PplWare Mobile

Apple terá problemas se limitar o carregamento no USB-C do iPhone 15 na União Europeia

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Marko says:

    Isto na minha opinião é mesmo uma palhaçada com a “cara” da Apple só podia, espero mesmo que sim, mas tem alguma lógica? Compra quem quer certo, e as marcas só vendem em determinados países se quiserem também, e se quiserem têm de respeitar as regras desses países.
    Caso contrário vendam só nos EUA e entendam-se com o próprio governo… Ainda há de chegar o dia em que para os equipamentos Apple virem na caixa a mesma vai ser paga a parte, realmente uma falta de respeito pelo consumidor que até arrepia! Minha opinião vale o que vale e atenção falo da Apple e das marcas que vão atrás de mais uma idiotice destas.

  2. Repara says:

    A certificação MFI (made for iPhone/iPad) existe para os atuais adaptadores e cabos Lightning fabricados por terceiros. É uma garantia de qualidade – quem quer usa cabos MFI, quem não quer não usa (eu uso). Estou em crer que o mesmo se irá passar com os cabos USB-C.
    O que diz a Samsung:
    “Mesmo se os adaptadores ou cabos de carregamento parecerem ser semelhantes, a sua qualidade e velocidade de carregamento poderão ser diferentes. Para preservar a vida útil dos dispositivos Galaxy, certifique-se de que usa carregadores e cabos de carregamento autorizados pela Samsung e que sejam compatíveis especificamente com o seu dispositivo, pois foram desenhados para maximizar a vida útil da bateria. Se usar produtos que não sejam específicos para dispositivos móveis (carregadores de viagem ou carregadores padrão) ou produtos que não sejam autorizados pela Samsung, o seu dispositivo poderá ficar danificado ou não ser carregado devidamente.”

    • Nuno says:

      A certificação MFI existe para a apple ganhar dinheiro mais nada se nao a apple fazia-o de graça tão simples como isto, é obvio que tens de ter cuidado com a qualidade como tambem tens de te ter cuidado com o oleo que metes no carro mas o carro funciona com qualquer oleo, neste caso até podes comprar o melhor cabo do mundo 500€ 6mm do melhor que há mas se a apple nao o conhecer só carregas a 2W é disto que estamos a falar não é de mais nada.
      Isto é o mesmo que a BMW fazer uma parceria com a GALP se meteres gasolina na GALP o carro da o maximo 200cv se meteres na BP o carro nao conhece a gasolina entao so faz 30cv o carro é teu compraste-o metes onde quiseres tal como o cabo.

      • Miguel A. says:

        Se é assim como dizes, porque é que um cabo USB-C da Huawei não funcionou bem com um Samsung Galaxy? Eu tive esse problema, e ninguém multa a Huawei ou a Samsung. Alias, não consegui ligar o Samgung ao PC com o cabo Huawei. Mesmo que a Apple não limite nenhuma tecnologia, problemas desses podem surgir. A unica garantia que a Apple tem de controlar a compatibilidade a 100% com os seus equipamentos, é com uma certificação.

        • Nuno says:

          Estás a falar de transferência de dados e não de carregamento correto? Sabes que há cabos que suportam transferência de dados outros que não correto? ou simplesmente o cabo ter má qualidade e não dar energia suficiente tens de distinguir limitação de software de limitação de hardware, uma coisa é meteres um motor de 200cv no carro e o carro só dar 30cv porque nao conhece o motor e limita, outra coisa é meteres um de 50 cv e ele só dar os 50cv.
          Eu tenho um samsung e uso cabos de terceiros (de boa qualidade) e nunca tive problemas agora se for comprar um ao chines com 1mm de espessura provavelmente vou ter

        • Cagão says:

          Bulllshaittttteeee.

          O protocolo USB é standardizado e qualquer cabo USB que corresponda ao standard funciona com qualquer dispositivo que corresponda ao standard.

          A organização que certifica os dispositivos USB é quem certifica os cabos para ter certeza que funcionam…mas ao contrario da apple se forem bem construidos vao sempre funcionar
          ….chato para a Apple né

      • Repara says:

        De graça? “Quem não sabe “comerciar” fecha a porta!”.
        Mas no Android quem é que certifica cabos USB-C de terceiros, de graça ou sem ser de graça?
        Quanto à história do “cabo de 500€ que se a Apple não o conhecer só carrega a 2W”, se alguém te contou essa história enganou-te.
        Os atuais iPhones carregam com cabos (Lightning ) de terceiros, certificados ou não. Por que é que com cabos USB-C havia de ser diferente?

        • João Ferreira says:

          ““Quem não sabe “comerciar” fecha a porta!”.” (comerciar???)

