Quase 70% das vendas mundiais de automóveis poderão ser de veículos elétricos até 2030
Impulsionados pela queda dos preços das baterias, os veículos elétricos (VE) poderão atingir a paridade de preços com os modelos movidos a combustíveis fósseis na Europa em 2024, e representar dois terços das vendas globais de automóveis até 2030, de acordo com uma nova pesquisa.
Um relatório do Rocky Mountain Institute (RMI) prevê que os custos das baterias deverão diminuir para metade durante esta década. Passarão de 151 dólares por quilowatt-hora (kWh) em 2022 para entre 60 e 90 dólares por kWh, tornando os veículos elétricos "pela primeira vez tão baratos de comprar como os automóveis a gasolina em todos os mercados até 2030, bem como mais baratos de gerir".
As baterias são caras e representam cerca de 40% do preço de um veículo elétrico, um custo que, até agora, os tornou inacessíveis para muitos consumidores.
Mas esses preços estão a baixar gradualmente à medida que os fabricantes de automóveis investem em novas químicas de baterias, materiais e software para criar veículos elétricos mais eficientes, disse Kingsmill Bond, diretor sénior do RMI.
Vendas de veículos elétricos aumentarão seis vezes até 2030
De acordo com a análise do RMI, o rápido crescimento dos modelos elétricos na Europa e na China "implica que as vendas de veículos elétricos aumentem pelo menos seis vezes até 2030, para desfrutar de uma quota de mercado de 62% a 86% das vendas".
As vendas de veículos elétricos na União Europeia aumentaram quase 61% em julho em relação ao mesmo mês de 2022, representando 13,6% de todas as vendas de automóveis. A União Europeia pretende proibir a venda de novos modelos movidos a combustíveis fósseis a partir de 2035.
Os Estados Unidos ainda não se comprometeram com uma data para acabar com as vendas de modelos com motores de combustão, mas a Califórnia e Nova Iorque estão a apontar para 2035 para passar a vender apenas modelos com emissões zero.
Não é radical ver o crescimento exponencial contínuo dos veículos eléctricos. É o que se deve esperar.
Disse Bond, da RMI.
Universidade de Exeter também prevê um crescimento exponencial
A investigação divulgada em simultâneo pelo projeto "Economia da Inovação Energética e Transição de Sistemas" (EEIST) da Universidade de Exeter também prevê um crescimento exponencial das vendas de veículos elétricos.
Sugere que os veículos elétricos atingirão um "ponto de viragem" na paridade de preços com os modelos movidos a combustíveis fósseis já em 2024 na Europa, 2025 na China, 2026 nos EUA e 2027 na Índia "para os automóveis de média dimensão e ainda mais cedo para os veículos mais pequenos".
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Boa sorte.
Obrigado.
JL
Boa sorte para quem ? ahah isto está é cada vez mais complicado para os lovers dos combustíveis portanto boa sorte para ti mas não te preocupes que vais poder continuar a pagar fortunas à bp
A paridade de preço do kW Bev vs ice estava nos 111 USD, em 2021 os chineses estavam nos 80 USD e a Tesla nos 90 USD por kw. Na China os carros ice estão a ser massacrados e estao mais baratos k os ice … perguntem as marcas Low tech tipo VW está tudo a arder, está doente o negócio. Penso k os dados em cima podem estar a referir se a preços finais do consumidor não faço ideia muita honestamente, o Dacia Spring aqui na favela custa a módica quantia de quase 25 mil euros :):) no país de origem, China é produzido pela Dong Feng que custa 8900 USD, Dolphin a mesma coisa 15 mil top spec. Os LowTech estiveram a dormir este tempo todo agora vai ser bonito, a Tesla com as LFp e mais tarde às de sódio e sódio híbridas juntamente com os chineses vão acabar martelar as marcas LowTech, isto vai ser uma calamidade:(:(:(
Mais um detalhe sobre as baterias de sódio, o Preço por kW pode baixar até aos 40 euros, mas não faço ideia se são preços de marca ou para cliente final, seja como for temos k esperar e ver.
