PplWare Mobile

Prontos para o euro digital? Prenda dos 25 anos do BCE vai ser especial

                                    
                                

Imagem: EU Reporter

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Big Brother says:

    “Antes de abraçarmos a ideia de uma sociedade sem numerário (notas e moedas), temos de pensar que todo o dinheiro digital é um passo para um objectivo maior – um objectivo que tem em vista a destruição da liberdade humana. Esperem até que os grandes bancos e as agências de espionagem tenham o poder de cancelar a nossa capacidade de fazer transacções (eliminando o dinheiro físico e implementando um sistema monetário digital) ou aceder aos nossos fundos se por acaso eles não gostarem de algo que pensámos ou dissemos esta manhã na “privacidade” do nosso lar. A guerra ao dinheiro é uma guerra contra a humanidade – não deixem que tal aconteça.”

    Daniel Estulin

    • Tracker says:

      Há sempre uma teoria catastrofista, velho do restelo, resistência à mudança.
      A sociedade deve evoluir de forma calma e sem medo, com segurança, obviamente que as pessoas não vão usar se der problemas. O papel-moeda (que usamos) também foi inventado um dia e seguir-se-ão outros métodos. A verdade é que o numerário facilita a evasão fiscal e para os que não podem fugir aos impostos é uma ótima ideia massificar pagamentos digitais.

      • Redin says:

        Talvez o medo ou receio venha de um histórico que em toda a sua vida nunca mostrou resultados práticos ou aceitáveis no que diz respeito a abusos por parte de qualquer governo ou estado.
        Quando me mostrarem o contrario, e desafia-a a mostrar essa informação, então aí pensaria o contrario.

      • Paulo oliveira says:

        Certo, tens razão. Mas vai dizer isso aos habitantes de Hong kong…

        • Hugo says:

          É isso que quer para si? Um sistema de créditos, que lhe dite o seu futuro.. o ser constantemente politicamente correcto, o favorecimento do pensamento colectivo? E que tal a lobotomizacao colectiva? XD

      • ECG says:

        O nucleo gigantesco de evasao fiscal, n eh efetuado em numerario, mas sim por via eletronica atraves de engenharias economico/fiscais, algumas bem complexas. Dp, “quem n tem conta bancaria (ou afins) pode ter dinheiro no telefone”, isto é alucinante em termos de segurança (sim os bancos tb vao a falencia, mas isso é outra coisa). Entao em ambiente android! Ou como ja li algures, n é segurança, sao evicçoes criminosas!!!
        Futuro tendencial sera o digital em tudo, mas com cautela, dando os passos certos e o mais seguro possivel, nao embarcando em ilusoes especulativas e milagrosas.

        • RPG says:

          Pena os factos não suportarem essa teoria. Por exemplo, todos os casos de corrupção, incluindo os mais recentes, pagamentos são sempre em numerário obviamente, visto ser o único que não deixa rasto. Aliás, quem é contra os pagamentos digitais com moedas digitais, um dos principais argumentos é a falta de privacidade, visto ser possível rastrear facilmente o dinheiro, e identificar a origem e destino LOL. Em que ficamos?

      • Sergio says:

        Tocaste no ponto certo, haverá sempre outros modos de a praticar mas não com esta facilidade.

      • Oh says:

        +1
        A pensar assim ainda andavamos a mandar cartas. Existem duas coisas incontornáveis na vida.. Evolução e a Morte.

      • Hugo says:

        Não viu o que aconteceu aos camionistas no Canadá? Foram lhes congeladas as contas bancárias e até as doações através de criptomoedas , pelo filho do Fidel Castro , um tal de turdeau! Só porque os camionistas eram contra a obrigação vacinal… dinheiro digital sim é o futuro. Mas não pode ser controlado pelos governos. Além do mais como resolvem a situação se não houver electricidade ou se os servidores forem abaixo? Este controlo a população já começa a ser um tanto excessivo.

      • Patinhas The Third says:

        Não compares descentralizado com centralizado. Tipo 1 hipermercado ou 30 mercearias. Percebes?

