Euro digital será tão válido quanto o numerário, mas notas e moedas não desaparecerão
O Banco Central Europeu (BCE) está a estudar a possibilidade de introduzir um euro digital, como complemento ao numerário. A chegada desta alternativa já esteve mais longe, e foram, agora, apresentadas propostas de enquadramento.
É inegável que a digitalização está cada vez mais entranhada na vida das pessoas, nomeadamente dos cidadãos da União Europeia. Portanto, seguindo os passos de outros bancos centrais, o BCE está a estudar a introdução de um euro digital, como complemento ao numerário.
Consciente do número crescente de pessoas que está a optar por pagar digitalmente, através de cartões e aplicações emitidos por bancos e outras empresas digitais e financeiras, a Comissão Europeia apresentou duas propostas que, na sua perspetiva, permitirão que as duas formas de dinheiro coexistam.
O BCE procura assegurar "a aceitação continuada e generalizada de numerário em toda a Zona Euro e também garantir que as pessoas têm acesso a numerário para poderem pagar dessa forma, se assim o desejarem".
Por forma a salvaguardá-lo, uma das propostas legislativas recai sobre o seu curso legal. O objetivo passa por assegurar que continua a ser amplamente aceite como meio de pagamento e permanece facilmente acessível para pessoas e empresas, em toda a Zona Euro.
Depois, uma proposta legislativa para um eventual euro digital. Este será, sempre, um complemento das notas e das moedas, pelo que a Comissão Europeia não procura impor a sua utilização.
Isto garantirá que pessoas e empresas terão uma escolha adicional – além das opções privadas atuais – que lhes permitirá pagar digitalmente com uma forma de dinheiro pública amplamente aceite, barata, segura e resiliente, na Zona Euro.
De forma simples, espera-se que o euro digital seja uma alternativa eletrónica da nossa (já) moeda única, acessível a todos os cidadãos e empresas. Este ativo será armazenado e trocado a partir de sistemas online geridos, neste caso, pelo BCE.
O euro digital dará aos consumidores uma solução alternativa de pagamento em toda a Europa, além das opções que existem hoje. Isso significa mais opções para os consumidores e um papel internacional mais forte para o euro.
Escreveu a Comissão Europeia, na publicação.
A ideia do BCE é que o euro digital permita pagamentos online, mas também offline - como em zonas remotas sem Internet, ou parques de estacionamento subterrâneos -, assegurando um elevado nível de privacidade e proteção de dados.
De modo a "promover a inclusão financeira", esta alternativa digital estará à disposição de todos, ainda que não possuam conta bancária, uma vez que poderão recorrer aos correios ou a outra entidade pública, como a autarquia local, para abertura de conta.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Está bem abelha. Morde aqui que eu deixo.
Ficam a saber quem é o dono da carteira, quanto gastou, onde gastou, quando gastou e quanto tens na carteira… com um histórico que dura para todo o sempre.
Fica mais fácil rastrear o dinheiro, depois de tanto criticarem os criptoativos aí estão eles a fazer o mesmo.
Mas ja fazem isso com os cartoes de debito e credito. Não entendo o que tem tanto a esconder lol. Em Portugal ganha se muito debaixo da mesa mas em qualquer pais decente isso n acontece
Achas que não tens nada a esconder é porque essa cabecinha nunca pensou nisso antes.
Imagina que o teu banco é também a tua seguradora e sabe que até já chamaste um canalizador… nesse caso não de admires que o prémio do seguro da habitação sofra um pequeno aumento porque eles possuem registos que algo não está bem na canalização da tua casa. Estas a gastar muito em jantares fora? Olha o seguro de vida a subir.
E isto é só a ponta do icebergue…
E se fores jantar só a restaurantes vegetarianos?
Sabem que vais morrer mais cedo, logo o prémio dos seguros de vida vai ser maior.
Para começar a quantidade de leis e regulações que existem implicam que cada cidadão está sempre a violar uma lei ou regulação a não ser que tenha uma existência super simples.
Por isso o poder está no procurador ou burocrata ou com acesso a base de dados chateado contigo ou amigo de alguém chateado contigo ou corrompido que vai descobrir onde estão as tuas falhas.
A Liberdade só foi sempre possível porque fazer coisas ilegais era possível. Se não for acaba.
Portanto não vês problema em que um procurador ou burocrata tenha o poder de ser o teu superior… se calhar isso diz muito sobre o estado das coisas, nomeadamente da existência da corrupção para resolver problemas.
Isto sem falar que se o procurador ou o burocrata mudam para um regime político mais voltado para o controlo populacional só lhes estas a facilitar a vida…
Enfim.
Não impõe, para já… A ONU já anunciou que quer vincular a identidade digital à conta bancária dos cidadãos, o que aliado a isto, faz o regime chinês parecer território de gente boa. Um gulag digital em que todas as compras, movimentos e transacções das pessoas são registadas e vigiadas, para obrigar as pessoas a comer insectos e levarem com chips, é descrito na bíblia cristã como a “marca da besta”. E não venham para cá com as censuras e ladainhas que é teoria da conspiração, porque só não vê quem não quer!!
