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União Europeia já decidiu e a partir de 2035 só se vão vender carros elétricos

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. SANDOKAN 1513 says:

    Ou seja,daqui a 13 anos.Espero que as pessoas se mentalizem disto e vão poupando um bom dinheiro até lá.

    • F M says:

      Era preciso que os senhores lá da Assembleia dessem uma ajudinha. Pagamos duas vezes o IVA aquando a compra de um veículo novo e depois ainda se admiram que temos dos parques automóveis mais envelhecidos da Europa.

    • Toni da Adega says:

      Ou procurem trabalhos que paguem melhor.

      “Muitos profissionais optam por trabalhar remotamente para empresas estrangeiras que pagam salários superiores”

      https://sicnoticias.pt/pais/2022-10-27-Ha-cada-vez-menos-engenheiros-informaticos-disponiveis-para-trabalhar-em-Portugal-ad3a2f10

      • Grunho says:

        Ou então façam sindicatos e greves que forcem a pagar melhor. Os portugueses são miseravelmente pagos. Em igualdade de trabalho e de horas levam para casa 1/3 do que leva um holandês ou dinamarquês.

        • Toni da Adega says:

          Mas isso é o que esse pessoal está a fazer ao trabalhar para empresas estrangeiras. Greve a empresas portuguesas….

          • Grunho says:

            As empresas estrangeiras que cá estão pagam todas à portuguesa. “Ah, aqueles pretos já estão habituados a receber umas cascas”…

    • RC says:

      È preciso mentalizar , quem é que daqui a 13 anos quer comprar um carro a combustão ?

    • David Guerreiro says:

      O preço dos veículos vai-se reduzindo à medida que a oferta sobe. Quanto mais se aproximar dessa data, menos veículos a combustão estarão disponíveis, e mais elétricos existirão no mercado. O preço de um elétrico simples não será mais caro do que um de combustão da mesma gama. O maior problema vai ser a longevidade devido às baterias. Se há mantenha o seu carro a combustão por 20 anos ou mais, o mesmo não vai ser viável nos elétricos, pois os custos de substituição de baterias numa viatura barata vão ser sempre talvez metade do custo de um novo ou mais.

      • RC says:

        A duração atual delas já anda por esses valores, eu tenho cá uma em casa que era da minha viatura, com 24 anos e ainda funciona, o preço de uma nova já nem chega a ser de 1/4 do valor de um veiculo novo, no entanto já existem outras ofertas no mercado, que vão ficando cada vez mais em conta, o mesmo que aconteceu com os telemóveis.

  2. Alecrim says:

    Ya, sure…

  3. Lopes says:

    Se Portugal conseguisse impor alguma coisa é que eu me admirava, fora isso mais do mesmo…

  4. Profeta says:

    Esta quase.

  5. Infinity says:

    Quando chegar a 2035 dizem que será só em 2045…

    • Ricardo says:

      Se a parvoeira da ideia do eléctrico a tudo o custo vingar se calhar até implementam mesmo. O que esta acima de qualquer decisão é o guito. Eles querem lá saber do PT à beira mar plantado e das condições dos seus habitantes, capacidade financeira e suas infraestruturas
      Se as pessoas entrarem na ideia do full EV é que é bom isto vai adiante. Se as pessoas não comprarem as marcas não vendem, e toda uma conjetura muda/se adapta para essa nova realidade. Guito, guito, guito. Interesses das grandes empresas/pessoas com cargos influentes. Necessidades das pessoas, condições de viabilidade para, ninguém quer saber.

      É que a maior estupidez ainda é banirem o híbrido – que de momento é o veículo que faz mais sentido – numa perspectiva de flexibilidade e garantia de equiilibrio a vários níveis. Ao invês de desenvolverem o que apresenta maiores soluções no quesito flexibilidade, garantias de cumprimento de metas, com possibilidade de uma utilização equilibrada mas ainda assim bem “disponível”, decidem o corte radical
      Que se lixem as dependências de infraestruturas adequadas, as lacunas da tecnologia ou o bem estar comum. Vislumbra-se uma nova mina de outro, então – siga!

      Mas é como é ou será. Diferente? Só mesmo fora desta UE utópica.

      • Jji says:

        Se não tens eletrico andas de transportes publicos. So não tem dinheiro para um eletrico quem e um parasita preguicoso

        • Manuel da Rocha says:

          Só parasitas desinformadores escrevem isso.
          Preço de uma estação de carregamento, para um prédio de 40 habitações, com 7 carregadores: 1,94 milhões de euros!!! Faça a conta, e veja que só se você pagou 300000 euros por uma vivenda é que compensa.
          Porque estar 3 horas na fila para carregar o carro, mais 1 hora do carregamento, não é a mesma coisa que parar na bomba, esperar 10 minutos, encher o depósito em 2 minutos, pagar e seguir viagem.
          Já pensou que os 8 carregadores que existem no parque de estacionamento do supermercado agora são fáceis de usar… se pensar nos 4300 lugares de estacionamento, já viu que os 17 eléctricos actuais não terão problema, nessa altura serão 4300 a querer usar aqueles carregadores.

        • David Guerreiro says:

          Se os transportes públicos fossem realmente bons e funcionassem bem, seria viável, mas fora de Lisboa ou Porto é uma desgraça.

        • Ricardo says:

          Querias tu que fosse. “Amem sr Hitler”. Existe uma coisa que s se chama direito de escolha. Quem não quer um carro a pilhas não compra um carro a pilhas. Quem y disse que eu queria uma pandeireta dessas?

          Aprende a respeitar as opiniões dos outros.

          E antes que chegues com a desculpa do “ambiente, lê o que as pessoa escrevem e verás que alternativas viáveis não faltam.

          Ganha juízo.

          • RC says:

            E não é assim que vai continuar ? só compra quem quer, já agora, a pilhas só a toyota tem, pelo menos por agora, agora se eu quiser comprar de outra marca, estamos feitos.

            Já agora que alternativa são essas ?

        • Honorato says:

          Bicicleta elétrica acessível a todos. Os carros ocupam muito espaço

      • RC says:

        Onde posso comprar um carro novo a gasolina com carburador e sem catalisador ?

        Ou uma lampada incandescente ? ou uma tv plasma ?

        Podia ficar aqui o dia todo.