          “Quanto à história do “cabo” (será estória???)

          A língua portuguesa realmente morre desde os pivots de notícias até aos guerreiros de internet!

        • Nuno says:

          Quem certifica? Eu certifico os cabos que compro mas cada um sabe de si se quiseres comprar no chines compra.
          Amigo é isso que estamos a falar ou nem sequer leste o titulo ?
          “Apple terá problemas se limitar o carregamento no USB-C do iPhone 15 na União Europeia” eles querem limitar a velocidade de carregamento dos cabos que nao conhecem sejam eles bons ou maus.
          Eles querem é reconhecer o cabo e se nao for carrega mais devagar tao simples quanto isto é preto no branco

          • Repara says:

            Inventas, a partir de umas tretas quaisquer.
            Nas primeiras tretas que apareceram o iPhone teria um chip para distinguir os cabos. Entretanto deixou de se falar disso.

    • Rui says:

      Não é uma garantia de qualidade, é uma garantia que a Apple cobrou, salvo erro, 1.5USD pelo cabo

  3. SANDOKAN 1513 says:

    Só por criar cabos com capacidades extras,com maior velocidade ?? Ora por favor,poupem-me.Isto já é mesquinhez a mais.

    • Bruno says:

      Mas o USB C já permite à largos tempos 120W.
      A Apple apenas iria limitar “por não ser da marca”.

      • Repara says:

        E quem é que garante que um cabo com terminais com o formato USB-C cumpre a norma USB-C? O que mais há por aí são cabos rasca.
        Se a Apple certificar cabos USB-C de terceiros (como faz com os Lightning MFI) garante que a norma USB-C é cumprida e que o cabo funciona bem no iPhone. Também funcionará bem nos Android. É de esperar uma corrida dos fabricantes à certificação MFI da Apple … para garantir as vendas para Android.

        • Gonçalo says:

          Tu compras o telemovel tu carregas com o que quiseres, ate podes tu fazer o cabo se quiseres se estas preocupado compra um cabo de qualidade porque os que a apple manda na caixa também não valem a ponta de um chavo.

    • Yamahia says:

      O problema é que o cabo terceiro até pode ser melhor (o que não é difícil) mas não será reconhecido nos aparelhos da Apple.

  4. Miguel A. says:

    Não semana passada um colega meu tentou ligar dados de um Samsung ao PC com um cabo Huawei. Não deu. Teve que usar outro cabo. Fomos pesquisar e era um cabo hyper charge da Huawei. Mas o Samsung não reconheceu os dados. Lá está quando são os outros a fazer, que se lixe, quando a Apple tenta controlar para não acontecer episódios desses, ai cai o Carmo e a Trindade, porque a Apple é gananciosa.

    • Marko says:

      Estás a falar de dados, não de carregamento… E limitado propositadamente!

      • Repara says:

        Está-se a falar de dois cabos USB-C para fazer o que era suposto fazer um: carregamento e transferência de dados.

      • Miguel A. says:

        Pois. E quando os telemóveis aquecem desmesuradamente com cabos de outras marcas, também é propositado? Eu trabalho na área do Audiovisual e o USB-C tem mais problemas de compatibilidade do que se pensa e a lei da EU não contempla esse problema. Mais como são várias marcas, ninguém critica. Quando é a Apple, é logo uma chatice.

    • Bruno says:

      E espero que aconteça o mesmo para todos. Todas as marcas devem seguir o mesmo.

    • SergioA says:

      Estranho, eu com cabo USB-C — USB-C comprado no aliexpress migrei a conta e dados do Oneplus para Samsung S23 ultra na boa!
      Este tipo de cabo tem pelo menos 5 filamentos: os 4 normais do USB e o quinto para identificar o PD (carregamentos acima de 5V). Tudo o resto e bonus, agora estes 5 fios nao vao estragar qualquer dispositivo. Se nao funcionar, ou e defeito do cabo, ou a marca esta a aldrabar o pinout (O que a Apple quer fazer de certeza, mudar a posicao de um pino para dizer que so o cabo deles e que ira funcionar)

      • Repara says:

        Clap, clap, clap …
        Conseguiste bater o record das tretas – a Apple de certeza que quer alterar a posição de um pino para só o cabo deles funcionar 😉

        • SergioA says:

          Isso ou uma outra resistencia como nos carregadores de ha 10 anos.
          Onde um carregador 5V para funcionar na apple tinha que ter uma combinacao de resistencias nos pinos de dados e para qualquer outro bastava os 5V ou colocar uma resistencia 100-200ohm entre os pinos de dados do lado do dispositivo para informar que recebia carga.