Não é necessário ir à China. O Dacia Spring em França custa menos de 16.000€ (depois de apoios do estado).
É somente 10.000€ mais barato que em Portugal. Não me parece que o custo de fabrico seja o problema
Na França o Dacia Spring têm um subsídio estatal de €5000.
Lá a versão extreme custa €22.300 abatendo os €5000 vai para os €17300.
https://www.dacia.fr/gamme-vehicules/spring-electrique/configurateur/moteurs.html?conf=https%3A%2F%2Ffr.co.rplug.renault.com%2Fc%2FBAIHk%2FA7_Dw#
Cá o preço da versão extreme custa €22050, ou seja, até é mais barato €250 que na França só que existe o incentivo do estado que faz reduzir o preço. Aliás a França está a discutir acabar com este bónus aos veículos chineses para não prejudicar as marcas europeias.
Quando sair o tesla a 25 mil € na europa vai arrasar todos os ICE
e em Portugal?
Em Portugal é mais 20k de impostos mas não é Portugal que define nada só vais continuar a ser os mais atrasados da europa mas isso já é o normal
Neste momento os VE estão isentos de impostos especiais (IA ou IUC).
Só paga IVA como uma compra normal de particulares.
Qual é esse carro?
Falam que é o Model 2.
Pesquisando parece ser um modelo para o segmento B e tem formato de Hatchback.
Pois mas não há nem vislumbre de vir a ser produzido. Acredito mais que baixem ainda mais o valor do 3.
o Model2 quando sair não pode custar mais de 30 mil.
Utilizando a Logica da Tesla so vai haver 3 trims no máximo, se calhar 2 e mais tarde um modelo performance. Se custar mais do que isso automaticamente ninguém o vai comprar pois tem o segmento D da Tesla nos 39.990 e eu estou a contar com uma baixa de preço ate aos 35 Mil, menos 15% do que atualmente o Highland custa, pois este carro custa 50% menos a fazer do que o antigo model3 e com muito melhor material.
Entao em vejo as coisas no seguinte formato .:
TM2 SR .: 50 KW M3p LFP ou Sodio ou Sodio Hibrido | 230 cv e um unico motor atras .: 25 mil euros
TM2 LR .: 55 KW M3p LFP ou Sodio ou Sodio Hibrido | 250 cv e um unico motor atras .: 28 mil euros
TM2 Per .: 60 KW M3p LFP ou Sodio ou Sodio Hibrido | +250 cv e um unico motor atras .: Max 32 mil euros
Pah é o que vejo, ou então para não haver aproximação ao M3 pode ser que nem façam o performance.
Quando lançarem o M2 e se o carro agradar, vai ser uma calamidade, um banho de sangue para as marcas Low Tech ( mercedes , audi, bmw, vw todas as marcas Japas) não vou incluir os chineses porque eles tem produtos decentes para todas as gamas de preço, dai eles venderem e os nossos carros lowtech ao dobro do preço não vendem .: vejam a entrevista do LARS aos dois alemães para saberem o que esta a acontecer, digo-vos que as coisas estão bem mal…. como disse o Sr Moscas à uns dias atrás .: A Great Reckoning Is Coming :.
Daqui a pouco o Miss Vetrix e os bota abaixo vão dizer que também és conspirador
Ena, já mudou de nick novamente ?
O vendedor dos eletrodomésticos, até esfrega as mãos. Cuidado que ele anda sempre por aí, logo que o tema é elétricos.
Olha quem é ele, já tinha saudades suas; mudou de nick novamente ?
Nah, veja lá se não anda nos fogões também, nas multas e nos pcs ?
Onde compraste a tua bola de cristal? Qual preço? Quanto tempo de garantia tem? É recarregável?
Bola de cristal ? Onde fiz previsões ?
Mudou outra vez de nick ? Que rápido. Looool
Eheheheh… já estás todo baralhado
Já mudou outra vez, impressionante. Loool
Se mantiverem a cadencia de crescimento de 3% ao ano, em 2043 chegam lá de certeza…Mas só na Europa que o resto do mundo não papa destes delírios.