        O hibrido faz sentido ? para alguns talvez, poucos.

        A ideia é que daqui a 13 anos essa questão da flexibilidade deixa de existir, os carros vão ter muito mais autonomia, vão carregar muito mais depressa e essa ideia passa.

        Deixe lá, os velhos do restelo como você um dia morrem, é por isso que o mundo avança, senão ainda vivíamos nas cavernas.

        • Manuel da Rocha says:

          O carregar mais depressa será complicado. Não depende só do carregador.
          Há poucas semanas, foi feito um estudo usando um carregador superior ao da Tesla. Sabe que a grelha energética de Lisboa seria deitada abaixo por 9600 carros a carregar ao mesmo tempo, com carregadores daqueles? A tensão necessária é muito superior ás redes energéticas.
          É preciso um salto gigantesco nas baterias, algo que ainda pode demorar 50 anos a acontecer.

        • Lopes says:

          Os velhos do restelo tem mais conhecimento de como as coisas funcionam que vossa excenlencia que faz futurologia sem quaisquer bases, pensa que está a viver um filme, quando a realidade é outra e não é como visualiza nessa cabeça…

          Mas não vale apena andar aqui a bater em gente que tem palas nos olhos, é deixar andar e quando lá chegarmos vão ver que e chegar há conclusão que o que os velhos diziam era o mais acertado… 😉

          • RC says:

            Eu fiz futurologia onde ?

            Palas têm alguns de vocês, que nem usam estas tecnologias e pensa que sabem alguma coisa delas.

            Sim sim, os velhos do Restelo que até diziam que o mundo acabava em 2000. Looool

        • GTI says:

          Onde posso comprar um carro elétrico por 10 mil euros que faça 600km com uma carga?
          Ou um usado por 3 mil euros que faça 600km?
          É para um amigo.

        • AlexS says:

          Nunca tive luz tão boa como as incandescentes.

        • David Guerreiro says:

          Na loja do chinês há lâmpadas incandescentes ainda, bem como bolas de naftalina, ambos proibidos na UE há anos, mas facilmente disponíveis na maioria das lojas dos chineses.

          • RC says:

            Será ? é que tenho uma máquina que tem mesmo de usar uma lâmpada dessas e só consegui mandando vir do aliexpress.

        • GTI says:

          Extremamente, aos km que se faz nem é necessário comprar carro elétrico, o carro que se tem dura bastante tempo e para fazer 20 km dia que é o que a grande maioria faz não é preciso trocar de carro.
          Tu deves seres daqueles que vai de casa ao aeroporto para viajar de avião e só porque vais de carro elétrico já achas que esta ajudar o meio ambiente.
          Quem fala de avião, fala de cruzeiros esses sim são os maiores poluidores a nível mundial, mas não vamos resolver esse problema, vamos continuar a assobiar para o lado e andar a brincar aos carrinhos.

          • RC says:

            Nao, eu sou daqueles que trabalho a 120 kms do trabalho, chego a fazer 240 kms por dia, devo comprar um diesel ?

            Então e os petroleiros e navios de mercadorias são eléctricos ?

          • RC says:

            Ja agora. Sao os maiores poluidores a nível de SOx , porque consomem um resíduo da refinação que se chama fuel óleo, se eles consomissem gasóleo eram tanto poluidores como os carros, isto porque lhe fazem um favor, consumem esse resíduo, caso contrário eram queimados em chaminés como fazem com os restos de metano que são só 7% da poluição mundial

        • GTI says:

          Já reparei que pelas respostas que das aqui em todos os tópicos, tens de candidatar a ministro do ambiente.
          Tu tens tudo o que é benéfico e da jeito para defender a tua causa.
          Paneis solares, baterias, 3 a 4 veículos elétricos, deves ser daqueles que paga 1000€ em carros elétricos, para poupar 100€ em combustível ao final do mês.
          Nunca tens em conta quando vais receber o retorno do investimento feito, para ti é tudo lucro ou caiu do céu só pode.
          Temos de pedir aos responsáveis do fórum para fazerem uma entrevista contigo em tua casa, porque é tudo tão bom o que dizes que não se pode perder uma oportunidade destas.
          Quero saber mais para poder fazer igual.
          Mas a melhor é que num outro tópico dizias que trabalhavas em casa e agora já fazes 120km por dia.
          Agora os barcos fazem-nos um favor é isso.
          Pela tua lógica de ideias.

          • RC says:

            Pela sua conversa é mais um invejoso que não pesca nada do assunto e apenas tenta calar os outros com falsos pressupostos.

            Tenho 1 carro 1 maxiscooter é uma carrinha. Tudo comprado em segunda mão e tudo pago, já que em vez de o dar à Galp todos os meses, poupei e comprei, e comecei pela mota.

            Loool

            Noutro tópico digo e faço, onde mudei de conversa ? Anda a inventar outra vez ou não sabe ler?

            Se quiser podemos fazer umas apostas, o que quer apostar ? Um tesla ? Um Ferrari para si claro ?

            Nao é lógica nenhuma, são factos. Não tenho a culpa que o vosso mundinho limitado não dê para ver outras vertentes.

  6. O revelador says:

    E hidrogênio?

    • Grunho says:

      O hidrogênio é uma espécie de bateria que armazena a electricidade gasta para o produzir. O problema é que só devolve, na melhor das hipóteses, 70% dela. E se juntarem a liquefação, compressão e transporte, nem aos 50% chega. Mais vale esquecer, é um processo de perdas.

      • RC says:

        Era bom era, 70% é a média de eficiência na electrólise, depois perde mais 50% na reação inversa, mas para quem realmente caro pode optar por isso, ontem um operador da mais velha rede de abastecimento do mundo aumentou para 25 dólares o preco por kilo. Posso deixar aqui a prova se quiserem.

      • Ricardo says:

        E voltamos ao mesmo.

        Vamos pelo que a técnica diz ser mais “eficiente” então. Deixemos os veículos com motor, andemos de bicicleta. Problema resolvido. 100% eficiente. – isto se só olharmos para a questáo do ambiente – que é o que muitos “entendidos” fazem. As outras variáveis não interessam nadinha.

        Resolvido.

        • RC says:

          Meu caro, você não pesca mesmo nada do assunto, só comenta para estar a escrever e a gastar teclado, já viu quanta energia gasta para dizer disparate.

