Instagram vai atacar o modelo do Twitter? Parece que sim!
Desde a chegada de Elon Musk que as mudanças no Twitter têm sido apontadas, pelos utilizadores, como negativas. Assim sendo, com olho de lince, o Instagram já tem uma alternativa na manga. Está, há meses, no forno, e deverá chegar no início do verão.
Não será uma adaptação do Twitter inserida no Instagram como, outrora, vimos acontecer com as Histórias e com os Reels, do Snapchat e do TikTok, respetivamente. Por sua vez, será uma nova aplicação para concorrer com o Twitter.
A ser testada, há meses, secretamente, por celebridades e influenciadores, a aplicação poderá ser conectada com o Instagram. Mais ainda, será compatível com outras aplicações, como o Mastodon, "provavelmente, a rede social mais parecida com o Twitter".
Historicamente, sabemos que a Meta gosta de experimentar e recriar recursos de outras aplicações e ferramentas de terceiros com base no que eles antecipam ser populares entre os seus utilizadores.
Disse Lia Haberman, professora de marketing social e de influência na UCLA.
A aquisição do Twitter por Elon Musk, bem como as consequentes mudanças que o empresário motivou, desagradaram aos utilizadores, abrindo uma oportunidade para aqueles que quisessem apresentar alternativas.
The app will have a centralized feed showcasing your followers and recommended content
You can post text updates up to 500 characters (that’s less than an Instagram caption, an extended tweet or a LinkedIn post so be concise!)
And also videos and images.
— Lia Haberman (@liahaberman) May 19, 2023
Curiosamente, foi através do Twitter que Lia Haberman partilhou o screenshot com uma descrição da nova aplicação.
Este artigo tem mais de um ano
“…Desde a chegada de Elon Musk que as mudanças no Twitter têm sido apontadas, pelos utilizadores, como negativas. “… Quais utilizadores? Quem fez a sondagem? Quem foi o público alvo e o critério de selecção?
Que falta de imaginação… Mais uma app para “text based chat”… viva…. E um “centralized feed” com recomendações, que bom, mal posso esperar pelos anúncios a apps falsas, produtos da treta do wish, e outros scams similares.
Por essas e por outras é que só tenho Insta para ir seguindo família e amigos, com um cliente martelado para não levar com “recommendations”.