Grande verdade. Já o presidente/ministro da Índia disse que a Europa não é o resto do mundo.
India committed to achieving Net Zero by 2070, and the Ministry of Road Transport and Highways announced a target of EV30@2030—30% of newly registered private cars, 40% of buses, 70% of commercial cars, and 80% of 2-wheelers and 3-wheelers will be electric by 2030.
Game, Set and Match…
Disse ? Onde ?
Que grande verdade ele disse. Looool
Se o crescimento é exponencial, que é isso de 3 % ?
Nem só, já tem os EUA também a aumentar, Brasil então…
3%? Tu sabes de que números é que se está a falar?
Quando não sabe inventa, esse é o espírito. Lool
Só na China, em 2022, 22% das vendas foram de VE. Só aqui é quase meio mundo 🙂
(fico à espera dos chatos do costume com o argumento dos cemitérios de VE)
E quantos desses estão a apodrecer em terrenos baldios?
Nem vou comentar cherry picking…
Tás com medo de ir ver? Eu digo-te. Entre 1,5 e 2 milhões. É dose.
Ena, inventou mais um numero ? dai o “está com medo de ir ver ?”
É, a situação é dramática. São sobretudo carros de baixa gama que as pessoas se vêm obrigadas a devolver à procedência.
Devolver a quem ?
À procedência significa à origem! Baixa qualidade que origina avarias, falta de assistência técnica. Pouca qualidade e menor fiabilidade ainda, são exemplos BYD e100, Geely Kandi K10 EV, BAIC EC3, Lifan 530 EV, JAC iEV40, Weltmeister, EX5, Changan Eado EV., Chery eQ1, Zotye E200 etc.
A sério? Entao que avarias eles têm?
Sobretudo baterias, motores e carroçaria.
A sério ? Epá que drama e horror e tragédia. Looool
10% em 2022 para 13% nos 1⁰s meses de 2023 dá quanto?
Na UE…
Mas então o artigo não fala em números mundiais?
2018: 1.6%
2019: 1.9%
2020: 2.8%
2021: 6.2%
2022: 10%
2023: ~15% (previsão)
Continuas a achar que será um crescimento linear ou exponencial?
É um efeito influenciado pela subsidiação? Com certeza, mas a curto ou médio prazo, o preço de VE irá baixar, muito por culpa do custo das baterias.
Mr. Y não vale a pena o Yamahia adora dar certos números fora do contexto como se fossem uma coisa negativa enquanto no espetro geral o aumento das vendas de elétricos tem sido exponencial de ano para ano mas pronto isto está cada vez mais complicado para eles
Mr se 10% é europeu da UE, se é referido como mundial… há gralha.
O panorama e o seguinte:
UE10%
EUA 7%
ASIA 3,5%
AMERICAS CENTRAL E SUL 2,5%
OCEANIA 0,5%
EUROPA DE LESTE 0,4%
ÁFRICA 0,2%
E para descontrair…
GROENLÂNDIA 0%, looolooolool
Estava a falar de quê ?
https://www.ev-volumes.com/country/total-world-plug-in-vehicle-volumes/
Grande salada russa que praí vai. Bev pehv, híbridos. Junte tb uma cebolinha para compor o prato looolooolool
Errado, só plugin, e nalguns gráficos tem a separação. Pelo menos tem números em vez de invenções.
Então onde estão os hibridos? Passaram à classe BEV? Aí já era mais fácil acreditar nos 10%.
Repito BEV’s eram no final de 2022:
UE10%
EUA 7%
ASIA 3,5%
AMERICAS CENTRAL E SUL 2,5%
OCEANIA 0,5%
EUROPA DE LESTE 0,4%
ÁFRICA 0,2%
GROENLÂNDIA 0%
Não está lá híbrido nenhum, o de viu isso, pode chamar plugin, que são coisas diferentes.
Então onde estão os híbridos?
Ainda não lhe caiu a ficha?
10% é nr. UE 2022 . Não há nenhum continente com vendas de BEV superiores à UE
Para chegar aos 10% mundiais, essa estatística teve q considerar os híbridos ou então é uma estatística mentirosa.
