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Afinal qual é a marca de carros elétricos que mais vende? Sabe a resposta?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Rodrigo says:

    No Brasil a BYD já é a marca que mais vende.

    O BYD Dolphin só para terem uma ideia na China ele é vendido a 15.000€, mas os impostos dos governo Europa são o que são, mas isso não assusta a BYD e está a ganhar em todas as frentes.

    – 6 anos de garantia geral
    – 5 anos de revisões grátis
    – 8 anos de garantia da bateria ou 200.000 e a bateria deles é considerada a melhor neste momento até a Tesla compra a BYD baterias.

    Video de comparação de uma pequena bateria normal (NMC) de eléctricos VS a nova tecnologia BYD Blade LFP ao ser perfurada.

    https://youtube.com/shorts/e0mGpK-tVkE?si=9PlwkDoCnOMEZ-tX

    • O impostor says:

      Deixa lá a publicidade grátis à BYD. Vamos ver é quando produzir na Europa ou América com o olhar controlado dos governos para as subvenções do chinês (que não devem existir) como ficam os preços. Agora enquanto a fábrica for na China com a ajuda do governo chinês, assim é fácil (ainda que, mesmo com a fábrica na Europa, o governo chinês pode meter lá dinheiro).

      A capacidade deles em fabricar baterias não tem a ver com os carros, é o mesmo que dizer que se a Samsung faz boas TVs os Chips Exynos são os melhores (não são). Daí a Tesla comprar-lhes baterias.

      Além disso o mercado brasileiro nada tem a ver com a Europa: no Brasil valem os modelos mais baratos e a qualidade é pouco importante; na Europa a qualidade é muito importante e os direitos e garantias.

      A BYD oferece garantia razoável, falta ver se quando há um problema a garantia é válida ou “a culpa é do cliente “. O grupo Stellantis (e tenho muita experiência – má – com o grupo) até podia dar garantia vitalícia, que vale como zero. Quando algo avaria deste grupo, ou é desgaste “normal” que não entra ou foi culpa do cliente (a mesma coisa na França e na Alemanha valeu já multas e obrigações contra o grupo, mas no resto da Europa…)

      Portanto a publicidade gratuita nada diz da realidade

      • Rodrigo says:

        Primeiro sobre o Brasil na compra acima de 30.000€ não fazes mesmo ideia do que o mercado reapresenta é gigantesco.

        Segundo em Portugal a garantia é dada pela Salvador Caetano, acho que dispensa apresentações por isso está garantido, senão é a Salvador Caetano perante a Lei Portuguesa a se chegar a frente.

        Quanto a ajuda do Governo Chinês, podemos dizer o mesmo da América e Europa com os fundos que são injectados nas principais Marcas, só de fundos Europeus na BMW, Renault, Mercedez.

        Exemplo Renault:
        Rcebeu 5 biliões de € em ajudas comunitárias 2020, em 2023 já vai receber mais.
        Mais um fundo de 600 milhões em 2023 para fazer uma fábrica de baterias em França e por aí fora.

        Podia continuar por aí fora são milhões e milhões de fundos da UE para construtoras de carros.

        Não faço publicidade gratuitas, são os factos.

        • sóumaparte says:

          Só 2 correções:

          Salvador Tech, empresa criada para o efeito. Não o grupo Salvador Caetano.
          Data Constituição: 2022-12-29,Capital 50.000,00 €.

          Existem mais dois agentes a vender a BYD em Portugal, não é nenhum exclusivo da Salvador Tech

      • tagus park says:

        Qual e o problema do governo chines meter la o dinheiro? Eu ate gostaria que o governo norte americano metesse na Tesla para que possamos ter Teslas a 10mil €, se o governo americano me quisesse oferecer um Tesla também agradeço. Não vale pena atacar uma empresa ou outra, penso que ninguém é burro o suficiente em continuar apostar numa marca que não presta, no fim do dia é o consumidor e o mercado livre que garante a sobrevivencia das marcas.

        • O impostor says:

          Rodrigo & Tagus Park: uma coisa é a CE (onde a maioria aqui reside e trabalha) meter dinheiro para tornar as marcas de cá mais competitivas e dar emprego a pessoas da CE.