          Não sabe o que é eficiência ? por isso é que ganha pouco, se soubesse provavelmente ganhava mais.

          Eficiência neste caso é a diferença entre a energia despendida e a que realmente foi usada, se os motores a combustão fossem eficientes não havia esta problemática, porque consumiam menos, eram necessários menos recursos, emitiam menos e você gastava menos e ganhava mais. Entendeu agora o que é ?

          Claro quer o ambiente entra na questão, porque como disse antes, quanto mais eficiente for um tipo de locomoção, menos recursos utiliza.

          Se acha que ganha menos, preocupe-se com a sua eficiência no trabalho, tudo gira à volta desta palavra. Acho que devia pagar para aprender estas coisas, mas para si foi de borla.

    • RC says:

      O hidrogénio está incluído nos veículos eléctricos, já que são 100% eléctricos.

  7. N1ldo says:

    Duvideodó! Hahahahaha

  8. AlexS says:

    Controlar, proibir, controlar proibir. Não acordem para o monstro em que se está a tornar a União Europeia não.

    Depois não se admirem de ela definir quantos anos deves viver.

    • RC says:

      Onde posso comprar um carro novo a gasolina com carburador e sem catalisador? É desses que eu gosto

    • David Guerreiro says:

      Pela UE é que foram banidas imensas substâncias e produtos no mercado, protegendo a saúde dos cidadãos. Na UE baniram o dióxido de titânio nos alimentos, no resto do mundo continua a usar-se e a abusar. Foram proibidas centenas de substâncias em cosméticos e alimentos, que continuam a ser utilizados no resto do mundo. É uma pequena amostra que nem todas as proibições são más.

  9. TJM says:

    Pelo que entendi, depois de 2035 só se pode vender veículos ligeiros eléctricos mas não menciona se os carros de combustão que já existem podem continuar a circular ou não.

    • Alex says:

      Claro que podem circular. E ainda vão aguentar o tempo que os proprietários assim o entender.
      A notícia é sobre a venda de carros ligeiros novos. Eu pergunto: e os pesados?? Esta é a lacuna da notícia…

    • Jji says:

      Podem circular claro, mas os stands so vendem eletricos. A questão e que os combustiveis vao ser taxados para ficar mais caros e as pessoas vao ser pressionadas a mudar. Hoje em dia com bicicleta eletrica a 600 euros, motas eletricas a 3k e citadinos a 20k não e desculpa o preco

      • imf says:

        Motos elétricas a 3000€, sonhadorrrr

        Uma bicicleta com motor elétrico talvez, uma moto?

        Deixem de dizer disparates.
        Google it

      • Manuel da Rocha says:

        E os 8000000 milhões que são precisos para criar suportes de carregamento para 3,66 milhões de carros eléctricos? Essa conta também entra no preço.

      • AlexS says:

        Bicicletas electricas a 600 euros? onde? protege das intempéries e das subidas?

      • Ricardo says:

        Moto eléctrica? Não chame moto a essas coisas que até lhes fica mal. Lol.

        Antes secador de dar gás. Acelera/trava. Acelera/trava. Diversão upi. Lol. Como isto anda que as pessoas nem fazem a mínima do que é conduzir a sério uma moto/automóvel… (Insert facepalm here)

        • RC says:

          Como sabe, já andou nalguma ?

          Oh santo preconceito. Ainda bem que há poucos como você.

          • MotardFeio says:

            Eu já andei, numa das caras da bmw, bela trampa.

          • RC says:

            Como se mete essa mota a trabalhar ou em ready?

          • Ricardo says:

            Lol. Nem dada uma treta dessas a pilhas. Dar gás e curvar? Mas issos tem alguma piada?! Ainda para mais mamar com o zumbido da abelha? Lol. Isto há com cada um. Ainda existem pessoas que gostam efetivamente de CONDUZIR sim. E ainda bem sim. Lol. O que seria do “clássico” se todos fossem como você… Estava tudo na sucata! “- Obsoletos!” – diria do alto do seu chauvinismo – que nem o conselheiro Acácio. Lol.

          • RC says:

            Então mas conduzir é ouvir barulho ?

            Eu pensava que era outra coisa.

            Eu só comprei para o irritar.

            Há com cada um que não respeita os gostos dos outros.

            A pilhas não existe nenhuma, não seja ignorante.

            Dar gás ? Não ninguém o dá, tem de o comprar, mas se a sua é a gás, isso é um autêntico fogão, dá para aquecer a marmita ? Já faz alguma coisa que a minha não faz.

            Olhe também cá em casa uma 750cc que está parada há anos, veja bem o prazer que ela dá.

            O que séria das motas se todos fossem como você, provavelmente ainda andavam todos nas primeiras bicicletas com motor.

            Oh Santo preconceito, eu nem sei como conseguem vir à internet escrever, isto é coisa de malucos das tecnologias, não entendo como andam aqui, na antiguidade não havia internet ou havia ?

            Se todos fossem como você, ainda nem sequer tínhamos saído das cavernas. Oh antiquado.

          • MotardFeio says:

            Não sei, foi no Estoril e o gajo da BMW é que carregou nos botões do aspirador.
            Idade das trevas?
            A moto que tenho tem um bocadinho mais de electrónica que o aspirador em que andei.
            Pela alarvidade/quantidade de comentários que o RC faz neste tópico, vê-se (entre outras) que não respeita minimamente opiniões divergentes da que tem, pede provas de tudo o que se diz (tens 13 anos?) e só a coca-cola é que presta, quem curte pepsi está errado.
            Guerreiros do teclado.

            Por outro lado ,o tópico vai crescendo com respostas ao RC.

            pplware – bem podem oferecer um tócolante para pôr no carro eléctrico lá de casa do homem/mulher/criança/outros.

          • Ricardo Silva says:

            “Então mas conduzir é ouvir barulho ?”

            Vá tirar o som naquele famoso video onboard do Ayrton Senna a pilotar o Mclaren MP4/5B no Monaco em 1990 e depois compare versão “muda” com a original (você e mais uma amostra representativa para que fique com uma ideia global – que não apenas a sua) e depois comente aqui – com os resultados da amostar como backup representativo do exercício que proponho – se conduzir não é também acto que implica constante atenção ao som que o veículo emite.