      • David Guerreiro says:

        Exatamente, isso combate fortemente a economia paralela, que como sabemos está presente em quase todos os países do mundo, uns mais do que outros. Mas há países com pagamentos digitais com evasão fiscal. Enquanto que em Portugal não é possível ter um terminal de pagamento Multibanco associado a uma conta pessoal, no Brasil paga-se em cartão em todo o lado e o dinheiro vai para a conta da pessoa, e nada é declarado.

    • David Guerreiro says:

      Bem, mas hoje em dia dificilmente alguém tem todo o seu capital em papel-moeda, tudo quanto está no banco pode ser bloqueado com ordem judicial. Por isso a diferença não é muita.

    • Kastumoto says:

      O Big Brother disse tudo aquilo que não gostamos de encarar, mas sem sombra de duvidas é a mais pura das verdades, assim seremos com toda a certreza “ratos de laboratório” em que tudo o que fazemos estará pré aprovado ou não! Infelizmente a grande maioria da polulação está demasidamente apresionada nos ecrans de bolso que são outra cela virtual para os mais descuidados.

  2. ue seja ilegal o casino continua ! says:

    e perder privacidade! um dia que o governos numa manisfestacao bloqueo os teus fundos e nos controle!!! pois ele tem o controle do dinheiro! isto é muito perigoso mas o ppl vai ignorar!

  3. Enfim says:

    As moedas digitais estão a ser preparadas há muito tempo, mas as pessoas esquecem-se que com elas serão escravas de quem controla o sistema financeiro. Não adianta falar nestas questões porque as pessoas são como as ovelhas. Pensar dá muito trabalho.

  4. Raul Dias says:

    Prefiro dinheiro fisico…

  5. compro essa também says:

    Basta que no Digital nada é seguro e noticias a confirmar isso não faltam também…

    Coitados dos mais idosos …

    • Hugo says:

      E como farão as pessoas que vendem nas feiras e ou praças…

      • Sateliko says:

        Como fazem na China à décadas, têm um QRCODE na bancada e pagas pelo telemóvel como é obvio. As CBDC sendo controladas por uma entidade é espectacular para manipular e controlar toda a população, vai ser mais controlo dos “Empoderados” sob todos os outros

        • Profeta says:

          Deve ser nessa altura que vem com a solucao do chip. Devagarinho devagarinho.

          • Fuiapanhadonomeiodascouves says:

            Mesmo, mas não para mim, não me convenceram com a vacina do mijo de dinossauro também não me irão convencer com orifícios com entrada USB ou cartãozinho XCHD!

    • David Guerreiro says:

      E no físico é? Tens o dinheiro no apartamento, há uma inundação, um incêndio, um assalto, e puff lá se vai tudo.

  6. KeyboardWarrior says:

    Só velhos do Restelo…. e o problema é que nem perto dos 40 anos estão e já “tão Velhos”.

    • Batatas Fritas says:

      In 2021, crypto criminals directly stole a record US$3.2 billion (A$4.48 billion) worth of cryptocurrency, according to Chainalysis. That’s a fivefold increase from 2020. But schemes continue to overshadow outright theft, enabling scammers to lure US$7.8 billion (A$10.95 billion) worth of cryptocurrency from unsuspecting victims.

    • David Guerreiro says:

      Alguns com 30 anos até se comportam como velhos de 80.

  7. Alterou says:

    Vai ser bonito dinheiro digital se houver um cataclismo nos data center por um qualquer espolsao solar lá se vai o dinheiro de todos

    • Eu says:

      Tens problemas muito maiores para te preocupares nessa altura.

    • Luis Henrique Silva says:

      A sério? E pensas que sem moeda digital isso não acontece na mesma.
      Se por ventura ficassemos todoa quem internet ou rrde electrica nem dinheiro levantas quanto mais….e para não falar que faz logo tudo ser caro de um momento para o outro.