          Outra é a China subsidiar as marcas deles para levar as empresas da CE à falência e com isso criar uma dependência das pessoas às marcas chinesas; com isso aumentar a pobreza e desemprego na CE

          Daí que meter dinheiro numa empresa europeia não é o mesmo que meter numa conversa.

          • Vitolas says:

            De repente os chineses passaram a ser maus até na industria automobilística,.
            Quando só existiam carros a combustão ninguém se importava com a quase dependência dos alemães e dos franceses.
            Apareceram os elétricos e ninguém se queixou da dependência dos americanos.
            Vêm os chineses e é tudo uma cabala para nos empobrecer ás mãos do oriente, como se nas situações anteriores tivéssemos enriquecido bastante, aparentemente pelo contrario, até dinheiro nosso foi lá parar.

          • O impostor says:

            Ó Vitolas, dependência de quem? Na Europa desde os “confins” dos tempos temos carros americanos (os que os acionistas permitiram existir de baixa cilindrada, ex. Ford) e dentro dos europeus tínhamos com fartura ingleses, franceses, suecos, italianos, romenos, alemães, espanhóis e mais alguns que não me lembro. Agora ninguém tem culpa que os alemães fossem os melhores e mais resistentes e dominassem o mercado, mas não faziam nenhuma jogada suja já que ainda eram dos mais caros…

            E continuo a dizer: se dependência, que seja de marcas europeias. Agora dependência de marcas externas?! Nem pensar! Viu-se no COVID que nem máscaras, aparelhos de saúde, papel higiénico, etc. havia… enfim. Faz o que tu quiseres, mas não venhas chorar misérias se fores para o desemprego e a tua atividade for para o estrangeiro / AI.

          • livreseforsopamim says:

            “…Rodrigo & Tagus Park: uma coisa é a CE (onde a maioria aqui reside e trabalha) meter dinheiro para tornar as marcas de cá mais competitivas e dar emprego a pessoas da CE.

            Outra é a China subsidiar as marcas deles para levar as empresas da CE à falência e com isso criar uma dependência das pessoas às marcas chinesas; com isso aumentar a pobreza e desemprego na CE…” E pore ca tentamos fazer o contrario, ora essa, anda td a procura do mesmo, passar a perna aos outros ou impedir que ganhem mais que nos! Ou as empresas europeias. nao vendem fora da europa e na china tb? Qdo os usavamos para força de trabalho barata e nos encher os bolsos (digo aos players europeus, pq dos consumidores n foi de certeza) eram uns “camaradas”, qdo começaram a querer tb fatias do bolo…ai jesus, que isso ja n podem. Acaba.se logo o mercado global. Mas so num dos sentidos, pq daqui para la, continua a poder-se! A Stellantis que o diga como acordo recente. Qdo un investimento estrangeiro vem pa ca, seja big ou um simples restaurante em frente ao meu p ex e tem subsidios estatais e benesses fiscais por anos, ai ja n é concorrencia desleal?

    • O impostor says:

      Deixa lá a publicidade grátis à BYD. Vamos ver é quando produzir na Europa ou América com o olhar controlado dos governos para as subvenções do chinês (que não devem existir) como ficam os preços. Agora enquanto a fábrica for na China com a ajuda do governo chinês, assim é fácil (ainda que, mesmo com a fábrica na Europa, o governo chinês pode meter lá dinheiro).

      A capacidade deles em fabricar baterias não tem a ver com os carros, é o mesmo que dizer que se a Samsung faz boas TVs os Chips Exynos são os melhores (não são). Daí a Tesla comprar-lhes baterias.

      Além disso o mercado brasileiro nada tem a ver com a Europa: no Brasil valem os modelos mais baratos e a qualidade é pouco importante; na Europa a qualidade é muito importante e os direitos e garantias.

      A BYD oferece garantia razoável, falta ver se quando há um problema a garantia é válida ou “a culpa é do cliente “. O grupo Stellantis (e tenho muita experiência – má – com o grupo) até podia dar garantia vitalícia, que vale como zero. Quando algo avaria deste grupo, ou é desgaste “normal” que não entra ou foi culpa do cliente (a mesma coisa na França e na Alemanha valeu já multas e obrigações contra o grupo, mas no resto da Europa…)

      Portanto a publicidade gratuita nada diz da realidade

  2. dsf says:

    Pessoal. SEM HIDROGÉNIO NÂO HAVERÁ DESCARBONIZAÇÃO! Isto dos eléctricos é mais uma cena “woke” da agenda dos iluminados…

    • Blackbit says:

      E como produzes o hidrogenio?
      Ja arranjaste forma barata de o produzir?

