Elétricos chineses continuariam a ser mais baratos, mesmo que fabricados na Europa
Esta não será, por certo, uma boa notícia para a Europa, que tem investido na mudança de paradigma. Contudo, uma análise concluiu que, mesmo sendo fabricados no ocidente, os carros elétricos chineses conseguirão ser mais baratos do que os locais.
A União Europeia acaba de lançar, formalmente, uma investigação, que tem como objetivo apurar se os preços competitivos dos elétricos provenientes da China resultam dos subsídios injustos das autoridades chinesas.
A confirmar-se, a China estará a beneficiar de concorrência desleal, e o executivo europeu não exclui a imposição de direitos aduaneiros mais elevados.
Elétricos chineses seriam competitivos, mesmo sendo fabricados na Europa
É sabido que os elétricos - e não só - fabricados na China têm custos mais baixos do que os fabricados no Ocidente, sendo isso normalmente justificado com a uma mão de obra mais barata, por exemplo, mas também com o fornecimento de componentes.
No entanto, um estudo do banco suíço UBS revela que, pelo menos no caso da BYD, essa vantagem manter-se-ia, mesmo que a fabricante optasse por produzir os seus carros por cá.
As conclusões da análise ditam que a BYD conseguiu afinar os seus processos de fabrico de tal forma que demora apenas cinco horas a montar um carro, superando significativamente a Tesla.
Além disso, a BYD não depende de parceiros externos para garantir o fornecimento de componentes, uma vez que produz as suas próprias baterias e semicondutores.
Atualmente, a BYD fabrica 75% das peças dos seus automóveis internamente. Tendo em conta estes dois pontos, um BYD fabricado em solo europeu continuaria a ser 25% mais barato do que um modelo ocidental equivalente. De acordo com os cálculos da UBS, um BYD Seal da China é 35% mais rentável do que um carro elétrico da Volkswagen.
O carro elétrico mais acessível comercializado pela BYD na Europa (pelo menos até à chegada do urbano Seagull) é o compacto Dolphin, do qual já foram construídas 500.000 unidades no seu país de origem.
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Na europa chama-se ganância. Em 2002 um ibiza 1.2 gasolina custava 12mil novo, hoje 20 mil não chega. Paciência… Europa juntamente com os EUA ladeira a baixo.
nunca mais vai existir carros a esse valor a venda novos por várias razões, não compensa a venda (lucros), custo de desenvolvimento, tecnologia de segurança que traz obrigatoriamente, qualidade de construção e material, tem que cumprir regras apertadas da EU, entre muitas outras razões, mas a maior é que os carros mais carros são que se vende mais e onde eles vao buscar mais dinheiro
Enquanto os gestores dos grupos automóveis ganharem mais num mês, que eu na minha vida toda isso será sempre assim tudo é mais caro na Europa, além de os impostos para alimentar todos os políticos que não se contentam com pouco, enfim é o que temos
O canal Fully Charged Show já teve um contacto (e teste) na China e acham que vai ser um “abanão”.
Hidrogênio… E acaba a dependência. Casa um produz com os recursos que tem.