Suíça montou o comboio de passageiros mais longo do mundo: 1,9 quilómetros
O Guinness World Records compila recordes que absurdos, cujo propósito nem sempre é muito claro. Neste caso, deixamos ao seu critério decidir. Há uns meses, a Suíça montou o comboio mais longo do mundo, com uns humildes 1,9 quilómetros de comprimento.
Para celebrar os 175 anos de transporte ferroviário, na Suíça, bem como a mestria e tradição neste âmbito, a Swiss Rhaetian Railway (RhB) construiu um comboio tão grande, que só parou no Guinness World Records, em outubro passado.
Apelidada pelo Xataka como uma verdadeira "serpente mecânica", o gigantesco comboio prolongou-se ao longo de 1,9 quilómetros.
Com 25 carruagens Capricorn de quatro módulos do fabricante suíço Stadler. O comboio recorde, com 1.906 metros de comprimento, alinhou-se como um colar de pérolas no túnel de Albula, durante a noite de sexta-feira para sábado.
Explicou a RhB, partilhando pormenores da sua máquina com 2.990 toneladas, que circulou na linha de Albula, reconhecida pela UNESCO.
O grande objetivo da empresa suíça passava por bater o recorde estabelecido, em 1991, de 1.732 metros. E conseguiu-o, através de um comboio pensado para passageiros. Caso quisesse bater o recorde estabelecido por um comboio de mercadorias, teria de acrescentar mais carruagens e, consequentemente, mais comprimento.
A viagem não foi excessivamente rápida: o comboio viajou a cerca de 30 km/h. Contudo, representou um arrojado desafio técnico que envolveu sete maquinistas e 21 operadores.
O comboio partiu do túnel de Albula, pelas 14h20 de um sábado, e pouco mais de uma hora depois, pelas 15h40, chegou ao seu destino, no cruzamento do viaduto de Landwasser. Segundo a RhB,
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Imagem: swissinfo.ch
Mais parece o Snowpiercer, com 1001 carruagens
Lá vão mais umas toneladas de diesel pro galheto em prol de um record… o dinheiro aqui gasto dava para contratar mais bombeiros para ajudar nos fogos que lá se fazem sentir…
A linha é electrificada.
Tens razão, fazendo zoom e colocando os óculos conseguem-se ver as catenárias… my bad…
É o contrário. Quanto mais longo o comboio, menor a quantidade de combustível consumido por tonelada deslocada.
As linhas de caminho de ferro são integralmente electrificadas na Suíça.
Abr.
Vai ter de parar na estação aos bocados. Em para-arranca.
Deveriam acrescentar ao título a seguir a comboio colocarem “de passageiros” caso contrário é uma enorme falácia dado haverem comboios com mais de 16 km
isso e o que esta escrito na noticia, a pressa de criticar
Vens tarde…
Os comboios deviam crescer em largura e nao em comprimento por causa das estacoes. Um comboio com 20 metros de largura e 200 metros de comprimento seria o ideal
Para essas dimensões o ideal é o balão dirigível. Que até é mais rápido que o comboio “normal”, está ela por ela em consumo de energia e não precisa de infraestrutura ferroviária. Já se estuda recuperá-lo.
Deve ser giro passar num tunel ou numa ponte…
Se fosse cá estava sempre parado devido às greves…
Anda havia lugar sentado?
O maquinista chama-se Alonso.