41% dos leitores acreditam no fim dos carros movidos a combustão no futuro
À medida que surgem mais modelos de veículos elétricos no mercado, aumentam as possibilidades de, daqui a alguns anos, termos apenas estes veículos a circular nas estradas em todo o mundo ou, pelo menos,a serem a grande maioria. Neste sentido, questionámos os nossos leitores sobre se estes acreditavam no fim dos carros movidos a combustão no futuro e 41% responderam que sim. Vamos conhecer todos os resultados.
Acredita no fim dos carros movidos a combustão no futuro?
Finalizada a questão da passada semana, segue então agora a divulgação de todos os resultados através da análise das 2.270 respostas obtidas.
Os resultados mostram-se algo equilibrados, mas a maioria, com 59% das respostas, não acreditam que no futuro deixaremos de ter carros movidos a combustão (1.339 votos). Já os restantes 41% respondeu que "Sim" a esta questão e, portanto, dizem acreditar nesta possibilidade nos próximos anos (931 votos).
Resultados em gráfico
Para uma melhor perceção visual, segue então o gráfico com os resultados desta questão.
Pode ler as várias opiniões dos leitores através dos comentários deixados ao artigo onde a questão foi colocada. Este é um assunto polémico e, como tal, gera sempre discussão onde os diferentes lados mostram as suas razões para defender a sua posição quanto a este tema. Se por um lado há quem considere radical terminar com os carros a motor definitivamente, por outro existem vários leitores que não têm dúvidas dessa mudança, restando apenas saber quando é que tal vai acontecer.
Mas se não respondeu à nossa questão, diga-nos então agora se acredita no fim dos carros movidos a combustão no futuro.
Participe na nossa questão desta semana
Questão desta semana:
Deveria Portugal também proibir o TikTok nos equipamentos oficiais dos funcionários do Estado?
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Deveria Portugal também proibir o TikTok nos equipamentos oficiais dos funcionários do Estado?
Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, para conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.
Assim, caso queiram ver algum tema votado nas nossas questões semanais, basta deixarem um comentário com o mesmo ou enviem para marisa.pinto@pplware.com.
Este artigo tem mais de um ano
É bastante provável que acabem mantendo-se apenas alguns tipos de veículos que circularão com combustíveis sintéticos do tipo:
– Veículos de Policia/Emergência
– Veículos Militares
– Carros Clássicos
– Navios
– Aviões/Aeronaves *
– Veículos de Corrida/Desportos Motorizados.
Como neste momento não existe quantidade de fornecimento global para alimentar um país pequeno com combustíveis sintéticos, quanto mais o mundo todo, seria necessário desenvolver novas fabricas em vários pontos do globo ao mesmo tempo para acompanhar a procura, isto sem falar do preço.
Desta forma a construção dessas industrias iria levaria décadas e como tal a massificação dos carros elétricos e constante expansão da rede de carregamento, assim como o desenvolvimento de novas tecnologias para armazenar e transmitir eletricidade vai acabar por ditar o fim dos veículos pessoais movidos a combustível fóssil num prazo mais curto do que estamos a contar.
Para além disso, neste momento o combustível sintético custa €40/L portanto abastecer um carro normal com 60L ficaria por €2.400… e para quem diz que os EV são caros: “outch”. Sem contar que um veículo normal, movido a combustível sintético, continuaria a libertar gases nocivos, isto é, se te fechares na garagem com o carro ligado morres na mesma sufocado e estás exposto a gases venenosos o que também não é bom para as cidades tanto a nível de poluição como a nível de ruído.
No entanto o impacto global para o planeta seria o mesmo uma vez que no processo produtivo – da mesma forma que os EV – se se utilizar fontes renováveis para a sua produção o impacto é nulo.
Correção:
O preço atual já anda à volta dos €10/L o que atualiza o preço para 60L nos €600.
Preço EX-Works, isto é, sem impostos, subsídios, custos de transporte, sem custos de armazenamento e sem margem do retalhista.
A estimativa é que os preços do e-fuel fossem iguais aos combustíveis atuais em 2050.
Com as estimativas que mostram, nessa altura andar de VE é praticamente à borla.
De borla não acredito, até porque os VE vão começar a ser taxados pelos governos não tarda nada…
Falando apenas em energia.
Como assim? Não entendo como posso circular de borla…
Não disse que era, mas quase.
Uma boa parte do custo de produção do efuel é a energia que usa.
Portanto se agora custa a produzir cerca de 10 euros, como fala a Porsche, quanto custa a eletricidade para produzir numa situação em que o custo é idêntico aos de agora ?
Não esquecer que o custo dos atuais combustiveis, gasolina e gasóleo, anda nos 0.8 a .85 euros por litro.
