Windows 11 Mobile? Se não tivesse morrido, era fabuloso o sistema mobile da Microsoft
A Microsoft é seguramente quem mais experiência tem em sistemas operativos para dispositivos mobile. Pioneira em muitos aspetos deste mercado, a empresa pecou na aposta do Windows Phone e deixou-o morrer mais tarde como Windows 10 Mobile. Como seria se continuasse a ser desenvolvido? Estas imagens de conceito do Windows 11 Mobile mostram que poderia ser incrível!
Vamos relembrar a história
O Windows Mobile, também conhecido como Windows CE, foi lançado pela Microsoft em 2000. Foi projetado como um sistema operativo para dispositivos móveis, incluindo smartphones, PDAs e outros dispositivos portáteis. O Windows Mobile foi sucessor do Windows CE e foi lançado em várias versões, incluindo o Windows Mobile 2003, Windows Mobile 5.0, Windows Mobile 6.0 e Windows Mobile 6.5. No entanto, a Microsoft interrompeu o suporte ao Windows Mobile em 2010, para se concentrar no desenvolvimento do Windows Phone, que mais tarde foi substituído pelo Windows 10 Mobile.
A Microsoft anunciou oficialmente o fim do suporte ao Windows 10 Mobile no dia 10 de dezembro de 2019. Isso significou que a partir daquela data, a Microsoft deixava de lançar mais atualizações de segurança, correções de bugs ou suporte técnico para dispositivos com Windows 10 Mobile.
Mas e se tivesse saído o Windows 11 Mobile?
Depois de ter morrido, os seus fãs ainda hoje continuam a desejar uma alternativa viável ao Android e iOS para smartphones. Com essa ideia, o designer do canal AR4789 do YouTube criou um conceito de como o Windows 11 Mobile poderia ser com vários novos recursos e com um design visual moderno, eventualmente inspirado na versão para desktop.
No vídeo vemos o ecrã inicial do Windows 11 Mobile que dá uma ideia deste sistema a usar imensos widgets com ícones e aplicações nativas a lembram o Windows 10 Mobile. Para mostrar uma evolução e adaptação, o menu iniciar fica numa barra inferior que se oculta automaticamente.
Ao lado do ícone de iniciar vemos um botão para os Espaços de Trabalho e Pesquisar, que podem ser acedidos a qualquer momento tocando na barra inferior do ecrã.
Seguramente que lhe parecerá tudo muito familiar. Como podemos ver nas imagens, o Menu Iniciar parece uma forma adaptada da versão para desktop, onde as aplicações são agrupados na área superior e exibidas em lista no layout principal. A parte de baixo do ecrã é dominada pelos ficheiros recentes residentes.
O explorador de ficheiros segue a mesma lógica, com ícones e espaços que lembram o Windows 11, mas ele contém separadores. O Menu de Configurações também é limpo e simples, com uma barra de pesquisa na área superior.
O conceito também tem uma área de notificações, que se parece muito com a do Android, mas carrega os ícones e o estilo do Windows 11. Nela encontramos atalhos, botões, controlo de brilho e outros elementos já conhecidos com sombras e planos de fundo que lembram muito a versão de desktop do sistema.
Há outros aspetos que seguramente fazem lembrar o Windows 11, mas com uma adaptabilidade fantástica ao aspeto mobile.
Só é pena que não passe de um devaneio feliz e que nunca chegue aos dispositivos.
Este artigo tem mais de um ano
Saudades do meu Lumia 630, que era muito mais fluído que muitos androids mais caros na época, tenho pena (e ainda guardo algum rancor) por a MS ter desistido do Windows Phone/Windows Mobile…
Vamos por partes, o W10M:
– era muito leve e fluído e dava uma boa experiência de uso leve
– aspecto fresco e simples
mas com tudo isto a MS não se mexeu por muito tempo para suportar melhor hardware e resolução; impôs imensas restrições na loja e API o que matou completamente a plataforma.
Quando a MS despertou já a plataforma estava condenada. Com o Duo (Android) foi o mesmo.
+1
535 aqui.. que telemóvel fantástico.
Muitas saudades do Windows Mobile
A Microsoft nunca deveria ter abraçado o Android
A ter perdas (como as que tem com o Duo, se ainda existir….) mais valia continuar com o que tinha com uma boa quantidade de utilizadores (mesmo não sendo milhões, seriam milhares)
Preferia o W10M ao android da altura, mas faltou a adesão dos fabricantes e acabou por morrer.
