China limita exportações de metais essenciais para chips para os EUA e Europa
A China impôs restrições à exportação de dois metais cruciais para as indústrias de semicondutores, telecomunicações e veículos elétricos numa escalada da guerra comercial do país em tecnologia com os EUA e a Europa.
Restrições impostas ao mundo ocidental
O gálio e o germânio, com os seus compostos químicos, estarão sujeitos a um controlo de exportação destinados a proteger a segurança nacional chinesa a partir de agosto, segundo revelou o Ministério do Comércio da China em comunicado na segunda-feira.
Os exportadores dos dois metais terão que solicitar licenças do Ministério do Comércio se quiserem iniciar ou continuar a enviá-los para fora do país. Serão também obrigados a relatar detalhes dos compradores estrangeiros e dos seus pedidos.
A China quer alcançar o domínio tecnológico no mundo, desde computação quântica até inteligência artificial e fabricação de chips, e o resto do mundo está empenhado em travar o país. Os EUA, por exemplo, estão a tomar medidas cada vez mais agressivas para impedir que a China ganhe vantagem e conta com a Europa e Ásia como aliados que façam o mesmo. Algo que, como temos visto, está a surtir efeito.
Estes limites de exportação chegam num momento em que um pouco por todo o mundo se está a tentar reduzir a dependência das cadeias de fornecimento estrangeiras.
Segundo Roger Entner, analista da Recon Analytics LLC, em declarações à Bloomberg, o impacto na indústria de tecnologia "depende do stock de equipamentos disponíveis. É mais uma flexão muscular para o próximo ano ou mais. Se continuar, os preços vão subir".
China é o maior produtor mundial de gálio e germânio
A China é o maior produtor global de ambos os metais que são utilizados na produção de vários semicondutores compostos, que combinam vários elementos para melhorar a velocidade e a eficiência da transmissão. Em concreto, segundo o UK Critical Minerals Intelligence Centre, o país detém cerca de 94% da produção mundial de gálio.
Apesar disso, os especialistas apontam para o facto de não serem nem raros, nem difíceis de extrair. A China apenas consegue, para já, oferecer estes metais a um preço relativamente atraente, para não motivar a sua extração noutros pontos do planeta em grande escala.
O gálio por exemplo é produzido no Japão, Coreia do Sul, Rússia e Ucrânia, de acordo com o CRU Group, um provedor de inteligência da indústria de metais. O germânio também é produzido no Canadá, Bélgica, Estados Unidos e Rússia.
Nas últimas semanas o discurso dos países do ocidente contra a China, relativamente ao risco de segurança nacional e cibersegurança, tem-se intensificado, podendo esta nova restrição estar relacionada com isso. Recorde-se que foi notícia no final de julho que os EUA irão impor restrições na exportação de chips de IA para a China.
Este artigo tem mais de um ano
Não tenho nada contra a China. No entanto, não se escapam da fama de em países africanos terem literalmente roubado toneladas e toneladas de minerais raros, e materias primas menos raras, em conivência parcial com os governos altamente corruptos da esmagadora maioria desses países. Talvez deixem de ser os maiores produtores mundiais se lhes impedirem o acesso fácil a essas materias primas nesses países que estão a ser vergonhosamente despojados das suas riquezas naturais. Sacam tudo: metais raros, árvores milenares, recursos piscícolas, etc.
+1, e para quem quiser informar-se melhor, basta pesquisar por casos e polémicas da Belt and Road Initiative.
roubado??
Eles são governados por corruptos, não sabem criar riquesa.
Preferem dar aos outros para extrair, e recebm uma quota parte.
Mas isso não é roubar, quem rouba o povo africano é mesmo as pessoas que o governam.
Sim é verdade, o PCC apenas põe uma cenoura à frente deles (entenda-se forra-lhes os bolsos com dinheiro), para fazerem o que querem em África, e estão a tentar fazer o mesmo nas ilhas do pacífico.
Alegadamente existiram roubos literais de matérias primas. Durante obras de vulto realizadas em vários países, descobriu-se que em vez das terras serem colocadas em aterros fora das zonas dessas obras, estavam a ser colocadas em contentores e transportadas para a China, dado o seu índice elevado de presença de certo tipo de minerais. Isso foi feito, alegadamente, sem o conhecimento desses governos, que apesar do seu elevadíssimo nível de corrupção, não tinham dado autorização para tal transporte de terras para fora dos seus países. Existiram e existem obras paradas por esse motivo – alegadamente. Assim sendo, tecnicamente estamos na presença de roubos.