            “Eu pensava que era outra coisa.”

            Pois lá está, por estar perfeitamente a calendários luz de começar a entender ao que me refiro quando falo em CONDUZIR é que pensava o que pensava.

            Para si o significado de algo tão comum na condução como “short shifting” é um completo mistério. Não chega lá e nunca chegará com essa mentalidade actual e/ou conduzindo o seu carro a pilhas. LOL.

            Passe bem.

          • Ricardo Silva says:

            “Então mas conduzir é ouvir barulho ?”

            Eu troco de relações de caixa na minha moto ouvindo o barulho do motor. A moto é um modelo de 2017 e não trás conta rotações de origem. A única forma que tenho para saber quando trocar de caixa é através do barulho do motor.

            Em 1993 aconteceu um episódio na Fórmula 1 (agora disponível em documentário por parte da Mclaren) em que o Ayrton Senna durante uma sessão de treinos oficiais para o GP da França desse ano detectou através do barulho do motor que o mesmo tinha certamente alguma peça com anomalia no seu interior. Todos os dados da telemetria através dos sensores no motor mostravam à equipa que o mesmo se encontrava sem problemas. Quando desmontaram o motor descobriram uma peça com danos significativos que com a sucessão de voltas iria levar a uma falha catastrófica…

            Por isso sim, o “barulho” também faz parte da condução.

            Não fale do que não sabe. Fica-lhe mal.

          • RC says:

            Pois, como vê é fácil saber quando estão a inventar, e você acabou de provar isso.

            Sabe, eu aceito opiniões, por isso fazer perguntas, o que eu não aceito e não compreendo porque é que as pessoas não aceitam a minha opiniao e das dos que usam estes veículos e preferem inventar, como você fez, porque não é “carregar nos botões”, não era mais fácil testar primeiro e depois emitir opiniões e experiências, porque até agora sao poucos e raros os casos onde as pessoas realmente experimentaram e dão opiniões como a sua, por isso é fácil saber quem inventa.

            Se não gostam e não querem porque se preocupam tanto ? Não é estranho ?

            Também de preocupa em emitir opiniões sobre o tricot e o croché ?

            Coca Cola o quê ?
            Onde é que disse que presta ou não ? Está a ver onde chega a mesquilhice, é isto que carateriza o povo português.

            E sim peço e vou continuar a pedir, até que as pessoas entendam que não vale a pena andar a inventar só para defender os seus interesses ou preconceitos.

          • RC says:

            A minha Mota tem um motor que não precisa de de ouvido, apesar de fazer barulho também, para se saber se vai ter força ou não, tem o torque máximo a qualquer rotação, tenho pena que a sua Mota nao seja igual, assim posso desviar a minha concentração para outras sensações que são igualmente prazer e curtir mais a viagem.

            Então porque não muda o escape para a frente da Mota ? Assim ouvia melhor. Looooool

          • MotardFeio says:

            Se quiseres, procura pelas fotos na página da BMW no Facebook, Circuito do Estoril, BMW days deste ano, sessão de 6ª feira.

            Mas eu agora tenho de mostrar provas? Vai estudar para Juiz, e assim pedes as provas todas que quiseres.

            Por mim está bom. Passe bem.

          • RC says:

            Por mim também está tudo bem.

            Pois, não encontrei nada.

            Por mim era juiz na boa, pena não ter estudado para isso.

    • F M says:

      Acho que isso é uma questão que nem se coloca, ou então é tendo em conta o caminho que esta UE ruma.

      Contudo, suponho que o mais lógico será implementarem zonas proibidas de circulação em determinados sítios, tal como já acontece agora com veículos anteriores ao ano de 2000.

    • Lopes says:

      Claro que os carros a combustão vão poder continuar a circular despois de 2035, só vai deixar de ser vendidos novos…

      Mas dado ao panorama que se está a desenrolar, os fabricantes com esta imposição vão deixar de fabricar carros a combustão muito mais cedo, e focar-se somente em eletricos…

      Quando a carros a combustão depois de 2035, já se sabe o que vai acontecer, vão ficar restringidos de circular em muitos locais como hoje já acontece, e demasiado caros para continuar a manter devido a elevados custos de forma a obrigar a transitar para os elétricos que como se sabe dificilmente nessa altura estarão ao alcance de qualquer um…

    • Z-life says:

      Claro que podem e vão. Nem eles teriam coragem de os proibir.

    • Manuel da Rocha says:

      O que vai acontecer são as vendas de carros a combustão serem reduzidas, até que reste só a hipótese de comprar em segunda mão.
      Imagine um carro de 1950. Foi produzido até 1965. Desde aí, restam esses. Se você quiser um, terá de comprar a alguém que o comprou quando estavam à venda. Basicamente a UE está a dizer que as empresas construtoras vão ter de passar a só produzir carros eléctricos e deixarem modelos a combustão, até 2033. Os stands podem vender, os produzidos, até ao fim de 2035.

    • David Guerreiro says:

      Claro que circulam. E ainda vão existir muitos veículos a combustão no mercado nessa altura. A questão é que com os custos dos combustíveis, que devido à menor procura vão tornar-se mais caros, pois vai ocorrer uma redução na produção de hidrocarbonetos, os consumidores vão ter incentivo a optar por elétricos.

  10. jorgeg says:

    loool,… Este bando de iluminados corruptos e invcompetentes vao destuir os paises Europeus!
    Vamos la ver se a Europa sobrevive a este inverno!

    • RC says:

      Ou então existe um bando de velhos do restelo que não aceita a evolução e a mudança. Não entendo como usa dispositivos para exprimir a sua opinião em algo tão recente e que era tão contestado em tempos, coisa de iluminados também….

  11. guedes says:

    A UE está a tornar-se completamente totaltária.

    • RC says:

      Desde 1986, e ainda bem, senão não vivíamos tão bem.

      • AlexS says:

        Por agora você concorda com este totalitarismo, quando não concordar vai ver o que é dar o poder de nível totalitário a uma organisação.

        O Comissário RC caído em desgraça vai até desaparecer das fotografias.

        • RC says:

          Sim, ha 36 anos que concordo, nunca vivi tão bem como agora, nunca houve tantas oportunidades, o que faz é pessoas para trabalhar e não falta de trabalho.
          E atenção, sou trabalhador por conta própria.

