Xiaomi patenteia baterias com sistema inovador de arrefecimento para veículos elétricos
A Xiaomi já assumiu que terá um papel relevante no mercado dos carros elétricos em poucos anos. O segmento dos smartphones continuará a estar na linha de produtos desenvolvidos pela fabricante, tal como outros, nomeadamente a domótica, contudo será no segmento dos veículos elétricos que se quer destacar.
O sistema de condução autónoma Pilot Technology foi um dos grandes anúncios deste ano feito pela Xiaomi, e este final de ano fica completo com mais uma novidade: uma patente de baterias com um sistema de arrefecimento para veículos elétricos inovador.
Xiaomi a apostar no segmento dos veículos elétricos
A Xiaomi está a trabalhar num carro elétrico próprio e este ano surpreendeu o mundo com um impressionante sistema de direção autónoma chamado Pilot Technology. Nesta caminhada no segmento, surge agora uma nova patente, também ela inovadora.
De acordo com documentos publicados pela entidade de patentes da China, a Xiaomi apresentou algumas ideias inteligentes para o arrefecimento as baterias de veículos elétricos. Esse tem sido um dos principais problemas nos veículos elétricos e a gestão térmica costuma ser um problema para o desempenho, carregamento rápido, integridade da bateria e até segurança.
A patente está descrita em chinês, mas pelo que se entende haverá líquido de refrigeração a passar entre cada fileira de células e que será descarregado dos dois lados. Cada linha é arrefecida por duas placas de arrefecimento líquido que cobrem uma área maior e fornecem melhor fluxo de líquido de refrigeração.
A Xiaomi promete assim um melhor desempenho, eficiência, segurança, maior vida útil e saúde da bateria, além de um carregamento mais rápido.
Tal como outras patentes, este poderá ser apenas um projeto em cima da mesa, que só o tempo e os testes poderão avaliar a sua viabilidade efetiva num veículo elétrico.
Este artigo tem mais de um ano
Parece ser mesmo inovadora…
A Xiaomi sempre na vanguarda da tecnologia!
Já existem sistemas de arrefecimento liquido a baterias dos BEV. Tirando o Leaft que o faz a ar, tlz todos os modelos já usam este processo.
nao e nada de novo …. varias empresas ja utilizam este tipo de systemas … a tesla salvo erro foi a primeira a ter as baterias refrigeradas com liquido ….. nao tem muita logica pedir uma patente de algo que os outros ja fazem
Afinal sempre é necessário líquido ou alguma refrigeração. Resta saber se será tão ou mais poluente que as outras.
E tb convém que tenham pré-aquecimento (accionado remotamente) para dias muito frios.
Temperaturas abaixo de -5º e acima de 35º são um problema acrescido para as baterias e para a já pouca autonomia dos EV’s.
Cá esta