A china, apenas aprendeu e replicou, o que o ocidente andou a fazer nesses continentes, durante seculos e ate em maior escala. Apertando a malha, convem tb pesquisar, sobre o que o chamado ocidente e paises lideres, andaram a fazer em africa p ex na segunda metade do seculo 20 (e na peninsula arabica, desde um pouco antes). E sao documentarios, de jornalismo e investigaçao do ocidente, nao propaganda dos outros. Nestas materias, nao ha santos e pecadores, ha jogos de poder! Mesmo em relaçao aos regimes politicos, pq se defendemos os democraticos que ainda temos felizmente ( PARA JÁ, pq uns qts ja os tentam minar e capturar), tb é verdade que como dizia o Henry Kissinger…”…o gajo ate pode ser um filho da puxx de um ditador, mas é o nosso f d puxx..” e ai nao ha problema nenhum, desde que diga amen a missa. O problema é qdo nos confronta, desafia ou quer competir. No fundo tds querem o mm, liderar e ter o poder supremo. Pa ja, ainda temos regimes democraticos e sociais pa nos defender…nao sei é ate qdo, pelas amostras , que vao germinando em paises lideres. Pq as xs parece, que eles querem replicar o nosso poder economico, cientifico e tek, e por ca anseiam o regime politico deles, do quero, posso e mando!
Ora aí está! Na mouche!
+1 Infelizmente é assim, está na natureza humana, por isso é não podemos dar poder apenas a um, para fazer o que bem que e lhe apetece.
Vasco, sem querer ser desmancha prazeres, os Europeus, neste caso de roubo do que quer que seja em África, o melhor que têm a fazer é meter a viola no saco e ficarem caladinhos.
Se alguém andou por lá a roubar tudo o que podia, fomos nós, durante séculos, e não os Chineses.
E deve pensar que nós somos melhores que os Chineses, somos os anjos na Terra, pois claro.
Para não falar dos mais cretinos de todos os europeus, que em vez de saquear sozinhos foram buscar os imperialistas para saquear o petróleo de Cabinda.
Altamente errado , o teu ponto de vista , Chinês negoceia e normalmente com mais vantagens para africano do que , europeus que por ex:instalam sistema tecnológico usados saídos da Europa em países africanos e quando da problema tem que pagar técnicos europeus para resolver em vez de formar e capacitar os Africanos para resolverem , criando um ciclo viciado de dependência nesta e nas outras esferas lembrando que directa ou indirectamente os países europeus fazem aquilo que acusas os Chineses de fazer . Nas diversas áreas de negócios.
Está no seu direito.
Pois tem, na china nao tinha a mesma sorte
O mundo funcionava antes de ser tudo fabricado na China, e pode voltar a funcionar, apenas tem faltado a motivação para isso.
Estavam à espera de quê? Acham que a guerra na Ucrânia existe porquê? Com a guerra na Ucrânia perdida pelo ocidente e com estas limitações da China o ocidente vai fazer chips de terra. Enfim.
Quem disse que a guerra da Ucrânia está perdida?
Se leres a frase toda com atenção, apanhas o contexto 😉
“guerra na Ucrânia perdida pelo ocidente”
Sim, leste bem. Nem que os ucranianos sejam bem sucedidos no bombardeamento à central Zaporizhia a coisa melhora para bolado deles.
Perdida não, ainda está a ser combatida, e a invasão foi iniciada pela Rússia, da última vez que vi, são territórios Ucranianos que foram ocupados. No ocidente estávamos todos ainda no rescaldo do COVID-19 e a pensar em recuperar da crise económica do vírus de Wuhan. Além disso, os materiais dos chips vêm da terra, portanto isso está correto.
PN a guerra foi criada, por algum motivo.
O putin não acordou de manha e lembrou se de abrir guerra, havia acordos feitos e os EUA, NATO e a ucrania estavam sempre a violar.
Só a idéia de a Ucrânia pensar sequer em aderir à NATO fez com que ele se passasse dos carretos, eu compreendo isso, mas estamos a falar de que a Ucrânia é um país soberano desde 1991, quando escolheram decidir o seu próprio destino. Não estou a ver em lado algum que foi apontada uma arma à Ucrânia por não aderir à NATO durante todos estes anos, mas a Crimeia foi anexada pela Russia durante o vazio de poder após a revolução Euromaidan, e agora foram invadidos, e têm armas apontadas todos os dias do lado de Moscovo. Os próprios ucranianos estão a defender-se e a querer recuperar os territórios ocupados, por alguma razão é.