Imagino que um W11M de hoje em dia seria muito diferente
Provavelmente seria mais uma “skin” no android (launcher) do que um SO de raiz…
A estratégia que falhou foi da própria microsoft. Tudo que eles precisavam de ter feito era arranjar maneira do sistema deles correr aplicações android, para além das nativas deles.
Disparate. As apps android sao pessimas e mal optimizadas. Basta ver a diferenca entre a mesma app no ios e no android, a versão do iOS e sempre muito melhor e mais fluida alem de mais bem desenhada
Não percebo a microsoft sinceramente o WP era sem duvida alguma o sistema mais maduro e com menos clientes é certo.
Mas, será que MS não poderia ter um modelo próprio e o seu sistema?
ter um lumia por ano e um sistema com atualizações anuais acho que era muito proveitoso para o mercado e para a empresa.
Penso que a MS lançou o Windows Mobile precipitadamente, a base de trabalho era boa, apenas necessitava de ter saído com a funções mais “limadas”. Hoje, muito provavelmente, seria um concorrente de peso ao IPphone.
Observo que quase a totalidade dos recursos nas fotos poderiam hoje ser aplicados ao android como uma skin ou algo semelhante.
com um Windows ARM, as chances de termos isso aumentam muito..
Um Windows ARM para desktop é apenas 1/3 do que é preciso; se não afinam o UI de forma brutal para smartphones e se não investem milhões para que os programadores usam a loja… fiasco
O Windows 10 Mobile era muito superior (e continua a ser em muitos casos) ao Android e ao IOs.
O que o matou foi mesmo a inexistência de aplicações por parte dos terceiros, como a Google que não estava interessada em ter apps como o Youtube a correr no W10m mas também muito por culpa da própria Microsoft que alterou a base de programação com as atualizações, isto é, algumas apps tornaram-se incompatíveis com a atualização como foi o caso da Here We Go (programa de GPS).
+1
Tal como dizia o Yoda: sempre haverá 2 e nunca 3, o mestre e o discípulo padawan.
Neste caso temos o mestre iOS e o discípulo Android 😀
Ou para não haver discriminação, se preferirem, o mestre Android e o discípulo iOS
O Windows Mobile morreu porque nunca devia de ter nascido, simplesmeste porque chegou tarde ao mercado.
A descrença da MS pelo Mobile foi o que ditou o seu fim e não a experiência em sistemas operativos.
A prova está aqui: https://youtu.be/eywi0h_Y5_U
O Windows Mobile chegou tarde ao mercado??!!
WTF.
Foi literalmente o primeiro…
Correto.
Chegou tarde ao mercado
Já eu tinha smartphone Windows e faltava anos para o iPhone nascer …
Essa empresa de marketing que se finge passar por uma empresa de tecnologia popularizou o smartphone mas não inventou nada, só veio trazer para a plebe uma coisa que estava mais voltada para o campo administrativo e para pessoas ligadas a informática.
O iPhone não é algo original, é na prática um qtek refinado e bonitinho… E antes de qualquer outro o Windows foi o primeiro sistema operativo móvel para smartphones seguido da Nokia com as suas versões Linux nos seus topos de gama dobráveis…
Sem dúvida.
Fui um intenso user do Windows Phone e digo com a maior certeza
.
Melhor sistema operativo móvel.
Pena a MS ter abandonado e desprezado.
+1
Lembro-me bem deste sistema operativo e o que mais lhe tirou proveito e mostrou o seu potencial foi o samsung omnia 7. Nesta altura Galaxy eram para Android e Omnia para Microsoft. No entanto o Bill Gates de burro tem pouco e numa jogada matou a necessidade de desenvolver o seu sistema operativo mobile e garantir uma fonte de rendimento que dura até hoje.. como? Comprou a Nokia, limitou o seu s.o. aos Nokias e enterrou-os juntos, porque? Porque Android fazia e faz uso de patentes Microsoft, quando algum é instalado com so Android a Google tem que pagar alguns centimos à microsoft, a única empresa que podia atrapalhar esse lance era nada mais nada menos que a Nokia que vinha com Symbian triunfante há muitos anos e podia desenvolver outro sistema operativo vencedor. Entao o tio Bill comprou a nokia e assim deixou de precisar de otimizar um sistema operativo que na altura requeria maquinas muito potentes para a realidade da épopca e de se preocupar com as vendas do Android que se tornava a “única” proposta do mercado e sempre lhe pôs mais dinheiro no bolso do que o sistema operativo próprio. Houve uma outra tentativa de fazer um telefone proprietário anterior a este episódio, mas desta vez a intenção não era criar um ecossistema, foi mesmo acabar com a nokia. e o sistema operativo esse.. bem ficou naquelas salas dos “sonhos futuristas” que a microsoft gosta de ter.
