir para ser mais barato alactarão para cima umas estruturas para fazer sombra com painéis e uma eólicas e dá para estacionar e carregar dá-lhe mais uns aninhos e vais ver se não começam a aparecer então quando as baterias começarem a baixar d preço como os painéis baixaram nos ultimos anos ui, até agora nunca deu para fazer um buraquinho no chão e encontrar petróleo a alguns países saiu-lhe a sorte grande a outros nem tanto nesta próxima era só é preciso ser inteligente mete um macaco a rodar uma manivela e já está a fazer eletricidade
As ruas continuam a ser as mesmas nas cidades. Se as enchem de carros, terá de haver seleção. Retirar os das classes baixas é deixar cair a base da sociedade.
esta transição, tal como outras (por exemplo, trocar os botões por “tablets” nos automóveis), apenas existem para criar riqueza a meia dúzia de pessoas e não para satisfazer o desejo do cliente final, as metas ambientais, etc…. triste mundo em que vivemos 🙁
O que passar de um monopólio gigante de perfurações em alto mar para um produto que posso produzir em casa com painéis solares só não fica satisfeito quem não quer, é claro que no meio disto uns enriquecem outros vão à falência quando se lembraram de colocar ecrãs táteis no telemóveis a apple e a samsung enriqueceram a nokia ficou a ver navios mas isso é a vida
Exatamente, mas esquecem-se que quem dita as regras, é o mercado! (princípio basico da economia).
O facto dos lucros das petroliferas e gasolineiras duplicarem ou triplicarem quer dizer que “rendem o suficiente?”?????
Estão nas tintas para tudo … inclusive o próprio ambiente ….
Dá mais lucros … é só isso … lucro.
As tecnologias das ” novas baterias ” demora implementar e o que se desenvolve em investigação também …
Por alguma razão vão recomendando ( é ver alguns artigos aqui no pplware ” expostos ” … ) que em caso de acidente devem se afastar do carro dado à exposição a quimicos ” mortais ” , ou até as próprias seguradoras preferirem o abate das viaturas acidentadas … , por exemplo …
Enfim …
Offshore !!
Não existem químicos mortais dentro da bateria. Isso é pura mentira.
Estão nas tintas para tudo … inclusive o próprio ambiente ….
Dá mais lucros … é só isso … lucro.
As tecnologias das ” novas baterias ” demora implementar e o que se desenvolve em investigação também …
Por alguma razão vão recomendando ( é ver alguns artigos aqui no pplware ” expostos ” … ) que em caso de acidente devem se afastar do carro dado à exposição a quimicos ” mortais ” , ou até as próprias seguradoras preferirem o abate das viaturas acidentadas … , por exemplo …
Enfim …
Offshore !!
O que vale é q ng fica encarcerado num elektro.
Em casos de acidente o meu sonho é estar sentado em cima de 50litros de um produto inflamável bem melhor ainda no outro dia ardeu um no Estoril devia ser elétrico ahahah
Com carros a combustão não tem nada dessas coisas. Em caso de acidente é ficar sempre dentro do veículo
Meninos, a GALP já carrega elektros há muito.
O “nosso” ouro branco foi negociado pelo Sr. Ministro Galamba e o BFF do Costa (Lacerda) numa operação de muitos milhões e em vez de enquanto sociedade falarmos como rentabilizar este recurso natural, andamos a falar de parágrafos e dinheiro escondido em livros. O Costa é o maior ilusionista e tático que já tivemos, atira com uns factos para o comentariado andar entretido enquanto o que interessa passa despercebido.
É vai acreditando nisso …