          Vai ? Então você é o ditador e mandão da zona ? Ahahaha

          • RC says:

            ..o que falta são pessoas para trabalhar e não a falta de trabalho.

          • Ricardo says:

            Claro que tinha que trabalhar por conta própria. Com certeza que terá imensos postos disponíveis para as pessoas. Porque considera concerteza que o valor do ordenado mínimo é “ajustado” para os trabalhadores que contrate para o cargo. Assim as normas europeias permitam. E sao tantos cargos e tão poucas pessoas a quererem preenche-los (leia-se quererem virar o rabinho e trabakhar para lhr far lucro e levarem a migalhas.

            E se não emprega pessoas, concerteza ganha muito bem à custa do seu esforço e das oportunidades que esta tremenda UE lhe permite desde 86. Porque obviamente as outras pessoas na sua perspectiva são todas malandras e pouco esforçadas, nem sequer aproveitam as oportunidade. Bando de malandrks eles… Nem podia ser de outra forma. Me. Me. Me. Isso trata-se fique a saber.

            Que mundo perfeito o seu. Lá está. Mundo de utopia.

            O que fuma com certeza é de qualidade. Boa.

          • RC says:

            Se acham que o ordenado que têm não é ajustado, façam para ter um ordenado maior.

            Então mas é o governo que decide o ordenado que você vai ter, ou é você ?

            Nao há muitos, também não há muitos carros, para quê haver muitos.

            Você parece que veio do passado para o ano 2022.

            São ? onde ? é que em algumas empresas que trabalho andam sempre a procura de mão de obra. Estranho.

            Nâo é mundo perfeito, perfeito deve ser o daqueles que não se esforçaram para estudar, para aprender, para renovar os estudos e para procurar as oportunidades. Isso sim é esforço.

            Como não gosta da minha opinião, tenta-me atacar, enfim, tuga do mais comum que não sabe respeitar as opiniões dos outros.

  12. Rui says:

    Portugal e muitos outros países não têm uma política estratégica para a produção de eletricidade que seja auto suficiente. Portugal tem para no (máximo) um terço, das necessidades somente ao nível doméstico e com contratos ruinosos a favor das eólicas. Como pretende fazer?

  13. Joaquim says:

    Antes disso já UE acabou a muito.

  14. luis says:

    As pessoas ainda não têm noção que estamos a viver tempos de mudança (e ainda mais acelerada face às alterações climáticas, que só chalupas não admitem, e tb pela guerra do Putin), as próprias pessoas irão até acelerar a mudança. Estou a contar em comprar um carro novo para o ano. Vou ter de reflectir se 100% eléctrico ou se hibrido a gasolina.
    O problema que se vai colocar nem é sobre os carros mas sobre os carregamentos. Quem vive em apartamentos como vai fazer?
    É que a oferta de locais de carregamento para além de não estar a acompanhar o aumento dos carros eléctricos, é demasiado cara.

    • RC says:

      CArrega nos estacionamentos onde vão instalar postos de carga, supermercados , empresas e muitas outras soluções, já que instalações de eléctrica de existem praticamente em todo o lado.

      • Ricardo says:

        Milhões de pessoas sem garagem vão carregar todas nos centros comerciais… Lol. Coloque mais no cachimbo. Não tivesse garagem própria e o seu discurso seria outro com certeza.

      • Luís Costa says:

        Tu as vezes dizes cada bacorada que não dá para comentar.. postos de carga? Como se fossem baratos os que dão para carregar em pouco tempo, supermercados? os que tenho visto tem 4 carregadores no máximo, lentos, se todos decidirem ir está um trabalho bonito.. tu ao menos pensas antes de abrir a boca?

        • RC says:

          Para casa são baratos sim, só quem faz mais de 200 kms por dia precisa de gastar uns 500 euros, caso contrário usa uma tomada normal.

          Claro que têm poucos, também há poucos carros, vê-os todos ocupados e com filas ?

          Se todos em lisboa decidirem ir cagar todos ao mesmo tempo, além de falta de agua, lisboa ficava inundada.

          Sim penso, e muito e você ?

          • Luís Costa says:

            Dizes bem, para casa!!! Agora vai ver o parque habitacional em Portugal e depois volta aqui, é o que digo, tu não pensas.. tu abres a boca e sai mosca.. como assim? As notícias é que há imensos carros elétricos já e tu ficas todo excitadinho vens aqui dizer “yes yes já ganhamos yeiiiii” afinal dizes que há poucos?

          • RC says:

            Sim, está aqui, qual o problema? é que eu uso números dos que os têm e não calculo de cabeça:

            Apenas 31% das familias estaciona na via pública, isto considerando as cidades onde foi feito o inquérito, numeros não muito diferentes do INE.

            Ao contrário de você que fica todo excitado só por ver que a alternativa que não quer por preconceito, está a crescer.

            https://observatorio.acp.pt/estudos/condutor_portugues/14/index.html

            Isto é o que dá usarem argumentos que inventam.

    • AlexS says:

      Alterações Climáticas sempre existiram. Não sabemos o suficiente sequer para perceber o clima.

  15. Rui says:

    Ainda bem que a UE não tem problemas de fornecimento de energia, esta decisão só pode ser vista como sensata num continente que é excedentário em energia!!!!

    Uma pergunta, passando a vender apenas carros eléctricos (não percebo então porque os políticos alucinados apostam no hidrogénio verde como forma de armazenar energia), onde é que vão desencantar energia eléctrica suficiente? Vamos apostar na energia nuclear? Centrais a gás? Como é que conciliam re-industrialização com enriquecimento de um país? Ou ainda não perceberam que quando expulsaram a indústria para a Ásia (particularmente a China, porque a indústria polui que horror…… desde que vá poluír para outro lado está tudo bem), transformaram o continente no mais rico à face da terra!?

  16. °0° says:

    Não me preocupa, pelas minhas contas ainda vou andar com carro a combustão no mínimo mais 30 anos.

    • RC says:

      Mais 30 duvido muito, até porque se prevê que em 2050 sejam mesmo probidos.

      A questão que deixo é se você nessa altura ainda quer andar neles ?

      É o mesmo que perguntar se hoje quer voltar a usar um Nokia 3310 ? e sim, faz chamadas na mesma.