Esquece la isso para algumas pessoas nem com desenho la vao. Esta tudo bem para essas pessoas. Elas nao percebem que a dar forca a este projecto maligno so estao a enfraquecer quem e do contra. Vamos ver como isto corre mas Deus observa isto tudo. Sim continuam a ser teorias da conspiracao ate ser implementado o sistema, uma vez implementado os outros que nao acreditavam nao podem voltar atras. Por isso e comecar a buscar ferramentas pedras e paus e fisgas para combater estes DDT. Nao sei se isso resulta mas tenta-se :p
Precisamente. O Poder sobre as pessoas é sempre abusado por quem o tem. Um Poder gigantesco como este o tipo de abuso será ainda pior.
Além disso vai atrair o tipo de pessoas que sentem necessidade de controlar todos os outros.
Não te preocupes, o próprio Deus é uma teoria da conspiração
2030 here we go.. o objetivo já foi traçado
Repito o mesmo para esta intenção: Engenharia social da agenda 2030, “não terás nada e serás feliz”. Se já se podem fazer todas as operações monetárias de forma informática em moeda corrente, que vontade meia escondida está em caminhar para a aceitar do fim do dinheiro físico?
isto!
“ assegurando um elevado nível de privacidade e proteção de dados “
Hehehe XD
Pois chateas alguém importante e de repente as tuas transações digitais passam a demorar 2 minutos em vez de 30 segundos, as tuas consultas passam a ter um atraso adicional etc…o carregador eletrico do carro passa a ter “problemas” etc etc…
quantas vezes já te aconteceu?
Pergunta aos chineses que ficaram com um crédito social baixo só porque comentaram algo que não agradava ao partido comunista…
Assim sim,assim vale a pena,com segurança.Nada de trafulhices como as criptomoedas.
Oh Sandokan queres ser escravo do sistema e isso ? Nao sei se ja te debrucaste sobre o assunto mas isto de benefico nao tem nada para a humanidade, e como o Joaquim falou e bem, se ja existe um sistema que funciona porque se darem ao trabalho de mudar isso ? Por acaso ja os viste a trabalhar em conjunto para por fim a corrupcao mundial ? Essa parte todos assobiam para o lado. Enfim. Esta cambada nao abre os olhos nem por nada. E preciso doer na pele para perceberem o quao errado estao estas politicas ? Sabes por acaso porque veio a guerra Ucrania vs Russia ? Faz parte da agenda 2030. Mas pronto ha-de haver alguem a pensar que os Russos acordaram mal dispostos um ia e vamos la invadir. O objectivo esta a ser concluido cada vez mais a economia mundial fica de rastos. Esse e plano deles. Andas distraido ou isso tambem te passa ao lado ? Isto esta tudo estudado, eles conhecem a minha psicologia a tua e a de todos. E uma vez mais reforco, pensas que eles querem saber de ti ? Nunca quizeram, e agora que vais acreditar que nos estao a proteger com estas tretas maleficas e satanicas ? Haja paciencia para tanto zombie no mundo, que so contribuiem para que este pessoal tenha forca nos seus objectivos.
é só mais um passo para a ordem e progresso ,mundial ahah
E que tal começar por escrever corretamente? Ou também está na agenda 2030 reduzir o número de teclas para escrita?
Cada comentário mais parvo.
Com este anúncio, que não passa de um adiamento, é proposta uma solução aos que vinham fazendo lobbying para a manutenção da livre interoperabilidade com as cripto-moedas.
Com a implementação do Euro digital, cai por terra o argumento dos que diziam que utilizavam as cripto por não terem equivalente regulado e abre-se caminho para o escrutínio das verbas provenientes dessas moedas (tal como acontece com determinados offshore e paraísos fiscais).
Aos poucos, malha vai apertando e o dinheiro sujo ou de proveniência ilícita vai sendo mais difícil de gerir.
Só é pena a implementação estar a ser tão demorada, mas compreende-se, pela existência de resistências relacionadas com grupos anteriormente referidos.
Para os menos atentos, O Euro digital deverá permitir a oferta de serviços financeiros de pagamento básicos sem qualquer custo associado. Esta, na minha opinião, é uma pequena revolução.
mas notas e moedas não desaparecerão!!! a promessa !! aposto que na decada seguite ja nao havera !! promessas de governos, para implementarem o control absuluto e so depois as pessoas vao entender BITCOIN!!!
As pessoas só irão entender o verdadeiro significado do Bitcoin quando perceberem o valor dele e não o seu preço.
Esquecem-se a razão pela qual ele foi criado e vivem num balde de caranguejos ou numa panela de agua quentinha e saborosa como um sapo.
Larguem a mania de usar o Bitcoin como fonte de enriquecimento e olhem mais como uma forma de protegerem o vosso património. Bitcoin é o unico ativo no mundo que garante a propriedade e uma reserva de valor.
E se quiserem sentir na pele, vão viver para a Venezuela, Argentina, Zimbabué, Nigéria, China e tantos outros onde se pratica já a escravidão financeira.
Ontem já era tarde.
De resto é conversa de chalupas….