Uma coisa é certa: os países que fizeram parte de Pacto de Varsóvia e pertencem à União Europeia são dos que mais força fazem para ajudar a Ucrânia (Polónia, países do Báltico) e eles mais do que nós sabem com quem estão a lidar, portanto haverá alguma sabedoria nas decisões deles.
PN, Cuba também é um país independente e soberano e nos anos 60 aceitou ter lá uma base Russa, e o resultado foi o que se sabe.
Estas coisas de dizer que é soberano e pode fazer o que quiser aplica-se a todos e não de modo selectivo.
Ou vc acha que se o México aceitasse ter lá bases militares Russas alguma vez os EUA iriam aceitar isso?
Ou é para todos ou então não é para ninguém.
Ver as coisas da maneira que vê apenas demonstra que pensamento analítico e crítico é coisa que pouco lhe assiste.
O que é que a Nato vai fazer para a Ucrânia, diga-me lá.
Não tarda vai até à China e quem sabe mais além.
SIm porque isto de dizer que é do Atlântico Norte é muito vasto.
Desde que seja a norte do Equador, já pode aderir, pelos vistos…
O único objectivo da expansão da Nato para leste, que viola o que foi acordado nos anos 90 com o Ieltsin, é pura e simplesmente cercar a Rússia.
Se vc fosse o líder Russo e não visse nisto uma enorme preocupação, bem, seria então um líder Russo à Tuga.
Claramente no lugar errado…
PorcoDoPunjab, conforme disse noutro comentário, ningém é perfeito, e certamente que os americanos não são nenhuns santos e têm a sua quota parte de culpas e de meterem o bedelho onde não são chamados, mas vendo as coisas de forma analítica, cada país, como nação independente, tem o direito a escolher o seu destino, a Ucrânia não foi forçada a aderir à NATO, foram eles que pediram, assim como a Bielorússia escolheu aliar-se à Rússia e ninguem levantou grandes ondas quanto a isso, apenas a questão dos direitos humanos e de ser o único país da Europa ainda a aplicar a pena de morte. Simples e de fácil análise.
De forma analítica temos que ver as coisas para os dois lados e falando do acordo que houve em 1991: A Ucrânia não poderia aderir à NATO, Em contrapartida a Rússia iria respeitar a integridade territorial da Ucrânia, mas não foi isso que aconteceu com a anexação da Crimeia, durante o vazio de poder após a revolução Euromaidan, e não havia qualquer vontade da Ucrânia em 2014 de aderir à NATO. O acordo foi quebrado, deixou de ser válido, porque a Rússia com isto apenas mostrou não ser de confiança em respeitar o acordo, simples e de fácil análise.
Volto a dizer, ninguém apontou uma arma à Ucrânia para aderir à NATO, foram eles que pediram, e de última vez que vi, ainda não fazem parte da aliança atlântica, mas têm armas apontadas do lado da Rússia todos os dias.
A Ucrânia é russos. É uma província da Rússia que se corrompeu aos imperialistas para fazerem ali uma testa de ponte e, a prazo, atacar a Rússia para lhe saquear os recursos naturais mais abundantes do mundo. Chega a ser anedótico pensar que a Rússia ia cruzar os braços e deixar correr.
Ah pois é. Quando os imperialistas tiverem um QI próximo dos chineses vão perceber que é a China que os tem na mão e não eles que têm a China na mão. E vão começar já a ganir.
Andou a medir o QI a cada um? São ta o espertos que têm aquele regime de escravidão? Tão “espertos” que são. Pena é que o são só com a cópia, roubo, espionagem e adaptando anacronicamente uma economia de postura marcadamente capitalista selvagem, a mais de sempre, sem escrúpulos! Que lá os vai tirando de milénios de miséria e ganidos! Não precisamos da China para nada. É engraçado ver-vos com tanto paleio e boca cheia, quando usam para isso apenas invenções Ocidentais! Seria cómico se não fosse trágico.
Deduzo que o seu smartphone não seja Chinês, nem o PC nem qualquer dispositivo caseiro.
Porque é que este artigo nunca mencionou a “famosa” aliança “Chip 4”?
Esta aliança formada no Verão do ano passado, composta por EUA, Japão, Coreia do Sul e Holanda, serve para bloquear a China obter/comprar qualquer Chips de última geração e aparelhos para o fabrico de chips de última geração, tudo em nome de “Segurança Nacional”.
Ora, esta medida é apenas uma resposta direta do “sufoco” que EUA traçou (os outros 3 países só estão a cumprir as ordens dos EUA).