      • Ricardo says:

        Mas vai ser proibido porquê? Não me diga que a Bela da UE vai fazer uma finta à Lá Partido nacionalista alemão e vao impedir as pessoas de usarem o que adquiriram com o dinheiro do seu trabalho (sim, porque as outraa pessoas também trabalham ao contrario do que alguns pensam).

        Ainda bem que existe liberdade individual de que ninguém nospode privar. E que está bem explicita na constituição europeia. Vamos ver se essa Bela da UE vai dar um chuto nsses direitos e vai virar um ditador de bigodinho.

        Estavamos mal se alguns que por aqui passam para o poleiro fossem….

        • RC says:

          Eu não disse que iam proibir, eu disse que se prevê.

          Sabe onde posso comprar um carro novo a gasolina com motor de carburador e sem catalisador ? só gosto desses.

      • Yamahia says:

        Ainda hoje passei na AE por um calhambeque dos anos 50.
        Claro que não me importava de o conduzir apesar dos 70anos que tem.

        Não pode ver ou comparar um carro como um telemóvel. Estes são descartáveis, ao contrário dos carros..quere-se dizer… Os carros ditos do futuro, tudo indica, serão descartáveis como os telemóveis. Os carros de hoje em dia a combustão nem pensar nisso é bom.

        • RC says:

          São ? eu tenho aqui um Nokia 3310 que funciona.

          Serão ? então consultou a Maya ? é que tenho um com 24 anos, e não me vejo a desfazer dele.

          Mas quantos existem no mundo com essa idade ?

          • Yamahia says:

            Existem os que o se quiser. Somente o consumismo e a obsolescência programada implicam que sigam para a sucata qd ainda tinham muito para dar. A exemplo de muitos outros bens de consumo. Mas isso é que é bom para o ambiente. Oh well…
            Olhe dê uma voltinha por Cuba e depois venha dizer qq coisa.

          • RC says:

            Então porque não vai viver para lá, assim deixa de haver obsolescência programada . Loool

          • Yamahia says:

            Tudo o que listei é trigo limpo farinha amparo.
            Não há cá ‘se’s”

            Apenas uma pequena grande rectificação que fui conferir.
            Cada residente tem direito a 10 convite MÊS o que dá 120 convites ANO.
            Uma casa que tenha 4residente pode meter 480 carros antes de 2000 na ZER.

          • RC says:

            Força, marque a viagem, eu não obrigado, tenho em vista visitar outros paises mais interessantes.

          • Yamahia says:

            Li…li…
            Os pedidos de autorização são Grátis e o Moedas meteu na gaveta o ZER ABC. Teve medo de espantar turistas e potenciais Clientes aos pobres comerciantes loool
            Conforme-se

      • Luís Costa says:

        Eu quero mesmo ver a UE proibir as pessoas de andarem nos seus carros sem dar alternativas.. ai do FDP que vier dizer que não posso andar numa coisa que é minha

        • RC says:

          Pode andar com um carro anterior a 2000 na baixa de Lisboa ?

          Faz o mesmo que todos os outros, Cala e vai embora.

          Depois eu é que não penso no que digo.

          • Yamahia says:

            Essas respostas copy+paste … Matam-me. Eheh

            Se for um clássico pode.

          • Ricardo Silva says:

            Os judeus na Polónia a partir de 1939 também não podiam andar na via publica sem a estrela de David no braço. Era a”lei”. E a “lei”era para cumprir – segundo dizia o bigodes atrofiado da mona.

            Leis existem para todos os gostos. Atrofiados no poder para as fazerem cumprir também. Não quer dizer que todas estejam correctas. Nem que todos os atrofiados que legislam estejam no lugar certo na hora certa.

            Mas o que é certo , e conforme já referi atrás, é que é bom algumas pessoas que se julgam donas da verdade, nunca terem oportunidade de chegarem a cargos de poder. Assim como a liberdade de escolha ainda se manter.

            Não fosse assim e o Hitler renasceria novamente.

            Felizmente ainda vivemos em democracia. E o que alguns pretenderiam impor não se impõe conforme queriam. Pelo menos não com a facilidade com que o queriam.

            daqui até a mudnaça muita tinta vai correr -e aind abem. Afinal, memso quem quer mandar na liberdade dos outros terá que esperar por outras oportunidades.

            Passe bem. E esconda a suástica lá em casa. Ainda não é vista com bons olhos por cá. Talvez um dia tenha sorte e possa mandar em tudo e em todos. Mas ainda não chegou esse dia.

          • RC says:

            Pode de noite.

          • RC says:

            Leis de ditadores que é isso que você parece ser, onde até diz que os ouros se devem calar, e onde até perde tempo a tentar convencer os outros que a sua ditadura é que está certa. Loool

            Você por exemplo. Já viu se algum dia chega ao poder ?

            Mas deixe lá , hoje em dia isso é impossível de acontecer num sistema democrático.

            O que querem fazer está na notícia, aquela você ainda não engoliu. Loooool

          • Yamahia says:

            De noite (após as 21 e ate as 7 da manhã) qq carro antes de 2000 pode andar.
            Os clássicos podem a qualquer hora.
            Tb podem a qq hora:
            -carros dos residentes
            -Carros convidados (cada residente nesmo que não tenha carro tem 10 convites ano que pode disponibilizar a amigos, empresas de serviços etc)
            -Carros pertença de pessoas com mobilidade reduzida.
            -Carros convertidos a GPL
            -Carros de conerciantes que tenham avença numa garagem.
            -Carros que levem doentes ao hospital, crianças à escola até ao 1⁰ ciclo etc

            Com vê, há muitas maneiras de matar pulgas. Especialmente o convite que pode ser eterno, caso nc seja fiscalizado .

          • Luís Costa says:

            Já te responderam e no final tens de voltar a pensar antes de abrir a boca.. rapaz informa-te antes de vires dizer bacoradas assim não passar vergonhas

          • RC says:

            E leu a resposta ? até deixei um link, se eu quiser lá ir com um, não posso.

          • Luís Costa says:

            Podes podes.. lê lá as últimas opções

          • RC says:

            Sim, se for de mota.

          • RC says:

            Podia ir de qualquer maneira, ela também é elétrica. lol

          • Luís Costa says:

            Veículos a gás natural, GPL e motociclos;

          • RC says:

            O seu é a Gás ou GPL ?