          Mesmo que a Apple faca o seu cabo especial, vai ter sempre uma versao china completamente igual.
          Felizmente a UE ja meteu travao nisso. Para nao se armar em esperto

    • Rui says:

      O cabo tem de suportar power delivery, a maioria dos telemóveis não necessita, muito menos os iPhone que o 14 traz um carregador “rápido” de 20w. 9 meu telemóvel Barto, custa 1/3 do iPhone, lançado há dois anos tem PD, carrega a 55w com cabo e 50w wireless. A questão dos cabos é universal, como comprares uma extensão eléctrica, tens de saber o que lhe vais ligar.

    • Yamahia says:

      Por acaso o meu sam s7 papa tudo e à mesma velocidade de carregamento. Até o do WindowsPhone de 2015 papa. lool

      • Rui says:

        O meu Lumiar 950, possivelmente o melhor smartphone que tive, carregava a 18w, em 2015, tinha Qi mas não sei a quanto carregava. O carregador Qi dele Aina está no ativo com o meu irmão com um S23 Ultra e um iPhone 13 pro

  5. Magnifico says:

    Estão a confundir carregadores com cabos. Não são o mesmo.

  6. David says:

    Não percebo onde foram buscar a ideia do iPhone 15. A lei só entra em vigor em Dezembro de 2024. Tecnicamente a Apple só tem de cumprir a lei com o iPhone 17, que por essa altura já deverá ser carregamento wireless.

    • Gonçalo says:

      não, está errado. E já esta mais que sabido que o iphone 15 vai ter usb-c

    • Repara says:

      Porque não? A Apple já usa portas USB-C no iPad. Não há vantagem técnica em mudar do Ligthning para USB-C e para quem tem montes de cabos Lightning, como eu, é um desperdício … mas se vai ser obrigatório mudar, é provável que seja já no 15.

      • Pedro says:

        Como assim não existe vantagem técnica ? O usb-c é muito superior ao lightning em todos os aspetos porque achas que está no ipad? O usb-c permite um carregamento muito mais rápidos mantendo a mesma voltagem e a velocidade de transferência de dados é estupidamente superior o lightning é comparável ao USB2.0

        • Repara says:

          Sim sim … Num iPhone vai-se notar muito.
          Com o desperdício eletrónico (e para o bolso dos utilizadores) de cabos Lightning existentes a UE não se preocupou – que foi o ponto destacado pela Apple.
          Vão existir duas versões do iPhone: com porta USB-C na Europa e com porta Lightning, nos EUA, pelo menos. Na Europa a UE podia deixar vender qualquer das versões.

  7. Francisco Teixeira says:

    Os cabos MFI são uma grande fonte de rendimento para a Apple.

  8. incognita says:

    Vão criar um acessório que converte o usb em lightining…

  9. Marko says:

    Supostamente fazem as duas coisas, mas uma coisa é velocidade de carregamento e outra de dados basta se informarem e entebdem que não é a mesma coisa!
    Miguel, eu também trabalho ba área de técnica dr tecnologia mais concretamente PC, Mobile, Tablets e Smartwatch e TODAS as marcas aquecem, TODAS mesmo com cabos originais umas mais que outras mas TODAS aquecem, o sobreaquecimento que deves estar a falar deve-se a vários factores e não necessariamente ao cabo, aliás na esmagadora maioria delas não é relacionado com o cabo se quer mas certamente sabes isso como trabalhas em audiovisual!
    O meu pai têm Huawei carrega com um cabo de um Oppo dá a nota que o cabo não é original e siga, tive m androids de várias marcas e nunca tive problemas porque não corresponde ao que dizes… Existem cabos de boa e má qualidade. Só isso, e exsitem de bem melhor qualidade que os Apple e de certo também saberás isso!

  10. Mike says:

    Aqui parece me que está muito bem a UE. acho que pouco importa que a Apple venda os seus cabos MFI e que tenha certificações para os mesmos, compra quem quer(pelos motivos que for). Agora bloquearam capacidade de carregamento a cabos que possam ter ou exceder as capacidades dos cabos MFI só porque estes não pagam para uma certificação da Apple é anticoncorrencial e aí dou razão á EU. Compra os cabos quem quer, mas os utilizadores não deveriam ter de comprar cabos específicos Apple (ou de companhias que alinham na certificação) para poderem carregar os seus aparelhos na máxima capacidade de carregamento.

  11. Mario Coelho says:

    Espera aí,para tudo!!!
    Então o problema aqui não é os cabos,mas sim esses iphonas que virão com usb-c!!! Sendo assim o problema é fácil de resolver, deixem de comprar iphonas !!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.