Existe um ditado popular que serve para resumir este impasse – Quem dá também leva…
Isso já foi amplamente escalpelizado ano passado. Há vários artigos incluído a opinião da China sobre esse tal acordo.
Por acaso essa contextualização era importante no artigo.
Eu li as 20 respostas dadas aqui. Nunca é fácil haver consenso porque todas as respostas são opiniões. E todas as opiniões são válidas. Marcel Proust, um escritor francês, em defesa dum amigo, escreveu num jornal algo como isto: se souberes tudo como a pessoa que acusas hoje será que depois mantens a acusação?
É impossível saber tudo que uma pessoa sabe mas podemos nos aproximar disso analisando os efeitos das ações dessa pessoa. São as ações duma pessoa, sejam no passado como no presente e posteriormente no futuro que nos permite aferir, com algum erro a mistura, como a pessoa é vista aos nosso olhos. Mas somos animais sensíveis às influências do ecossistema onde estamos inseridos. Esse ecossistema tem a capacidade de nos influenciar na forma como aferimos um evento. Eu vou dar-vos um exemplo real. No museu Calouste Gulbenkian existe um quadro do artista William Turner que representa a destruição dum navio no meio duma tempestade. Várias pessoas olham para o quadro e a interpretação no seu essencial acaba por ser a mesma, ou seja, é um navio com pessoas no meio de uma tempestade a ser destruído. Acontece que um refugiado sírio ao ver o quadro focou-se numa cena que para muitos era apenas pessoas a socorrer outras mas para este sirio ele viu outra coisa: era uma pessoa, que devia ser um prisioneiro a salvar um soldado inglês. E para esse sirio ali apesar da separação de classes, o prisioneiro estava a salvar o seu carcerário. Portanto quando vejo pessoas a apontar o dedo a China eu pergunto-me: será que essa pessoa consegue perceber um país que ainda no século 20 foi chacinado pelo Japão e hoje não se vê a China a querer vingança? Será que essa pessoa consegue ver a relação que a China tem com a Mongólia, país este que matou milhões de chineses no passado? Não há ódio do Chinês pelo Japão e Mongólia, apesar do que a China sofreu nas suas mãos. Assim como contra Inglaterra que fez algo semelhante. Assim pergunto-vos será que realmente conhecem a forma de ser dos chineses?
O maior problema na China neste momento vem de dentro: campos de “reeducação”, poluição extrema causada por indústrias que inundam o mercado mundial com produtos baratos e subsidiados pelo governo, tendo o efeito de falir indústrias inteiras em outros países, supressão da liberdade de expressão e de pensamento, estes só para mencionar alguns. Qualquer pesquisa na internet dará exemplos.
Agora falando do exemplo do quadro e da perspetiva que cada pessoa, ou povo, tem das diversas situações: todos os países têm os seus problemas, é certo, mas quando a opinião das pessoas é manipulada desde a infância (citando Vladimir Lenin: dêm-me uma criança com 4 anos, será minha para o resto da vida / se deixarmos a educação nas mãos dos professores, então tudo está perdido), a visão que essas pessoas têm do mundo que as rodeia fica limitada e não terão a plena capacidade de verem o quadro, que é o mundo, de todos os ângulos.
É certo que há pessoas que julgam mal os chineses, uma cultura milenar riquíssima, mas eles também não são isentos de culpa nessa matéria em relação a outros povos, são tão humanos como nós, apenas temos que dar-lhes um desconto, devido à manipulação de décadas. Pelo menos aqui onde estamos temos a vantagem de podermos todos pensar de formas diferentes, o que nos pode permitir uma visão mais aberta, porque vivemos numa democracia onde a liberdade de pensamento é um direito constitucional. Só tenho pena que nem todas as pessoas aproveitem isso e alguns prefiram a cegueira ideológica ou religiosa.
PN, quando li essas coisas de opinião manipulada e de aqui podermos pensar de maneiras diferentes e onde há liberdade de pensamento fiquei com a certeza que não deve viver neste planeta ou então anda muito distraído.
Opinião pública é manipulada em todo o mundo, todo, sem excepção.
Aqui em PT é de bradar aos céus, toda a comunicação social foi comprada pelo PS.
O único, ou dos únicos, verdadeiramente independente, é o CM.
Ah pode dizer o que lhe apetece?
Então vá para as redes sociais falar verdades inconvenientes e vai ver logo o que lhe acontece.