  17. David Guerreiro says:

    Já estou a ver muitos daqueles mecânicos hardcore a coçar as cabeças, daquela malta que não se adapta, nem evolui, às tantas fecham as oficinas e reformam-se antes.

    • RC says:

      Até os carros a combustão desaparecerem mesmo, vão ter muito trabalho, para esses não é preciso mudança nenhuma, a reforma para eles chega primeiro que desapareçam os veiculos a combustão.

  18. secalharya says:

    Até lá vão mudar a lei várias vezes.

    Os EVs geram muita poluição apesar dos políticos diz€r€m o contrário.

    • RC says:

      Vão ? só por sua vontade ?
      Quando é que se candidata ao cargo para eu votar em si ?

      Os politicos não, os ambientalistas, mas se é um e diz o contrário, basta provar.

  19. SamuelMGor says:

    Os gajos da UE pensam que todos ganham como eles tal como o estado português pensa que os portugueses são porquinhos mealheiros. Ao preço que tudo anda juntar dinheiro para um VE é a ultima coisa que vem à cabeça. Duvido que em 2035 algum português com o ordenado mínimo a 810 euros (pelo meus cálculos) vá endividar-se para comprar um VE ou seja só em Portugal esta medida vai falhar completamente.

  20. Maria says:

    A palhaçada da politica… Com cada vez menos venda de automóveis novos e dado os altos preços as 0.5 irão passar certamente para 1%. A idade media dos automóveis é cada vez mais.
    Bom exemplo é A ford eliminar o Fiesta a combustão que era vendido a partir dos 18mil. Nem pensar que o substituto electrico se vendera por menos de 30mil.

  21. Claudio says:

    E os carros elétricos não são extremamente poluentes ??? ah ah ah.
    O povo anda a ser enganado.
    As baterias são altamente poluentes meus caros, essa ideia que carro elétrico não polui é mentira, quero ver onde colocar as baterias estragadas ou velhas. Se queimarem poluem, se enterrarem poluem……expliquem lá onde está aqui o amigo do ambiente que eu ainda não entendi. Se eles acham que a poluição é o fumo dos carros, então deveriam estudar mais, porque há muita coisa que não faz fumo e polui. Acreditem lá nisso, o planeta já deu o que tinha a dar e agora é sofrer com as consequências e não vão ser as baterias que vão ajudar.

    • RC says:

      Não são extremamente poluentes, quem o diz são os ambientalistas, mas se é um, esteja à vontade para falar sobre isso.

      Não, não são, já que as baterias nem usam componentes tóxicos e até posso desmentir quem quiser vir dizer que as baterias atuais usam lítio puro (que nem sequer existe no planeta). Usam algo que até é usado na medicina e nas canecas que você usa para tomar o café da manhã.

      Não, eles acham que controlar a menor poluição num local, usando materiais que podem ser reciclados e reutilizados é muito melhor que queimar algo que já não pode ser reutilizado e reciclado, e onde são desperdiçados 70% daquilo que lhe forneceu, ao contrário dos 10% que os ev’s desperdiçam na estrada.

      Sim, eu acredito até porque posso verificar isso no meu, antes quando andava de diesel, era um cheiro insuportavel na garagem todos os dias, e as paredes pretas ao fim de uns anos, agora não, não existem cheiros nem paredes mascarradas.

      São, são as baterias que vão ajudar, e já ajudam há muitos anos, penso que não tenha um carro que seja de pegar à manivela.

      • Ricardo says:

        Acho que devia ter levado o seu carro a gasóleo à revisão mais vezes.

        Esse cheiro de que fala e as paredes pretas só podem ser indício de um carro mal cuidado. Tenho um carro a gasóleo com 21 anos e nada de cheiros conforme indica nem paredes ou tetos pretos. Mesma garagem durante esse tempo.

        Teve um sonho mau com um carro a gasóleo e ficou traumatizado. Eu compreendo isso. A sério que sim. Não pode é falar por todos quando tinha um carro tão mal estimadinho em casa.

        Por cá é colocar gasóleo, e rolar. Fumos negros, só se andar a fazer corridas e ainda assim só nas primeiras aceleradelas. 1000 quilómetros com um depósito e carro pago com o meu dinheiro.

        A si só lhe digo uma coisa. Ganhe juízo. Aprenda a olhar para a conjetura como ela é e não como ela se apresenta a si.

        Tenho dito.

        • RC says:

          Mal cuidado ou velho, já ia com 15 anos.

          Não, é mesmo realidade, a garagem foi pintada várias vezes e não por mim, portanto não estava a sonhar, é que é preciso fazer uma série de manobras para lá entrar, e fica numa rampa:

          Por cá já não existe esse, há vários anos que mudei, e só levou uma vez meio litro de óleo de transmissão.

          O meu também foi pago com o meu dinheiro. Faz 400 kms com a eletricidade do patrão.

          Só lhe digo uma coisa, aprenda a ler as opiniões e experiências dos outros.

          Eu não decido nada da conjetura, eu apenas vivo a minha vida e emito as minhas opiniões da minha experiência.

          Ah, já agora, como viu eu já tive um carro a gasóleo ? e você ? já teve um electrico ?

        • RC says:

          Como a conjetura é ? ela é como é agora, acha mesmo que me vou preocupar com o que vem daqui a 13 anos ? LOOOL

          Desculpe, mas eu vivo dia de hoje.

        • Yamahia says:

          O homem tinha chip, reprogramação , linha directa e escape de rendimento.
          Afinal ele mora a 120 kms do trabalho e gostava de dormir até ate tarde.

  22. Yamahia says:

    “Apesar de o automóvel, o principal modo de deslocação na União Europeia, representar apenas 05% das emissões totais de dióxido de carbono”

    A sério? Então o problema não está no tráfego automóvel a combustão.
    Terão que encontrar outro bode expiatório para justificar a escalada de poluentes a que assistimos no presente, apesar do boom de eléctricos.

    • RC says:

      Exacto, o mais fácil é deixamos de comer, de vestir, de viajar de avião, de importar coisas, de trabalhar, e ai os 5% que pouco fazem mossa, já não são problema, só precisamos dos navios para transportar o petróleo.