    • Mr. Y says:

      Até os eléctricos são woke! Haja paciência…
      Se deixasses esses delírios e te ligasses aos factos verias que o hidrogénio traz outros problemas e está longe de ser eficiente

    • Gonçalo says:

      eu não quero saber da descarbonização eu quero é poupar 100€ por mês em gasolina e isso só o elétrico me dá portanto vai la descarbonizar o planeta com o teu h2 que eu continuo a “descarbonizar” a minha carteira

      • Zé Fonseca A. says:

        há formas mais faceis de conseguir isso, eu sempre exigi à entidade patronal carro da empresa por intermedio de car allowance, troco a cada 4 anos, tenho galp frota com plafond de 2500€ anuais e via verde sem diferenciação de work days.
        tudo extensivel a uso pessoal e com autorização escrita para a minha esposa poder conduzir.
        trabalhem para isso e façam exigencias em conformidade com o vosso desempenho ao vosso patrão, existem beneficios que por não serem taxados são muito mais vantajosos do que receber o mesmo valor em ordenado e também são menos dispendiosos para a empresa porque não têm de pagar TSU e ainda por cima entram como OPEX.

        • Gonçalo says:

          Eu não preciso de cartão galp frota carrego o carro na empresa que é uma maravilha

        • JL says:

          E a empresa e o carro são de quem ?

          É que o carro é meu, a empresa é do patrão, e carrego de borla.

          • Zé Fonseca A. says:

            Para que quero um carro meu?
            Sempre a desvalorizar, não tenho carro meu há mais de 15 anos e a cada 4 troco de carro, faz as contas quanto já poupei.

          • JL says:

            Ah ok, vou dizer ao patrão para me dar um carro também. LOOOOL

          • Zé Fonseca A. says:

            Admira-me como mais pessoas não o exigem.
            Basta fazer as contas para ver se compensa e bem, para o meu patrão de me pagar mais 1000€ por mês iria despender de 1230€ e eu iria ver 500€ líquidos na conta, 500€ num leasing ou ALD dão para um Mercedes classe A ou um Tesla model 3 (para ti que gostas dessas coisas), pagando 1000€ como beneficio de car allowance da para um Tesla model S ou para um Mercedes GLC/E.
            Todos os quadros superiores na minha empresa podem optar, recebem como car allowance ou como salário, ninguém escolhe receber esse extra como salário. Maioria das multinacionais já optam por este modelo de incentivos para manter os colaboradores satisfeitos.

          • JL says:

            Você também gosta dessas coisas , senão não perdia tanto tempo com elas.

            Então e dá essa possibilidade a todos os empregados ?

          • Mr. Y says:

            Este @Zé Fonseca A. vive num mundo à parte, só pode… Exigir um carro ao patrão?

            Antes que venhas com o argumento da inveja, não tem nada a ver com isso, mas sim com o mundo real.

          • JL says:

            É fácil exigir quando se é o patrão. Looool

          • Zé Fonseca A. says:

            Tantas empresas que optam por esse modelo, tipicamente só quadros superiores e faz parte do package salarial, sugiram ao patrão, na verdade é mais benéfico pra ambas as partes e além disso serve como elemento de retenção, a minha empresa aposta muito em retenção de recursos, está difícil contratar pessoas competentes

          • JL says:

            Pois, bem me parecia que era o patrão. 😀

          • Zé Fonseca A. says:

            somos mais de 50 quadros superiores, os patrões só recebem dividendos, não têm nada da empresa a não ser stocks

          • JL says:

            Então porque não dão carro ao fiel de armazém ?

    • JL says:

      A hidrogénio são eléctricos.

      Deve rever os seus conceitos de tecnologia.