      • Hugo says:

        Mas quem, nos dias de hoje é que ainda guarda dinheiro no banco.? Ainda para mais quando os próprios bancos não cativam ao depósito e em vez disso ainda nos espoliam o máximo que podem.? Eu guardo todo o meu dinheiro em numerário, deixando apenas o que necessito para pagar contas, e algum invisto em bens ” palpáveis!
        Porque convenhamos o “fiat” também tem muito pouco valor…

        • David Guerreiro says:

          Quem é que guarda? A maioria das pessoas… Eu tenho o meu no banco e não pago 1 cêntimo por isso. Ao contrário da maioria das pessoas que acham que não há opção de não pagar por ter o dinheiro no banco, eu mexi-me.
          O dinheiro no banco está muito mais seguro do que em casa. Tal como guardar ficheiros numa cloud de qualidade estão muito mais seguros do que guardar numa pen em casa.
          Em casa fica-se à mercê da sorte, há um incêndio, uma inundação, um assalto, e lá se vai o dinheiro todo. O banco tem seguro, se for assaltado, houver um incêndio, etc, o dinheiro dos depositantes está seguro. E se o banco falir, os depósitos estão assegurados até 100k por titular (conta com 2 titulares pode ter 200k assegurados).

    • Mike says:

      Já aconteceu isso há 10 anos atrás e tb não era dinheiro digital. Basta pensar num certo banco que os milhões “evaporaram-se” e nunca mais ninguém os viu…

      • David Guerreiro says:

        Falas do BES? É que no BES nenhum depositante perdeu 1 cêntimo… Os tais “leasados do BES” é malta que decidiu investir em produtos com risco associado, neste caso obrigações do próprio BES, em que no caso da falência do obrigacionista ficas a ver navios. O mesmo pode suceder a quem anda a investir em obrigações de SADs de clubes de futebol.

  8. Sabe-se lá says:

    O dinheiro já é digital. Os bancos mudarem o “nome” vai dar ao mesmo.
    Prefiro muito mais dinheiro digital vindo de bancos a sério do que “bitcoins” e “etheriuns”

  9. luisa says:

    O futuro é a descentralização! Ninguém ter o poder de controlar o valor de uma moeda!! O facto de alguem controlar uma moeda torna-nos escravos desse sistema!

  10. Luis Henrique Silva says:

    Eu pelo menos já tento não usar numerário, por vários motivos, dificuldades de visão, moedas quando são muitas chateia e pesa, trocos é uma desgraça em certas ocasiões e sitios.
    Pelo menos onde posso pago com telemóvel, google pay, também usk MBWay, mas reparei que o google pay é mais rápido no lagamento e menos sugetivel de erros.
    Ainda só uso numerário porque ainda há muito sitio que não tem pagamento por multibanco…

  11. Luís Rosa says:

    “Ninguém é capaz de responder a esta pergunta, nem mesmo o BCE”.
    Eu também estou a inventar uma máquina e não sei para que serve 🙂

  12. JR says:

    Primeiro gozam, depois odeiam e por fim copiam…

  13. Figueiredo says:

    Portugal só pode adoptar a Moeda Digital quando sair da moeda euro e passar a cunhar novamente o seu próprio dinheiro, caso contrário, a soberania do País, as suas finanças, a liberdade e o bem-comum dos Portugueses, estarão em causa.

    Na realidade o dinheiro já é praticamente todo digital, são poucas as pessoas que recebem, por exemplo, o salário em numerário, e a maioria das compras é efectuada com cartão multibanco ou de crédito.

    O chamado «euro digital» não tem interesse e deve ser combatido, mas isso não quer dizer que uma Moeda Digital emitida por cada País deva ser rechaçada, muito pelo contrário, pois vai permitir o fim da lavagem de dinheiro proveniente do tráfico/consumo de droga e outras actividades criminosas, vai impedir que os criminosos do comércio, restauração, e serviços, fujam às suas obrigações fiscais ou vigarizem os clientes nos preços, etc..

    Em países soberanos como a Federação da Rússia (FR), a República Popular da China (RPC), ou a República Bolivariana da Venezuela (RBV), já desenvolvem as suas Moedas Digitais apoiadas pelo Ouro (é o caso do Rublo e Yuan digitais) ou pelo Petróleo (que é o caso do «Petro» na Venezuela).

    O euro digital do Banco Central Europeu (BCE) é uma fraude e uma armadilha para subjugar e escravizar os Países da união europeia (ue) e os Europeus.