O Ventura foi banido do Twitter por uma treta qualquer, em contrapartida o Mamaki manda a polícia à merda, diz que o homem branco deve morrer, mas não todos, senão depois ninguém lhe paga o ordenado que recebe, e o Twitter está-se marimbando, está tudo bem.
Posso estar aqui a dar-lhe milhentos exemplos, mas já percebeu onde quero chegar…
Nisso estamos plenamente de acordo, em todos os pontos, apenas há que frisar que nenhuma nação ou mentalidade é isenta de problemas, apenas não devemos defender uns em deterimento dos outros só porque sim, mas falarei mais sobre isso.
O exemplo aqui em Portugal: pelo menos no meu tempo, o ensino de História foi até ao regicídio de 1910, e depois deu um salto para o 25 de Abril de 1974,pouco ou nada se falou no que aconteceu durante esse vazio de tempo, agora pergunto porquê? O que é que aconteceu nesse tempo para além de “idade das trevas, não havia liberdade, tortura no Tarrafal, etc etc” (não deixa de ser verdade e havia miséria nas classes baixas, mas não foi só isso que aconteceu). Nos EUA: In God we trust, we are blessed to do whatever we want, money is my god, porque foram educados assim, portanto sim, a opinião das pessoas é manipulada em todo o lado no mundo.
Onde eu queria chegar é que pelo menos aqui, em democracias, existe a possibilidade de expandir o nosso conhecimento e procurar noutros lados ser termos um regime a bloquear a nossa liberdade de expressão e pensamento, e isso é fundamental para podermos ficar mais informados e não vermos as coisas apenas de um lado. Não sou a favor do capitalismo selvagem á moda americana, mas também não sou a favor de ditaduras onde as pessoas estão proibidas de confrontar o status quo, porque levam com “talas nos olhos” e vêm as coisas apenas da perspetiva do regime instalado. Qualquer ideologia que não permite confronto ou ser questionada é frágil.
Infelizmente também acontece em democracias haverem pessoas com pensamento limitado, porque pessoas no poder tentarão sempre manipular outros, mas aí será por opção que as pessoas se mantêm cegas, e também muito por teimosia.
É triste saber que há pessoas aque em democracia que apoiam regimes ditatoriais, talvez se pensassem que sem democracia aqui não poderiam expressar-se livremente (Estado Novo, algém lembra-se do que acontecia nesse tempo, ou pelo menos ouvirem os mais velhos falarem disso?), pensariam duas vezes anted de dizer “China Rússia bom, Ocidente mau, só porque sim”, bastará para tal saberem que no Ocidente, podem falar livremente, e não há notícias nem ninguem aqui a dizer que foram levados na ramona para serem reeducadas ou por falarem contra o governo, e não, não estou a falar de pessoas que causam problemas graves (matam, rouban, destroem) porque “têm direito à liberdade de expressão”.
Com esta treta das sanções aos Chineses, numa lógica do quero, posso e mando, sem outro motivo que não seja impedir outro país de lhe fazer concorrência, agora levam o troco.
A partir de Agosto será proibido exportar da China metais raros como o Gálio e Germânio e derivados, que são essenciais no fabrico dos chips.
Resta dizer que a China é de longe o maior produtor e detentor desses metais.
Já sei, os Chineses não podem fazer isto, é desleal e é contra o livre comércio.
As nossas sanções aos Chineses respeitam todas as regras e como toda a gente sabe nós somos os donos da razão e podemos fazer tudo e os outros nada… Só falta o amén no final.
Não é – a partir de agosto será proibido exportar da China metais raros como o Gálio e Germânio
É – a partir de agosto a exportação de Gálio e de Germânio fica sujeita a licença de exportação, que poderá ser recusada por motivos de segurança nacional.
Era em julho que a China proibia a exportação em agosto? As coisas ainda não chegaram a esse ponto. Vamos ver se há proibições de exportação ou não.
Em todo o caso, o valor e a extração desses metais no resto do mundo irá subir. Há de haver, fica é mais caro.
Joca, o aparecimento de uma lei destas tem apenas um objectivo, bloquear as exportações para a Europa, EUA e restantes sabujos.
É uma reacção à acção que lhes foi movida por estes que referi atrás..
O facto é que a China já não é aquele país gigantesco com quem qualquer país ocidental ia lá com meia dúzia de barcos e dominava aquilo tudo.
Esses tempos já lá vão e constituem aos olhos dos chineses uma enorme vergonha.
Essa foi uma das razões pela qual os Imperadores acabaram…
Os tempos actuais são outros, hoje a China é uma potência em franco crescimento militar e os anteriores países que dominavam não estão a saber bem como lidar com isto…