Se é porque não deixa aí a fonte dos dados.
Mas vou ter de vender o meu ve porque na Gronelândia só venderam alguns ?
“Apesar de terem um peso importante nas vendas nos últimos anos, os diesel perdem a relevância e não param de abrandar. Os carros a diesel representaram mais de 50% das vendas de automóveis novos na Europa em 2015, mas representaram pouco mais de 14% das vendas em julho.” Fonte Pplware
Os diesel com motores pequenas foram de vela por não serem mais rentáveis devido a custos com a norma EURVI.
Preparam-se para fazerem o mesmo com os modelos a gasolina co. A EURVII. Há duas hipóteses, ou o pessoal passa a andar a pé ou prolonga os que tem e passaremos a ser a 2ª Cuba do Planeta.
Ou passa a andar com híbridos a gasolina e têm o problema resolvido.
Se estivesse comprador era uma hipótese. Mas não resolve o segmento dos 10 a15 mil€ que é o segmento isso que tem a continuidade ameaçada.
10 ? a 15 mil euros ? isso nem dá para um clio a gasolina.
Tem aqui 10 exemplos que vão desaparecer se essa norma entrar em vigor:
-Renault Twingo SCe 65
-Dacia Sandero Stepway Eco-G 100
-Fiat Panda 1.0 FireFly
-Peugeot 208 1.2 PureTech
-Citroën C3 1.2 PureTech
-Opel Corsa 1.2 Turbo
-Hyundai i10 1.0 MPI
-Kia Picanto 1.0 MPI
-Toyota Aygo X 1.0
-Volkswagen Up! 1.0 TSI
Entre tantos outros.
Ena, tanto carro a gasolina acima dos 15 mil euros, e depois são os carros mais comprados para andarem todos os dias de Braga ao Algarve. Temos um problema muito grande.
Loooool
Se quiser suba a fasquia para 20000. Já pode encaixar o seu Clio. Percebe a ideia ou não?
Qq ao resto, qq carro dos listados faz melhor Braga Algarve q qq elektro . Tem dúvidas?
Sim percebi, que eram números inventados e você acabou de confirmar.
Os Híbridos na minha análise não são considerados “elétricos” nem os “Plug-in”… Os únicos modelos que poderiam ser encaixados nesse campo são o “Volt e o Ampera” visto que o motor elétrico desses plug-in” teem a mesma potência do motor a combustão e podem arrancar a marcha de 0 até velocidades de auto-estrada sem o apoio da combustao
Todos os plugin podem circular 100% em modo electrico, e por isso estarem nestes números.
Tem outros, o novo prius, o I3 rex, o fisker karma, entre outros.
Ah pois não, vai ver os estados unidos e a china e logo vês ahah claro que nos países em desenvolvimento ainda vai demorar 100 anos mas isso é o que é um muitos deles ainda andam de carroça quanto mais carro
EUA são 7% principalmente suportados pela Califórnia e NewYork. Os restantes estados estão-se a borrifar para os elektros
7% de vendas em carros novos enquanto o ano passado foi 4,9% aumento de 2% num ano. No mês de julho houve um aumento de 96% em relação ao ano passado ahah dá-lhe mais uns aninhos e vais ver ahahah
Cá também se estavam a borrifar para o assunto há uns anos atrás.
JL… Eu disse “potência do motor elétrico igual á combustão” os plug-in que estão no mercado concerteza que a potência será inferior… por isso erradicaram essas duas vertentes da Europa para fora… Pois não se compreende já existir carros eficientes e “trifuel,” ( Elétrico/Galolina/GPL) e acabarem o comércio deles… Politiquices…
Os exemplos que dei até têm mais potência de motor electrico que a combustão.
Não erradicaram, continuam a existir e cada vez mais, o interesse por eles é que diminuiu.
Sem duvida que estas politicas acabaram com a maioria dos motores menos poluentes. E os que restaram (a gasolina) vão seguir o mesmo caminho. Politiquices loolool
Não percebo a piada, visto que tudo que você faz, compra e vive é sempre defedido por terceiros, normas, regras ou condições… A mobilidade não é exceção…