Regras para o uso de bodycams pelos polícias foram aprovadas pelo governo
A utilização de bodycams pelas forças policiais em Portugal já tinha sido aprovada, mas faltavam definir as regras para tal uso.
O governo já aprovou estas regras e as câmaras deverão começar a ser utilizadas ainda este ano.
As bodycams são câmaras portáteis para trazer nos uniformes de elementos da PSP e GNR. A sua utilização visa aumentar a proteção de polícias e cidadãos, principalmente em casos em que as autoridades têm que recorrer à força física.
Segundo o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro,
O Conselho de Ministros tomou uma importante decisão no que diz respeito à proteção dos agentes da autoridade democrática do Estado e, simultaneamente, de proteção dos cidadãos, trata-se das câmaras que são vulgarmente conhecidas por ‘bodycams’
Regras para o uso de bodycams pelos polícias foram aprovadas pelo governo
Estas palavras vêm no contexto da aprovação em Assembleia da República das regras para a utilização destas câmaras, uma medida que já vinha a ser trabalhada desde o ano passado.
Os termos em que as câmaras poderão ser utilizadas já estão definidos com base em dois princípios fundamentais: a transparência do uso de força e segurança de polícias e cidadãos.
A transparência no uso legítimo da força por parte das forças policiais surge na medida em que, ao fazê-lo de forma transparente estão a contribuir para aumentar os níveis de confiança nas forças de segurança e, por essa via, garantem maior proteção relativamente a atos que atentem contra agentes da autoridade e, simultaneamente, dão proteção aos cidadãos relativamente ao uso dessa mesma força.
Esta é uma reivindicação antiga por parte das forças de segurança e que deverá estar em utilização ainda este ano.
A saber que as bodycams deverão ser colocadas de "forma visível" no uniforme e a captação e gravação de imagens e som podem apenas ocorrerá em casos de intervenção de elementos das forças de segurança, nomeadamente quando esteja em causa a ocorrência de ilícito criminal, situação de perigo, emergência ou alteração de ordem pública, devendo o início da gravação ser precedido de aviso claramente percetível, sempre que a natureza do serviço e as circunstâncias o permitam.
As câmaras serão utilizadas pelos militares da GNR e agentes da PSP e filmam em permanência, mas dividem as gravações em blocos "de 30 em 30 segundos". Sempre que qualquer agente da autoridade "sentir necessidade do uso da gravação de imagem e voz", tem o dever de "comunicar ao cidadão que vai ativar essa mesma câmara", acionando o mecanismo que guarda a imagem e o som captados.
Este artigo tem mais de um ano
Quando for preciso as cameras vão “avariar”
Por isso é que estas devem se ruma escolha. Tens uma marca que te dá garantias de qualidade.
Medida que só perda por tardia, agora falta implementa-la.
Sabem dizer se estas bodycam guardem as gravações na própria câmara (ex. memória interna) ou envia para um servidor a medida que vai gravando, aí teria de usar por exemplo o 4G?
A polícia já tem infraestrutura de servidores para guardar toneladas de vídeos?
E se um cidadão tiver uma interação com um agente, é possível este requerer a gravação desta interação?
A última pergunta é mesmo importante!!
Obvio que não…
Isto é uma medida da tanga, não para protejer nem o cidadão, nem para fumentar trasparencia.
Quando a autoridade é a unica que pode filmar e gravar, ja começa mal.
Quando a autoridade é que controla quando a camera liga ou desliga, Pior
já disse e volto a dizer, para mim se querem usar camera, ela tem de estar ligada, desde o momento que o policia sai da carro/carrinha, ate ao momento que volta a entrar nela para se ir embora.
isto já é pedir demais, mas o cidadão comum devia ser livre de poder filmar Qualquer funcionario publico, que estaja a servir o publico, desde que não invada nenhuma area restricta.
E pode; qualquer cidadão pode filmar agentes da autoridade exercendo a sua actividade desde que seja em lugares públicos ou de situações de interesse público: https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/agente-da-psp-impediu-indevidamente-filmagem-de-acao-policial-no-bairro-da-bela-vista-em-setubal
É legal mas o ministério público multou este gajo que filmou a polícia em abuso de autoridade:
https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/jovem-que-gravou-abordagem-ilegal-de-agente-da-psp-vai-ter-que-pagar-multa-de-800-euros
Apoio completamente esta medida tomada pelo governo.Muito bem.
então és so mais um toto/ovelha da sociedade.
Porque, se achas normal apoiar que so as autoridades possam filmar e gravar e escolher o que é filmado.
O problema é que as vão desligar quando abusarem…
Se nos EUA já existem abusos e grande parte parte da polícia usa câmera.
Imagina cá…
Atenção nos EUA o cidadão pode filmar a qualquer funcionário público no exercício da sua profissão, desde que estejam num espaço público ( inclusive espaços públicos fechados)
É ainda podem requerer que se liguem a polícia que se ligue as bobycam, bem como podem requerer as suas filmagens.
Atenção as filmagens são públicas qualquer pessoa as pode requere a menos que estejam em segredo de justiça, no decorrer de uma investigação.
Salvo raras excepções como crimes violentos ( mortes, violações,nudes,etc) que so podem ser usadas para fins jurídicos.
É mesmo assim a polícia lá abusa do poder que tem, imaginem quando só a autoridade pode controlar as filmagens
@Ifm Nos EUA os polícias tem imensos privilégios e dificilmente paguem pelos erros cometidos e as enormes indeminizações são pagas pelo o estado e não pelo policia.
Aqui eles não tem tantos privilégios e os erros pode sair do bolso deles.
De facto nos EUA e na UK também podemos filmar e publicar quase tudo que esteja em público.
Aqui, ACHO que podemos filmar sem ‘invadir a privacidade’ (muito subjetivo) , o que não podemos a Publicar a imagem de alguém sem o seu consentimento.
Nos EUA o polícia pode desligar imagem e/ou som da sua bodycam, apesar de fazer parte das regras deles de estar sempre ligada.
Mas se eu vir aqui um polícia com uma bodycam ligada já vou ficar contente, é um começo.
Para que queres que eles tenham a câmera ligada se só eles podem controlar o rumo das filmagens???
É só ridículo no mínimo….
É o mesmo que eu ter uma interação contigo, mas só eu te posso filmar:
Não vou com a tua cara dou te 2 galhetas e depois ligo a câmera quando te vieres defender fingi que estou a ser agredido e a seguir levas com uma carga policial justificada.
Altamente
agora só falta saber se quando avariarem é o desgraçado do policia que a tem de pagar
Agora também podiam aprovar uma lei para utilização de dashcam nos carros