      • Ricardo Silva says:

        Porque para comer, vestir, trabalhar, viajar de avião não necessita de se deslocar. Faz essas coisas todas como o Sangoku. Teletransporta-se para lá.

        Sendo assim, conforme a mobilidade particular, também a industria, o comércio, os transportes de forma geral devem ser tidos em conta na conjetura – em relação aoq ue se discute – o que venho a dizer desde sempre.

        Ou o povinho é que tem que virar o rabinho e comer? Lá porque não gosta de conduzir, não quer saber da flexibilidade na mobilidade ou tem melhores condições que lhe minimizar as diversas lacunas que o full EV tem não pode descurar que todos os aspectos que levam à poluição devem ser considerados, debatidos e todos devem ser incluidos na discussão da diminuição da pegada nociva. Ora, o que se faz é simplesmente ser parvo. A abolição do híbrido como modelo de futuro é simplesmente IDIOTA. Ponto. Só neste aspecto se vê as cabeças no ar que populam o parlamento europeu. Não podem esperar estas criaturas parvas que por não quererm discutir particularidades importantes da conjetura global o toninho tenha que comer com todas as resoluções que assim se lembrem de tomar – descurando aspectos importantes como a conjetura individual das familias e, em maior escala, a referente à particular a cada país na união.

        Conforme referi atrás, volto a dizer: Aprenda a olhar para a conjetura como ela é e não como ela se apresenta a si.

        • RC says:

          Quem disse que não gosto de conduzir ?

          Quanto ao resto nem li.

          • Ricardo Silva says:

            Então leia que só lhe faz bem para ver se tira a cabeça da areia de uma vez e passa a compreender que a conjetura não é o que você vê mas sim a realidade. E bem mais complexa esta do que o que pensa que seja.

            Quanto ao conduzir. Você gosta de virar o volante para a direita e para a esquerda. Sabe lá o que é Conduzir. Se soubesse não diria essas besteiras/não fazia essas comparações entre o que é conduzir um carro com motor de combustão interna – especialmente um com caixa manual – com um full EV.

            Esqueça. Não chega lá nem com o telescópio Webb à frente dos seus olhos a apontar para a verdade.

            Passe bem.

          • Ricardo Silva says:

            E quem diz um carro, diz uma moto – aqui ainda é mais notória a perda no quesito “condução, quando comparando uma moto tradicional com motor de combustão (que até pode usar hidrogénio e não ser poluente em demasia) comparando com conduzir uma “scooter de dar gás”. Faz todo o sentido. LOL.

            Mais cego é o que não quer ver.

            Junte a isso a ideologia do “velho” e tem a sopa feita. Você é com certeza o tipico individuo que considera que os carros “velhos” (aqueles com mais de 15 anos provavelmente) mereciam ir todos para a sucata por estarem na fase de obsolescência. Think again. Usar o que ainda tem muita utilidade/funcionalidade é não só útil para a carteira como para o planeta.

            O mundo em que habita não é um mundo utopico. Again, acorde para a realidade.

            E passe um bom dia.

          • RC says:

            Pode usar hidrogénio? Então porque não usa ?

            Está à espera de quê? A gasolina não está cara o suficiente .

            Então mostre lá uma Mota a usar hidrogénio e faça no mínimo 30 kms .

            Você é que diz besteira, já conduziu algum carro com 1000 cv como já fiz várias vezes em pista ?

            Mas quem falou nisso ? Você é q ue está a inventar, parece uma criança quando quer um chupa e arranja todos os argumentos.

            Quem disse que um ev não pode ter caixa ? Quer que lhe mostre um ?

            Ainda ontem andei num jipe eléctrico com caixa de 12.

          • RC says:

            Só acho estranho alguém que não gosta de elecricos, provavelmente porque nunca andou em nenhum, e até aposto um almoço como nao andou, falar tanto desse assunto, isso até parece inveja. Tenha calma homem, ou criança, pelo menos da maneira como fala, o meu não gira à sua volta, nem todas a a pessoas ganham a vida a fazer corridas. Loooooooool

            Sabe la o que é isso.

          • RC says:

            ….o mundo não gira à sua volta…

      • Yamahia says:

        Não são 5%. O que lá está escrito é meio por cento. 🙂

  23. Filipe says:

    Como nunca irei tratar uma criança na terceira pessoa, RC, vai dormir que ainda tens de fazer 120km nos teus sonhos com o teu carro de brincar que nem possuis, porque uma coisa é certa: para ganhares o que escreves que ganhas só existem três alternativas, e especialmente tendo trabalho por conta própria:
    – roubas/foges ao fisco
    – trabalhas ao fim de semana incluindo domingos e feriados
    – és mentiroso.

    A terceira nota aplica-se perfeitamente a tudo o que comentaste.

    Quando chegar 2035 e as pessoas começarem a negar a compra dos eléctricos, aí é que vamos ver se vai ser ou não. A grande maioria dos europeus que têm trabalho (ter emprego e ter trabalho são coisas diferentes) não tem rendimentos para comprar um eléctrico só porque outros querem.

    • RC says:

      Olha outro incomodado.

      Onde é que disse o que ganho ?

      Não, nao roubo, eu sou programador de sistemas, nao preciso roubar nada, apenas programar sistemas.

      Sim, trabalho muitos sábados e as vezes domingos, a vida não é fácil.

      Não preciso de mentir, é fácil provar o que digo.

      Mas porque precisam de comprar eléctrico em 2035, é porque assumem que vão continuar carros.

      Mais um com problemas de interpretação.

      Oh pá, nao admira que não vamos lado nenhum, algum tão simples que fazem um bicho de 7 cabeças.

      • GTI says:

        Realmente é mesmo algo tão simples, tão simples que eu não percebo porque as marcas não deixam de vender já carros a combustão.
        Às margens de lucro num elétrico são tão boas que nem vale a pena vender outra coisa.
        Na minha humilde opinião devíamos acabar já com os carros a combustão amanhã e vender só carros elétricos.
        Assim ficávamos todos ricos.

  24. Marian says:

    Pelo que eu andei a ler e a ver documentários sobre os elétricos, o processo de fabricação das baterias polui mais do que um a combustão durante a sua vida útil, para não falar do processo de reciclagem das baterias que é mais um processo com elevado custo e que também polui muito né…mas claro isso é um assunto que quase nunca se discute.

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