Eu não só acredito no fim dos carros movidos a combustão no futuro, como de todos os carros, aviões, barcos e comboios!
59% dos leitores não acreditam no fim dos carros movidos a combustão no futuro!
Este é que deveria ser o título!
Não, porque a pergunta não foi se não acreditavam. A pergunta foi se acreditavam.
Entao e na pergunta “Vai continuar com a sua conta netflix depois do fim das contas partilhadas?”
Porque é que ai a logica do titulo dos resultados nao foi que 18% vai continuar, mas sim.que 82% cancelou?
Ou o mesmo.n questao do equipamento tecnologico amigo do ambiente em vez de dizerem que 20% escolheu que sim, meteram o titulo da negação da pergunta?
Aqui se ve que os titulos sao consoante a mensagem que o autor quer vingar
Errado, de novo apanhado a dizer coisas erradas. O título da questão é “Com o fim das contas partilhadas na Netflix…” Depois, com os vários resultados, a resposta foi “82% cancelaram a conta na Netflix depois das alterações nas contas partilhadas”. Não há dúvida, foi a resposta que as pessoas mais votaram. Na questão semanal não existe aqui o “achismo”, ou é ou não é. Não é vinculativo a nada, é apenas uma resposta livre dos utilizadores. Depois, mediante o foco da questão, a conclusão é apresentada. Mas estão lá os dados de todas as respostas. 😉 Não mistures as coisas para baralhares as pessoas.
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Sobre o tema dos carros já se falou muito. Cada um tem a sua opinião. Na maneira como as coisas estou é mais preocupado com o CaaS –> Car as a service; ou carros em que os serviços são pagos (BMW já tem isso). Isso sim é, para mim, mais preocupante do que se vou ter um carro a pilhas, hibrido ou a combustão.
Quanto ao tema do TIk-TOK – “Deveria Portugal também proibir o TikTok nos equipamentos oficiais dos funcionários do Estado?”:
– Sou da opinião que qualquer equipamento do estado, ou empresa, pode e deve ser protegido – porque o maior problema de cybersegurança não está no departamente de IT mas, sim, entre a cadeira e o teclado. Se o TikTok tem um grave problema de risco de segurança então pode e deve ser proibido em equipamentos de serviço. Aliás, se não é para alguém que usa para marketing, qualquer app (de caracter pessoal) deveria ser bem monitorizada caso usada em equipamentos de serviço.
Neste momento os a pilhas na Califórnia são assim, já que a toyota deixou de os vender lá, já só aluga.
https://youtu.be/VUKN3m8wD2Q
A Porsche já fez uma parte do trabalho.
Eu acredito que os preços irão baixar significativamente ao longo dos anos
Eu não, até porque se dizem que o preço da eletricidade vai aumentar com a demanda, então esses combustíveis vão aumentar também, porque usam muita ……………… eletricidade.
Um depósito de e fuel para um porsche vai sair à volta de 400 ou 500 euros. Vai ser só para clientes porsche.
Um depósito de e fuel para um porsche vai sair à volta de 400 ou 500 euros. Vai ser só para clientes porsche.
Mais um título de notícia publicado” ao contrário”, mas cada um manipula a informação como quer ou lhe convém.
Não, a pergunta está na positiva, e a resposta responde a essa pergunta. A pergunta “Acredita no fim dos carros movidos a combustão no futuro?” A resposta “41% dos leitores acreditam no fim dos carros movidos a combustão no futuro”. Na escola era assimq ue se respondia. Alhos com alhos, bugalhos com bugalhos. Alguns é que insistem em misturar alhos com bugalhos e ainda dizem que é manipulação 😀
O Vítor Martins está correcto.A pergunta do questionário era essa.Eu votei,na altura,no “Não”,mas a maioria votou no “Sim”,que se lhe há-de fazer ?? Quanto à pergunta deste questionário “Deveria Portugal também proibir o TikTok nos equipamentos oficiais dos funcionários do Estado?” eu não me vou pronunciar porque ainda nem sei bem para que serve o TikTok.A falar a sério.
Eu acredito que os motores movidos a combustão, produtos derivados do petróleo. irão acabar, até porque o petróleo não dura para sempre.
Existe o que existe e mais o que falta descobrir até chegar o dia em que eventualmente não haverá mais nenhum poço novo.
Todos sabemos de onde vem o petróleo e essa matéria é finita, logo, o petróleo tb o será…
Porque chamam combustíveis “fósseis”? Que se saiba ainda ninguém sabe qual a sua origem. Também encontraram hidrocarbonetos num planeta qualquer, isso significa que lá existiram dinossauros? É mais fácil fazer vocês acreditar na história do pai natal.