Correção, a Nokia quando foi “morta” pelo Microsoft já nao estava a usar o Symbian mas sim o Maemo Linux. Usei esse SO durante muitos anos no N900. Infelizmente acabou morto com a falta de atualizações, embora a comunidade tivesse lutado imenso para manter o sistema vivo.
Lol
Os sistema operativos mobile da Microsoft sempre foram de segunda importância para eles. Eu comecei com o Windows CE, depois o Windows Mobile e por fim Windows Phone… Nesses anos algumas coisas evoluiram, mas nada realmente significativo! Fartei-me… afinal de contas um SO mobile é tão bom, quanto o suporte que tem por parte dos programadores.
Estou totalmente em desacordo.
As Versões W8M e W10M, nada, mas rigorosamente nada tinham a ver com o Windows CE/PoketPC e afins que eu usei durante muitos anos.
Era um mundo diferente, aliás, diferente demais para convencer os utilizadores Android e IOS.
Tive vários QteK, HTC, Samsung, e acabei com um Lumia já W10M, mas houve uma altura em que tive mesmo de mudar, porque aos poucos as aplicações foram desaparecendo.
Em 1996 tinha um Qtek ou HTC que fazia Remote Desktop para os meus servidores…
+1
Também usei Windows 2003 SE num QTEK S100 (Magician) e Windows Mobile 5.0 num Samsung Blackjack, e eram muito à frente da concorrência.
Depois passei para um Nokia Lumia 820 com Windows Phone 8.1, e tive de desistir mais tarde porque havia muitas aplicações a desistir da loja. Mas o Lumia ainda funciona e quando o ligo fico sempre com saudades.
Para mim, o Windows Mobile foi de longe o melhor sistema operativo que conheci para telemóveis. Nunca entendi porque as pessoas não aderiram. Se não aderiram pela GUI é mais uma razão para não entender. Se o Windows Mobile regressar ao mercado dos telemóveis eu mudo do iOS para o Windows mobile sem pensar duas vezes. Mudar do iOS para Android é algo impensável.
A Loja da Apple e da Google eram muito melhores e isso fazia uma grande diferença. Além disso, ao contrario da google a da Apple que passaram a vida a copiar o que o outro tinha de melhor a MS tentou seguir o seu próprio caminho.
Tenho o Lumia 830 e ainda funciona 🙂 mas só para os jogos já instalados. 🙂
Saudades!!!
O meu W10M ainda cá canta , já lá vão 7anos e meio, e tão depressa não será substituído .
Volta Windows Mobile!!
De vez em quando ainda uso o meu Lumia 950
A camera do lumia 950 continua a ser superior as dos androids atuais principalmente baixa e media gama
Ao ver o vídeo, confesso que gostei muito da UI.
Nunca tive ou usei o windows phone, mas pagaria por um smartphone Windows igual ao que vi.
Quanto às incompatibilidades com apps android, presumo que hoje em dia já deva ser possível emular com muito menos dificuldade.
A Microsoft que contrate este tipo, pois esta UI tem potencial…
Quem usou sabe perfeitamente o que vou dizer, a fluidez do sistema era perfeita.. mas assim o era talvez porque as poucas app’s que possuía tinham metade das funcionalidades da mesma app em Android ou IO’S, ou simplesmente nao existiam.
Nunca me esqueço da alegria que foi ter voice no whatapp quando os outros ja tinham ha mais de um ano.
Adorei os vários os meus lumias, mas… no app’s no party
Tive um lumia e achava, foi pena terem acabado com o windows mobile…
Saudades do Lumia 650, ainda funciona, mas sem aplicações, não dá!!
O sistema foi um fracasso, podem dizer que era bom, era isto e aquilo, no entanto, o que o matou foi sabem bem que foi não ter qualquer hipótese de chegar aos calcanhares da concorrência Android e IOS, simplesmente sem uma store de aplicações em condições, as vendas ditaram a seu fim.
Foi melhor assim, Windows para desktop impecável, para sistemas moveis sempre foi um fracasso.
Parece um Android com um launcher com skin Windows 11
Ainda ali tenho o Lumia 950.
Que maquina…
Reconhecimento do utilizador pela íris e que nunca me falhou… Sistema operativo para mobile fabuloso.
Pena ter sido condenado pela loja…