    • Hugo says:

      Um dos problemas que já ouvi falar sobre as “cbdc” é se o próximo passo será meter um prazo de validade por assim dizer nas ditas… ou seja , se nos é dado um limite de dias para gastar o dinheiro digital, caso contrário ele seria ilimitado e reposto a quando o recebimento do vencimento seguinte… o problema não é o governo dizer nos as coisas o problema é o que ele faz e não nos diz…

      • Eu says:

        O problema é e sempre será o governo, seja ele qual for.
        Enquanto formos governados por humanos e com uma fasquia de descontentamento bastante grande ao ponto de se incidir na abstenção, pior ainda.

  14. Jose Robalo says:

    Coitados dos cigadãos como se vão safar sem ter o dinheiro no banco

  15. Vitor says:

    Não sei em que planeta Vive esta Gente??!!!

  16. JC says:

    Se acabam com as notinhas… lá se vai a economia paralela.

    • Eu says:

      Ao fim deste tempo todo ainda não percebeste, pois não?
      Acaba-se a economia paralela para o pobre que luta pela vida sem ser consumido por impostos quando ao mesmo tempo há uma manipulação na criação do dinheiro do nada.
      Para os GRANDES essa economia paralela continua a existir e com as CBDCs vai incidir com cada vez mais força.
      Porque sendo um modelo centralizado, ninguém poderá conseguir “seguir o dinheiro” sem que eles digam ou o permitam. Os “amigos do Rei” serão sempre protegidos. A manipulação da base de dados se não estiver acesso ao publico em geral, vai continuar a poder ser manipulada.
      Aprende que eu não duro sempre. Por isso é que eu continuo a apostar no Bitcoin.
      É por isto (valor) e não pelo quanto eu posso ganhar (preço).

    • David Guerreiro says:

      Em Portugal talvez, mas há países em que a economia paralela convive com pagamentos digitais. Sei que no Brasil há imensos negócios com terminal de pagamento, em que o dinheiro vai para a conta pessoal do negociante e não é declarado.

  17. Atento says:

    Artigo sobre cripto e eles aparecem logo. Muitos argumentos, muito texto… Apenas uma demonstração de desespero. Tentativa óbvia de ganhar mais uns que vão na cantiga, para pagarem os prejuízos. Verdadeira pirâmide!

  18. compro essa também says:

    Isso da economia paralela tem muito que se diga e como se sabe o digital não garante que a mesma não continue e é factual …

  19. Profeta says:

    Relembrando os mais distraidos ,se aceitarem esta bosta depois nao se podem queixar e dizer epa vamos voltar para a moeda fisica. E aguentar a buxa. Mas que isto tras outros perigos ja toda a gente sabe. Agora serei eu o velho do restelo ou voces ? Que nem com evidencias do passado conseguem perceber que os DDT querem escravizar cada vez mais as pessoas e com tecnicas mais refinadas ? Isto so serve de desculpa, nao ha garantias de nada que imaginando um mundo com moeda digital os politicos possam ir presos. Mas eles para nos convencerem vao dizer que sim. Isto se existisse dialogo com essa gente. Eles falam apenas sozinhos so para eles e as decisoes deles e que mandam. Nos nao podemos sugerir nada. Mas havera sempre aqui uns cromos que acham que nao se vai passar nada, ate ao dia de se passar, depois e tarde. Alguem comentou ai varios cenarios possiveis e outros imaginarios que tambem podem acontecer. Nunca digam nunca. Se eles nao querem saber de nos como e que de repente querem vir com esta solucao para tomar conta de nos ? Uma vez mais me engana que eu gosto.

  20. Rui says:

    Vão ver como estão esses países Nigéria, Bahamas e Jamaica e depois digam se compensa. Sim compensa para os bancos centrais

  21. David says:

    Na Nigeria também diziam que era opcional… Até deixar de ser… É foi em espaço de meses…

  22. Carlos says:

    Venham buscar as minhas Bitcoin

  23. Stanley says:

    Bitcoin em sua infância deu uma agitada no mercado.

  24. compro essa também says:

    Não é o primeiro monte de cryptos que é roubado e não será o único …. até já falsificar hardware carteira das crypto se fasificam …

  25. derminosete says:

    LOL os hackers teriam aqui um rico MANJAR .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.