Não sabem, ou você não sabe ?
O Google ou o ChatGPT respondem-te a isso 😉
Quem lhe disse que o petróleo advem dos dinossauros?
André, o petróleo tem como origem restos orgânicos de animais e plantas.
Portanto, um poço de petróleo equivale a milhares ou milhões de árvores e animais que ao serem soterrados e por outros factores, deram origem ao petróleo, gás, etc…
Só que este processo demorou centenas de milhares ou mesmo milhões de anos.
Poderá dizer que neste momento há petróleo a ser ” construído ” devido aos mesmos processos?
Há, só que é um processo muito muito lento…
Agora imagine o seguinte, se na Arábia Saudita existem as maiores reservas e aquilo é um deserto, há milhões de anos aquela zona de deserto não tinha nada e deveria ser uma floresta tropical ou algo do género…
E Depois dá nisto
https://executivedigest.sapo.pt/baterias-arranhadas-ha-cada-vez-mais-veiculos-eletricos-com-poucos-quilometros-a-serem-enviados-para-abate-pelas-seguradoras/
Boa desculpa da Allianz para aumentar os prémios, onde até meteu uns foguetes de pirotecnia para “embelezar” a coisa.
Simples, é só não fazer o seguro com eles.
…pirotecnia num tesla model S para “embelezar” a coisa.
Na verdade a forma como constroem os EV é que os torna mais caros para as seguradoras. Por exemplo existem construtoras como a Dacia e Nissan que metem os carregadores na frente do veículo, assim em caso de acidente, porque o mais provável é bateres de frente, danificas a porta de carregamento. No entanto essa porta de carregamento não é vendida em separado e tens de adquirir mais componentes que são caros. Para teres uma ideia, só para substituir a porta de carregamento de um Dacia Spring custa €3600, se tiveres de substituir mais componentes como o radiador, parachoques, etc, o custo de uma “pequena” reparação ascende os €5000…
Óbvio que isto torna o seguro mais caro para alguns veículos por culpa das construtoras que parece que querem ganhar dinheiro na forma como desenvolvem veículos para irem ganhar na venda das peças de substituição.
Para além disso, ainda existem o problema de existirem componentes que apesar de serem catalogados e identificados as construtoras não querem vender peças de substituição. Assim em caso de dano por colisão nessa peça o carro todo têm que ser dado como perda total porque não existe forma de reparar. Como é óbvio isso encarece o seguro para quem compra essas marcas…
A dacia parece que não vende o cabo, mas a Renault vende.
Concordo, a porta de carga na frente nem só é mau para isso, como também para uso nalguns carregadores.
A porta devia ter local padrão, atrás do pilar C na esquerda.
Ah poizé bebé.
Ena, que dia feliz. Lol
https ://eco.sapo.pt/2023/03/20/seguradoras-pressionam-fabricantes-de-automoveis-eletricos/
Ecológicos dizem eles…. Reparação zero no caso da tesla…. Muito bem! E a culpa segundo os fanáticos dos elétricos é de quem…. Das seguradoras!
E os fanáticos anti-ev, acabam que a culpa é de quem ?
*acham
@ JL com uma questão muito pertinente… jogar um elétrico que de casco ainda está bom para circular para o lixo, ou reparar? Qual a sustentabilidade…
É que para muita gente sustentabilidade é trocar veiculos com 4/5 anos só porque é fancy a moda dos elétricos.
Reparar obviamente.
É fancy? onde ?
Na minha modesta opinião os carros a combustíveis ainda por cá vão andar muitos e longos anos, há países que não têm qualquer tipo de condições nos próximos 100 anos de poder trocar carros a combustão por carros VE, nos países mais desenvolvidos até pode acontecer mas até nesses tenho as minhas duvidas.
Mas venham lá os VE, assim que acabar a construção da minha nova casa faz hoje um ano que começou vai ser das primeiras compras, o mais provável é ser o Dacia Spring, para o meu dia a dia chega e sobra.
É esse o erro de muita gente. Os carros exclusivamente a combustão vão acabar (se acabarem) a muito longo prazo, talvez daqui a uns 30-40 anos. Já vemos que as fabricantes estão a mudar as linhas de produção e a fazer híbridos ou totalmente eléctricos. Por isso, se deixar de haver oferta é lógico que deixam de circular.
A única possibilida de os veículos a combustão não morrerem de vez é com os combustíveis sintéticos que, por enquanto, parecem não ser viáveis. Mas há uns anos também diziam que as baterias eram uma utopia.
Exacto, por isso estarem a criar um combustível que servirá, no caso da prosche para os seus clássicos, tal como sempre apontaram. E para outras aplicações como navios e aviões, com amónia e eQerosene.
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