  3. zyxzzzzz says:

    Daqui por uns anos esta tudo a chorar que fábricas como a autoeuropa encerraram ,a estratégia chinesa é simples a mesma dos smartphones , e nao é só estupidez dos fabricantes europeus , há uma serie de fatores envolvidos mas não tenham quaisquer duvidas o governo chinês esta disposto a tudo para dominar todos os mercados e quando conseguirem isso muita coisa vai mudar para pior principalmente para os europeus . Lembrem-se sempre de que estão a lidar com uma ditadura ,vejam os horrores que são praticados la pessoal que desaparece ,etc

    • O impostor says:

      +1 esta gente da Europa só vê preços mais reduzidos, mas quando estiverem no desemprego, emigram para a China… para trabalharem o dobro, 7 dias por semana e receberem metade. Aí veem porquê dos preços baixos…

  4. Joel says:

    Quem compra eléctricos está-se nas tintas para a DESCARBONIZAÇÃO, quer é mais potencia por apenas 2€ por cada 100 km

    • Mr. Y says:

      A mesma coisa caso fosse de hidrogénio, assim como quem compra diesel em vez de gasolina.
      O que o pessoal quer, no fundo, é um carro que que não seja caro e que seja barato de sustentar.
      A preocupação com o ambiente pode ser um incentivo mas não será a razão principal para a maioria.

    • JL says:

      Não é a primeira razão, mas é mais uma a juntar às outras tantas…

    • O impostor says:

      Joel, o teu erro é generalizares porque achas que todas as pessoas pensam como tu / alguém que conheces e comprou um e pensa assim.

      O carro elétrico tem muitas vantagens:
      – é limpo localmente / ecológico
      – não tem poluição sonora (salvo alguns Porsche e alguns outros)
      – barato de manter
      – tem muito binário e imediato, tem geralmente boa potência

      Quando alguém o compra pode ser por uma, várias ou todas as razões. O bom do elétrico é que seja qual for a razão…é ecológico! Mesmo que um atrasado ecologicamente queira um por ser potente e barato de manter, o bom é que ao final do dia vai ser bom para os que pensam na ecologia porque ele vai contribuir para a descarbonização. Ou seja: vai ser forçada por uma razão ou outra.

      Eu ainda ontem ia no meu VE com um Seat Tdi à minha frente e andei umas centenas de metros a levar com uma nuvem gigante de fumo preto (literalmente) e aquilo não andava nada. Não se pode permitir isso… que subam o IUC a estes a 1000€/ano que não me importo.

      • Joel says:

        Tb tenho um elétrico e para além do que escrevestes outra grande vantagem é que são mais fáceis de conduzir (e por causa do torque mais divertidos de conduzir).
        Mas sou realista se o preço por quilometro fosse igual aos de combustão os elétricos não teriam hipóteses ou nem sequer apareciam devido a serem mais caros.
        “No final do dia” tudo o que interessa é o dinheiro e tudo o resto é secundário, infelizmente esta é a mentalidade de 95% da população.

  5. PJA says:

    Interessante Tesla, BYD, VW vendem 3 milhões de carros, só a Toyota venda quase 10 milhões.

  6. Sergio J says:

    É interessante. Mas para nós consumidores o mais importante é perceber as vendas na Europa.
    Enquanto consumidor pouco me importa saber se a empresa X vende Y milhoes e depois 99% ser na china ou noutro mercado qualquer

    • Mr. Y says:

      https://www.forbes.com/sites/neilwinton/2023/11/02/european-ev-sales-growth-slows-but-2030-forecasts-remain-ambitious/

      «UBS said the slowdown in 2024 was a significant drop compared with the likely 25% to 50% growth in 2023. In 2022 European sales were 1.6 million.

      UBS now expects EV sales in Europe will hit 2.1 million in 2023, 2.5 million in 2024, 3.6 million in 2025, then more than doubling to 9.6 million in 2030.

      Investment researcher Jefferies, in mid-October, forecasted European EV sales of 2.1 million this year, 3.0 million in 2024, 4.8 million in 2025 and 9.3 million in 2030.

      Schmidt Automotive Research said EV sales in Western Europe will hit 1.8 million for an EV share of 15.7% in 2023, 2.0 million in 2024 (16.5%), 2.6 million (20.0%) in 2025, racing on to 9.2 million (65%) in 2030. Western Europe includes the 5 big markets of Germany, France, Britain, Italy and Spain.»

  7. Ferreira says:

    Que venham muitos veiculos elétricos que estou farto da fumarada. Quero andar em Lisboa e poder respirar…

  8. VTPC213 says:

    Os fanboys da Tesla estão a mudar para BYD. Os carros são muito melhores.

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